quinta-feira, 3 de junho de 2010

168 - CIVILIZAÇÃO INDIANA

>UOLASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACVOIPE-MAIL GRÁTISSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de FotosAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Tabela Fipe - Comparar CarrosCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e FilmesClube UOLComparar PreçosCopa do MundoCriançasDownloadsEconomia - Cotações - Imposto de Renda - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularE-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Bolão - Fórmula 1 - Futebol - LibertadoresEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - Loja de músicaNamoroNotícias - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Tablóide - Últimas NotíciasRádio UOL (nova) - Velha rádioReceitasRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi


Loja Escala Assine Anuncie SAC - 55 11 3855-1000 Sites Escala .: Masculino :. Maxim .: Automotores & Cia :. Car and Driver .: Inclusão Social :. Sentidos .: Ciência e Vida :. Psique Filosofia Sociologia Leituras da História .: Casa & Decoração :. Casa & Construção DCasa Festa Viva .: Carreira :. Carreira & Negócios .: Comportamento :. Raça Brasil .: Jurídico :. Visão Jurídica .: Conhecimento Prático :. Filosofia Geografia Língua Portuguesa Literatura .: Feminino :. Molde & Cia Corpo a Corpo Viva Saúde Dieta Já Vida Natural & Equilíbrio .: Teen :. Atrevida Atrevidinha .: Cultura :. GEO













Reportagens


Especial | Índia
Os Pre-Indianos do Vale do Indo
Engana-se quem olha para o povo indiano e acha que eles são um povo que sofreu poucas mudanças étnicas desde seu passado remoto - que data do século X a.C. - até os dias de hoje.
por Nobu Chinen



As grandes civilizações do passado que deixaram registros para a história foram aquelas que, além de legar suas relíquias e ruínas, foram capazes de atingir uma cultura tão desenvolvida a ponto de criar um código escrito que permitisse relatar os seus feitos para a posteridade.

O Egito Antigo e a Mesopotâmia são exemplos de povos que transmitiram seus conhecimentos por meio da escrita, mas existe uma outra civilização, sobre a qual muito pouca coisa se sabe, que também tinha uma escrita, mas permanece indecifrada até hoje: a do Vale do Rio Indo.

O Vale do Rio Indo é uma região que se estende por mais de 2 mil quilômetros em território que hoje pertence ao Paquistão e se espraia, formando uma bacia hidrográfica que cobre mais de um milhão de quilômetros quadrados.

Há cerca de 4 mil anos, essa região era ocupada por um povo que, a se considerar a qualidade de suas construções, era extremamente organizado e hábil, dotado de grande capacidade de planejamento. Diferentemente de outros grandes centros em que se destacavam as construções dedicadas ao culto de seus deuses, as cidades da civilização do Vale do Indo, ou civilização de Harappa, não possuíam templos grandiosos nem altares majestosos, mas chamavam a atenção pela forma como suas casas e ruas eram dispostas, com quadras bem delineadas, ruas largas e adequadamente distribuídas. As habitações tinham cômodos amplos e eram dotadas de sistema de esgoto, com canos cobertos, uma solução urbanística que, mesmo em pleno século XXI, muitas cidades ditas modernas ainda não alcançaram. Também possuíam área específica para banhos, o que demonstra a importância que seus moradores atribuíam a esse hábito, provavelmente ligado a motivos religiosos, e que alguns historiadores associam aos banhos rituais praticados, até hoje, na Índia.

Há cerca de 4 mil anos, essa região era ocupada por um povo que, a se considerar a qualidade de suas construções, era extremamente organizado e hábil, dotado de grande capacidade de planejamento.



Arianos
Também conhecido por Árias, foram um grupo étnico que povoou a Península da Índia por volta de 1500 a.C e que se estabeleceu no Planalto Iraniano desde o final do terceiro milênio antes de Cristo. Eles se concentravam principalmente nas regiões que ficaram mais tarde conhecidas como Punjab, Noroeste da Índia, Pérsia e Afeganistão.
Acredita-se que eram agricultores e que eram um povo largamente representativo dentre as etnias Indo-Europeias que formaram a civilização indiana. Na linguagem indiana antiga, o termo aryavarta (residência dos árias) era utilizado para designar o norte do país. Alguns historiadores, como o orientalista alemão Max Müller, acreditam que os aryas deixaram um legado etno-linguístico para uma grande parte dos povos do Oriente e da Europa, como os indianos, persas, gregos, romanos, celtas, germânicos e eslavos. Adolf Hitler fazia alusões à 'Raça Ariana' pura. Os nazistas acreditavam que este antigo povo da Ásia Ocidental teria dado origem à raça branca.



O rio Indo era uma importante via de navegação e a civilização que se fixou às suas margens se estabeleceu em alguns centros em todo o percurso, mas as cidades mais importantes foram Mohenjo-Daro e Harappa. As duas possuíam grande similaridade em sua concepção, apesar da distância de 560 quilômetros que as separava, o que permitiu concluir que faziam parte de uma mesma cultura. O que propiciou o desenvolvimento dessa civilização foi, naturalmente, a fertilidade dos campos irrigados pelas cheias do Indo e a atividade pesqueira, mas seus habitantes também desenvolveram técnicas de artesanato de cobre, entalhes em marfim, além da cerâmica e pedrarias, e empreenderam um forte comércio desses artigos.

A civilização do Vale do Indo floresceu de 2600 a 1800 antes da Era Cristã e estima-se que só a cidade de Harappa teria uma população de 50 mil habitantes. Junto com os egípcios, os mesopotâmios e os chineses, os harappas formaram os primeiros núcleos organizados que deram origem às primeiras civilizações da história da humanidade.

A INVASÃO ARIANA

Por volta do século 1900 a.C., os arianos , povo nômade com origem no que é hoje o Irã, iniciou seu deslocamento para o leste e se estabeleceu em boa parte do território indiano, principalmente, ao norte. Com sua índole guerreira, acabaram por impor sua influência em toda a área do subcontinente, até então habitada por diferentes grupos, entre eles a civilização do Vale do Indo.

Embora essa conquista não tenha sido pacífica, não parece provável que os arianos tenham executado todos os remanescentes da civilização de Harappa. Num processo de assimilação e dominação, o que deve ter ocorrido foi um período de convivência até que a cultura dos invasores se sobrepujasse, não deixando nada além de resquícios muito remotos do povoamento anterior.

Os arianos eram um povo orgulhoso, ciente de seu poderio e a palavra aryan é muito utilizada por povos que se identificam com a sua cultura e que habitam diferentes países como Irã, Afeganistão e, obviamente, a Índia. A importância histórica dos arianos e a noção de sua superioridade foi um dos sustentáculos da causa nazista, que considerava os germânicos os únicos descendentes puros daquela raça de guerreiros.



Rigveda
Ou Rig Veda é o primeiro dos quatro Vedas, os livros sagrados do hinduísmo. Certamente o mais importante Veda de todos, pois os outros três derivam dele. Seu nome significa 'Livro dos Hinos' em sânscrito. São 1028 hinos sagrados, a maioria curtos, dedicados a louvar os deuses. É o documento mais antigo da literatura hindu e um dos mais antigos de toda a literatura das línguas Indo-Europeias e remonta ao século III a.C.



Nos mais antigos relatos das conquistas arianas, o Rigveda , existem menções a um povo que habitava a região do Vale do Indo, mas que durante séculos foram consideradas meras alegorias ou narrativas mitológicas. Alguns arqueólogos já pesquisavam algumas evidências a respeito de uma escrita ainda não decifrada na região do Vale do Indo, mas somente escavações muito posteriores revelaram as ruínas que comprovaram a existência de uma antiga civilização naquele local. Harappa foi descoberta no começo do século XIX pelo explorador Charles Masson, e, em 1870, Sir Alexander Cunningham formalizou a sua localização. Mohenjo-Daro, mais ao sul, foi descoberta em 1922 por R. D. Banerji, funcionário do Instituto de Pesquisa Arqueológica da Índia, mas as primeiras pesquisas no local foram coordenadas por John Marshall.


Na década de 1920, tiveram início as primeiras escavações arqueológicas nas duas cidades. Os nomes atuais são apenas uma referência, pois ignora-se como elas se chamavam originalmente.

Para Asko Parpola, pesquisador finlandês, que dedicou 30 anos ao estudo do Vale do Indo e sua cultura, o progresso dessa civilização ocorreu graças ao aumento do comércio marítimo e o contato com culturas avançadas de então, como a Mesopotâmia e a região do Golfo Pérsico. Textos em escrita cuneiforme citam as cidades de Magan e Meluhha, situadas na parte sul da Ásia, com quem os mesopotâmios tinham um intenso comércio e é consenso entre os pesquisadores que são referências ao Vale do Indo. Muitos objetos produzidos ali foram encontrados em sítios arqueológicos da Mesopotâmia.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>




Conhecimento Prático Filosofia :: Reportagens :: Edição 22 - 2010
Doutrina ou boa formação?

Conhecimento Prático Filosofia :: Filosofoteca :: Edição 22 - 2010
A arte e a filosofia de Deleuze

Conhecimento Prático Filosofia :: Idéias :: Edição 22 - 2010
Renegado ao ostracismo






Conhecimento Prático Língua Portuguesa :: Reportagens :: Edição 21 - 2009
O gerundismo em redações de vestibulandos


Conhecimento Prático Língua Portuguesa :: Reportagens :: Edição 17 - 2009
Mas que ironia!


Conhecimento Prático Literatura :: Capa :: Edição 28 - 2010
A importância de ser imprudente


Conhecimento Prático Língua Portuguesa :: Reportagens :: Edição 21 - 2009
Uma palavra no lugar de outra







Edição 29







Saiba antes de todos as novidade da revista










Capa

Geografia e Evolução

Geoprocessamento

Entrevista

Geografia Cultural

Geografia Urbana

Entrevista






Assine

Anuncie

Expediente

Fale Conosco

Mande sua sugestão

Favoritos








Loja Escala Faça sua Assinatura Anuncie sua marca SAC - 55 11 3855-1000



Masculino
Maxim

Automotores & Cia
Car and Driver

Inclusão Social
Sentidos

Ciência & Vida
Psique
Filosofia
Sociologia
Leituras da História

Casa & Decoração
Casa & Construção
DCasa
Festa Viva
Decora Baby

Carreira
Carreira & Negócios

Comportamento
Raça Brasil

Jurídico
Visão Jurídica
Conhecimento Prático
Filosofia
Geografia
Língua Portuguesa
Literatura

Feminino
Molde & Cia
Corpo a Corpo
Viva Saúde
Dieta Já!
Vida Natural & Equilíbrio
Teen
Atrevida
Atrevidinha

Cultura
GEO






Copyright © 2010 - Editora Escala Ltda. - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.



TODOS OS DIREWITOS DE AUTOR RESERVADOS À EDITORA\ ESCALA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas