sexta-feira, 25 de junho de 2010

1190 - UNIVERSIDADE DO MÉXICO

EsconderWikipedia está a mudar de aparência.Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador.
Universidade Nacional Autónoma de México
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Nacional Autónoma do México
Latim: '
Lema Por mi raza hablará el espíritu (Por minha raça falará o espírito)
Fundação 22 de setembro de 1910 (99 anos)
Tipo de instituição Pública
Faculdades
Orçamento anual $19.961.808.003 MXN (2007)[1]
Funcionários 28.392 (2006)[2]
Docentes 42.347[3]
Reitor(a) José Narro Robles
Vice-reitor(a)
Chanceler
Presidente
Diretor(a)
Vice Diretor(a)
Vice-Chanceler
Decano
Total de Estudantes 279.889 (2007))[4]
Graduação 172,444(2007)[4]
Pós-Graduação 23,875 (2007)[4]
Doutorado
Localização Cidade do México, México
Campus Coyoacán, Acatlán, Cuautitlán, Aragón, Iztacala e Zaragoza

Cores Ouro e Azul
Mascote Puma
Afiliações ANUIES e CONAHEC
Página oficial www.unam.mx
Contato

A Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) foi fundada em 21 de setembro de 1551 com o nome de Real e Pontificia Universidade do México com sede na Cidade do México. Passaram pela universidade a maior parte dos mais influentes cientistas, políticos, escritores e filósofos do México contemporâneo. Em 2005, contava com mais de 279 mil estudantes [5].

Índice [esconder]
1 História
2 Os movimentos Sociais
3 Cidade universitária
4 Notas e Referências
5 Ver também
6 Ligações externas


[editar] História
O principal antecedente histórico da UNAM é a Universidade Real e Pontifícia do México, que inaugurou seus cursos em 25 de janeiro de 1553, situada no centro histórico da capital do México. Em 22 de setembro de 1910, durante o mandato de Porfírio Díaz, inaugurou a Universidade Nacional do México (sem seu carácter de autonomia).

Em 1921, o reitor de Universidade Nacional do México, Don José Vasconcelos criou o escudo e o lema da UNAM que perdura até os dias de hoje. O escudo da Universidade Nacional do México se caracteriza por conter um mapa da América Latina no centro, nas bordas contendo: um gavião real que representa o extremo norte e um cóndor que representa o extremo sul.


José Vasconcelos, criador do lema e do escudo da UNAMCom isso se busca representar a missão e o caráter da universidade como uma universidade latino-americana que ajuda a seguir adiante. Na parte inferior do escudo, se observa a paisagem do Vale do México com seus vulcões Popocatépetl e Iztaccíhuatl e a nopal (planta característica da região) na sua base.

Por outro lado, no lema da UNAM "Por mi raza hablará el espíritu" (português Por minha raça falará o espírito), há a clara referência a escritos de José Vasconcelos referentes à "raza cósmica" que não é mais que a raça latino-americana mesclada com várias culturas distintas.

Na década de 70, se levou a cabo um grande programa de expansão da universidade, criando 5 sedes, o Colegio de Ciencias e Humanidades, assim como os cinco campi multi-disciplinares que são: Acatlán, Cuautitlán, Aragón, Iztacala e Zaragoza, atualmente conhecidos como Facultade de Estudos Superiores "F.E.S.".

No final de 2005 a UNAM foi reconhecida internacionalmente como a melhor universidade da América Latina, Espanha e Portugal pela revista The Times e a número 95 no ranking mundial. Ranking que coincide também com o ranking internacional da universidade de Shangai.

[editar] Os movimentos Sociais
A história dos movimentos sociais para os universitários do México é muito ampla, especificamente na UNAM, as movimentações sociais começam a aparecer a partir de 1929 com a reforma universitária que se estendeu por toda América Latina. A participação de estudantes e professores presionando o governo federal conseguiu que várias universidades do México conseguissem sua autonomia. A partir desse ano, a Universidade obteve seu nome definitivo: Universidade Nacional Autónoma de México.

Em 1968 a UNAM foi o centro dos protestos estudantis que terminaram na Matança de Tlatelolco ocorrida na Plaza de las Tres Culturas. Outros protestos já ocorreram na UNAM em 1987 e 1999 como resposta à intenção do governo de eliminar o caráter público e gratuito da educação superior.

[editar] Cidade universitária

Campus principal da Universidade Nacional Autónoma do México.A UNAM obteve sua autonomia em 1929, anos mais tarde em 1954 mudou o campus para a região sul da Cidade do México arquitetada por Mario Pani, Enrique del Moral e Domingo García Ramos. A cidade universitária tinha uma extensão original de 2 milhões de metros quadrados, atualmente contém mais de 3 milhões ao todo, incluíndo a reserva ecológica. A cidade aloja cerca de mil edifícios do quais 138 são bibliotecas com mais de 5 milhões de livros, uma sala de concertos chamada Nezahualcóyotl, uma biblioteca central e outra nacional, um estádio olímpico México 68, com capacidade para mais de 68 mil pessoas. A extensão total da universidade é muito maior que algumas importantes cidades da Europa e pequenos países como Vaticano, Mónaco e Tuvalu.

Notas e Referências
↑ O Conselho Universitário aprova o orçamento 2007 $19.961.808.003 dos quais $17.641.056.003 foram de subsidio federal (que comparado à concessão federal de 2006 que foi $17.049.489.992 representa um aumento de $591.556.011) e $2.320.752.000 por conceito de rendimento próprios (estimados para 2007).] DGPL UNAM.
↑ SDEU DGPL UNAM. (2006). Pessoal Administrativo 2006.
↑ Agenda Estatística 2007. DGPL-UNAM.
↑ a b c [1]
↑ Número de estudantes na UNAM em 2005
[editar] Ver também
Lista de universidades do México
Academia de São Carlos
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Universidade Nacional Autónoma de MéxicoPágina oficial da Universidade Nacional Autónoma de México
Página oficial da Escola Nacional Preparatoria
TV UNAM



A Universidad Nacional Autónoma de México Universidade Nacional Autónoma de México inclui o sítio Campus Central da Cidade Universitária da Universidade Nacional Autónoma do México, Património Mundial da UNESCO.
(lista | critérios | signatários | em perigo)




Este artigo sobre uma instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Nacional_Aut%C3%B3noma_de_M%C3%A9xico"
Categorias: Universidades do México | Patrimônio Mundial da UNESCO no México
Categoria oculta: !Esboços sobre universidades
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca

PesquisaNavegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
العربية Български Català Dansk Deutsch English Esperanto Español Suomi Français Italiano 日本語 한국어 Latina Lietuvių Nāhuatl Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Simple English Svenska Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 16h57min de 30 de abril de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT DEVIDO À WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas