quarta-feira, 2 de junho de 2010

121 - O IMPÉRIO PERSA

Visita Wikilingue.comImpério PersaProcura
Império Persa
Na Galipedia, a Wikipedia em galego.
Ficheiro:Persian Empire, 490 BC.gifO Império Persa é o nome usado para referir-se a um número de dinastías históricas que controlaram a Persia, região do actual Irão.

História
O Império Persa iniciou-se com o Reinado de Ciro I (-550 a -529) que uniu as tribos persas contra os Medos. Ciro I, depois de conquistar a Média, conquistou toda a região do Oriente Meio num império que ia dos limites do Irão atual até a Turquia. O seu filho, Cambises II (-529 a -522), conquistou o Egipto e a Líbia, porém o final do seu reinado marcou-se por diversas revoltas. Cambises morreu em -522. O seu sucessor foi Darío I (-521 a -486), que dilatou as fronteiras do Império mais ainda com a anexión do Rio Indo e de outras regiões na Ásia. Foi neste reinado quando ocorreu a Primeira Guerra Médica, nas que se enfrontaron gregos e persas. Estas guerras remataram com a expansão persa em -490 trás a derrota em Batalha de Maratón|Maratón]].

A Primeira Guerra Médica teve lugar durante o governo de Darío I, ainda que foi feita uma reforma na administração do Império com a criação das Satrapías (governadas pelos Sátrapas) e também se construiu a Estrada Real, que ia de Susa (no Irão) até Sardes (na Turquia). Depois disto, o Império foi governado por Xerxes I (-485 a -465). No seu reinado teve lugar a Segunda Guerra Médica contra os gregos, na que os persas foram derrotados novamente. Trás Xerxes houve outros imperadores que suportaram diversas revoltas que apontavam à decadência do Império Persa e que foi finalmente derrotado e anexado por Alexandre o Grande em -331.

Economia
A Economia Persa baseou-se em comércio predominantemente terrestre. Com um extenso território, a construção de estradas acabou por beneficiar o comércio, assim como a padronización de pesos e medidas realizada com a tentativa de facilitar a cobrança de impostos. Apesar de contarem com a frota fenicia e com bons portos, o comércio marítimo foi pouco explorado. A cuñaxe de moedas começou com efeito no reinado de Darío I, porém os soberanos preferiam acumular metais a cuñar moedas.

Religião
A religião persa, ao princípio, era politeísta. Por volta de -1200, com as predicacións de Zoroastro, a religião tornou-se dualista. O bem era representado por Ahura Mazda, e o mal era representado por Ahri Mão. Não existiam templos nem cultos, a representação do deus estava simbolizada com o fogo eterno, que se acendia em torres e colocava na cimeira de torres dos morridos. Não existia rituais de enterramento, construíam-se torres e nelas ficavam os corpos até perecerem.que:Imperi Persaele:Περσία em:Persian Empireés:Império Persaem o:Det persiske riket

Trazido desde "http://pt.wikilingue.com/gl/Imp%C3%A9rio_Persa"
Categoria: Persia

This page is based in an article from Wikipedia (please colaborate or donate).
Reutilization of the present article (modified or copied) is encouraged with the only conditions of adding a link to this page and to keep the same license.

todos os direitos do autor reservados à Wilkipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas