sexta-feira, 22 de junho de 2012
RUY BARBOSA: LIÇÕES DE COISAS
Universidade Estadual de Maringá
08 e 09 de Junho de 2009
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RUI BARBOSA E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: MÉTODOS E PROGRAMAS
MORMUL, Najla Mehanna (UEM)
MACHADO, Maria Cristina Gomes (Orientadora/UEM)
Rui Barbosa (1849-1923) preocupado em resolver as questões de seu tempo, discutia os
rumos que o Brasil estava tomando e reconhecia que o país precisava enquadrar-se no
movimento de transformações sociais, políticas e econômicas que ocorriam em todo o
mundo ocidental. Entendia que uma boa instrução pública livraria a nação de muitos
problemas de ordem social, já que ela estaria de acordo com os interesses do momento.
Não se pode afirmar que a educação para Rui Barbosa seria o remédio acertado para
todos os males do país. Contudo ao elaborar os seus pareceres, ele destinou à educação
um papel importante para o fortalecimento da nação e para a formação de nosso povo.
Para ele, eram necessárias muitas mudanças, em especial nas formas de trabalho, de
modo a possibilitar a modernização do país, para tanto, era importante que atingíssemos
o mesmo grau de desenvolvimento dos Estados Unidos e de vários países da Europa.
Entusiasmado e atento ao desenvolvimento desses países, desejava o mesmo para o
Brasil, para que este saísse da péssima situação em que se encontrava, assim envolveuse
em muitas questões. Defendeu com muita determinação as causas pelas quais lutava1,
porque acreditava que poderiam contribuir para alavancar o país em direção ao
progresso.
É importante salientar que a educação não foi tratada por ele de forma isolada, já que as
discussões em torno da instrução pública brasileira são conseqüências dos debates em
1Machado (2004, p. 79-80) comenta sobre esta questão: “Tendo-se em vista a batalha empreendida por
esse autor, percebe-se que as questões levantadas não eram novas. A luta do autor procurava resolver
problemas concretos da prática social dos homens que a sociedade havia colocado. Eram questões reais
que vinham sendo discutidas há certo tempo e que necessitavam ser encaminhadas. Fazia-se necessário
romper com o que estava mostrando-se historicamente inviável. A escravidão, as barreiras que impediam
a imigração, o voto controlado pelo governo, a centralização do poder, a moeda e o crédito deveriam ser
revistos para se encaminhar a modernização da sociedade. Nesse processo de modernização, ele tomou
clara posição, revelando a sua própria modernidade. Seu compromisso estava voltado às necessidades do
capital, para o revigoramento das relações de produção burguesas”.
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torno da criação e ampliação de escolas em todo o mundo. Rui Barbosa acreditava que,
por meio da instrução, o homem seria preparado para exercer seu trabalho, portanto a
escola deveria ser oferecida para todos e essa idéia foi defendida por muitos
representantes desse período.
Certamente, na organização do sistema nacional de ensino, a criação da escola primária
gratuita, obrigatória e laica representou não só a etapa mais difícil como mais decisiva, a
partir dela se reorganizaria os demais graus de ensino existentes, num todo coerente
com a nova situação. A dificuldade era prevista visto que a campanha a favor da escola
pública tomou como aparência a luta entre católicos e protestantes numa sociedade cuja
maioria absoluta era representada pelos católicos (LEONEL, 1994).
Mas, apesar do princípio democrático, a minoria derrotou a maioria justamente porque
não se tratava de uma luta entre católicos e protestantes. Tratava-se, na verdade, de
defender os interesses burgueses frente à grande crise do capital, na esteira da qual
seguiam as concorrências por novos mercados, dificultadas pelo enfraquecimento da
unidade nacional que o movimento operário provocava.
Se os interesses burgueses teriam que passar pelo sufrágio universal e a sociedade se
encontrava dividida em classes antagônicas, a escola pública não podia mais ser adiada.
Segundo Leonel (1994), tornava-se necessário educar o novo soberano, transformando o
sujeito, dominado pelos antigos poderes, em cidadão defensor da sua pátria,
substituindo seus deveres para com Deus pelos seus deveres para com o Estado.
Com base neste ideário, no interior das escolas, os indivíduos tomariam ciência de sua
capacidade e de sua função na sociedade, ressaltando que a escola não seria um espaço
de igualdade de condições. Ela seria oferecida a todos, mas cada um, de acordo com sua
capacidade, saberia qual o lugar que iria ocupar, para o bem da sociedade.
Para se chegar ao modelo ideal de escola, que viesse ao encontro das aspirações da
classe dominante, muitos debates ocorreram. Esses debates acompanharam os
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processos de democratização política das sociedades, respaldados pela adoção do
sufrágio universal e incentivados pela industrialização. O primeiro consentia a
participação das classes populares à condução da coisa pública, tornando-se necessário
organizar a escola pública e obrigatória, na qual não se poderia conceber o voto
universal sem a intervenção do Estado.
No Brasil, a necessidade de se criar a escola pública, obrigatória e leiga tinha como
intenção movimentar os homens em torno da modernização da sociedade,
desenvolvendo o amor ao trabalho, que era o responsável pela grande geração de lucro,
oriundo do exaustivo processo que se realizava no interior das indústrias, visando
produzir a maior quantidade de mercadorias no menor tempo possível. Com o final do
trabalho escravo, a educação escolar poderia cooperar ensinando ao escravo liberto e ao
trabalhador livre nacional o valor do trabalho, mesmo que submetidos ao padrão
burguês de sociedade, isto é, caberia a eles apenas cumprir deveres, sem usufruir do
modo de vida da burguesia.
A educação escolar tinha o objetivo de esfriar a contradição entre operários e burgueses,
e isso não ocorria somente na Europa, mas também no Brasil, embora, aqui, essa
questão era um pouco diferente, porque como se recebia uma grande leva de imigrantes,
era preciso construir uma unidade nacional. Dessa forma, as condições para a criação de
um Sistema Nacional de Ensino no Brasil não eram idênticas às da Europa. Em nosso
país, a falta de instrução para o povo era vista como um obstáculo no processo de
modernização. Acreditava-se que, se educação fosse disseminada, acabaria por
contribuir para o desenvolvimento econômico do país.
[...] neste período que a escola passa a ser vista como a instituição
responsável pela formação do sentimento de cidadania necessário
para colocar o País rumo ao progresso e à consolidação da
democracia, nos moldes dos países civilizados. Pois, se antes, numa
visão quase que consensual dos homens da época, o atraso em que o
País se encontrava era atribuído à escravidão, com a sua abolição
definitiva, esse passa a ser atribuído à educação, por não cumprir ou
cumprir precariamente seu papel social (SCHELBAUER, 1998, p.
64).
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Assim, a escola passou a ser vista, em meados do século XIX no Brasil, como a
responsável pela formação moral e cívica do cidadão, além de ser a instituição
responsável em transmitir os conhecimentos acumulados pela burguesia que se faziam
necessários para a manutenção do status quo.
Se quereis, pois, cimentar a ordem necessária das sociedades em
bases estáveis, é na escola que as deveis lançar. É antes de
experimentar as primeiras agruras, as primeiras feridas do embate
pela existência, que o futuro trabalhador há de sentir, pela direção da
cultura que receberem as suas faculdades nascentes, o valor supremo,
a inviolabilidade absoluta dos interesses que presidem à distribuição
das categorias sociais pela herança, pelo merecimento e pelo trabalho.
Só então o seu espírito disporá da lucidez precisa, para se revestir em
tempo do tríplice bronze do bom senso contra as loucuras socialistas,
contra os ódios inspiradores da subversão revolucionária, e
compreender que o nível da demolição, preconizado pelos inventores
de organizações sociais em nome da igualdade universal, representa
em si, pelo contrário, a mais tenebrosa de todas as opressões, a mais
bárbara de todas as desigualdades, a mais delirante de todas as
utopias (BARBOSA, 1947a, p. 361-362).
Rui Barbosa com estas palavras, deixava claro a necessidade da instrução pública,
enfatizando a importância da escola para a legitimação dos valores burgueses,
assinalando a educação escolar como um caminho para selar os interesses dominantes e
refutar as possíveis ameaças. Desse modo, a aplicação de um método eficaz era
imprescindível para assegurar a mudança almejada para a construção e a efetivação de
seu ambicioso projeto educacional.
1. Método de Ensino
Rui Barbosa enfatizou a urgência em reformular a instrução escolar, inclusive, a
necessidade de adotar um novo método de ensino e defendia o uso dos sentidos para a
aprendizagem. Era sincero ao dizer que um método estéril, como o usado até então, de
nada serviria e definia o ensino atual como vão, abstrato e morto. No parecer de Rui
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Barbosa sobre a reforma do ensino primário, o método intuitivo2 foi exaltado como o
elemento mais importante de toda a reforma.
Cumpre renovar o método, orgânica, substancial, absolutamente, nas
nossas escolas. Ou antes, cumpre criar o método; porquanto o que
existe entre nós, usurpou um nome, que só por antífrase lhe
assentaria: não é o método de ensinar; é pelo contrario, o método de
inabilitar para aprender. A criança, esse belo organismo, animado,
inquieto, assimilativo, feliz, com os seus sentidos dilatados pela
viveza das impressões como amplas janelas abertas para a natureza,
com a sua insaciável curiosidade interior a atraí-la para a observação
dos fenômenos que a rodeiam, com o seu instinto investigativo, com
a sua irreprimível simpatia pela realidade com a sua espontaneidade
poderosa, fecunda, criadora, com a sua capacidade incomparável de
sentir a amar “o divino prazer de conhecer”, a criança, nascida assim,
sustentada assim pela independência dos primeiros anos, entra para o
regime da escola, como flor, que retirassem do ambiente enérgico e
luminosos do céu tropical, para experimentar na vida vegetativa da
planta os efeitos da privação do sol, do ar livre, de todas as condições
essenciais à natureza da pobre criaturinha condenada (BARBOSA,
1947b, p. 33-34).
Diante disso, percebemos o quanto Rui Barbosa priorizava e necessidade de rever o
método de ensino. Para tanto, estava sempre atento aos acontecimentos que versavam
sobre educação escolar em todo o mundo. Entre esses acontecimentos, destacam-se as
Exposições Internacionais, que ocorreram em alguns países da Europa e das Américas
entre os anos de 1851 e 1922, que constituiriam importantes ambientes de discussões e
revelações referentes à educação no século XIX. Tinham como objetivo expor os
produtos aos visitantes e eram vistas como verdadeiras festas didáticas.
Cada país, ao sediar uma Exposição, mostrava aquilo que seria a
prova de seu lugar no “concerto das nações” civilizadas.
Demonstração tanto à sua própria população quanto aos visitantes dos
demais países, que também ali compareciam para exibir seus
produtos e atributos de modernidade e buscar o referendo das
premiações. Cada um deles contribuía com suas peculiaridades, desde
as potências industriais (como a Alemanha, destaque em vários dos
2Veja o que escreve sobre o assunto Valdemarin (2004 p. 103). “Em meados do século XIX, o método
intuitivo é entendido por seus propositores europeus e americanos como um instrumento pedagógico
capaz de reverter a ineficiência do ensino escolar, que é assim pontuada: forma alunos com domínio
insuficiente de leituras e escrita e com noções de cálculo insatisfatórias, principalmente pelo fato de
alicerçar a aprendizagem exclusivamente na memória, priorizar a abstração, valorizar a repetição em
detrimento da compreensão e impor conteúdos sem exame e discussão”.
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eventos) até as colônias ultramarinas, que adornavam os espetáculos
com seus toques de exotismo (KUHLMANN JR, 2001, p. 25).
Neste caso, os ambientes de discussões contribuiriam para a divulgação de novos
métodos de ensino e materiais pedagógicos3. Vale destacar que participavam dessas
exposições pessoas das mais diferentes formações, como: políticos, médicos, militares,
professores, religiosos, engenheiros, o que possibilitou a circulação dos novos saberes
pedagógicos, que eram considerados de derradeira importância para o desenvolvimento
das nações.
Em meio a esses novos saberes pedagógicos, destaca-se o método intuitivo e as “Lições
de Coisas”, do qual Rui Barbosa se apropriou ao redigir seus pareceres. Estes
encontraram, nessas exposições, um espaço bastante proveitoso para sua divulgação,
bem como sua explicação. O manual “Lições de Coisas” foi mencionado a Rui Barbosa
em 1879 na Exposição Pedagógica Internacional na Filadélfia.
O manual de Calkins é apresentado na Exposição Universal da
Filadélfia, realizada em 1876, sendo recomendado por Ferdinand E.
Buisson em seu relatório ao governo francês como a melhor coleção
de lições de coisas já elaborada, motivando numerosas traduções,
além da língua portuguesa, destacando-se uma versão japonesa em
1877 duas versões para o espanhol em 1872 e 1879. A primeira
edição americana desse manual é de 1861, sendo refundida e
ampliada em 1870, recebendo o título de Primeiras lições de coisas e
atingindo, em 1884, sua 40ª edição (VALDEMARIN, 2004, p. 118).
3 Num clima de descontentamento generalizado, expresso em enquetes, documentos oficiais e pareceres,
o movimento de renovação pedagógica que começou a despontar na metade do século XIX, tenta investir
contra o caráter abstrato e pouco utilitário da instrução, prescrevendo-lhe novo método de ensino, novos
materiais, a criação de museus pedagógicos, variação de atividades, excursões pedagógicas, estudo do
meio, entre outras. O raio de abrangência desse movimento pode ser avaliado também pelas sucessivas
exposições universais, organizadas para a difusão de práticas pedagógicas renovadas, seus materiais e
suas aplicações: Londres em 1862, Paris em 1867, Viena 1873, Filadélfia em 1876, que deram origem ao
Relatório de Buisson, países que se inserem no mesmo modo de produção e de circulação de mercadorias,
embora com resultados e competências diversas. “[...] Os materiais didáticos difundidos neste período e
nestas exposições compreendem, além do mobiliário escolar, caixas para ensino das cores e das formas,
gravuras, coleções, objetos variados de madeira, aros, linhas, papéis etc. em substituição ao velho livro de
textos para serem memorizados. Mas, a chave para desencadear a pretendida renovação é adoção de um
novo método de ensino concreto, racional e ativo, denominado ensino pelo aspecto, lições de coisas ou
ensino intuitivo” (VALDEMARIN, 2004, p. 104).
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Rui Barbosa se dedicou e pensou muito sobre a tradução da obra de Calkins e sua
adaptação à nossa língua. Rui Barbosa ao fazer a tradução de Lições de coisas do
educador americano Norman Allison Calkins, destacou que a obra era de grande
importância. Depois de citada no Decreto de Leôncio de Carvalho, ele se sentiu ainda
mais motivado em traduzi-la, já que era aprovada em seu programa. Assim, ele próprio
comentou sobre a necessidade dessa obra:
O exame atento do livro com que me propus a enriquecer a literatura
escolar em nossa língua demonstrará que o juízo magistral dos
profissionais na exposição de Filadélfia não se enganou. Esta obra
corresponde às exigências do método intuitivo, tanto quanto a
expressão escrita da vida nas páginas de um livro pode-se aproximar
da vida mesma na plenitude da sua ação real. Em parte nenhuma
encontrareis nela os moldes rijos da cartilha ou do compêndio. Em
nenhum dos seus conselhos ao professor vereis atribuído à memória
esse papel de móvel de marchetaria, que lhe reservam os métodos em
voga. Tudo nela respeita a liberdade da vocação no mestre e a
espontaneidade de ação no aluno. Enfim, se houvesse de compendiar
nalgumas palavras o espírito que constantemente anima o livro de
Calkins, tê-lo-ia substanciado nestes belos períodos, em que, há
menos de um ano, se exprimia uma das penas mais célebres de hoje
na esfera destes assuntos: A escola não desenvolverá na criança a
atividade, a espontaneidade e o raciocínio, se não tiver as janelas
abertas para a cidade, para a natureza, para a vida. Tudo o que
permanece no estado de fórmula, tudo o que se refolha sob a letra, é
morto, enquanto o espírito não fizer surgir das palavras à coisa visível
a palpável, ativa, envolvida em nossa existência, que nos espera ao
sairmos da escola, para ser examinada, interrogada, e revelar-nos os
seus segredos (BARBOSA, 1950, p. 15).
No entanto, demorou muito para que seu trabalho fosse publicado. E isso só ocorreu no
decorrer de 1886. Segundo Rui Barbosa, o método intuitivo ou Lições de Coisas,
deveria ser usado, sobretudo, no ensino primário.
Esse método pautava-se numa compreensão filosófica e científica, por meio da qual a
obtenção de conhecimento seria oriunda dos sentidos e da observação. Fundamentado
nas idéias de Pestalozzi e Froebel, implicava uma abordagem indutiva, na qual o ensino
deveria partir do particular para o geral, do conhecido para o desconhecido, do concreto
para o abstrato. Por isso, seria necessário romper com o método vigente e passar a
trabalhar com o método intuitivo, que se desdobrava em “Lições de Coisas”. Rui
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Barbosa, inclusive, elogiou a introdução das “Lições de Coisas” no Brasil, por meio do
Decreto de Leôncio de Carvalho, mas evidenciou que havia divergência de
entendimento entre ele e seu companheiro de causa sobre essa questão. Essa diferença
foi explicitada como segue:
Desacertou, porém, indigitando-as como capítulo singular, distinto,
independente entre as matérias do programa. Nada contribuiria mais
para inutilizar de todo essa inovação, para levar a uma
degenerescência imediata, do que uma especialização tal, que parte
da compreensão imperfeita da natureza deste ensino. A lição de
coisas não é assunto especial no plano de estudos: é um método de
estudos; não se circunscreve a uma secção do programa: abrange o
programa inteiro; não se ocupa, na classe, um lugar separado, como a
leitura, a geografia; o cálculo, ou as ciências naturais: é o processo
geral, a que se devem subordinar todas as disciplinas professadas na
instrução elementar. No pensamento do substitutivo, pois, a lição de
coisas não se inscreve no programa; porque constitui o espírito dele;
não tem lugar exclusivo no horário; preceitua-se para o ensino de
todas as matérias, como o método comum, adaptável e necessário a
todas (BARBOSA, 1947b, p. 214-215).
Rui Barbosa era muito convicto ao enfatizar que, além da reforma dos métodos, era
necessária a reforma dos mestres. A reforma do método não deveria ser, para ambos,
simples alteração da mecânica escolar, mas a reforma dos costumes e da mentalidade de
nossa gente e destacava que a instrução inspirada em “Lições de Coisas” não seria uma
instrução acerca das coisas, mas a instrução pelas próprias coisas. Neste sentido, propôs
cursos para formação de professores com duração de quatro anos, freqüência obrigatória
e, nos quais seria exigido o conhecimento de língua estrangeira.
O curso de formação de professores era o ponto chave da reforma porque a introdução
de inovações na escola dependia, primordialmente, da ação do professor que, neste caso,
deveria ser formado com esta finalidade. O método seria inseparável do mestre, ou seja,
o mestre é o método animado. Por isso, quando se tratava de introduzir novos sistemas
pedagógicos, o primeiro passo era formar professores capazes de executá-los.
Portanto, Rui Barbosa concordava que o professor deveria receber a preparação
adequada a fim de repassar aos seus futuros alunos as influências intelectuais e morais
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indicadas no plano de estudos da primeira idade. Desta maneira, a formação de
professores seria tanto técnica quanto prática. Pestalozzi defendia a observação como
base de todo o conhecimento, porém devia-se habituar o menino a observar exatamente,
e depois a exprimir corretamente o resultado do que observara.
Assim, o projeto educacional formulado por Rui Barbosa pretende
difundir a metodologia intuitiva que atribui aos sentidos a
intermediação entre o homem e o mundo, entre sujeito e objeto do
conhecimento. A percepção do mundo, estabelecida pelos sentidos e
pelo saber sistematicamente elaborado, produziria as concepções
intelectuais que guiariam o caráter. Nesse sentido, Rui Barbosa não
se furta aos procedimentos didáticos predominantes no século XIX,
cujas raízes remontam ao empirismo baconiano e são desenvolvidos,
entre outros, por Froebel e Spencer, afirmando a existência de um
paralelismo entre o processo da educação individual e a evolução da
espécie e da sociedade. As matérias dos programas são, então,
dispostas numa graduação racional que se pretende adequada à
capacidade natural de aprendizagem do homem, fazendo com que o
aprofundamento intelectual caminhe paralelamente ao
desenvolvimento físico e psicológico, unindo corpo e espírito no
mesmo processo natural de desenvolvimento (VALDEMARIN, 2000,
p. 128).
Diante disso, era preciso estimular a curiosidade em detrimento do excesso de
memorização. Precisava-se estimular a criança a entender o que ela aprendia, portanto,
era necessária a adoção de um método novo que proporcionasse o desenvolvimento
geral do indivíduo. Entretanto era imprescindível que fosse precedida por uma reforma
no programa da escola primária do país.
2. Programa da Escola Primária
Juntamente com o método, era imperiosa4 a reorganização do programa escolar. A esse
respeito, Rui Barbosa segue mais uma vez as idéias pedagógicas predominantes na
4 Sobre esta questão Valdemarin salienta: “A reforma dos métodos é imperiosa porque a instrução
brasileira tem incidido apenas sobre a memória do aluno, deixando em desuso as potencialidades do
corpo humano como um todo. O homem, em que pese o descaso de nossas escolas, é um ser cuja
formação espiritual está indissociavelmente ligada à sua fisiologia peculiar. Assim, a primeira medida a
ser tomada na reforma da instrução é a utilização de um método de aprendizagem adequado ao
desenvolvimento humano, que, por sua vez, representa a antítese do que se tem praticado nas escolas
brasileiras” (VALDEMARIN, 2000, p.123-124).
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época, isto é, a ampliação do programa escolar justificada pelo princípio da educação
integral: educação física, intelectual e moral. Tal princípio, foi formulado e difundido a
partir da obra de Spencer de 1884. Essa visão era compartilhada por Rui Barbosa
(1947b, p. 58), para quem:
[...] o que, portanto, cumpre, é repudiar absolutamente o que existe, e
reorganizar inteiramente de novo o programa escolar, tendo por
norma esta lei suprema: conformá-lo com as exigências da evolução,
observar a ordem natural, que os atuais programas invertem [...].
Demonstra-se a perfeita racionalidade desse critério, aplicado à
educação científica do homem, pela identidade exata entre a
progressão que seguem as faculdades humanas no desenvolvimento
natural, biológico, espontâneo do indivíduo e da espécie5.
Assim, como cabia à reforma abandonar tudo que existia e reorganizar o programa
escolar, Rui Barbosa propôs um programa enciclopédico, em virtude da necessidade de
ampliação da cultura escolar para a população.
Rui Barbosa dividiu o ensino primário em três cursos: escola primária
elementar de 7 a 9 anos; escola primária média de 9 a 11 anos; a
escola primária superior dos 11 aos 13 anos. Ele aumentou o tempo
de estudo da escola primária, de quatro anos previstos no decreto,
para oito anos. Propunha a criação de escolas primárias superiores
onde se poderia ofertar uma educação comum a todas as carreiras,
preparando o aluno para a vida. Recomendou o estudo da astronomia,
geologia, biologia, sociologia, composição, declamação, desenho e
desenho de arte aplicada. Esse programa deveria ser executado em
quatro anos, após os dois da escola elementar e dois da escola média.
O aluno completaria o curso aproximadamente aos 15 anos. Se o
aluno quisesse se profissionalizar, antes de concluir esse nível de
ensino, poderia fazê-lo, logo depois de concluída a escola média
(MACHADO, 2002, p. 133-134).
Rui Barbosa defendia a criação dos jardins de infância, como um ambiente agradável,
no qual as crianças de pais trabalhadores ficariam enquanto eles trabalhavam. A
finalidade era o desenvolvimento dos sentidos, baseados no método de Froebel e
Pestalozzi. Para isso, os professores deveriam ter especializações e sugeria que viessem
do exterior, já que, no Brasil, não havia professores com tais características, já que
5Citado no parecer sobre a reforma do ensino primário em 1883.
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faltava caráter técnico e realidade profissional. Por isso, propôs a criação de escolas
normais para preparar os professores para atuarem nesse nível de ensino.
Entre as propostas de Rui Barbosa, estava a criação de um Museu Pedagógico Nacional,
que ficaria sob a responsabilidade do Poder Executivo assim que a reforma fosse
aprovada. Ele discutiu a questão da criação de caixas econômicas escolares, sugeridas
no Decreto de Leôncio de Carvalho, porém Rui Barbosa não concordava com o modo
como foi admitida no Decreto, acreditava que, em vez de estimular a economia como
era defendido, acabaria por desenvolver o gosto em poupar dinheiro. Dessa forma,
defendia que era preciso, primeiramente, ensinar aos alunos como cuidar de seus
pertences, como: roupas, sapatos, livros e materiais escolares.
Assim, foram selecionados para o programa de Rui Barbosa aqueles conteúdos que, em
sua apreciação, melhor atenderiam às finalidades da proposta, isto é, vinculados à
modernização do país, constituição da identidade nacional e à formação do cidadão
patriótico. Portanto, as matérias do programa escolar compreendiam: música e canto,
matemática, desenho, educação física, língua materna, rudimentos das ciências físicas e
naturais, rudimentos da economia política, cultura moral e cívica, taquimetria, história,
geografia e cosmografia.
Para o ensino da língua materna e da gramática, Rui Barbosa propunha a aplicação do
método intuitivo, visto que o existente não passava de simples memorização, na medida
em que ensinava o aluno a repetir palavras que soavam sem sentido, exigindo ser
reformulado com urgência.
Com o novo método, a criança iria aprender a língua materna, falando-a desde o
primeiro dia de aula, e o estudo da língua iria se difundindo em “Lições de Coisas”,
levando a criança a aprender de forma concreta. Porém, a gramática seria introduzida
somente a partir da 3ª série do ensino primário, mas era uma outra compreensão de
gramática, não a tradicional, seria uma gramática pautada nos princípios históricos
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modernos, e apresentada como um produto histórico, evidenciando a evolução da língua
como ciência da observação escrita.
Quanto à matemática, proposta por Rui Barbosa, sobressaía a aplicação de métodos
concretos que antecedessem as operações escritas e o uso formal e metódico de
algarismos. A utilidade do cálculo mental seria perfilhada, desde que praticada sem o
caráter abstrato, mediante problemas de aplicação usuais e próximos da vida dos alunos.
Para o ensino de geometria, aconselhou a adoção da taquimetria, A taquimetria é a
concretização da geometria, é o ensino da geometria, pela evidência material,
acomodação da geometria às inteligências mais rudimentares: é a lição de coisas
aplicada à medida de extensos e volumes (BARBOSA, 1947b, p. 290). Esse método de
geometria, criado pelo engenheiro de pontes e calçadas Eduardo Lagout, para Rui
Barbosa, significava a consolidação da geometria.
Já o ensino de Ciências Físicas e Naturais começaria nos jardins de infância, ensinadas,
é claro, por meio da observação e experimentação, acompanhando as reformas que
vinham ocorrendo na Europa, as quais propunham a união entre educação e natureza.
Rui Barbosa se apoiou nessa questão nas idéias de Herbert Spencer. Para este, “[..]
preparar para uma vida perfeita é a função de que se deve encarregar à educação; e o
único meio racional de avaliarmos um curso de educação consiste em sabermos de que
modos ele desempenha tal função” (SPENCER, 1927, p. 11). A ciência era o
conhecimento que melhor representava o sentido do progresso e da sociedade civilizada.
Assim, ela destacava-se como um conhecimento fundamental para a vida moderna, um
conhecimento proveitoso e correto, cujas verdades podiam ser aproveitadas pelos mais
diferentes interesses da vida prática, como: pela indústria, pelo trabalho, manutenção da
saúde, no exercício das obrigações políticos e sociais, bem como na constituição da vida
ética.
É o veredicto para todas as interrogações. Para a direta conservação
própria, para a conservação da vida e da saúde, o conhecimento mais
importante é a Ciência. Para a indireta conservação própria, o que se
chama a ganhar a vida, o conhecimento de maior valor é a Ciência.
Para o justo desempenho das funções da família, o guia mais próprio
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só se encontra na ciência. Para a interpretação da vida nacional, no
passado e no presente, sem o qual o cidadão nos pode justamente
regularizar o seu procedimento, a chave indispensável é a Ciência.
Para a produção mais perfeita e para os gozos da arte em todas as
suas formas, a preparação imprescindível é ainda a Ciência e, para os
fins da disciplina intelectual, moral e religiosa – o estudo mais eficaz
é, ainda, uma vez, a Ciência (SPENCER, 1927, p. 68).
A Inglaterra foi um dos países precursores no desenvolvimento do ensino de ciências e
foi precisamente na experiência inglesa que Rui Barbosa buscou os primeiros
argumentos para justificar a adoção dos elementos das ciências físicas e naturais, no
programa do ensino primário brasileiro.
A concepção metodológica indicada no ensino de ciências apoiava-se em “Lição de
Coisas”, que exigia erradicar a pedagogia retórica com base em nomes, datas,
definições, preceitos, lições e aplicar no ensino de ciências o contato com os objetos e a
observação. Para isso, seriam necessários professores capacitados e materiais didáticos
apropriados, parecidos com os que eram usados nos Estados Unidos, como coleções de
mineralogia, botânica, zoologia, laboratórios equipados, gabinetes de estudos, oficinas,
entre outros.
A introdução da educação física foi apresentada como uma inovação proeminente. A
satisfação da vida física era a primeira necessidade da infância, justificando, assim, a
importância fundamental da ginástica num plano de estudos que postulava a
inseparabilidade do espírito e do corpo. De acordo com Rui Barbosa, a educação física
havia sido introduzida nos programas de ensino de vários países, tendo em vista sua
função moralizadora, higiênica e patriótica. O substitutivo apresentava as finalidades
morais e sociais da ginástica: agente de prevenção de hábitos perigosos da infância,
meio de constituição de corpos saudáveis, fortes e vigorosos, instrumento contra a
degeneração da raça, ação disciplinar moralizadora dos hábitos e costumes, responsável
pelo cultivo dos valores cívicos e patrióticos imprescindíveis à defesa da pátria.
A preocupação com a defesa da pátria se justificava por conta da situação de guerra que
Rui Barbosa vivenciou nos anos de 1860. Num país onde a iminência de guerra era real,
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a preparação de indivíduos para esse fim era importante. Assim, a ginástica militar
contribuiria para desenvolver a disciplina e a ordem tão necessárias para a formação de
um bom exército. Para as meninas, Rui Barbosa propunha a calistenia, ou seja, uma
combinação de exercícios de movimento, que auxiliariam no desenvolvimento muscular
sem prejudicar a doçura e a feminilidade.
Para a mulher, esses exercícios (ginásticos) terão um caráter
particularmente suave, acomodado ao sexo. Encerrar-se-á mais
especialmente na calistenia, nessa combinação de exercícios de
movimento, engenhados por Adolfo Spiess e destinados a produzir
um simétrico desenvolvimento muscular, sem prejuízo da doçura das
maneiras, da graça e elegância do talhe, da bela harmonia das formas
femininas (BARBOSA, 1947b, p. 90).
Ainda como componentes da educação física, aparecem a música e o canto,
conhecimentos considerados de grande relevância devido às suas particularidades, e
contribuiriam para a formação do homem moderno6.
Dessa forma, notamos que eram muitas as finalidades do ensino de educação física,
proposto no ensino primário por Rui Barbosa, assim como a cultura musical e seu
caráter moral e utilitário, princípios extremamente importantes para que fossem
atingidos os objetivos e interesses do momento.
No entanto, uma das matérias de fundamental importância no programa da escola
elementar de Rui Barbosa era o desenho. Seu ânimo pelo desenho estava associado ao
desenvolvimento econômico do país. Sua aplicação poderia favorecer o crescimento
industrial, já que entrariam no mercado de trabalho pessoas mais habilitadas. Em outros
países considerados civilizados, industriais, pedagogos e autoridades do ensino
perceberam as finalidades desse ensino e o aplicaram a favor de incentivar o ensino de
desenho para que os alunos se habilitassem para trabalhar na indústria.
6Rui Barbosa (1947b, p. 103) ao citar Guizot, concluiu que: “[...] a música produzia na alma uma
verdadeira cultura interior, além de desenvolver os vários órgãos de ouvido e da palavra, adoçar os
costumes, civilizar as classes inferiores, aligeirar as fadigas produzidas pelo trabalho e proporcionar um
inocente prazer”.
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O ensino de desenho foi defendido pelo autor em questão voltava-se
para o exercício da visão e coordenação motora, de forma que os
alunos pudessem utilizar-se dessas habilidades no trabalho industrial.
Assim, não era objetivo transformar alunos em artistas, privilegiando
a arte de ornamentação na qual se produzisse pintura em tela,
escultura. Sua intenção era, tal como já estava sendo praticado em
outros países, associar a arte ao desenho industrial, aplicando-o ao
trabalho fabril e mecânico. Pretendia dessa forma contribuir para o
progresso do país, pois era necessário criar a indústria nacional
(MACHADO, 2004, p. 75).
Ao conteúdo de desenho foi conferido um desígnio essencialmente prático, que se
ajustava às necessidades da indústria e da arte. Dessa maneira, para o operário, a
aprendizagem do desenho era tão necessária quanto a aprendizagem da leitura e da
escrita, por possibilitar-lhe uma aprendizagem técnica e profissional.
O método consistia em partir da observação, único recurso capaz de dar concreticidade
aos dados e às definições. Na impossibilidade da observação direta dos fenômenos, as
lições deveriam partir sempre do conhecido para o desconhecido, utilizando, para isso,
os objetos familiares aos alunos. E assim, buscava-se desenvolver neles as habilidades
para se tornarem cidadãos atuantes. Esse mesmo procedimento aplicava-se ao ensino da
cosmografia – ensino elementar da astronomia – e ao ensino da cartografia. No ensino
da geografia, era todo o universo da natureza que se descortinava, por isso era
imprescindível estar atento ao método, ao uso de bons livros e materiais didáticos, tais
como: planetários, globos terrestres, cartas em relevo, cartas planas e cartas escolares
parietais.
Rui Barbosa enaltecia o ensino de geografia ao afirmar que poucas ciências podem
rivalizar com ela, já que o céu foi o primeiro campo de observação dos povos
primitivos. O ensino de geografia significava a Rui Barbosa uma função muito útil e
considerável na cultura mental das novas gerações. Ao citar Michel Bréal, argumentava
que o homem estava ausente dos nossos livros de geografia, sendo este o verdadeiro e
principal objeto desse estudo. A geografia devia mostrar a inter-relação entre homem e
meio. Somente dessa forma é que a geografia iria colocar-se entre as ciências naturais e
as ciências históricas, participando tanto de umas quanto de outras.
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Porém, Rui Barbosa salientava que o ensino de geografia nas escolas públicas
brasileiras era tão miserável que se poderia afirmar que deste ensino nem o começo
existia. Assim, para que a geografia realmente existisse, tornava-se necessário iniciá-la
pela lição de coisas, partindo do local para o global, introduzindo a cartografia, a
utilização de mapas, plantas, globos, que seriam de grande relevância para se entender e
ensinar geografia, além de excelentes materiais didáticos e tomava como exemplo os
dos Estados Unidos.
O ensino de história era uma forma útil de transmitir conceitos de cultura e sentimentos.
A pátria era o centro do ensino de história na escola. As noções de história que
mereciam ser exaltadas referiam-se à percepção da transformação dos costumes, dos
homens históricos, e outros como que buscavam conhecer os motivos que levaram aos
fatos. Rui Barbosa enfatizava que a história caminhava por outras áreas do saber,
fazendo uso, inclusive, da geografia, da paleontologia e da geologia.
Rui Barbosa destacava que era importante despertar a curiosidade dos alunos e via a
história e a geografia como disciplinas aliadas, “[...] a história, na escola é inseparável
da geografia: Há de relacionar-se inteiramente com ela de modo que essas duas
disciplinas se comuniquem incessante e mutuamente.” (BARBOSA, 1947b, p. 354). Ele
criticava o uso de questionários, afirmando que eram fadigosos e sem serventia. No
entanto, comentava que as narrações eram instrumentos muito valiosos e deveriam ser
usados, porque encantavam os alunos. Diante disso, defendia e valorizava o emprego da
lição oral.
O ensino de história deveria preparar o cidadão para julgar as necessidades e as coisas
de sua época. Diante desta constatação, competiria com as outras matérias que
utilizavam como objeto de investigação e interpretação a ação humana, bem como os
rudimentos de economia e política. Estas informações seriam dadas na escola primária e
superior, consideradas como um importante elemento formador de civismo, que oferecia
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os alicerces da escola por meio da evidente necessidade em se manter a ordem e a
conservação da sociedade de classes.
[...] a geografia, a história o ensino moral e patriótico, revelaram-lhe
pouco a pouco a subordinação das ações humanas às necessidades
uniformes análogas, pela sua generalidade, pela sua fatalidade, pela
sua imutabilidade, a esses grandes princípios de desenvolvimento que
o universo físico que lhe expôs em todas as manifestações da matéria,
da força e da vida (BARBOSA, 1947b, p. 360).
Em relação à cultura moral e cívica, enfatizava que a moral para as crianças não era
matéria científica, mas obra de sentimentos e hábitos. Seria necessário formar o caráter
e fazer com que os alunos possuíssem as virtudes que constituíam o alvo da moral. Rui
Barbosa deixava claro que não se tratava de catecismo, mas de tolerância. A escola seria
o lugar ideal para a disseminação da moral e do amor pela pátria, e ressaltava: “[...] a lei
da cultura moral, como a de toda cultura abrangida no domínio escolar é atividade, a
instrução, a vida” (BARBOSA, 1947b, p. 379).
O ensino de cultura moral e cívica seria muito importante, e o professor exerceria um
papel relevante, por representar o cerne de toda a educação moral. Rui Barbosa fez
muitas referências sobre a questão da ordem e da disciplina. Enfim, o ensino da moral
basear-se-ia no mestre, na vida escolar e no ensino inteiro. Vinculada à educação moral,
a educação cívica era tida como uma de suas faces.
3. Considerações Finais
Dessa maneira, verificamos que a educação estava sendo vista como uma necessidade
social que o Brasil tinha que adotar. A escola que se desejava difundir deveria estar
voltada para a formação do trabalhador e do cidadão, e ser impregnada de conteúdos em
que se acreditava que contribuíssem para tal questão.
A história e a geografia serviriam como meios para mostrar às crianças as
transformações da sociedade, enfatizando que estas se davam de modo lento, coibindo
qualquer ruptura abrupta do modelo de sociedade vigente, além de contribuir para a
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naturalização dos fenômenos sociais, bem como assinalar que as desigualdades eram
necessárias para a manutenção da sociedade burguesa.
A escola, vista como meio para o progresso, expressava o interesse da sociedade
burguesa, inclusive para impedir que os movimentos revolucionários se expandissem,
visto que a escola formaria o cidadão necessário para o momento. A educação dos
populares era um modo de acautelar as contradições e abrandar os espíritos.
A análise que se pretendeu realizar foi com a intenção de mostrar como o novo
programa proposto para o ensino primário brasileiro por Rui Barbosa, no final do século
XIX, abordava os interesses da sociedade, porém, para que ele realmente se efetivasse,
seria necessário retirá-lo do papel e colocá-los em prática, o que não ocorreu.
Os pareceres de Rui Barbosa, embora fosse resultado de um
minucioso estudo, não foram discutidos na Câmara dos deputados.
Tomaram os mesmo caminhos dos outros projetos apresentados ao
longo do segundo Império, isto é, foram para os arquivos. O próprio
imperador havia destacado a necessidade de investimentos e criação
de instituições escolares na Brasil nas Falas do Trono. A sociedade
brasileira na década de 1880 voltou-se para a questão servil. A
abolição da escravatura foi o assunto mais debatido nesse momento,
justamente por significar mudanças profundas na economia e na
política, pois era ao pilar que sustentava os grandes proprietários de
terras e a própria Monarquia. As questões educacionais ficaram,
assim, atropeladas por questões econômicas, fundamentais para a
organização do trabalho nos moldes capitalista (MACHADO, 2004,
p. 480).
Indubitavelmente, os pareceres de Rui Barbosa, contribuíram com as discussões sobre
educação brasileira, apesar de ser notório que havia outras questões vistas como de
maior importância para o Brasil durante o Império, mas suas idéias sobre educação se
expandiram para períodos posteriores, como a República. Assim como o ensino de
geografia no Brasil também poderia ser importante para a formação de nossa identidade
e para a definição de nossas fronteiras.
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REFERÊNCIAS
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instrução pública. Obras Completas. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde,
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exposições internacionais 1862 – 1922. Bragança Paulista, SP: Editora da Universidade
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LEONEL, Zélia. Contribuição à história da escola pública. (Elementos para a crítica
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MACHADO, Maria C. G. Rui Barbosa: Pensamento e ação. Campinas, SP: Autores
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Chardron, 1927.
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______. Estudando as Lições de Coisas: análise dos fundamentos filosóficos do
Método Intuitivo. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO
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