domingo, 24 de junho de 2012
A BR-364: BELÉM-BRASILIA (ROTA DA EXPEDIÇÃO LANGSDORF E RONDON
BR-364Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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BR-364
A Rodovia BR-364 é uma importante rodovia diagonal do Brasil que se inicia em Limeira-SP, no km 153 da SP-330 adentrando pela SP-310 até o km 292, onde entra na SP-326 indo até a divisa com Minas Gerais, depois passa por Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre acabando em Rodrigues Alves, no extremo-oeste deste estado sendo assim uma rodovia de fundamental importância para o escoamento da produção de toda a região Norte e Centro Oeste do País.
Índice [esconder]
1 História
2 Descrição de trecho
3 Duplicação da rodovia
3.1 Buracos
4 Ver também
5 Referências
6 Ligações externas
[editar] História
Há uma balsa para atravessar o Rio Madeira na BR-364, em RondôniaAntes da construção da BR-364, só se chegava a Porto Velho de ferrovia pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré a partir de Guajará-Mirim, de balsa a partir de Manaus ou de avião. O transporte rodoviário era inexistente.
Em 2 de fevereiro de 1960, em meio a uma reunião com os governadores dos estados do norte, o Presidente Juscelino Kubitschek decidiu construir a então BR-364 ligando Cuiabá a Porto Velho e Rio Branco, abrindo o oeste brasileiro, trecho que só foi asfaltada em 1983.
O trecho da BR-364 dentro de São Paulo, é uma autoestrada que começa na Rodovia Washington Luís (SP-310), indo até o km 293 km, onde adentra pela Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) até a divisa com Minas Gerais, sendo que os últimos 63 km dessa rodovia, ainda não foram duplicados.
Atualmente a BR-364 está asfaltada no Estado do Acre até o município de Manoel Urbano, distante 244 quilômetros de Rio Branco. A maior e mais complicada parte está asfaltada em parte, que é o trecho entre Manoel Urbano e Feijó(aproximadamente 100 quilómetros), já liberado para tráfego permanente. Em contrapartida, de Feijó até Cruzeiro do Sul, já existe pavimentação asfáltica. Os esforços do Governo Federal e Estadual para a conclusão desta BR e a consequente interligação dos municípios dos confins do extremo oeste do Estado do Acre com o restante do país encontra várias dificuldades, que vão desde aos problemas climáticos, haja vista que as obras só podem iniciar com a chegada do verão amazônico (que compreende os meses de julho ao fim de outubro) além de embargos ambientais, tendo em vista que a referida BR corta parques ambientais e terras indígenas. Mas as obras continuam e a cada ano a esperança de se ter esta rodovia federal concluída fica mais próximo. Verificamos que no Estado do Acre, essa Rodovia corta os município de Rio Branco, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mancio Lima e por fim, Cruzeiro do Sul.
[editar] Descrição de trechoA BR-364 atravessa importantes municípios paulistas, entrando em São Paulo pelo norte de Minas Gerais, na cidade de Colômbia, Barretos, Colina, Bebedouro, Jaboticabal, Guariba, Santa Ernestina, Dobrada, Matão (até aqui na SP-326 e entra na SP-310), em Matão, Araraquara, Ibaté, São Carlos, Itirapina, Corumbataí, Rio Claro (até aqui na SP-310 e entra na SP-316) em Rio Claro, Cordeirópolis (até aqui na SP-316 e terminando na SP-330 em Cordeirópolis na região de Limeira) em São Paulo.
[editar] Duplicação da rodovia
Trecho duplicado próximo a Porto VelhoO Ministério dos Transportes, do Governo Lula, investiu, em 2004, a duplicação da BR-364, entre Candeias do Jamari a Campus da Universidade Federal de Rondônia, aproximadamente 30 quilômetros. Também incluem, no projeto, a nova ponte sobre o Rio Candeias, quem sai da capital de Rondônia para interior, as passarelas e a rotatória da BR com a rua Jatuarana.
A Prefeitura de Ji-Paraná, junto ao governo federal, investiu nas obras da duplicação da ponte sobre o Rio Machado. Esta ação irá melhorar o trânsito no trecho da BR-364 que corta o município.
[editar] BuracosA BR-364 parece estar em completo estado de abandono e esquecimento por parte das autoridades,praticamente impossível de se trafegar,pois esta coberta por buracos,principalmente entre a região Presidente Médice/Cacoal, o que vem ocasionando uma série de acidentes. No dia 29/02/2012 foi efetuado o fechamento em dois pontos da estrada em forma de protesto em busca de melhorias.
[editar] Ver também
Rodovia Washington Luís (trecho da BR-364) na entrada da cidade de São Carlos, km 236 sentido sulRodovia Washington Luís
Rodovia Brigadeiro Faria Lima
Referências[editar] Ligações externasTransporte Rodoviário - Ministério dos Transportes
Mapas rodoviários do Brasil e dos estados (arquivos PDF para download)
Percurso detalhado da BR-364 (tabelas) (em português) no Ministério dos Transportes
[Expandir]v • e Rodovias federais do Brasil
Rodovias radiais 010 • 020 • 030 • 040 • 050 • 060 • 070 • 080 • 090
Rodovias longitudinais 101 • 104 • 110 • 116 • 120 • 122 • 135 • 146 • 153 • 154 • 155 • 156 • 158 • 163 • 174
Rodovias transversais 210 • 222 • 226 • 230 • 232 • 235 • 242 • 251 • 259 • 262 • 265 • 267 • 272 • 277 • 280 • 282 • 283 • 285 • 287 • 290 • 293
Rodovias diagonais 304 • 307 • 308 • 316 • 317 • 319 • 324 • 330 • 342 • 343 • 349 • 352 • 354 • 356 • 359 • 361 • 363 • 364 • 365 • 367 • 369 • 373 • 374 • 376 • 377 • 381 • 383 • 386 • 392 • 393
Rodovias de ligação 401 • 402 • 403 • 404 • 405 • 406 • 407 • 408 • 409 • 410 • 411 • 412 • 413 • 414 • 415 • 416 • 417 • 418 • 419 • 420 • 421 • 422 • 423 • 424 • 425 • 426 • 427 • 428 • 429 • 430 • 431 • 432 • 433 • 434 • 437 • 448 • 450 • 451 • 452 • 453 • 454 • 455 • 456 • 457 • 458 • 459 • 460 • 461 • 462 • 463 • 464 • 465 • 466 • 467 • 468 • 469 • 470 • 471 • 472 • 473 • 474 • 475 • 476 • 477 • 478 • 479 • 480 • 481 • 482 • 483 • 484 • 485 • 486 • 487 • 488 • 489 • 490 • 491 • 492 • 493 • 494 • 495 • 496 • 497 • 498 • 499 • 600 • 610
[Expandir]v • e Rodovias de São Paulo
Rodovias 008 • 010 • 015 • 017 • 019 • 021 • 023 • 029 • 031 • 036 • 039 • 041 • 042 • 043 • 046 • 048 • 050 • 052 • 054 • 055 • 056 • 057 • 058 • 059 • 060 • 061 • 062 • 063 • 064 • 065 • 066 • 068 • 070 • 071 • 073 • 075 • 077 • 079 • 081 • 083 • 088 • 091 • 092 • 095 • 097 • 098 • 099 • 101 • 102 • 103 • 105 • 107 • 113 • 121 • 122 • 123 • 125 • 127 • 129 • 131 • 132 • 133 • 135 • 139 • 141 • 143 • 147 • 148 • 150 • 151 • 153 • 157 • 160 • 165 • 167 • 171 • 176 • 181 • 183 • 189 • 191 • 193 • 197 • 201 • 207 • 209 • 211 • 214 • 215 • 216 • 221 • 222 • 225 • 226 • 228 • 230 • 234 • 245 • 247 • 249 • 250 • 251 • 252 • 253 • 255 • 257 • 258 • 259 • 261 • 264 • 266 • 267 • 268 • 270 • 271 • 272 • 273 • 274 • 275 • 276 • 278 • 281 • 284 • 287 • 291 • 293 • 294 • 300 • 303 • 304 • 305 • 306 • 308 • 310 • 312 • 315 • 316 • 317 • 318 • 319 • 320 • 321 • 322 • 323 • 325 • 326 • 327 • 328 • 330 • 331 • 332 • 333 • 334 • 336 • 338 • 340 • 342 • 344 • 345 • 346 • 349 • 350 • 351 • 352 • 353 • 354 • 355 • 360 • 373 • 375 • 377 • 379 • 381 • 383 • 385 • 387 • 413 • 419 • 421 • 423 • 425 • 427 • 437 • 457 • 461 • 463 • 473 • 479 • 483 • 487 • 501 • 527 • 541 • 543 • 557 • 561 • 563 • 595 • 613
Rodovias importantes Adhemar de Barros • Anhangüera • Ayrton Senna • Brigadeiro Faria Lima • Carvalho Pinto • Castelo Branco • Dom Pedro I • Doutor Paulo Lauro e Deputado Vicente Botta • Estrada Real • Fernão Dias • Imigrantes • João Mellão • José Ermírio de Moraes • Luís Augusto de Oliveira • Manuel da Nóbrega • Marechal Rondon • Mogi-Bertioga • Oswaldo Cruz • Piaçagüera-Guarujá • Presidente Dutra • Raposo Tavares • Régis Bittencourt • Rodoanel • Tamoios • Thales de Lorena Peixoto • Transbrasiliana • Washington Luís
Empresas concessionárias • Autopista Fernão Dias • Autopista Régis Bittencourt • AutoBAn • Autovias • Cart • Centrovias • DER • Dersa • Ecopistas • Ecovias • Intervias • NovaDutra • Renovias • RodoAnel • Rodovias das Colinas • Rodovias do Tietê • Rota das Bandeiras • SPMar • SPVias • Tebe • Transbrasiliana • Triângulo do Sol • Viaoeste • Vianorte • Via Rondon
Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo
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