domingo, 13 de junho de 2010

1046 - UNIVERSIDADES FRANCESAS

Fale conosco A Aliança Francesa
Notícias
Cursos
Horários
Turmas
Exames
Perguntas & Respostas
Dicas & Links Úteis
Contato
Área Restrita
Login
Senha
Esqueci minha senha Alliance Londrina: Paranaguá, 406
(43)3324-7508
aflondrina@aflondrina.com.br
adm@aflondrina.com.br

Alliance Arapongas: Calu, 167
(43)3055-2251
dir.arapongas@aflondrina.com.br
Página principalDicas & Links úteisDicasOrgãos Governamentais Franceses
A França se tornou um país bastante atrativo para estudantes de graduação e pós-graduação, tendo recebido em 2006 cerca de 4000 estudantes brasileiros, conforme informou a CampusFrance -agência do Ministério das Relações Exteriores da França.

O ensino superior no país tem dois sistemas paralelos: depois de concluir o ensino médio, o estudante pode escolher em ingressar em uma universidade ou em uma "grand école". A França abriga mais de 6.000 universidades, sendo as mais importantes a Sorbonne, Instituto de Estudos Políticos de Lyon, Bordeaux, Chambéry, Grenoble Universités, Aix-Marseille e Toulouse.
O estudante brasileiro que deseja fazer a graduação em um dos centros universitários franceses precisa ter nível intermediário de francês e a aprovação de uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC na mesma área de estudos que pretende cursar na França. Os estudantes com o nível superior completo podem se candidatar a uma pós-graduação no país.
O intercâmbio entre universidades brasileiras e francesas tem sido bastante promovido, por diversos programas de cooperação entre os Ministério da Educação e das Relações Exteriores dos dois países, inclusive com programas, destinados a áreas específicas, financiados pela CAPES e pelo CNPQ.
Confira as oportunidades e dicas de intercâmbio nos sites abaixo:

Por que estudar na França?

- Porque a França tem um sistema educacional de qualidade, na maioria dos casos gratuito;
- Porque tem várias opções de formações superiores internacionalmente reconhecidas (400 estabelecimentos);
- Porque tem uma vida cultural dinâmica: festivais, teatro, moda e gastronomia;
- Porque tem um patrimônio cultural entre os mais prestigiados do mundo;
- Porque estudar na França é estudar na Europa;
- Porque esses estudos irão valorizar seu currículo;
- Porque é a melhor maneira de valorizar os estudos de francês que você fez.
Onde se informar?
O CenDoTeC - Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica tem como objetivo estimular as cooperações bilaterais e regionais no âmbito da ciência e da tecnologia.

Sob o ponto de vista francês, é considerado pelo Ministério das Relações Exteriores — que provê a maior parte dos seus recursos — um estabelecimento com autonomia financeira desde 1983. Já no Brasil, é, desde 1978, uma associação sem fins lucrativos de amplitude federal.

Suas atividades buscam facilitar e desenvolver o fluxo de informações científicas, técnicas e universitárias entre a França e o Brasil.
www.cendotec.org.br

CampusFrance Brasil
O CampusFrance é a agência de informação sobre estudos superiores na França vinculada aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. A Agência foi criada em 1998 com o objetivo de promover o ensino superior francês e orientar os estudantes brasileiros em relação às possibilidades de estudos na França. Desde março de 2007, acrescentou novas atividades às já desempenhadas anteriormente, tornando-se o canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior. Agora o CampusFrance acompanha o estudante brasileiro durante todo processo de candidatura a uma universidade francesa, auxiliando-o desde a escolha do curso até a solicitação do visto de estudante. Para isto, é necessário que o estudante crie sua página no site do CampusFrance Brasil. A partir dela, ele poderá se comunicar com a equipe do CampusFrance por sua caixa de mensagens personalizada. Esse sistema de comunicação permite que o estudante:

*Orientar os estudantes que desejam realizar seus estudos superiores na França quanto aos procedimentos de candidatura e seleção das instituições francesas de ensino superior;

*Oferecer aos estudantes uma variedade completa de serviços desde a busca de informação até a partida efetiva para a França;

*Analisar o projeto de estudos mediante uma entrevista pessoal, pré-requisito para a solicitação do visto de estudante.

No site da Campus France Brasil, você pode encontrar um novo serviço para facilitar os procedimentos de inscrição nas instituições francesas e uma fonte de informações para orientar os estudantes na busca de uma formação que melhor se adapte a cada um.

Visite o site da Campus France Brasil:
www.campusfrance.org.br

Imigração para Quebec
Embaixada do Canadá

Você pretende se estabelecer em Québec? Sua qualidade de vida, seu dinamismo e o ambiente seguro o atraem?
Antes de começar o processo, é importante determinar se o seu projeto de imigração é viável. Você já pensou em tudo o que esta mudança de vida acarreta?
Imigrar também significa compartilhar os valores da sociedade que o acolhe. Para evitar surpresas ou decepções, verifique primeiro se os valores da sociedade quebequense condizem com os seus. Você vai conseguir compartilhar esses valores?
Informe-se sobre todos os aspectos da vida em Québec. Desse modo, o seu projeto de imigração estará apoiado sobre uma base mais sólida.

Endereço: SES - Av. das Nações, Quadra 803, Lote 16
70410-900 Brasília DF – Brasil Telefone: (55 61) 3424-5400
Fax: (55 61) 3424-5490
Correios Eletrônicos:
Geral: brsla@international.gc.ca
Serviço Consular: brsla-cs@international.gc.ca

Escritório de Imigração de Québec em São Paulo:
www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/index.asp
Alliance Française - Todos os direitos reservados


COPYRIGHT DEVIDO A ALLIANCE FRANÇAISE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas