quinta-feira, 3 de junho de 2010

221 - CIVILIZAÇÃO GREGA

.




O que é? Acerca de, como fazer..., significado da palavra, definição e definições, glossário de termos, perguntas com respostas às dúvidas em SOBRE.COM.PT
Home Mapa do Site



Home » Diversos » História Geral » História da Civilização Grega História da Civilização Grega

A civilização grega exerce um fascinio especial nos historiadores, por ser tal e qual a egipcia, extremamente rica nas mais diversas areas, como a matemática, filosofia, jogos olimpicos, dramaturgia, arquitectura, etc. A civilização grega surgiu por volta de 2500 AC. Era formada por tribos nômades indo europeias. As margens dos mares Egeu e Mediterrâneo, formou-se as polis, cidades estado Esparta e Atenas.
A economia da civilização grega era baseada no cultivo de oliveiras, trigo e uvas. Nas artes temos como destaque a cerâmica, arquitectura, dramaturgia, poesia e esculturas em mármores. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protectores.
Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olimpia, que surgiram os Jogos Olímpicos.Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias. Na arquitectura, os gregos construíram templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. Em Atenas, as mulheres eram educadas para as tarefas de mãe e esposa, a educação tinha grande importancia para o povo grego e até mesmo nas classes mais pobres da sociedade ateniense encontrava-se homens alfabetizados. Eles eram instruídos para cuidarem não só da mente como também do corpo, o que lhes dava vantagem na hora da guerra, pois eram tão bons guerreiros quanto eram estrategistas. Principal objectivo da educação grega era preparar o menino para ser um bom cidadão. A educação era baseada em modos militares e dava-se ênfase à educação física. Um garoto ateniense entrava na escola aos 6 anos e ficava aos cuidados de um pedagogo. Ele estudava literatura, música escrita, matemática e educação física; além disso decorava muitos poemas . Quando os jovens atingiam 18 anos eram recrutados para o treinamento militar, onde permaneciam por dois anos. A civilização grega antiga teve influência na linguagem, na política, no sistema educacional, na filosofia (Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período) , na ciência, na tecnologia, na arte e na arquitectura moderna.

As classes sociais da sociedade grega variavam de uma cidade Estado para outra. Atenas contava com três classes:

Sociedade de Atenas:

Eupátridas - (cidadãos) - Aqueles cujos antepassados foram os fundadores de Atenas.

Metecos (estrangeiros) - Sem privilégios políticos. Podiam, entretanto, exercer actividades sociais e intelectuais, serem comerciantes e artesãos.

Escravos - Compunha quase 50% da população.


Sociedade de Esparta:

Espartanos - Classe social dominante, eram donos das melhores terras e se dedicavam exclusivamente à vida militar.

Periecos - Eram livres, possuíam terras, mas não tinham direitos políticos. Não podiam casar com espartanos e trabalhavam na agricultura, no comércio e no artesanato, além de pagar impostos aos espartanos.

Hilotas - compunham a grande massa da da população. Eram servos do Estado e estavam ligados à terra que cultivavam.







Páginas relacionadas
História da Arte - Arte Grega






Guia de Empresas Portuguesas
Adicione já a sua empresa Gratuitamente no Keyword.pt
www.keyword.pt



Wikipédia
Site da Wikipédia na versão em Português, uma enciclopédia online livre.
pt.wikipedia.org/wiki






Feed RSS - Política de Privacidade



COPYRIGHT BY THE AUTHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas