quinta-feira, 3 de junho de 2010

202 - CIVILIZAÇÃO CHINESA

TerraTodos os canaisBuscaRadiona WebRadiono TerraBuscaEmailHoróscopoTempoAssinaturas e serviços
Notícias»Economia»Esportes»Diversão»Vida e Estilo»Terra TV»Sonora»Ofertas»Dia-a-Dia»Comunidades»Chat»VC Repórter»BrasilCarroCiênciaEducaçãoLoteriasMundoTecnologiaTerra MagazineEleiçõesParada GayMais NotíciasEnviar para amigos Comentar Achados arqueológicos questionam origem da civilização chinesa21 de agosto de 2009 • 02h42 • atualizado às 03h23Notíciasimprimirreduzir tamanho da fonte tamanho de fonte normal aumentar tamanho da fonte


A descoberta de restos arqueológicos no vale do rio Yangtzé, que seriam pertencentes ao reino de Liangzhu (Neolítico), questionam a ideia de que a civilização chinesa tenha se formado nas planícies centrais do rio Amarelo e de que a Xia tenha sido a primeira dinastia.

Segundo o jornal China Daily, em 2007, arqueólogos chineses encontraram vestígios de um núcleo urbano que poderia ser a cidade perdida do reino de Lianghzu, que tem entre 4.000 e 5.300 anos de idade e que seria, portanto, anterior à dinastia Xia, de entre 2100 e 1600 a.C. atrás.

Os novos estudos são feitos pelo Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais e liderados por seu diretor, Wang Wei. Segundo ele, agora estão sendo usados métodos mais empíricos, em vez de se basear no que textos antigos revelam. Desde 2004, o instituto está tentado determinar a cronologia pré-histórica da civilização chinesa através de métodos multidisciplinares.

"Tínhamos aceitado que a cultura chinesa se originou na bacia do rio Amarelo, mas à medida que avançamos em nossos estudos descobrimos que a evolução de núcleos regionais também contribuiu no desenvolvimento da civilização chinesa", explicou Wang.

Em 2001, foram achadas as ruínas da cidade de Jinsha, perto de Chengdu, capital da província de Sichuan, que se estima ter três mil anos de idade. O novo achado se encontra a mais de 1 mil quilômetros de distância da bacia do rio Amarelo.

Para o pesquisador Andrew Lawler, as descobertas recentes são uma oportunidade para questionar a origem da China, um assunto confuso e complicado nos círculos acadêmicos do país. Embora o estudo ainda não esteja finalizado, parece que revelará que, ao contrário do que até agora se pensava, a cultura chinesa se formou através da união de diferentes culturas milenares.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.Enviar para amigos Comentar Divulga Fácil TerraAnuncie aqui »posto garraposto de gasolina contato 65 3026-4117
www.postogarra.comVIVENDA UNIVERSITÁRIAHospedagem p/universitários UNICAMP Acomodações Totalmente mobiliadas
www.vivendauniversitaria.com.brMULTIVISIBulk Ink para vários modelos de imp. Tintas, suprimentos para informática
www.multivisi.com.brEnviar para amigosFechar por: E-mail Redes Sociais Enviar para amigosFechar por: E-mail Redes Sociais Enviar para amigosFechar por: E-mail Redes Sociais Facebook
del.icio.us
Technorati
My Yahoo!
Menéame
Fresqui
ImprimirFechar Mais vistos todo o Terra brasil ciência mundo popular esportes diversão vida e estilo Vídeos photos Séries/Filmes Notícias Carregando... leia mais notícias »



COPYRIGHT RESERVADO yAHOO.COM.BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas