sexta-feira, 4 de junho de 2010

265 - MITOLOGIA GREGA

Mitologia - Representa a ciência primitiva, o resultado das primeiras tentativas feitas pelo homem no sentido de explicar o que via a sua volta. Contudo, muitas histórias chamadas de mitos não explicam absolutamente nada. São histórias de puro entretenimento. Do modo como os conhecemos, os mitos são criações de grandes poetas.

Segundo a concepção moderna, um mito autêntico nada tem haver com uma religião, necessariamente. É uma tentativa de explicar alguma coisa existente na natureza. Como os relâmpagos e trovões serem atribuídos a Zeus, quendo este lança um raio. Entretanto, o próprio Zeus não é um fenômeno da natureza, vive em um mundo civilizado que tem o conceito de certo e errado.

O milagre da mitologia grega foi criar um mundo humanizado, com homens livres do temor paralisante de um desconhecido deus onipotente. Assim sendo, o irracional aterrador não tem lugar neste universo, onde a magia é quase inexistente. Há a supremacia do poder.


Herança Helênica
A civilização helênica influenciou grandemente várias culturas ocidentais através de sua filosofia, sensibilidade estética e forma de pensar. São essas afinidades que justificam o grande interesse do mundo ocidental por esta vasta cultura que perdura até os dias atuais.

A riqueza e a complexidade da mitologia grega advêm, também, da interação com outras religiões e culturas; notadamente a latina.

Os mitos e lendas gregos têm seus registros escritos por volta de 750 a. C., no tempo de Homero e Hesíodo. Alguns autores gregos posteriores, como Píndaro, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, continuaram escrevendo a respeito desses deuses antropomorfos.

Os romanos assimilaram de forma significativa mitos e lendas gregos, fundindo-os com os seus próprios. Atribuíram, então, a alguns de seus deuses e heróis nomes equivalentes aos gregos: Júpiter por Zeus, Hércules por Héracles, por exemplo.

Mitos
Os limites entre o natural e o sobrenatural jamais foram traçados claramente pelos homens da Antigüidade. Os heróis humanos projetavam-se com facilidade no mundo sobrenatural e divino; em contrapartida, deuses e deusas intercediam no mundo humano em favor de seus prediletos.

Mitos de Criação - tematizam a criação do mundo e explicam os fenômenos naturais (sol, lua, vento, tempestade, estações do ano, fertilidade, dentre outros).

Mitos de Deuses e Deusas - tratam das origens e relações divinas, destacando seus feitos e sua interação com os seres humanos.

Histórias do Próprio Homem - falam das origens humanas, das fases iniciais de sua cultura, de sua difusão e povoamento no mundo, além de sua genealogia. Através de narrativas populares, pretendia-se explicar os pormenores da vida humana. O herói de quase todas elas é Prometeu (filho de Titã e, por isso, adversário de Zeus). A maioria dos mitos gregos pressupõe que o Homem já existia, expontaneamente produzido pela Terra.



TODOS OS DIREITOS DE COPYRIGHT RESERVADOS AO AUTOR DO TWEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas