sexta-feira, 22 de junho de 2012
RUY BARBOSA: LIÇÃO DE COISAS
Educar, Curitiba, n. 21, p. 311-314. 2003. Editora UFPR 1
CALKINS, N.A. Primeiras lições de coisas –
manual de ensino elementar para uso dos paes e
professores. Tradução de Rui Barbosa. Obras
Completas, v. XIII, tomo 1, Rio de Janeiro, 1950.
573 p.
Gladys Mary Teive Auras*
A obra Primeiras lições de coisas – manual de ensino elementar para
uso dos paes e professores, do professor norte-americano Norman Alisson
Calkins, foi publicada pela primeira vez no ano de 1861, tendo sido considerada
pelo francês Ferdinand Buisson, em seu famoso relatório sobre a seção de
educação da Exposição Internacional de Filadélfia, realizada no ano de 1876,
como “a melhor coleção de coisas de que há notícia” (p. 7). Tidos como guias
para orientar a implantação do método de ensino intuitivo pelos professores
do ensino elementar, os manuais de lições de coisas ganharam força a partir
do final do século XIX e início do século XX, abrangendo os conteúdos a
serem ministrados no ensino elementar bem como as prescrições
metodológicas a serem seguidas pelo professor. Segundo o próprio CALKINS:
“Difere o meu livro de outros elaborados por vários professores, numa função
importante, a saber: exemplifica ao preceptor o modo de haver-se, em cada
passo sucessivo, no desenvolver o espírito das crianças. Depois de dizer o que
se há de praticar, passa a mostrar por exemplos demonstrativos o como fazêlo.”
(p. 20).
Para alcançar tal intento, o manual foi organizado na forma de perguntas
e respostas e na apresentação de materiais didáticos e de objetos concretos, os
quais tinham o objetivo de assegurar às crianças, por meio da observação e da
experimentação, o conhecimento das coisas e do mundo material.
* Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação, da Faculdade de
Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Doutoranda em Educação, na
Universidade Federal do Paraná - UFPR. E-mail: gladysive@bol.com.br
2 Educar, Curitiba, n. 21, p. 311-314. 2003. Editora UFPR
Ao tecer os princípios fundamentais das lições de coisas, Calkins afirma
– sintonizado com os pressupostos do método de ensino intuitivo ou lições de
coisas – que o conhecimento tem início na operação dos sentidos sobre o
mundo exterior, a partir do qual são produzidas sensações geradoras de
percepções sobre as coisas que, por sua vez, produzem concepções que são
retidas pela memória, as quais, acrescidas da imaginação e do raciocínio,
possibilitariam o desenvolvimento do juízo e do discernimento. A atenção
fixada no que se percebeu, leva à observação, à comparação e à classificação
das experiências e dos fatos, produzindo o conhecimento.
Desse modo, para o autor, a primeira preocupação de pais e de professores
deve ser a de “cultivar no menino os hábitos de observação acurada, ensinandoo
igualmente a agrupar as coisas semelhantes, entre si. Esses hábitos – a lucidez
no perceber, a fixidez no atender, o escrúpulo no observar, a prontidão no
classificar – asseguram a aquisição de novas noções nos anos subseqüentes”
(p. 32). Sua obra se propõe a auxiliar pais e mestres nesta tarefa, buscando
despertar o interesse da criança por meio de perguntas que propiciem
oportunidades para o exercício do julgamento, instruindo pelas próprias coisas
e não acerca das coisas.
Esta educação dos sentidos deverá, segundo o autor, ser iniciada em
casa, pelos pais, e, para auxiliá-los, são propostos exercícios sob o título
“Educação doméstica dos sentidos”, os quais privilegiam os sentidos do
paladar, do olfato e do tato, uma vez que a instituição escolar deveria dedicarse
com mais afinco aos exercícios relacionados à visão e à audição,
indispensáveis ao aprendizado da leitura e da escrita, centrado nas palavras –
“símbolos das idéias” – o qual ficou conhecido como “método de marcha
analítica”. Aos professores, por sua vez, são oferecidas prescrições minuciosas
acerca do como desenvolver o raciocínio das crianças no que se refere às
diferentes noções, tal como forma, cor, número, soma, diminuição,
multiplicação, fração, largura, espessura, altura, profundidade, medidas, tempo,
som etc., bem como noções de desenho, leitura e escrita, além de lições de
coisas sobre o corpo humano e educação moral. Quanto a esta última, Calkins
ressalta que as lições deverão ser ministradas “incidentemente”, sem um
horário específico, ou seja, deverão ser “entremeadas” às lições de cada dia e
aos “incidentes” que forem surgindo, posto que, também nesta área, “basta de
abstrações” (p. 554). Ressalte-se, ainda, o capítulo dedicado ao desenho,
considerado pré-requisito básico para a escrita, tal como advertiu Pestalozzi:
“Não há escrever, sem desenhar.” (p. 359). Nesse sentido, os exercícios
propostos por Calkins visam proporcionar à criança a habilidade manual no
uso do lápis e a segurança do olho no que se refere ao discernimento das
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figuras, posição das linhas e medição das extensões. Também merece especial
destaque o capítulo intitulado “Leitura Elementar” no qual, a partir da
apresentação e análise dos principais métodos de ensino utilizados na época,
é apresentado, passo a passo, o método intuitivo de ensinar a ler. Este capítulo
exigiu do tradutor um “espinhoso trabalho de adaptação”, face as diferenças
de sons entre a língua inglesa e a portuguesa.
Para o desenvolvimento de cada uma das “noções de coisas” sugeridas,
o autor propõe que o professor parta de onde o aluno se encontra, ou seja, das
coisas que lhe são familiares, levando-o a utilizar-se dos conhecimentos
adquiridos para obter novas idéias. Primeiro as coisas, depois as palavras –
esta máxima é o fio condutor da obra de Calkins. “Fartar a memória de palavras,
que o menino há de reproduzir em resposta a certas perguntas, não é educar. O
que cumpre, é exercitar justamente os sentidos de ver, palpar, gostar, cheirar e
ouvir, fazendo com que da sua atividade proceda o desenvolvimento da
inteligência” (p. 468).
Assim, é de objetos conhecidos pelas crianças, como bolas, cadeiras,
mesas, laranjas, anéis etc., que o professor deve partir, progredindo para a sua
forma geométrica, suas propriedades, comparação de formas semelhantes e
diferentes, até atividades mais complexas, relacionadas às abstrações. Por isso,
as lições propostas partem sempre do simples para o complexo, do concreto
para o abstrato, do particular para o geral, da síntese para a análise, do
conhecido para o desconhecido, das coisas para as palavras, numa nítida
valorização do saber vinculado a resultados práticos e concretos, segundo os
pressupostos da pedagogia científica.
O ensino, até então centrado nos textos e livros, cede lugar, no manual
de Norman Calkins, ao estudo científico das coisas, centrado na observação e
na experiência da criança. Como conseqüência desta ênfase no ensino das
coisas, os compêndios até então utilizados pelos alunos perdem o papel de
depositários principais dos conhecimentos a serem memorizados, ganhando,
então, ênfase, o livro do professor – o manual – transformado em guia e suporte
indispensável ao seu trabalho. Não foi sem razão, portanto, o grande sucesso
que os manuais tiveram no início do século XX entre o professorado brasileiro,
cuja formação, na época, era bastante deficiente.
Por conta disso, Rui Barbosa, tradutor e adaptador de Primeiras lições
de coisas – manual de ensino elementar para uso dos paes e professores,
acreditava que este manual, ao apontar uma “nova direção pedagógica” e um
“novo espírito” para o ensino elementar, constituía-se num caminho seguro
para a “regeneração” do país. Adepto das idéias liberais, Rui considerava a
educação escolar o principal fator de desenvolvimento de um país, julgando
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fundamental modificar as práticas pedagógicas então vigentes nas escolas
brasileiras, consideradas arcaicas e enfadonhas, dando-lhes nova direção
pedagógica, de modo a adequá-las ao projeto político modernizador em curso.
A obra de Norman Alisson Calkins, uma transposição didática da idéias de
Pestalozzi, consubstanciadas no chamado método intuitivo ou lições de coisas,
servia como luva para este desideratum (para usar uma expressão muito
empregada na época), por contrapor-se ao método tradicional – baseado na
repetição e na memória – e, conseqüentemente, às formas de pensar, perceber
e de agir que ele produzia.
Os estudos que realizou – enquanto relator da Comissão da Instrução
Pública, na Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro – para embasar seus
pareces sobre a reforma do ensino primário, secundário e superior, proposta
em 1879, pelo ministro Carlos Leôncio de Carvalho, colocaram-no em contato
com o que acontecia na instrução pública de países como a Inglaterra, França,
Suíça, Alemanha, Áustria etc., e, principalmente, com o movimento das idéias
pedagógicas norte-americanas. Este movimento, fortemente influenciado pela
doutrina de Pestalozzi, consubstanciada no chamado método intuitivo ou lições
de coisas era considerado, no final do século XIX, uma verdadeira revolução
na forma de organizar a escola e ensinar as crianças, por substituir o caráter
abstrato e pouco utilitário da instrução, pela observação e experimentação
científica.
Texto recebido em 03 dez. 2002
Texto aprovado em 18 fev. 2003
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