quinta-feira, 3 de junho de 2010

232 - CIVILIZAÇÃO GREGA

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Civilização Grega
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5 commentsComments 1 - 5 of 5 comments previous next Post a comment

+ Lulu1234G 1 month ago Olá. Achei ke a apresentação estava fantástica. PPPPPPPPPPPAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAABBBBBBBBBBBBBBBBÉÉÉÉNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNSSSSSSSSSSSSSS (parabéns)
+ celiacruz123 3 months ago será possivel ter acesso a esta apresentação? Obrigada
+ guestc56740 12 months ago ola vc pode te o acesso a esta apresentacao
sim.
thau
dinada
+ guest79c365 2 years ago The presentation est beam feta. The mes parable.
+ samyscarvalho 2 years ago Olá! Sou prof. de História. Será que posso ter acesso a esta apresentação? Obrigada
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1 Favorite PALOMAA 2 years ago
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Civilização Grega - Presentation Transcript
A CIVILIZAÇÃO GREGA

A partir do século VIII a.c., desenvolveu-se na Península Balcânica uma das Civilizações mais importantes da Antiguidade – A CIVILIZAÇÃO GREGA.
Os Arquitectos Gregos criaram estilos que são copiados até hoje;
Os Filósofos e os Pensadores levantaram questões e dúvidas sobre a natureza que continuam a ser discutidas nos dias actuais;
O Teatro também nasceu na Grécia, onde as primeiras peças eram representadas em anfiteatros abertos;
Foi em Atenas, uma Cidade-Estado que se fundou a primeira democracia , isto é, o governo do povo.
A CIVILIZAÇÃO GREGA
Formação de cidades-estado / Pólis A Grécia localiza-se na Península Balcânica e é banhada a Sul pelo mar Mediterrâneo.
As características geográficas marcaram a sua evolução:
Terreno muito montanhoso;
Apresenta vales profundos e pequenas planícies;
Costa muito recortada e numerosos portos naturais.
O relevo montanhoso dificultava o contacto entre as cidades, pelo que as populações começaram a desenvolver-se isoladamente, formando cidades-estado ou pólis, cidades com governo, leis e exército próprios.
A Pólis:
A pólis era constituída por:
Acrópole , situada na parte mais alta da cidade, era o centro da vida religiosa e onde se encontravam os templos.
Ágora , ou praça pública, era a parte mais baixa da cidade, onde se encontravam as zonas residenciais, administrativas e comerciais. Constituía o centro da cidade e aí se desenvolvia a vida política e se realizavam as trocas comerciais.
Zona rural , com campos, pastos e bosques, servia para abastecer a cidade de produtos agrícolas.
Acrópole Partenon Erectéion Apesar de viverem isoladas, as cidades-estado possuíam algumas características comuns que lhes dava alguma unidade, tais como a língua, a religião, os jogos e os costumes.
A colonização grega
Os gregos expandiram-se para várias regiões do mar Mediterrâneo e do mar Negro, fundando colónias. As razões que levaram a este movimento de colonização foram:
A necessidade de terras férteis para a agricultura;
A procura de matérias-primas;
A procura de produtos para comercializar e de mercados para vender os seus produtos.
Entre as colónias e a metrópole mantinham-se ligações comerciais, religiosas e culturais intensas, o que contribuiu para expandir a arte e a cultura helénicas.
Objectivos/ Actividades
1 – Caracterizar geograficamente a Grécia;
2 – Explicar de que forma as características geográficas contribuíram para a formação das cidades-estado;
3 – Explicar a organização da pólis;
4 – Justificar a fundação de colónias.
Atenas: recursos económicos e abertura marítima
Atenas transformou-se na mais rica e prospera cidade do mundo grego para o qual contribuíram:
Situação geográfica, perto do mar Egeu que permitiu aos atenienses dedicarem-se, predominantemente, ao comércio marítimo;
O comércio florescente beneficiou com a prata, oriunda das minas da região e foi utilizada na cunhagem de moeda – dracma – que passou a ser aceite, no comércio realizado em todo o Mediterrâneo;
Esta prosperidade possibilitou a Atenas, assumir o papel de liderança na união das várias cidades-estado formando a Liga de Delos, aliança defensiva, contra as invasões dos persa.
A agricultura era praticada, mas devido ao solo pobre, impossibilitava que a cidade fosse auto-suficiente:
Importavam cereais, madeiras e metais;
Exportavam produtos artesanais, (armas, navios e cerâmicas) e excedentes agrícolas (azeite, vinho e figos).
Sociedade ateniense
A sociedade ateniense estava dividida em 3 grupos:
Cidadãos: Homens livres, com mais de 18 anos de idade, com serviço militar cumprido e filhos de pai e mãe atenienses. Somente eles possuíam direitos políticos para participar na vida política da pólis. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos;
Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam em Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar-se ao comércio e ao artesanato. Em geral , pagavam impostos para viver em Atenas e estavam obrigados à prestação do serviço militar;
Escravos: Formavam a grande maioria da população ateniense. Eram prisioneiros de guerra ou filhos de escravos. Executavam a maioria dos trabalhos mais pesados na agricultura, nas minas e nos serviços domésticos. Os escravos eram considerados propriedade do seu senhor, não tinham liberdade nem direitos políticos, embora houvessem leis que os protegiam contra excessos de maus tratos.
Objectivos/Actividades
1 – Referir as principais actividades económicas dos atenienses;
2 – Explicar a superioridade de Atenas em relação às outras cidades gregas.
A – Que poderia ela saber quando a trouxe para minha casa?
Ainda não tinha 15 anos. Até essa altura, tinha vivido sob vigilância rigorosa: todos se esforçavam para que ela visse o menos possível, porque fizesse o mínimo possível de perguntas.
B – Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas, orgulho e raça de Atenas… Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas, sofrem pelos seus maridos, poder e força de Atenas… Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas, geram pelos seus maridos os novos filhos de Atenas…
1 – Comparar os textos A e B e refere como era descrita a mulher ateniense;
2 – Caracterizar os grupos sociais que formavam a sociedade ateniense;
3 – Explicar a frase “Os metecos são a nossa principal fonte de rendimento”;
4 – Explicar quem eram os cidadãos em Atenas e as suas funções.
Democracia Ateniense
Atenas foi governada por diversos sistemas políticos:
A monarquia: o poder pertencia ao rei e aos nobres;
A tirania: o poder pertencia a um único governante que tomava todas as decisões;
Os conflitos sociais levaram Clistenes a realizar reformas que defendiam a igualdade de direitos políticos, entre todos os cidadãos. Esta reforma foi concluída por Péricles dando origem à DEMOCRACIA.
Principais órgãos da democracia
Eclésia: Assembleia formada por todos os cidadãos – Aprova as leis. Poder legislativo;
Bulé: Conselho dos 500 – Prepara as leis;
Magistrados: Poder executivo ; Arcontes que tinham funções religiosas e judiciais e os Estrategos que comandavam o exército e controlavam as finanças;
Helieu: poder judicial ; era um tribunal popular que julgava os delitos mais simples;
Areópago : Tribunal formado por antigos arcontes e julgava os crimes mais graves.


A democracia ateniense apresenta algumas contradições e limitações:
Só os cidadãos podiam participar no governo da cidade;
Existência de escravos numa forma de governo que defendia a igualdade de direitos;
Imperialismo exercido por Atenas através da Liga de Delos ; exigia o pagamento de tributos e não respeitava os direitos das outras cidades;
A existência da condenação ao ostracismo e à morte;
Limitação à liberdade de expressão; quem conspirasse contra a democracia era condenado ao ostracismo.
Apesar de todas estas limitações a democracia ateniense foi um exemplo de participação cívica, sendo um dos mais importantes legados que a civilização grega nos deixou.
Limites da democracia ateniense
Objectivos /Actividades
1 – Explicar como evoluiu politicamente Atenas;
2 – Identificar os órgãos responsáveis pela elaboração e aprovação das leis;
3 – Explicar a importância da Eclésia;
4 – A democracia ateniense, apesar de inovadora para a época, apresenta algumas limitações. Concordas com esta afirmação? Justifica a tua resposta;
5 – Estabelecer uma relação entre os cidadãos atenienses e os cidadãos portugueses, na actualidade.
MITOLOGIA GREGA
Zeus - Deus do céu e Senhor do Olimpo; Héstia - Deusa do lar; Deméter - Deusa da agricultura; Posêidon - Deus dos mares Ares - Deus da guerra; Hefestos- Deus do fogo; Hermes - Deus do comércio e das comunicações. Asclépio - Deus da medicina.
Os gregos adoravam vários deuses, e representavam-nos sob a forma humana. A religião grega era, portanto, politeísta e antropomórfica. Os deuses habitavam o monte Olimpo onde se encontravam 15 deuses. São eles: Hera - Deusa do casamento Atena - Deusa da inteligência e da sabedoria; Hades - Deus do mundo subterrâneo (inferno Apolo - Deus do Sol, das artes e da razão; Dionísio - Deus do vinho, do prazer e da aventura Afrodite - Deusa do amor e da beleza Diana – Deusa da caça
Os deuses e os heróis
Os deuses mais importantes viviam eternamente num local chamado Olimpo . Inicialmente, essa morada localizava-se no alto do Monte Olimpo, na Tessália. Passou depois a ser localizada entre as nuvens, num misterioso lugar do céu, e a palavra " Olimpo " tornou-se uma verdadeira abstracção.
Os deuses mais importantes eram: Zeus, Hera, Deméter, Posídon, Afrodite, Atena, Ares, Hefestos, Apolo, Ártemis, Hermes e Dionísio. Havia também um décimo terceiro deus de igual nível, Hades, que reinava no mundo subterrâneo.
No Olimpo, os deuses passavam o tempo em maravilhosos palácios, eternamente em festa. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Careátides.
Os heróis e os jogos
Praticavam ainda o culto dos heróis. Eram seres mitológicos considerados pelos gregos, como seus antecessores, fundadores das cidades, às quais davam protecção: Teseu, Épido, Perseu, Belerofonte e Hércules;
O culto aos deuses levou à construção de grandiosos templos, nos quais realizavam o culto religioso;
Consideravam que os oráculos eram meios utilizados pelos deuses para se comunicarem com eles;
Diversos jogos periódicos eram promovidos pelos gregos em homenagem aos deuses, como os Jogos Olímpicos , dedicados a Zeus, na cidade Olímpia. Os Jogos Olímpicos eram praticados de quatro em quatro anos. Durante sua realização, paravam-se as guerras e respeitavam-se como pessoas sagradas, os seus participantes.
A ARTE GREGA Ordem Dórica - era simples e maciça. O fuste da coluna era monolítico e grosso. O capitel era simples, sem decoração. Ordem Jónica - representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e assentava numa base decorada. O capitel era decorado com de volutas. Ordem Coríntia - o capitel era decorado com folhas de acanto. O fuste era mais estreito e decorado com finas nervuras. Sugere luxo e ostentação.
Partenon
Erectéion Careátides
ESCULTURA GREGA A estatuária grega representa os mais altos padrões já atingidos pelo homem. Na escultura, o antropomorfismo - esculturas de formas humanas - foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do equilíbrio e perfeição das formas, o movimento. Laocoonte e seus filhos Hermafrodita Orestes o vingador Vénus de Milo Vénus
Os principais mestres da escultura clássica grega são: - Praxíteles , celebrado pela graça das suas esculturas, pela lânguida pose em “S” (Hermes com Dionísio menino), foi o primeiro artista que esculpiu o nu feminino. Fídias, talvez o mais famoso de todos, autor de Zeus Olímpico, a sua obra-prima e Atenéia. Realizou toda a decoração em baixos-relevos do templo Partenon: Míron, autor do Discóbolo Discóbolo de Míron Vitória de Samotrácia
PINTURA / CERÂMICA A pintura grega encontra-se na arte cerâmica. Os vasos gregos são também conhecidos, não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a decoração. Além de servir para rituais religiosos, os vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.
Actividades/ Manual
A formação do cidadão;
O Teatro
Actividades: Manual pag. 66/67

Documento de apoio ao tema B – A herança do Mediterrâneo Antigo
Os gregos no século V a.c.
Trabalho realizado pela prof. Margarida Moreira
+ Margarida Moreira, 3 years ago

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Documento de apoio às aulas de 7º ano.
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