quinta-feira, 3 de junho de 2010

234 - CIVILIZAÇÃO GREGA

skip to: page content | links on this page | site navigation | footer (site information)

PortalArtigosMitologiaFilosofiaHistória LiteraturaBiografias
Portal / História / Civilizações / Civilização Grega / História da Civilização / O Helenismo
Civilização Grega - História da Civilização
Civilização Grega
Artigos
Religião e Mitologia
Historia da Civilização
Cidades Estado
Literatura e Artes
Filosofia
Guerras

Vida Cotidiana
Político-Social
Ciências

-------- O Helenismo ------- (330 - 30 a.e.c)
► 336 a.e.c. - Alexandre
► 323 a.e.c. - Espólios
► 312 a.e.c. - Seleucida
► 305 a.e.c. - Lágidas
► 276 a.e.c.- Antigonida
► 200 a.e.c. - Anexação
► 031 a.e.c. - Actium
------ Revolta Jônica ------(499-496 a.e.c.)
► O Rei Vassalo
► Invasão da Trácia
► Revolta Grega
--- 1 ª Guerra Médica--- (490 a.e.c.)
► Punição aos Gregos
► Batalha de Maratona
► Formações
---- 2 ª Guerra Médica---- (480 a.e.c.)
► A Liga Pan-Helênica
► Marcha Persa
► Batalha de Artemísio
► Batalha Termópilas
► Saque de Atenas
► Batalha de Salamina
► Batalha de Plateias
► Batalha de Mícale
-- Hegemonia de Atenas -- (478 a.e.c.)
► Reconstrução
► A Liga de Delos
► Péricles
A Guerra do Peloponeso (431-404 a.e.c.)
► A Liga do Peloponeso
► A Guerra dos 10 Anos
► A Batalha da Sicília
► A Batalha de Decélia
Hegemonia de Esparta (404-371 a.e.c.)
► Relações com a Pérsia
► 2ª Liga de Atenas

Períodos de Formação da Civilização




Linha do Tempo no Helenismo


336 a.e.c. 323 a.e.c. 312 a.e.c. 305 a.e.c.
Alexandre, o Grande Os Espólios de Alexandre Os Selêucidas Os Lágidas
276 a.e.c. 200 a.e.c. 31 a.e.c.
Os Antigônidas Anexação Romana A Batalha de Actium, o Fim do Helenísmo




Mapas do Período Helenístico
Alexandre Estratégias Espólios Novos Reinos


Phillipe II da Macedônia - 9'47"

Introdução
Da expressão "Helenistas", usada nos Atos dos Apóstolos (VI, 1) para indicar os cristãos da diaspora que falavam a Coiné e liam a Bíblia na tradução dos Setenta, O historiador J. G. Droysen (1808-1884 d.e.c) derivou a palavra helenismo. "Foi Droysen que descobriu na sua biografia de Alexandre Magno (1836) o verdadeiro significado das conquistas macedônicas: deram elas inicio a uma nova época histórica em que a cultura grega se ia misturando corn muitos elementos orientais.

Convencionou-se, assim, chamar Helenismo o periodo da História que se inicia com a morte de Alexandre Magno (323) e se estende, segundo uns, ate o ano de 146 a.e.c.. (data em que a Grécia passou sob o controle do proconsul da província da Macedônia) ou, segundo ontros, ate o ano de 31 a.e.c. (data da batalha de Actium).

Observe-se desde logo que não é pacIfica a definição de helenismo, o termo é cômodo mas discutível designar em seu conjunto a civilização de três séculos durante os quais a cultura grega irradiou-se bastante longe, além de seu centro original. Eis algumas definições de Helenismo:

Civilização surgida como produto da fusão de lementos culturais gregos e orientais nas regiões conquistadas por Alexandre Magno;
Simples extensão da civilização grega aos orientais;
Simples continuação da antiga civilização Grega;
A mesma civilização grega modificada por novas circunstâncias;
Preferimos a primeira definição. Devemos contudo notar:

Muitos aspectos do helenismo já aparecem, pelo menos em germe, antes das conquistas de Alexandre;
A primeira grande característica da nova época histórica que assinala um rompimento com o passado são as grandes reviravotlas políticas subsequentes a morte de Alexandre;
O mundo helenístico revela-se um mundo de horizontes ampliados.
O particularismo das cidades gregas acabou substituido por uma concepção universalista: a ecúmene, o mundo habitado pelos homens civilizados que usam, como veículo de expressão, a língua comum, a coiné "o grego pode ser utilizado de Marselha até ao Indo, do Cáspio as Cataratas. A nacionalidade passa para segundo plano; uma linguagem e uma educação comuns suscitam uma mesma cultura em todas as cidades do "mundo habitado"; a literatura, a ciência e sobretudo a filosofia, se propagam, ate um certo ponto, além da Grécia; as classes superiores em Roma e em alguns lugares da Asia tem o sentimento de que a cultura grega é necessária a todo o homem culto, ao menos superficialmente. O comércio é internacionalizado. Uma grande parte de barreiras caem; a liberdade de pensamento atinge urn grau que não mais se vera antes dos tempos modernos; o ódio racial, salvo, talvez, entre os egípcios indígenas e alguns judeus, desaparece; a perseguicão religiosa por motivos religiosos é desconhecida (pois a ação de Augusto contra os judeus era uma medida política); a moral é uma questão que interessa a ciência e não a autoridade. A personaildade do indivíduo pode ter livre curso. É uma época de especialistas, quer para o trabaihador cientIfico ou para o carpinteiro que fabrica uma porta, mas é incapaz de colocá-la.



▲Topo ▲-----------------------------------------------------























































Sobre o Autor | Mapa do Site | Publique seu Artigo | Contato | ©2007 Templo de Apolo - Por Odsson Ferreira"Só conseguimos entender quem esta a nossa frente, quando aprendemos a olhar pra trás..." Odsson Ferreira

COPYRIGHT BY THE AUTOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas