segunda-feira, 25 de junho de 2012
MANAUSBOA VISTA (BR-174)
BR-174Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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BR-174
Extensão 974[1] km (605,2 mi)
Inauguração 23 de novembro de 1998
Tipo Federal
Limite Norte Pacaraima
Interseções
No Amazonas: AM-010, AM-240.
Em Roraima: BR-431, Vicinal 26, BR-210, BR-432, RR-325 Contorno Oeste, BR-410, RR-205, RR-319, RR-203, BR-433.
Limite Sul Manaus
Concessão Não tem.
Totalmente asfaltada e sinalizada.
Imagens
Rodovias de Roraima
BR-174 cruzando a floresta amazônica na região de Rorainópolis, em Roraima.A BR-174, também conhecida por Manaus–Boa Vista, é uma rodovia longitudinal que interliga os estados brasileiros de Roraima e Amazonas à Venezuela, num total de 974 quilômetros.[2] Tem como extremos as cidades de Manaus e Pacaraima. É a única ligação de Roraima com o resto do país, sendo sua maior e principal rodovia. Embora iniciada na ditadura militar, a conclusão de seu asfaltamento e sinalização deu-se somente em 1998, no Governo FHC.[3]
Índice [esconder]
1 Localidades atendidas
1.1 Estado do Amazonas (254,1 km)
1.2 Estado de Roraima (719,9 km)[6]
2 Entroncamentos
3 Fechamento de rodovia em reserva indígena
4 Referências
5 Ver também
6 Ligações externas
[editar] Localidades atendidasEm seus quase mil quilômetros cruza regiões de floresta amazônica e cerrado, além de grandes campos agrícolas. Atravessa, a contar do km 0, as seguintes localidades:[4][5]
[editar] Estado do Amazonas (254,1 km)
Manaus
Sede municipal
Presidente Figueiredo
Sede municipal
[editar] Estado de Roraima (719,9 km)[6]
Município de Rorainópolis
Vila do Jundiá
Vila do Equador
Vila de Nova Colina
Sede municipal
Município de Caracaraí
Vila Novo Paraíso (Km 500)
Vila Petrolina
Vila Vista Alegre
Sede municipal
Município de Iracema
Sede municipal
Município de Mucajaí
Sede municipal
Município de Boa Vista
Sede municipal
Distrito de Monte Cristo
Vila de Santa Fé
Município de Amajari
Vila Três Corações
Município de Pacaraima
Sede municipal
Venezuela (fim da estrada)
A BR-174 termina na fronteira Brasil—Venezuela. Sua continuação dá-se pela venezuelana Estrada 10, rumo à cidade de Santa Elena de Uairén; a partir deste ponto é possível acessar a capital Caracas ou o litoral caribenho do país vizinho. A BR-174 constitui, assim, a única fronteira terrestre entre o Brasil e a Venezuela, sendo uma significativa via turística.
[editar] EntroncamentosSaindo de Manaus, intercepta a AM-010; adiante, na altura de Presidente Figueiredo, recebe a AM-240, que a conecta à vila de Balbina, ainda no Amazonas. Em seguida adentra a reserva indígena dos Waimiri-Atroari, que estende-se por 123 km[7]. Há restrições de tráfego no período noturno neste trecho.
Ainda dentro da reserva, a BR-174 chega a Roraima. A primeira localidade é a vida de Jundiá, município de Rorainópolis, onde há o entroncamento com a BR-431. Adiante encontram-se as vilas de de Equador (por onde passa a linha do Equador, inclusive com a existência de um monumento) e Nova Colina (entrocamento com a Vicinal 26).
Mais ao norte passa a cidade de Rorainópolis. Em seguida, no km 500, há o entroncamento com a rodovias BR-210 (que dá acesso aos municípios de São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, e também ao estado do Pará) e BR-433; esta localidade é conhecida por Vila Novo Paraíso, município de Caracaraí.
Seguindo-se pela esquerda cruza-se o rio Branco por ponte na altura da cidade de Caracaraí. Adiante há novo entroncamento com a BR-210. A BR-174 alcança mais a norte as cidades de Iracema e Mucajaí, onde há interseção com a RR-325.
Após Mucajaí a BR-174 encontra o Contorno Oeste de Boa Vista e entra na capital roraimense. Aqui, há trevo com a BR-401, para a Guiana. Passado o trecho urbano, a 174 reencontra o Contorno Oeste e a RR-319; segue-se sempre a norte e alcança-se a RR-203 e, depois, a BR-433, num novo trecho de reservas indígenas. Mais à frente encontra-se, por fim, a cidade de Pacaraima, já na fronteira com a Venezuela.
[editar] Fechamento de rodovia em reserva indígenaA rodovia é fechada na reserva indígena Waimiri-Atroari diariamente entre as 18h30 e as 6h do dia seguinte. É recomendável não parar dentro da reserva, pois o seu traçado é ocupado nesse horário por animais selvagens noctívagos e, por índios locais que também costumam ter hábitos noctívagos. Porém, o facto de se poder manter a estrada aberta à noite tem sido alvo de discussão pelos sucessivos governos. As organizações indígenas os afirmam que se trata de uma medida ecologista para preservar os indígenas e animais.[8]
Mesmo durante o dia, tem havido muitos atropelamentos de animais no trecho.[8]
Referências↑ D24 AM. Dnit anuncia conclusão das obras na rodovia BR-174 para o próximo ano. Acesso em 6 fev 2012.
↑ D24 AM. Dnit anuncia conclusão das obras na rodovia BR-174 para o próximo ano. Acesso em 6 fev 2012.
↑ Ministério das Relações Exteriores. Inauguração da pavimentação da BR 174. Acesso em 6 fev 2012.
↑ Revista UFRR. BR-174. Acesso em 6 fev 2012.
↑ Ministério dos Transportes. Condição da Infraestrutra das Rodovias Federais: BR-174. Acesso em 25 fev 2012.
↑ CARVALHO, Carlos Augusto Matos. Análise estrutural do setor de transporte rodoviário de cargas do Município de Boa Vista. UFRGS: 2010. Acesso em 11 fev 2012.
↑ A Crítica. Bloqueio de BR-174 é para preservar animais e indígenas waimiri-atroari, diz coordenador. Acesso em 6 fev 2012.
↑ a b http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Bloqueio-BR-174-Amazonia-coordenador-Waimiri-Atroari_0_443956369.html
[editar] Ver tambémLista de rodovias de Roraima
Lista de rodovias do Brasil
[editar] Ligações externasPercurso detalhado da BR-174 (tabelas) (em português) no Ministério dos Transportes
[Expandir]v • e Rodovias de Roraima
Rodovias importantes Estrada do Alto Alegre • Estrada do Tepequém • BR-174 • BR-401 • Perimetral Norte • Rodovia da Banana • Tronco Apiaú • Transarrozeira
Rodovias federais 174 • 210 • 401 • 431 • 432 • 433 • Contorno Oeste
Rodovias estaduais 171 • 172 • 175 • 201 • 203 • 204 • 205 • 206 • 207 • 311 • 319 • 321 • 325 • 342 • 343 • 344 • 345 • 347 • 348 • 400 • 402 • 403 • 405 • 407 • 444 • 452 • 460
[Expandir]v • e Rodovias federais do Brasil
Rodovias radiais 010 • 020 • 030 • 040 • 050 • 060 • 070 • 080 • 090
Rodovias longitudinais 101 • 104 • 110 • 116 • 120 • 122 • 135 • 146 • 153 • 154 • 155 • 156 • 158 • 163 • 174
Rodovias transversais 210 • 222 • 226 • 230 • 232 • 235 • 242 • 251 • 259 • 262 • 265 • 267 • 272 • 277 • 280 • 282 • 283 • 285 • 287 • 290 • 293
Rodovias diagonais 304 • 307 • 308 • 316 • 317 • 319 • 324 • 330 • 342 • 343 • 349 • 352 • 354 • 356 • 359 • 361 • 363 • 364 • 365 • 367 • 369 • 373 • 374 • 376 • 377 • 381 • 383 • 386 • 392 • 393
Rodovias de ligação 401 • 402 • 403 • 404 • 405 • 406 • 407 • 408 • 409 • 410 • 411 • 412 • 413 • 414 • 415 • 416 • 417 • 418 • 419 • 420 • 421 • 422 • 423 • 424 • 425 • 426 • 427 • 428 • 429 • 430 • 431 • 432 • 433 • 434 • 437 • 448 • 450 • 451 • 452 • 453 • 454 • 455 • 456 • 457 • 458 • 459 • 460 • 461 • 462 • 463 • 464 • 465 • 466 • 467 • 468 • 469 • 470 • 471 • 472 • 473 • 474 • 475 • 476 • 477 • 478 • 479 • 480 • 481 • 482 • 483 • 484 • 485 • 486 • 487 • 488 • 489 • 490 • 491 • 492 • 493 • 494 • 495 • 496 • 497 • 498 • 499 • 600 • 610
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