quinta-feira, 3 de junho de 2010

212 - CIVILIZAÇÃO CHINESA

Xi'an


A antiga cidade de Xi'an, a capital da província Shaanxi, é uma das cidades mais antigas. Em vez de Beijing, a cidade de Xi'an possui uma história mais antiga como capital da China. Na época antiga, Xi'an se chamou Chang'an. No livro de Marco Polo, Xi'an era o começo da Rota da Seda.

Como cidade, Xi'an tem uma história de 3.100 anos. Na história, houve 13 dinastias que tinham construído a capital delas em Xi'an; no total, elas governaram a China por 1.140 anos.

Na Dinastia Han (do ano 221 antes de Cristo ao ano 24) e na Dinastia Tang (618-907), Xi'an era o centro político, econômico e cultural da China. Depois da Dinastia Tang, o centro político da China mudou para o oeste. Contudo, Xi'an era sempre a cidade mais importante no nordeste e chamava a atenção do governo central.

A foto à direita: um soldado do Exército de Terracota. A foto é do site O Museu dos Guerreiros e Cavalos de Terracota.



A história antiga de Xi'an resumidamente:

1,1 milhões de anos antes de Cristo, na Idade da Pedra Lascada O Homem-macaco Lantian criou a civilização humana em Xi'an. Foi descoberto pela ruína cultural do Homem-macaco Lantian.

6.000 anos antes de Cristo, na Idade de Pedra Polida Apareceu a Comunidade Matrilinear. Foi descoberta pela ruína Banpo.

Cerca de 2.800 anos antes de Cristo Vivia o ascendente chinês mais antigo: o Imperador Huang.
O imperador Huang nasceu no nordeste da China 5.000 anos atrás. Ele tinha participado de 52 guerras na vida dele. Ele pôs fim nas guerras da antiguidade remota, e na época incivilizada. Ele fundou o primeiro da dele. Ele país governado por um líder comum na região em que é a China de hoje. Até hoje, ele é chamado o primeiro imperador chinês. Ele estava no poder por muito tempo e criou uma época poderosa e estável. Ele criou a civilização chinesa, e tinha muitas criações culturais, tais como a escrita chinesa, música, termos solares, corte imperial, barco, veículo, roupas, etc; inventou também um veículo famoso: um veículo no qual montou uma figura de madeira que apontou sempre à direção do sul. O Imperador Huang é considerado o ascendente chinês. E por que ele começou a criar a cultura chinesa, ele é também chamado o ascendente da civilização. Até hoje, o túmulo do Imperador Huang é homenageado por muita gente.

Do ano 246 ao ano 207, antes de Cristo O Reino Qin unificou os reinos e construiu a China.

Do ano 206 antes de Cristo ao ano 25 A Dinastia Han do Oeste construiu a capital em Xi'an. Começou-se a chamar a cidade Chang'an. Isso foi o começo da famosa cidade antiga: a cidade de Chang'an. No ano 138 antes de Cristo, começou a Rota da Seda em Chang'an.

Do ano 265 ao ano 317 A Dinastia Jin do Oeste escolheu Chang'an como a capital.

Do ano 318 ao ano 329 A Dinastia Pré-Zhao construiu a capital em Chang'an.

Do ano 351 ao ano 394 Era a capital da Dinastia Pré-Qin.

Do ano 535 ao ano 557 Era a capital de Wei Oeste e de Zhou do norte.

Do ano 581 ao ano 681 Era a capital da Dinastia Sui.

Do ano 618 ao ano 907 Era a capital da Dinastia Tang.

No ano 690 A única imperatriz chinesa Wu Zetian subiu no trono em Chang'an.

No ano 1369, da Dinastia Ming Mudou-se o nome da cidade Chang'an para Xi'an, de onde veio o nome de hoje.

Xi'an é uma história viva, a qual recorda as mudanças e os desenvolvimentos na história chinesa.

As antiguidades históricas de Xi'an e da área grande ao redor de Xi'an mostram uma ordem da história, que é, raramente, completada. Dentro da cidade Xi'an, há mais de 4.000 ruínas antigas e túmulos antigos. Até hoje, desenterraram-se oficialmente mais de 120 mil antiguidades. Acontece sempre que um agricultor trabalhando no campo encontre uma peça antiga. Muitos túmulos foram roubados, desde a época antiga, sempre.

Dentro de tantos lugares históricos, os mais famosos são: a Ruína Banpo de Idade da Pedra Polida, o Exército de Terracota do Primeiro Imperador da Dinastia Qin, a Muralha da Cidade construída na Dinastia Ming, a Grande Mesquita, o Museu da História de Shaanxi que é o campeão em coletar antiguidades de todas as dinastias na China, o Templo Famen onde guardam-se as relíquias do Sakyamuni que é o fundador do budismo, e o Túmulo do Primeiro Imperador da Dinastia Qin e o Túmulo da Imperatriz Wu Zetian, os quais ainda não são explorados na questão das antiguidades dentro dos túmulos serem protegidas.



A Muralha da Cidade

A Grande Mesquita de Xi'an

O Exército de Terracota

O Túmulo do Primeiro Imperador da Dinastia Qin

O Túmulo Qian






home






--------------------------------------------------------------------------------

©Minha China. Todos os direitos reservados. Informações disponíveis de graça. Só fale comigo.


COPYRIGHT RESERVADO AO AUTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas