terça-feira, 22 de junho de 2010

1128 - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

EsconderWikipedia está a mudar de aparência.Ajude-nos a encontrar problemas e a completar as traduções da interface de utilizador.
Universidade Federal de Santa Catarina
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 27° 36' 04" S 48° 31' 12" O
UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina

Lema Ars et Scientia
Fundação
Tipo de instituição Pública
Mantenedora {{{mantenedora}}}
Orçamento anual R$ 670.536.275,88 (2008)[1]
Funcionários 2.987
Docentes 1.552
Total de estudantes 34.280
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ensino Médio integrado ao Técnico
Ensino Técnico de nível médio
Graduação 25.737
Pós-graduação 8.543
Reitor(a) Alvaro Toubes Prata
Vice-reitor(a) Carlos Alberto Justo da Silva
Diretor(a)
Vice-diretor(a)
Localização Florianópolis
Santa Catarina
Cores
Afiliações
Nomes anteriores
Página oficial www.ufsc.br
Contato Campus Reitor João David Ferreira Lima
Bairro Trindade
Florianópolis, SC, Brasil
CEP 88040-970
Telefone: +55 48 3721-9000
[[Imagem:|250px]]
[[Imagem:|250px]]
Instituições de ensino superior do Brasil
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considerada entre as 10 melhores da América Latina, é uma instituição federal brasileira de ensino superior localizada em Florianópolis, Santa Catarina, tendo sido cotada como a quinta melhor instituição de ensino superior da américa latina pelo Webometrics Ranking of World Universities devido em parte a grande produtividade de sua escola de engenharia, reconhecida como uma das melhores nas áreas de engenharia mecânica, engenharia elétrica e engenharia de controle.

A partir de 2009, quatro novos cursos de graduação são disponibilizados pela UFSC: Design de produto, Design de animação, Ciência e Tecnologia Agroalimentar e Relações Internacionais.

Novos campi da instituição estão sendo criadas nos municípios de Araranguá (sul do estado), onde iniciará o o curso de Tecnologia de Informação); Joinville (maior município do estado, localizado na região norte) onde será iniciará o cursos de Engenharia de Mobilidade e Curitibanos (região central catarinense), com o curso de Ciências Rurais - Bacharelado - diurno . A estrutura do campus da cidade de campos novos do sul já foi inaugurada no dia 10 de agosto de 2009, onde já são realizadas as aulas. Em Joinville as aulas ocorrem nas dependências da Univille, enquanto o campus é construído no terreno da Curva do Arroz, às margens da BR 101. A inauguração está prevista para 2011. A construção do campus de Curitibanos também está em andamento. As primeiras vagas destes novos cursos foram preenchidas com concurso de vestibular suplentar, realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2009.

No antigo campus da Trindade foi aberto o curso de Fonoaudiologia, Engenharia Eletrônica. Outro curso novo é Educação no campo, com aulas no CED e no CCA (veja abaixo). No concurso do vestibular 2009 suplentar da UFSC também foram oferecidos vagas ociosas do curso de Biblioteconomia e Química.

Índice [esconder]
1 Centros de Ensino
2 Estrutura
2.1 Restaurante Universitário
2.2 Biblioteca Universitária
2.3 Hospital Universitário
2.4 Centro de Convivência
2.5 Centro de Cultura e Eventos
2.6 LabUFSC
2.7 Museu Universitário
2.8 Planetário
2.9 Fazenda Experimental da Ressacada
2.10 Outros serviços
3 Números
3.1 Estrutura de Ensino
3.2 Área
3.3 Alunos
3.4 Docentes
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas


[editar] Centros de Ensino
Centro de Engenharia da Mobilidade - CEM (Joinville)
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Centro de Desportos - CDS
Centro de Ciências da Educação - CED
Centro Sócio-Econômico - CSE
Centro Tecnológico - CTC
Centro de Comunicação e Expressão - CCE
Centro de Ciências Jurídicas - CCJ
Centro de Ciências Agrárias - CCA
Centro de Ciências Biológicas - CCB
Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFM
Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH
[editar] Estrutura
O campus da Trindade, o maior e com maior número de alunos da UFSC, possui uma grande estrutura para atender as necessidades dos estudantes, como alimentação, serviços gráficos, livrarias, entre outros. Destacam-se:

[editar] Restaurante Universitário
Conhecido entre os docentes pela alcunha de "RU", o Restaurante Universitário da UFSC possui duas alas com aproximadamente 900m² cada para almoço, que abrem entre 11h e 13h. Ambos servem o mesmo cardápio diariamente, composto sempre de arroz, feijão, acompanhamento, alguma carne e salada, os três últimos itens variando dia após dia. O almoço diário custa R$1,50 para estudantes da Universidade, e os passes para entrada nas alas são comprados na Administração do RU, localizada entre os dois restaurantes. Para entrar no RU, além da cobrança dos passes, há uma máquina que executa leitura magnética nas carteirinhas dos estudantes para liberar a catraca. Na Ala A do Restaurante Universitário o almoço é servido em buffet, ao passo que na Ala B é servido em uma bandeja com divisórias. Infelizmente, as filas são um problema crônico do RU na hora do almoço, podendo chegar a 90 metros. Para escoamento da fila, a UFSC iniciou recentemente a construção de uma terceira ala do restaurante, sem previsão de conclusão. Entre 17h e 19h o RU abre para o jantar apenas na Ala A e no segundo piso do Centro de Conveniência (ver abaixo). A equipe do Restaurante Universitário conta, segundo a home-page do mesmo, com 31 cozinheiros terceirizados.

[editar] Biblioteca Universitária
A BU é dividida entre diversas bibliotecas setoriais nos centros de ensino e a Biblioteca Central, que possui um acervo de livros muito grande e variado, todos disponíveis aos alunos para consulta no local, e a maioria para empréstimo. A Biblioteca é organizada em três grandes setores (Sirius, Vega e Bellatrix) e possui um código de identificação para os livros, com base na Classificação Decimal Universal (CDU), que divide o conhecimento em nove classes. O sistema da BU é informatizado, de modo que os membros da comunidade universitária podem emprestar livros por meio da digitação do número de matrícula e senha. Além disso, possui um sistema de busca de livros disposto em computadores logo na entrada da biblioteca e acessível via web em qualquer computador.

[editar] Hospital Universitário
O HU fica localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e é aberto à comunidade em geral, sendo um dos principais hospitais públicos de Florianópolis. Faz parte da formação dos alunos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Nutrição, Odontologia e Fonoaudiologia.

[editar] Centro de Convivência
No Centro de Convivência da UFSC é localizada a sede do DCE (Diretório Central dos Estudantes), no segundo piso. Possui ainda um salão de beleza feminino e um masculino, uma galeria de arte, uma agência dos Correios, um brechó, a ala noturna do Restaurante Universitário, entre outros serviços.

[editar] Centro de Cultura e Eventos
Conhecido pela comunidade universitária pejorativamente por "Elefante Branco", o Centro de Cultura e Eventos foi construído na década de 2000 para abrigar uma grande quantidade de eventos anuais, além de uma grande quantidade de serviços terceirizados, a saber: uma praça de alimentação com diferentes opções de lanches, uma loja de serviços fotográficos e de impressão digital, uma agência de turismo, uma livraria e papelaria, uma loja da Grife da UFSC que vende produtos feitos pela COEPAD (Cooperativa de Pais e Amigos dos Portadores de Deficiência) e uma loja de miscelânea da AAHU (Associação dos Amigos do Hospital Universitário), todos localizados no andar térreo. Os dois pavimentos superiores são destinados a eventos, com salas e auditórios.

[editar] LabUFSC
Um laboratório de computadores localizado no mesmo prédio da Biblioteca Central, acessível a toda a comunidade universitária. Possui um grande número de computadores com acesso à Internet e que funcionam com diversos sistemas operacionais. Pode ser acessado por meio da carteirinha do RU.

[editar] Museu Universitário
Aberto à comunidade em geral, o Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral é ligado à Secretaria de Cultura e Arte (SECARTE). É um museu especializado na história de Santa Catarina, e possui exposições permanentes de Arqueologia Pré-Colonial e Histórica e de Etnologia Indígena, além do acervo do importante artista e professor catarinense Franklin Cascaes.

[editar] Planetário
Pertence ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) mas é aberto a toda a comunidade. É o único planetário do Estado, e possui um auditório com 44 assentos, para aulas e palestras, e uma sala que projeta o céu noturno. Durante o ano é visitado por professores e alunos de diversas escolas com funções didáticas, e possui um curso de astronomia aberto a todo aquele que se interessar pelo tema.

[editar] Fazenda Experimental da Ressacada
A Fazenda Experimental da Ressacada pertence ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) e é uma das principais estações experimentais em Neossolo Quartzarênico do Estado de Santa Catarina, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em ciências agrárias. Fica localizada no Sul da Ilha de Santa Catarina no Bairro Tapera.

[editar] Outros serviços
Além dos vários serviços supracitados, a UFSC ainda conta com diversos serviços de fotocópia (Xerox) localizados nos diversos Centros de Ensino da UFSC, terminais eletrônicos de vários bancos espalhados pelo campus, bares e lanchonetes terceirizados em todos os Centros de Ensino, auditórios em diversos Departamentos de Ensino, etc.

[editar] Números
Dados oficiais referentes a 2006.

[editar] Estrutura de Ensino
11 Centros de ensino (unidades universitárias), envolvendo 57 departamentos;
70 Cursos de Graduação (incluindo habilitações e opções);[2]
48 Cursos de Mestrado;
33 Cursos de Doutorado.
88 Especializações;
[editar] Área
18 milhões de m2 total (aproximadamente);
640.480 m2 construídos (edificações);
[editar] Alunos
2.440 alunos de educação básica (pré-escolar, fundamental, médio e técnico);
21.589 alunos de graduação;
5.558 alunos de pós-graduação, sendo:
581 alunos de especialização;
3.111 alunos de mestrado;
1.866 alunos de doutorado;
[editar] Docentes
Titulação dos docentes do ensino superior.

32 ou 2 % possuem o título de graduado;
51 ou 3 % o título de especialização;
269 ou 17 % o título de mestre;
1.248 ou 78 % o título de doutor;
[editar] Ver também
Universidades mais antigas do mundo
Lista das 50 melhores universidades da América Latina
Lista de reitores da UFSC
Referências
↑ Portal da Transparência
↑ Prata, Alvaro Toubes (16/12/2008). A Educação Superior e as perspectivas da UFSC. Portal Andifes. Página visitada em 31/12/2008.
[editar] Ligações externas
Página oficial
Ranking Mundial de Universidades na Web (em espanhol) (em inglês)
Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos
Centro Acadêmico de Design
Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Direito)
Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais
Mapa de localização da UFSC no Google Maps e Google Earth
[Expandir]v • e Universidades federais do Brasil
Região Centro-Oeste Distrito Federal: (UnB) · Goiás: (UFG) · Mato Grosso: (UFMT) · Mato Grosso do Sul: (UFGD · UFMS)
Região Nordeste Alagoas: (UFAL) · Bahia: (UFBA · UFRB) · Ceará (UFC . Unilab) · Maranhão: (UFMA) · Paraíba: (UFPB · UFCG) · Piauí: (UFPI) · Pernambuco: (UFPE · UFRPE · Univasf) · Rio Grande do Norte: (UFRN · Ufersa) · Sergipe: (UFS)
Região Norte Acre: (UFAC) · Amapá: (Unifap) · Amazonas: (UFAM) · Pará: (UFPA · UFRA . UFOPA) · Rondônia: (UNIR) · Roraima: (UFRR) · Tocantins: (UFT)
Região Sudeste Espírito Santo: (UFES) · Minas Gerais: (Unifal-MG · Unifei · UFJF · UFLA · UFMG · UFOP · UFSJ · UFU · UFV · UFTM · UFVJM) · Rio de Janeiro: (Unirio · UFRJ · UFF · UFRRJ) · São Paulo: (UFSCar · Unifesp · UFABC)
Região Sul Paraná: (UFPR · UTFPR · Unila) · Rio Grande do Sul: (FURG · UFCSPA · Unipampa · UFPel · UFRGS · UFSM) · Santa Catarina: (UFSC . UFFS)

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_de_Santa_Catarina"
Categorias: Universidade Federal de Santa Catarina | Universidades de Santa Catarina | CRUB | Educação em Florianópolis
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca

PesquisaNavegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Deutsch English Esperanto Español Français Esta página foi modificada pela última vez às 22h08min de 28 de maio de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas