terça-feira, 1 de junho de 2010

102 - OS NEO-BABILÔNIOS

Assine E-mail SAC Canais


Prй-Histуria - Civ. Mesopotвmicas - Civ. Egнpcia - Civ. Grega - Rev. Industrial - Rev. Russa
--------------------------------------------------------
1Є Guerra - 2Є Guerra - Reciclagem do lixo - Perspectiva - Prкmios Nobel - Trabalhos - Livros - Links
--------------------------------------------------------------------------------
Frases - Curiosidades - Maceiу - CEP - Cigarro - Busca - Sobre a HP - Sobre o autor - e-mail

Civilizaзхes da
Mesopotвmia



Mesopotвmia (entre rios)

Referente a regiгo situada no centro geogrбfico do Oriente prуximo, entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, no atual territуrio do Iraque.
A Mesopotвmia constituнa uma passagem natural entre a Бsia e o Mediterrвneo, atravessada constantemente por caravanas de mercadores.
A Mesopotвmia foi o nъcleo do processo civilizatуrio que se difundiu pelas regiхes perifйricas do Oriente.
As civilizaзхes que ocuparam a Mesopotвmia foram a dos sumйrios, acбdios, ameritas (babilфnicos), assнrios e caldeus:

Sumйrios – a histуria desse povo estб envolta em muitas lendas – o que parece certo й que os sumйrios nos tempos prй-histуricos , jб utilizavam formas primitivas de irrigaзгo.
Organizaram-se em cidades-estados, cujo as principais foram Vruk e Lagash. Cada cidade-estado era dirigida por um patesi, auxiliado pela aristocracia (sacerdotes e burocratas). A primeira dinastia que podemos considerar й a de UR.
Tudo leva a crer que teriam sido os sumйrios os criadores da escrita cuneiforme, e que o seu sistema de direito consuetudinбrio (direito dirigido pelo costume).



Nъmeros Sumerianos



Acбdios – O primeiro impйrio da Mesopotвmia foi estabelecido por um povo semita conhecido pelo nome de sua capital, Acad, situada em algum ponto da regiгo entre os rios Tigre e Eufrates, prуxima а Babilфnia. A lнngua acбdia й o elemento mais conhecido desse povo, que foi assimilado pela populaзгo sumйria, dominante na regiгo.

Antigos babilфnicos – atй 2000 a.C. aproximadamente a cidade de Babilфnia nгo tivera nenhum papel de destaque na Baixa Mesopotвmia. Com o governo de Hamurбbi, a partir de 1792 a.C., a Babilфnia conquistou toda a Baixa Mesopotвmia.
Foi durante o seu governo que ocorreu o maior desenvolvimento da agricultura, com a construзгo de grandes canais de irrigaзгo, o que contribuiu para o surgimento de uma Monarquia despуtica e teocrбtica.
A organizaзгo econфmica baseada nos templos e palбcios sempre foi fundamental, pois alйm de possuнrem as melhores e maiores extensхes de terra, os sacerdotes e funcionбrios estatais submetiam as comunidades locais ao pagamento de tributos.
No perнodo de Hamurбbi houve um certo desenvolvimento da propriedade privada e particularmente as atividades ligadas ao comйrcio.
A principal realizaзгo cultural desse perнodo foi o cуdigo de Hamurбbi, baseado no direito sumйrio e que tinha por finalidade consolidar o poder do Estado.
A sociedade foi dividida em 03 grupos: os homens livres, os escravos e um grupo intermediбrio pouco conhecido os MUSHKHINUM.
Um dos princнpios do cуdigo era a lei de taliгo, que dizia: "Olho por olho, dente por dente".

Assнrios – os assнrios habitavam a Alta Mesopotвmia. Eram de origem semнtica. O mais provбvel й que, atй o reinado de Hamurбbi, a Assнria tenha sido composta por uma sйrie de cidades-estados, tais como Assur e Nнnive.
Por volta do sйc. XIV a.C., Assur-Ubalit criou o impйrio assнrio, iniciando uma sйrie de lutas contra seus vizinhos para o domнnio de novas terras.
No sйc. XII a.C. a Assнria transformou-se em grande potкncia, tendo trкs sйculos mais tarde, conquistado o que restava do domнnio dos cassitas na Mesopotвmia. Todo o mundo civilizado do Mйdio Oriente foi conquistado pelos assнrios: Sнria, Fenнcia, Israel e Egito.
Nгo havia grande estabilidade interna, suas fronteiras eram freqьentemente pressionadas pelos invasores Medos e escitas e tambйm por constantes revoltas dos povos dominados contra altos tributos.

Caldeus – sob o governo de Nabopalassar, os caldeus aliaram-se aos medos, o que consolidou a independкncia da Babilфnia.
Foi Nabucodonosor, porйm, que o impйrio caldeu atingiu o seu apogeu. A Sнria e a Palestina foram definitivamente conquistadas e os hebreus foram levados como escravos para a Babilфnia, episуdio que recebeu o nome bнblico de "cativeiro babilфnico"
A cidade da Babilфnia tornou-se o maior centro cultural e comercial do Oriente com a construзгo de palбcios e jardins suspensos.

Caracterнsticas gerais

Na Mesopotвmia a propriedade privada nunca foi a forma de produзгo dominante. Os indivнduos sу eram usufruterбrios da terra enquanto membro da comunidade. O controle das cheias do Tigre e do Eufrates exigia trabalhos muito mais complexos e esforзos coletivos.
Apesar da agricultura ser a principal atividade econфmica, tambйm o artesanato (os metais) e o comйrcio atingiram grande desenvolvimento.

Galeria



Ruнnas da Babilфnia

Cуdigo de Hamurбbi



TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS A SAC CANAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas