quinta-feira, 3 de junho de 2010

228 - CIVILIZAÇÃO GREGA

Sign up
Use your Facebook login and see what your friends are reading and sharing.

Other login options
Login with Facebook

Signup
I don't have a Facebook account


email address (required)

create username (required)

password (required)

Send me the Scribd Newsletter, and occasional account related communications.
Privacy policy You will receive email notifications regarding your account activity. You can manage these notifications in your account settings. We promise to respect your privacy. Why Sign up?
Discover and connect with people of similar interests.
Publish your documents quickly and easily.
Share your reading interests on Scribd and social sites.


Already have a Scribd account?

email address or username
password
Trouble logging in?
Login Successful
Now bringing you back...



« Back to Login
Reset your password

Please enter your email address below to reset your password. We will send you an email with instructions on how to continue.

Email address:

You need to provide a login for this account as well.

Login:



Explore Community Search Books, Presentations, Business, Academics... Login
Sign Up | Log In

1First Page
Previous Page
Next Page
/ 25Zoom Out
Zoom In
Fullscreen
Exit Fullscreen
Select View Mode
View Mode
Book
Slideshow
ScrollReadcast
Add a Comment
Embed & Share
Reading should be social! Post a message on your social networks to let others know what you're reading. Select the sites below and start sharing.
Login to Add a CommentShare & Embed
Link / URL: Embed Size & Settings: Width: Auto Height: (proportional to specified width) Start on page: Preview View: Scroll Book Slideshow Tiled More share options
Add to Collections
Auto-hide: on
Ads by Google
As deusas gregas-Workshop
mitos femininos podem influenciar
no relacionamento homem mulher
www.sanskara.com.br Livro Sociologia Política
Tudo Sobre Sociologia Política
Apenas R$ 50,90. Compre Já o Seu!
www.VideoLivraria.com.br/Sociologia Histórias pelo Mundo
HSBC mostra para você o que importa
para as pessoas em todo o mundo.
www.oqueimportaparaomundo.com.br


A CIVILIZAÇÃO GREGA Ads by Google
Curso de Mitologia Grega
de atualização e difusão cultural
Investimento: 12x R$ 34,80
www.abrafp.org Nova Franquia: Donna's
Com a Franquia Donna's você tem
muito retorno em poucas semanas!
www.FranquiaRestaurante.com

A partir do século VIII a.c., desenvolveu-se na Península Balcânica uma das Civilizações mais importantes da Antiguidade– A CIVILIZAÇÃO GREGA. Os Ar quitect os Gregos criaram estilos que são copiados até hoje; Os Filósofos e os Pensadores levantaram questões e dúvidas sobre a natureza que continuam a ser discutidas nos dias actuais; OTeatro também nasceu na Grécia, onde as primeiras peças eram representadas em anfiteatros abertos;  Foi em Atenas, umaCidade-Estado que se fundou a primeira democracia, isto é, o governo do povo. A CIVILIZAÇÃO GREGA Formação de cidades-estado / Pólis A Grécia localiza-se na Península Balcânica e é banhada a Sul pelo mar Mediterrâneo.
As características geográficas marcaram a sua evolução: • Terreno muito montanhoso; • Apresenta vales profundos e pequenas planícies; • Costa muito recortada e numerosos portos naturais. O relevo montanhoso dificultava o contacto entre as cidades, pelo que as populações começaram a desenvolver-se isoladamente, formando cidades-estado ou pólis, cidades com governo, leis e exército próprios.
A Pólis: A pólis era constituída por: •Acrópole, situada na parte mais alta da cidade, era o centro da vida religiosa e onde se encontravam os templos. •Ágora, ou praça pública, era a parte mais baixa da cidade, onde se encontravam as zonas residenciais, administrativas e comerciais. Constituía o centro da cidade e aí se desenvolvia a vida política e se realizavam as trocas comerciais.
• Zona rural, com campos, pastos e bosques, servia para abastecer a cidade de produtos agrícolas. Acrópole Partenon Erectéion Apesar de viverem isoladas, as cidades-estado possuíam algumas características comuns que lhes dava alguma unidade, tais como a língua, a religião, os jogos e os costumes.
A colonização grega Os gregos expandiram-se para várias regiões do mar Mediterrâneo e do mar Negro, fundando colónias. As razões que levaram a este movimento de colonização foram: A necessidade de terras férteis para a agricultura;
A procura de matérias-primas;
A procura de produtos para comercializar e de mercados para vender os seus

produtos. Entre as colónias e a metrópole mantinham-se ligações comerciais, religiosas e culturais intensas, o que contribuiu para expandir a arte e a cultura helénicas. Objectivos/ Actividades 1 – Caracterizar geograficamente a Grécia; 2 – Explicar de que forma as características geográficas contribuíram para a formação das cidades-estado;
3 – Explicar a organização da pólis;
4 – Justificar a fundação de colónias.

Atenas: recursos económicos e abertura marítima Atenas transformou-se na mais rica e prospera cidade do mundo grego para o qual contribuíram: Situação geográfica, perto do mar Egeu que permitiu aos atenienses dedicarem-se, predominantemente, ao comércio marítimo; O comércio florescente beneficiou com a prata, oriunda das minas da região e foi utilizada na cunhagem de moeda –dracma – que passou a ser aceite, no comércio realizado em todo o Mediterrâneo; Esta prosperidade possibilitou a Atenas, assumir o papel de liderança na união das várias cidades-estado formando a Liga de Delos, aliança defensiva, contra as invasões dos persa. A agricultura era praticada, mas devido ao solo pobre, impossibilitava que a cidade fosse auto-suficiente: Importavam cereais, madeiras e metais; Exportavam produtos artesanais, (armas, navios e cerâmicas) e excedentes agrícolas (azeite, vinho e figos). Sociedade ateniense A sociedade ateniense estava dividida em 3 grupos: Cidadãos: Homens livres, com mais de 18 anos de idade, com serviço militar cumprido e filhos de pai e mãe atenienses. Somente eles possuíam direitos políticos para participar na vida política da pólis. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos;
Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam em Atenas. Não tinham direitos políticos e estavam proibidos de adquirir terras, mas podiam dedicar- se ao comércio e ao artesanato. Em geral , pagavam impostos para viver em Atenas e estavam obrigados à prestação do serviço militar;
Escravos: Formavam a grande maioria da população ateniense. Eram prisioneiros de guerra ou filhos de escravos. Executavam a maioria dos trabalhos mais pesados na agricultura, nas minas e nos serviços domésticos. Os escravos eram considerados propriedade do seu senhor, não tinham liberdade nem direitos políticos, embora houvessem leis que os protegiam contra excessos de maus tratos.
Objectivos/Actividades 1–Referir as principais actividades económicas dos atenienses; 2 – Explicar a superioridade de Atenas em relação às outras cidades gregas. A – Que poderia ela saber quando a trouxe para minha casa? Ainda não tinha 15 anos. Até essa altura, tinha vivido sob vigilância rigorosa: todos se esforçavam para que ela visse o menos possível, porque fizesse o mínimo possível de perguntas.
B –Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas, orgulho e raça de Atenas… Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas, sofrem pelos seus maridos, poder e força de Atenas… Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas, geram pelos seus maridos os novos filhos de Atenas…
1 – Comparar os textos A e B e refere como era descrita a mulher ateniense;
2 – Caracterizar os grupos sociais que formavam a sociedade ateniense;
3 – Explicar a frase “Os metecos são a nossa principal fonte de rendimento”;
4 – Explicar quem eram os cidadãos em Atenas e as suas funções.


Ads by Google Democracia Ateniense Atenas foi governada por diversos sistemas políticos: Amonarquia: o poder pertencia ao rei e aos nobres; Atirania: o poder pertencia a um único governante que tomava todas as decisões; Os conflitos sociais levaramClistenes a realizar reformas que defendiam a igualdade de direitos políticos, entre todos os cidadãos. Esta reforma foi concluída porPéricles dando origem à
DEMOCRACIA. Principais órgãos da democracia Eclésia: Assembleia formada por todos os cidadãos – Aprova as leis. Poder legislativo; Bulé: Conselho dos 500 – Prepara as leis;  Magistrados: Poder executivo;Arcontes que tinham funções religiosas e judiciais e os Estrategos que comandavam o exército e controlavam as finanças; Helieu: poder judicial; era um tribunal popular que julgava os delitos mais simples; Areópago: Tribunal formado por antigos arcontes e julgava os crimes mais graves. A democracia ateniense apresenta algumas contradições e limitações: Só os cidadãos podiam participar no governo da cidade; Existência de escravos numa forma de governo que defendia a igualdade de direitos; Imperialismo exercido por Atenas através da Liga de Delos; exigia o pagamento de tributos e não respeitava os direitos das outras cidades; A existência da condenação ao ostracismo e à morte; Limitação à liberdade de expressão; quem conspirasse contra a democracia era condenado ao ostracismo. Apesar de todas estas limitações a democracia ateniense foi um exemplo de participação cívica, sendo um dos mais importantes legados que a civilização grega nos deixou.
Limites da democracia ateniense Objectivos /Actividades 1 – Explicar como evoluiu politicamente Atenas; 2 – Identificar os órgãos responsáveis pela elaboração e aprovação das leis; 3 – Explicar a importância da Eclésia; 4 – A democracia ateniense, apesar de inovadora para a época, apresenta algumas limitações. Concordas com esta afirmação? Justifica a tua resposta;
5 – Estabelecer uma relação entre os cidadãos atenienses e os cidadãos portugueses, na actualidade. A CivilizaÇÃo Grega

Reads:359
Uploaded:01/28/2010Category:Uncategorized. Rated:histonautas

Ads by Google
Curso de Mitologia Grega
de atualização e difusão cultural
Investimento: 12x R$ 34,80
www.abrafp.org

Nova Franquia: Donna's
Com a Franquia Donna's você tem
muito retorno em poucas semanas!
www.FranquiaRestaurante.com

Software Social
Plataforma Social para Negócios.
C/as Melhores Práticas de Inovação.
www.NousSoftware.com/Social

Educação - Vagas.
Confira As Vagas Em Educação?
Faça Agora Uma Busca Por Educação!
www.Catho.com.br/Educacao

Manifesto Conservador
Nossos Valores são o nosso Legado
Pensamento conservador brasileiro
manifestoconservador.blogspot.com

Franquia Inst. da Costura
Seja um Empresário do Segmento da
Moda e Lucre Alto! Saiba mais.
www.NegocioDaModa.com

Sustentabilidade é EcoD
Sociedade, Economia, Meio Ambiente
Tudo em um só lugar - 22 Canais
www.ecodesenvolvimento.org.br

Livraria Saraiva
Mais de 2 Milhões de Títulos de
Livros, CDs e DVDs para Você!
www.LivrariaSaraiva.com.br


Reading just got better!
Welcome to Scribd's new HTML5 reading experience.

Learn more
Change your reading preferences

Share & Embed
Link / URL: Embed Size & Settings: Width: Auto Height: (proportional to specified width) Start on page: Preview View: Scroll Book Slideshow Tiled More share options
Related
11 p. Trabalho Deuses Gregos

Reads: 10067
6 p. 1. Situa No Espaço a Grécia Anti...

Reads: 326
15 p. Gregos

Reads: 1452
15 p. Gregos

Reads: 1055
7 p. Sobre as Civilizações Clássicas

Reads: 39
7 p. Sobre as Civilizações Clássicas

Reads: 386
15 p. Grécia

Reads: 770
26 p. Civilizacoes Pre Colombianas

Reads: 387
4 p. Os Mistérios Gregos

Reads: 5493
12 p. MITOLOGIA GREGA

Reads: 1859
31 p. 1. As Guerras Do Homem - Zecharia ...

Reads: 217
31 p. 1. As Guerras Do Homem - Zecharia ...

Reads: 99
43 p. anonimo_MITOLOGIA_GERAL

Reads: 31
43 p. Anônimo - Mitologia Geral a

Reads: 980
43 p. Anônimo - Mitologia Geral a

Reads: 359
28 p. Civilizacoes Pre Colombianas

Reads: 17065

More from this user
1 p.Moscatel de Setúbal

From: histonautas

Reads: 19
2 p.A Historia Do Vinho

From: histonautas

Reads: 14
9 p.História de Setúbal

From: histonautas

Reads: 16
12 p.II GG

From: histonautas

Reads: 30
24 p.Cristianismo

From: histonautas

Reads: 80
25 p.A CivilizaÇÃo Grega

From: histonautas

Reads: 368
1 p.e:u:A: = Mundo Capitalista e Li...

From: histonautas

Reads: 69
37 p.1a GuerraMundial

From: histonautas

Reads: 191
2 p.cultura

From: histonautas

Reads: 134
1 p.Vanguard A

From: histonautas

Reads: 48
1 p.Vanguard A

From: histonautas

Reads: 59
5 p.PINTURA

From: histonautas

Reads: 209
1 p.Marxismo

From: histonautas

Reads: 72
1 p.CronologREIS

From: histonautas

Reads: 60
2 p.Primeira Guerra Mundial

From: histonautas

Reads: 258
12 p.Lisboa Quinhentista novo

From: histonautas

Reads: 3,009
33 p.A Carta de Pero Vaz de Caminha

From: histonautas

Reads: 190

Login to Add a Scribble

andre20show read this about 11 hours ago
Learn more about Readcast.
ernesto henrique read this 05 / 17 / 2010
Learn more about Readcast.
anereis read this 05 / 12 / 2010
Learn more about Readcast.
Airlis read this 05 / 10 / 2010
Learn more about Readcast.
jadery left a comment

d.k.ching
02 / 25 / 2010 Reply
Ads by Google
Curso de Mitologia Grega
de atualização e difusão cultural
Investimento: 12x R$ 34,80
www.abrafp.org

Nova Franquia: Donna's
Com a Franquia Donna's você tem
muito retorno em poucas semanas!
www.FranquiaRestaurante.com

Software Social
Plataforma Social para Negócios.
C/as Melhores Práticas de Inovação.
www.NousSoftware.com/Social

Educação - Vagas.
Confira As Vagas Em Educação?
Faça Agora Uma Busca Por Educação!
www.Catho.com.br/Educacao

Manifesto Conservador
Nossos Valores são o nosso Legado
Pensamento conservador brasileiro
manifestoconservador.blogspot.com

Franquia Inst. da Costura
Seja um Empresário do Segmento da
Moda e Lucre Alto! Saiba mais.
www.NegocioDaModa.com

Sustentabilidade é EcoD
Sociedade, Economia, Meio Ambiente
Tudo em um só lugar - 22 Canais
www.ecodesenvolvimento.org.br

Livraria Saraiva
Mais de 2 Milhões de Títulos de
Livros, CDs e DVDs para Você!
www.LivrariaSaraiva.com.br


Print this document
High Quality
Open the downloaded document, and select print from the file menu (PDF reader required).

Browser Printing
Coming soon!

Print this document
High Quality
Open the downloaded document, and select print from the file menu (PDF reader required).

Browser Printing
Coming soon!

Your download will begin shortly...
But first, we need a bit more information. Import more of your profile information from Facebook to help use find more content that you'll be interested in and build your social network on and off Scribd.
No, thanks
Your download will begin shortly...
But first, we need a bit more information. Import more of your profile information from Facebook to help use find more content that you'll be interested in and build your social network on and off Scribd.
No, thanks
Ads by Google
Curso de Mitologia Grega
de atualização e difusão cultural
Investimento: 12x R$ 34,80
www.abrafp.org Nova Franquia: Donna's
Com a Franquia Donna's você tem
muito retorno em poucas semanas!
www.FranquiaRestaurante.com



Ads by Google Search Books, Presentations, Business, Academics... Scribd
About
Press
Jobs
Contact
Blog
Scribd Store
Legal
Terms - General
Terms - API
Terms - Privacy
Copyright
Help & Tools
Getting Started
Community Guidelines
Support & FAQ
Web Stuff
Partners
Partners / Publishers
Branded Reader
Developers / API
Subscribe to Us
On Scribd
On Twitter
On Facebook
Enter your email address:
or
What's New
We have updated our Terms of Service
Branded Reader
Multi-file Uploader


COPYRIGHT BY THE AUTHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas