quarta-feira, 2 de junho de 2010

146 - CIVILIZAÇÃO INDIANA

skip to main | skip to sidebar


Civilizações Antigas
História dos Povos da Antiguidade

A Civilização Indiana
Por Volta de 1500 a.C os Arianos, povo de origem Indo-europeia, invadiram o Vale do Rio Indo e conseguiram subjugar os Marajás, principes indianos.

A mistura dos Drávidas, antigos habitantes da Índia, com os arianos deu origem a Civilização Indiana. Antes da formação da sociedade indo ariana, as populações arcaicas da Índia se aglomeraram nas cidades de Hararapa e Mohenjo Daro.

Ao longo de sua história a Índia caracterizou se pela variedade de religiões praticadas em seu território.

A Civilização Indiana, também conhecida como Civilização Hindu, no inicio de sua história teve como principal pilar da sociedade a religião do vedismo.

O Periodo Vedico 1500 a 500

O periodo vedico iniciou se por volta de 1500 a.C e durou até o seculo VI a.C.. O Império Indiano formado era controlado pelos arianos. A lingua falada na região passou a ser o Sanscrito, uma mistura da lingua primitiva com a lingua ariana. Os arianos se achavam superiores aos habiatantes nativos da Índia.

Para se perpetuarem no poder eles escreveram os Vedas, Os livros do conhecimento. Segundo o Vedismo todas as pessoas ao nascerem já tem seus destinos determinados pelos deuses. Baseado nestes preceitos a sociedade indiana foi divida em classes, as chamadas castas.

Os vedas são distribuidos em rigveda, yajurveda, samaveda, atarvaveda. São 4 livros sagrados escritos em Sanscrito.

Hoje no mundo indiano existem milhares de castas, mas, no inicio da civilização existiam 4 principais que são:

Brâmanes - Vieram da cabeça de Brahma, exercem a função de Sacerdotes do vedismo, responsaveis pelos ensinamentos das leis de Brahma.

Xatrias - Oriundos dos Braços de Brahma. Exercem a função de guerreiros e responsaveis pela liderança politica.

Vaixias -Oriundos das pernas de Brahma. Exercem a função de comerciantes.

Sudras - Vindos dos pés de Brahma exercem a função de camponeses, artesãos e operários.

Parias - a classe mais discriminada da sociedade hindu. São considerados intocaveis, também conhecidos como Dalits.

Em 500 a.C 16 reinos foram formados na Índia, as chamadas Mahajanapadas. Foi neste periodo em que o Vedismo deu lugar ao Bramanismo, religião criada a partir dos Upanixades, os ultimos livros do Vedismo. Outro acontecimento marcante foi o surgimento do Budismo.

Ao longo de sua história a India foi invadida por vários povos estrangeiros cada um formando um Império no seu tempo.

Império Aquemênida - Os persas na época do reinado de Dario invadiram parte do teritorio indiano. Em 520 a.C foi formado o Imperio Aquamenida na India.

O Império de Alexandre - Alexandre O Grande em seu avanço pelo territorio persa chegou até a india em 334 a.C.

Apesar do avanço de persas e gregos, boa parte dos reinos da Índia continuaram independentes pois ainda não tinham sido conquistados por completo pelos pelos invasores.

Império Magadha

A Mahajanapada de Magadalha apos dominar outros reinos regionais passou a formar o Império Magadalha. No governo de Açoka o império conseguiu expulsar os povos helenicos além de conquistar novos territorios.

Em 321 a.C inicia se a dinastia Mauya, dinastia responsavel pelo unificação do Territorio Indiano. O Budsimo passou a ser a religião praticada pelas regiões pertecentes ao reino Magadalha. A Dinastia Sunga substituiu os Mauryas e como consequencia o budismo foi substituido dando lugar ao retorno do Bramanismo.

Já no Século VIII desbravadores do Islã chegaram aos arredores da India e lá formaram estados mulçumanos. Seculos depois em 1206 foi formado o Sultano de Dheli que passou a controlar boa parte da India.

Em 1526 a unidade politica islamica foi quebrada pelo exército de Babur, o fundado do Imperio Mogol. Este império passou a englobar a maior parte do subcontinente indiano. O Imperio Mogol durou até 1858, ano em que a Grã Betanha passou a controlar a região.

Em 1690, a Grã Bretanha já controlava boa parte do territorio indiano. O periodo de dominação britânica durou até 1920, ano em que um movimento nacionalista liderado por Ghandi visava derrotar os ingleses não pelas armas, mas sim por uma ação pacifica baseada na desobediencia civil.

Em 1947 a Índia consegue sua independência, no entanto, a popualção de origem mulçumana preferiu que os territorios ocupados por eles passassem a formar um nova nação.

Para tal proposito foi criado o Estado do Paquistão. Duas decadas depois outra parte do territorio indiano também viria a se emancipar dando origem ao Estado Blangadesh.

A India atual é o segundo país mais populoso do mundo. O ultimo censo realizado indicava que a Índia pussuia uma população de aproximadamente 1,1 bilhão de pessoas. O Sistema de Castas foi abolido em 1950, mas ainda nos dias de hoje é praticado nas areas rurais da India.

As Religiões da Índia

Vedismo - Antiga religião dos Hindus que passou a ter grande influncia na Civilização Indiana dividindo a sociedade em castas que não poderiam ser mudadas. Os deuses do vedismo estão relacionados as forças da natureza.

Bramanismo - Também conhecido como Hinduismo esta religião é originaria do Vedismo. Os hindus acreditam na reencarnação e evolução da alma. Na busca pela explicação das Castas, os hindus chegaram a conclusão de que a posição de um individuo na sociedade deve se ao Ciclo do Carma.

O Carma ensina que situação da vida atual de um individuo é consequencia das ações cometidas por ele em vidas passadas. A alma passa por varias encarnações que so termina com o Moksha, o estagio final da libertação.

As principais divindades hindus são:

Brahma, criador de tudo
Vishnu - conservador
Shiva - destruidor.

Budismo - Religião fundada no século V por Sidarta Gautama, o Buda . Na india o budismo ganhou um grande numero de adptos devido a doutrina se opor ao sistema de castas que discriminava a maioria da populaçao hindu. O budismo baseia-se em quatro nobres verdades que são:

A vida é dor.
A causa da dor é o desejo.
O fim da dor termina com o fim do desejo.
O fim do desejo é obtido com a pratica de ações e pensamentos corretos.

A diversidade de religiões da Civilização Indiana a diferencia das outras demais. Na Índia existem também praticantes do jainismo, islamismo e cristianismo.

Referência: Abril Livros. India Antiga. Rio de Janeiro, Time Life, 1999.


Postado por allan gama às 07:12
0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)


Receba Nossas Atualizações
Digite aqui o seu e-mail




Delivered by FeedBurner

Seguidores



Divulgue Nosso Selo

Arquivo do blog
▼ 2009 (41)
► Agosto (3)
Genghis Khan e o Império Mongol
Os Hunos
Esparta
► Julho (4)
Os Povos Bárbaros Germânicos
A Civilização Chinesa
Fogueiras da Inquisição Catolica
O Império Asteca
▼ Junho (5)
O Cristianismo
A Civilização Indiana
O Império Bizantino
A Civilização Islâmica
Civilização Cretense
► Maio (22)
O Império Inca
A Civilização Maia
As Pirâmides de Gizé no Egito
Os Jardins Suspensos da Babilônia
O Islamismo
O Budismo de Sidarta Gautama
O Templo de Ártemis
A Estátua de Zeus
O Mausoléu de Halicarnasso
O Farol de Alexandria
O Colosso de Rodes
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
A Civilização Romana
A Lenda da Fundação de Roma
Os Hebreus
O Código Hamurabi
O Império Macedônico
O Filósofo Aristóteles
A Civilização Persa
A Invenção da Escrita
Os Fenícios
Civilizações da Mesopotâmia
► Abril (7)
Os Caldeus
Os Assírios
Os Hititas
A Civilização Suméria
Amoritas fundadores da Babilônia
A Grécia Antiga
A Civilização Egípcia


TODOS OS DIREITOS DE AUTOR RERSERVADOS A fEEDBURNER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas