segunda-feira, 25 de junho de 2012
GENERAL COSTA E SILVA
Índice Novas Biografias Top Biografias
Costa e Silva
Ex-presidente do Brasil
Biografia de Costa e Silva:
Costa e Silva (1899-1969) foi presidente do Brasil. O Ato Institucional AI-5 que foi baixado em seu governo, dava totais poderes ao presidente. Foi Ministro do Exército no governo de seu antecessor o presidente Castelo Branco. Foi o segundo presidente do regime militar que assumiu o poder depois do golpe de 1964. Nos dois primeiros anos de seu governo ocorreram várias manifestações contra o regime militar, contra o cerceamento da liberdade e contra o arrocho salarial. O general impôs ao país o AI-5, que entre outros poderes, determinava o fechamento do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Câmaras Municipais. O General Costa e Silva governou de 15 de março de 1899 a 31 de agosto de 1969.
Costa e Silva (1899-1969) nasceu em Taquarí, Rio Grande do Sul, no dia 3 de outubro. Iniciou sua carreira militar no Colégio Militar de Porto Alegre. Em 1918 entrou para a Escola Militar de Realengo no Rio de Janeiro. Em 1921 era aspirante e em 1922 já era segundo -tenente. Durante a Revolução de 1922, aliou-se ao Movimento dos Rebeldes do Forte de Copacabana, e acabou sendo preso no navio Alfenas, por ordem do presidente Epitácio Pessoa. Nesse mesmo ano, já fora da prisão, foi promovido a primeiro-tenente, sendo transferido para Minas Gerais, onde se casa com Iolanda Barbosa Costa e Silva, filha de militar.
Em sua brilhante carreira militar, foi promovido a capitão em 1931, a major em 1937 e a tenente-coronel em 1943. Em 1958 já assumia o posto de general de divisão e em 25 de novembro de 1961, assumia o posto de general do Exército. Foi adido militar na Argentina entre 1950 e 1952. Exerceu o comando da Terceira Região Militar no Rio Grande do Sul, da Segunda Divisão em São Paulo e do IV Exército em Pernambuco, entre vários outro postos.
No final do governo do Marechal Castelo Branco, a nova constituição entrava em vigor. Essa nova Constituição institucionalizava o regime militar e criava a nova Lei de Segurança Nacional, que fortalecia ainda mais o governo militar. Em 3 de outubro de 1966, candidato único pela ARENA, foi eleito presidente pelo Congresso Nacional, o General Costa e Silva, ministro do Exército no governo de Castelo Branco. Costa e Silva assumiu o poder em 15 de março de 1967.
Costa e Silva foi o segundo presidente do regime militar que assumiu o poder depois do golpe de 31 de março de 1964. Seu governo enfrentou várias manifestações contra o regime militar, contra o cerceamento da liberdade e contra o arrocho salarial. A maior passeata ocorreu no Rio de Janeiro em 25 de julho de 1968, a Passeata dos Cem Mil, reunia estudantes, representantes da classe política, do meio artístico, das classes trabalhadoras e da Igreja. Várias greves eram realizadas.
No dia 13 de dezembro de 1968 o presidente baixou o Ato Institucional nº5. O AI-5 concedia poderes totais ao presidente, como fechar o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais; suspender por dez anos os diretos políticos de qualquer pessoa; decretar estado de sítio sem qualquer impedimento, entre outras determinações.
No governo Costa e Silva foram tomadas medidas para combater a inflação, fez uma revisão na política salarial, ampliou o comércio exterior, extinguiu o Serviço de proteção ao Índio, criando a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), criou o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Junto com uma comissão de juristas, elaborou uma reforma política, que seria apresentada através de uma emenda constitucional, que incluía a extinção do AI-5, que seria assinada no dia 7 de setembro de 1969. Uma semana antes Costa e Silva sofre um acidente vascular cerebral.
Artur da Costa e Silva morreu no Rio de Janeiro, no dia 17 de dezembro de 1969.
Informações biográficas de Costa e Silva:
Data do Nascimento: 03/10/1899
Data da Morte: 17/12/1969
Nasceu há 112 anos
Morreu aos 70 anos
Morreu há 42 anos
Última atualização do biografia de Costa e Silva: 11/04/2012.
Biografias Relacionadas
Emílio MédiciLuiz Inácio Lula da SilvaTop Biografias
1. Arthur Aguiar
2. José de Alencar
3. Monteiro Lobato
4. Pedro Bandeira
5. Gonçalves Dias
Novas Biografias
André Rebouças
Boccaccio
Miley Cyrus
João Batista
Alan Turing
« Confúcio « Cora Coralina « Costa e Silva » Couto de Magalhães » Cristiano Ronaldo »
Você está visualizando a biografia resumida, com o resumo da Costa e Silva. Esta biografia foi atualizada em 11/04/2012.
© 2000-2012 E-Biografias. Todos os direitos reservados. Biografias e Vidas Online.
Índice de Biografias | Novas Biografias | Top Biografias | Encontrou um Erro?
Quem Somos | Política de Privacidade | Termos de Uso | Contato
COPYRIGFHT AUTOR DO TEXTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário