sexta-feira, 4 de junho de 2010

290 - O MUNDO GREGO


HOME
VESTIBULAR
NOTÍCIAS
ENEM
EXERCÍCIOS
PROVAS
SIMULADOS
UNIVERSIDADES
VÍDEOS
CONTATO
blogs autores Cadastre-se Login
Enviar Artigo
Enviar Blog
Minha conta
Meus Artigos
Sair ()
Vestbular Mail


Cadastre-se na Newsletter



Home História O MUNDO GREGO
O MUNDO GREGO
Por História Publicado 12/06/2008 História Nota: Vote
História

História para o vestibular

Veja todos os artigos por História Por: Jailson Marinho
ESPARTA e o militarismo

Localizada na planície da Lacônia e tendo como fundadores os dórios, Esparta, ao longo do século VIII a.C. passa por grandes transformações. Estas transformações estão ligadas ao processo de conquista da planície da Messênia, o que acarretou um enorme afluxo de escravos.

A escravidão levou Esparta a realizar uma alteração no regime de terras. As centrais - que eram as mais férteis, passaram a ser do estado, que cedia seu usufruto aos cidadãos espartanos. Cada lote de terra já vinha com um certo número de escravos. As terras periféricas eram entregues aos periecos, que pagavam impostos ao estado.

Desta forma, Esparta vai apresentar o seguinte quadro social:
Espartanos ou Espartíatas: grupo dominante com direitos políticos e militares;

Periecos: homens livres, porém sem direitos políticos e que se dedicavam aos trabalhos rurais e urbanos;

Hilotas: os escravos pertencentes ao Estado.

A sociedade espartana era voltada para as atividades bélicas, daí ser a educação eminentemente militar. Este militarismo irá desenvolver a xenofobia, ou seja, uma aversão aos estrangeiros e o laconismo, que significa o não desenvolvimento do senso crítico. Ao longo do século VIII a.C. Esparta atinge a maturidade política, consolidando o regime oligárquico, no qual o exercício do poder político e de exclusividade dos grandes proprietários de terras. A constituição política de Esparta, atribuída a Licurgo apresenta o seguinte organização:

GERÚSIA: principal instituição. Composta por 28 gerontes, responsáveis pelas leis, escolha dos membros dos Éforos e da Diarquia.O cargo era vitalício.

ÉFOROS: formavam o poder executivo. Composto por 05 magistrados indicados pela Gerúsia e aprovados pela Ápela. Mandato anual.

ÁPELA: a Assembléia dos cidadãos. De caráter consultivo e aprovava as decisões da Gerúsia.
DIARQUIA: dois reis, indicados e com poderes vitalícios. Possuiam as funções militar e sacerdotal.

ATENAS E A DEMOCRACIA

Constituída pela união de aldeias da Ática, Atenas possuía uma localização geográfica privilegiada: um excelente porto e uma proteção natural contra ataques estrangeiros. Desde cedo, a atividade mercantil terá um importante papel. Atenas será uma cidade com intensa atividade comercial, o que vai representar o desenvolvimento de uma complexa sociedade, esquematizada abaixo:

EUPÁTRIDAS: grupo politicamente dominante, formado pelos grandes proprietários de terras.

GEORGÓIS: camada dos pequenos proprietários. A situação de pobreza deste grupo é tanta que muitos se transformam em escravos por dívidas.

DEMIURGOS: são os trabalhadores urbanos.

THETAS: Grupo marginalizado e sem terras. Muitos se dedicam às atividades comerciais.

METECOS: comerciantes estrangeiros.

ESCRAVOS: ou por dívidas ou adquiridos em guerras. Constituem a principal força de trabalho. Produtores da riqueza no mundo grego.

Os conflitos políticos de Atenas
A classe comerciante de Atenas, organizada no partido Popular, pressiona o governo, representado pela aristocracia, reunida no partido Aristocrático. O partido Popular tinha como metas o fim das leis orais, o fim da escravidão por dívidas e exigia uma maior participação nas decisões políticas.

Da pressão das camadas populares - algumas bastante violentas - a aristocracia ateniense fez algumas concessões. Em 621 a.C., Drácon elaborou uma legislação escrita e, em 594 a.C. Sólon foi o responsável por um conjunto de reformas na economia- criando um padrão monetário, de pesos e medidas; na sociedade -abolindo a escravidão por dívidas e, no campo político estabeleceu o voto censitário, onde a participação política dar-se-ia pela riqueza do indivíduo.

As tensões sociais não diminuíram, apesar das reformas acima, possibilitando a ascensão de Psístrato, o primeiro tirano de Atenas, no ano de 560 a.C. A fase da tirania prossegue com Hípias, Hiparco e Iságoras. A tirania é caracterizada pela realização de obras públicas e pela ampliação de reformas, para conseguir o apoio popular.

A Democracia ateniense

Durante o governo de Iságoras, houve uma aliança de alguns nobres atenienses com Esparta, resultando em novos conflitos sociais. Destes conflitos, Clístenes - um aristocrata - assume o poder e inicia uma série de reformas políticas e sociais, sendo por isto reconhecido como o pai da democracia ateniense. Entre suas reformas destacam-se:

-aumento no número de ciadadãos, organizados nos DEMOS (unidade política que forma a tribo. O cidadão deve estar inscrito em uma tribo.);
-implantação da isonomia, que significa a igualdade dos cidadãos perante as leis;
-criado o ostracismo, ou seja, a cassação dos direitos do cidadão
que fosse considerado perigoso para o Estado.

A democracia ateniense vai apresentar a seguinte constituição:

ECLÉSIA: Assembléia dos cidadãos, possuia o poder de vetar as leis. Composta por todos os cidadãos.
BULÉ: responsável pela elaboração das leis. Formada por 500 cidadãos indicados pela Eclésia.
HELIÉIA: formada por doze tribunais, responsáveis pela aplicação da justiça.
ESTRATEGOS: Poder Executivo composto pelos estrategos, eleitos pela Eclésia. Mandato anual.

A democracia ateniense será direta e limitada. Direta pois os cidadãos estão reunidos em praça pública tomando as decisões e limitada. Estavam excluídos do exercício político os escravos, pequenos proprietários, trabalhadores urbanos e todas as mulheres.

A atual democracia é ilimitada, significa dizer que à partir de uma certa idade, todos têm direitos políticos. No entanto esta democracia não é direta, mas sim representativa. Durante o governo de Péricles (444 a 429 a.C.) a democracia ateniense atinge o seu apogeu.

Período Clássico -a época das hegemonias.
Período marcado pelo imperialismo e pelas hegemonias. O imperialismo antigo está caracterizado pelas Guerra Médicas, disputa das cidades gregas contra o expansionismo dos persas.

Em 490 a.C. os atenienses venceram os persas na planície da Maratona. À partir desta vitória, os atenienses passam a liderar as demais cidades gregas contra os persas, através de uma liga militar, A Confederação de Delos. No ano de 448 a.C., com a assinatura do Tratado de Susa, os persas reconhecem o domínio dos gregos no mar Egeu.

Com o fim da guerra, Atenas passa a exercer uma hegemonia política e cultural sobre as demais póleis. A Confederação de Delos foi mantida -sob o argumento de que os persas podiam voltar -e o pagamento de tributos voltados para a guerra continuaram a serem cobrados. Estes recursos foram aplicados para o desenvolvimento de Atenas.

Este período de esplendor ateniense, o século V a.C. é conhecido como o "Século de Péricles" , ou "Século de ouro", marcado pelo aperfeiçoamento das instituições democráticas, pela construção de obras públicas e pelo grande desenvolvimento das artes e do pensamento filosófico. Fídias, Sófocles, Heródoto e Sócrates são alguns dos nomes deste período.

GUERRAS DO PELOPONESO (431 a 404 a.C.)

Trata-se de uma guerra civil, contra a hegemonia de Atenas e contra a Confederação de Delos.
A cidade de Esparta declara guerra à Atenas no ano de 431 a.C. e organiza uma liga militar, a Liga do Peloponeso. Com o final das guerras em 404 a.C., Esparta inicia uma hegemonia militar sobre as cidades gregas.

As guerra civis continuam por um certo período, Tebas exercerá também um domínio sobre as póleis.
Estas guerras internas enfraquecem as cidades gregas, possibilitando a invasão de um povo estrangeiro, os macedônicos.

Período macedônico - O mundo helenístico
A história autônoma do mundo grego estende-se até o ano de 338 a.C. , quando Filipe da Macedônia conquista a Grécia, após a Batalha de Queronéia. A vitória macedônica foi facilitada pelas rivalidades internas das cidades gregas.

Com a morte de Filipe, seu filho Alexandre Magno ocupa o poder é inicia uma grande expansão territorial, formando o Império Helenístico. Este império era formado pela Macedônia, Grécia, Ásia Menor, Egito, Mesopotâmia, Assíria e Pérsia.

A civilização helenística é conseqüência da fusão cultural helênica(grega) com a oriental ( Egito e Pérsia), caracterizada pela política de casamento entre os gregos e os orientais, pela manutenção dos cultos religiosos e pelo predomínio do grego como idioma oficial. Os principais centros de difusão do helenismo foram as cidades de Alexandria, Pérgamo e Antióquia.

Em 323 a.C. com a morte de Alexandre Magno, o império foi dividido em quatro partes: Mesopotâmia, Egito, Ásia Menor e Grécia.

CULTURA GREGA
RELIGIÃO - Elemento fundamental da unidade cultural grega. Caracterizada pelo politeísmo e antropomorfismo, quer dizer, os deuses gregos assemelhavam-se aos homens, tendo a imortalidade como a única distinção.

TEATRO - Muito apreciado pelo gregos a ponto de existirem os festivais anuais. Os principais gêneros foram a tragédia e a comédia. Seus principais representantes são:
Tragédia- Ésquilo, autor de Os Persas, Os sete contra Tebas e Prometeu Acorrentado. Sófocles, com as peças Édipo-rei e Antígona.
Eurípedes, com enorme senso crítico e autor de
Médeia. Comédia - Aristófanes, que escreveu As rãs, As vespas e A paz.

EXERCÍCIOS

1. (UEMT) - O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431/404 a.C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:
a) bizantinos b) hititas c) assírios d) persas e) macedônios.

2. (FUVEST) Na antigüidade, a escravidão foi uma instituição:
a) presente com igual importância econômica em todas as sociedades mediterrâneas;
b) restrita às cidades-Estado da Grécia e à Roma republicana e imperial;
c) tão importante na sociedade do Egito e da Mesopotâmia quanto nas da Grécia e de Roma;
d) marcante nas sociedades grega e romana só a partir de um determinado estágio do desenvolvimento de ambas;
e) desconhecida nas chamadas sociedades hidraúlicas do Egito e da Mesopotâmia e entre os hebreus e fenícios.

3) (MACK) Foram traços característicos da democracia grega:
a) o fato de ser direta e excluir mulheres, estrangeiros e escravos; b) o fato de ser representativa e se estender a toda a população; c) Ter mantido a unidade gentílica e os privilégios dos eupátridas;
d) Ter beneficiado os escravos, que passaram a ser considerados cidadãos com direitos políticos; e) Não possuir mecanismos que defendessem o regime democrático contra possíveis golpes autoritários.

4) (UNIP) Sobre as Guerra Médicas, ocorridas durante o Período Clássico da Antiguidade Grega, podemos afirmar que:
a) foram provocadas pelo imperialismo ateniense na Época de Péricles
b) caracterizaram-se pela disputa militar entre gregos e macedônios
c) inserem-se no quadro do imperialismo persa
d) envolveram os partidários da Confederação de Delos e as cidades-Estado da Liga do Peloponeso
e) deram a vitória aos espartanos, que iniciaram um política imperialista.

5) (UFRN) - A colonização grega do século VIII a.C. foi um processo econômico, mas também:
a) uma estratégia política de ocupação e civilização do
Mediterrâneo
b) de liberação do comércio no Mediterrâneo
c) a causa da decadência da Grécia
d) implicou a destruição dos povos que foram colonizados; e) provocou uma emigração considerável do território da Grécia.

6) (FUVEST) Escreveram peças para o teatro, durante o "Século de Péricles":
a) Homero, Tucídedes, Heródoto e Xenofonte;
b) Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes;
c) Sócrates, Protágoras, Platão e Aristóteles;
d) Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras;
e) Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo.






Respostas - 1) E 2) D 3) A 4) C 5) E 6) B

Divulgue
del.icio.us Digg Furl Reddit Yahoo! this! StumbleUpon Google Bookmarks Live Favorites Technorati


17 Comentário para "O MUNDO GREGO"
silvio romero at 13 Jun 2008 7:04:39 PM PDT silvio romero Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 13 Jun 2008 7:04:39 PM PDT
Bem interessante isso, gostei da idéia e criação do artigo.
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


Aurélio R. S. Junior at 13 Jun 2008 7:44:55 PM PDT Aurélio R. S. Junior Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 13 Jun 2008 7:44:55 PM PDT
Muito bom, irá colaborar no estudo de muita gente!
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


jessica silva at 13 Jun 2008 11:03:57 PM PDT jessica silva Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 13 Jun 2008 11:03:57 PM PDT
as perguntas são bem elaboradas,me ajudou a estudar pois estou preste a prestar vestibular e vou usa-lo para estudar
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


Stéfane at 15 Jun 2008 8:16:56 AM PDT Stéfane Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 15 Jun 2008 8:16:56 AM PDT
além de me ajudar p/ as provas me ajuda mais ainda p/ o vestibular....muito bom esse site...:)
e o melhor: tem exercicios!
vlw msm!
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


NEIDE DANTAS at 28 Jul 2008 8:36:50 AM PDT NEIDE DANTAS Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 28 Jul 2008 8:36:50 AM PDT
esse saite tem me ajudado muito,espero que seja imformações seguras.
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


priscila at 08 Aug 2008 9:46:54 PM PDT priscila Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 08 Aug 2008 9:46:54 PM PDT
bom
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


Katielle at 28 Aug 2008 11:47:36 PM PDT Katielle Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 28 Aug 2008 11:47:36 PM PDT
esse artigo me ajudou muito a compreender mais sobre a Grécia Antiga. Esse texto foi muito bem escrito. Até então não tinha conseguido entender direito essa matéria e pior q eu tinha prova sobre esse assunto. Ah e achei bem interessante esse site colocar exercícios depois do artigo.
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


vestibulando maluco at 19 Sep 2008 6:55:01 PM PDT vestibulando maluco Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 19 Sep 2008 6:55:01 PM PDT
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


Vitinho at 22 Sep 2009 6:34:16 PM PDT Vitinho Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 22 Sep 2009 6:34:16 PM PDT
Eu gostaria de saber :
Religiao , jogos olimpicos , teatro , poesia ,historia ,filosofia e ciencia!
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


Thais Moraes Mota at 14 Oct 2009 5:01:47 AM PDT Thais Moraes Mota Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 14 Oct 2009 5:01:47 AM PDT
gostei muito desse comentario.
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


nayara at 17 Nov 2009 6:13:06 PM PDT nayara Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 17 Nov 2009 6:13:06 PM PDT
Essa matéria é muito boa
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


carolina at 01 Dec 2009 7:19:39 AM PDT carolina Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 01 Dec 2009 7:19:39 AM PDT
Eu achei essa materia excelente pois ela mostra tudo oq uma pessoa poderia ter para estudar
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


italo at 06 Dec 2009 11:58:37 AM PDT italo Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 06 Dec 2009 11:58:37 AM PDT
muito bom valeu
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


Ivys at 18 Jan 2010 8:02:33 AM PDT Ivys Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 18 Jan 2010 8:02:33 AM PDT
caramba, eh raro eu v um site bom como esse ai viu!!

parabens
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


ivys at 26 Jan 2010 12:07:09 PM PDT ivys Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 26 Jan 2010 12:07:09 PM PDT
muito bom, parabens para quem publicou essa materia!
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


Bruno Almeida at 08 Mar 2010 5:25:19 PM PDT Bruno Almeida Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 08 Mar 2010 5:25:19 PM PDT
Muito bom ajudou bastante, consegui acertar 4 das 6 questões após ler o texto.

Parabéns
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)


murylo at 04 May 2010 12:58:50 PM PDT murylo Nota: Vote ( Autor/Admin)

disse isso em 04 May 2010 12:58:50 PM PDT
mto bom me ajudara bastante =)
(Responda a este comentário)(Cancelar este comentário)(Resposta ao comentário foi desabilitado)






Deixe seu comentário:
Nota: * Ruim Excelente
Você esta respondendo o comentário acima.Cancelar esta "resposta".

Seu nome *: Email (privado) *: Website:

Por favor copie os caracteres da imagem abaixo. Fazendo isso você nos ajuda a prevenir Spam.
Código de segurança:









powered by
Results





Categorias do Vestibular e Enem
Enem
Português
Matemática
Biologia
Física
Química
História
Geografia
Inglês
Redação
Exercícios
Simulados
Atualidades
Vídeos do Vestibular
Dicas para o Vestibular
Resumo do Livro
Bolsas de Estudos
Orientação Vocacional
Carreiras
Downloads
Prouni
Cursinhos
Provas
Universidades
Notícias
Top Educação

Nenhuma categoria encontrada.

Opções do Artigo
Email para um amigo
Imprimir artigo
Remover dos Favoritos
Adicione aos Favoritos
Remover dos 'Artigod para ler'
Adicionar a artigos para ler depois'

Nossa Newsletter
Digite seus detalhes abaixos para assinar gratuitamente a nossa newsletter.

Nome:


Email:


Copyright 2010 Mundo Vestibular e Enem. Todos os Direitos reservados. Info | Politica de privacidade | Anuncie no site
"Eu e minha casa serviremos ao Senhor" - Josué 24:15

TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS MUNDO VESTIBULAR E ENEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas