segunda-feira, 25 de junho de 2012
RODOVIA TRANSAAMAZÔNICA
Rodovia TransamazônicaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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BR-230
Rodovia Transamazônica
(nome oficial)
Trecho da BR-230
Extensão 4 223 km
Inauguração 30 de Agosto de 1972
Tipo Rodovia Transversal
Limite Leste Cabedelo, Paraíba
Interseções
BR-101 em João Pessoa, BR-405 em Marizópolis, BR-010 e BR-226 em Estreito/Aguiarnópolis, BR-153 e BR-155 em Marabá, BR-163 em Itaituba, BR-319 em Humaitá.
Limite Oeste Lábrea, Amazonas
Concessão pública
No período de outubro à março, o trecho da rodovia entre Itupiranga, no Pará e Lábrea, no Amazonas, fica intransitável por causa das chuvas por não ser pavimentada.
Lista de Rodovias do Brasil
Oeste
< Lábrea, Amazonas BR-230 Leste
Cabedelo, Paraíba >
A Rodovia Transamazônica (BR-230), projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974) sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções gigantescas, realizadas pelo regime militar, é a terceira maior rodovia do Brasil, com 4 223 km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Nasce na cidade de Cabedelo, na Paraíba, e segue até Lábrea, no Amazonas. É classificada como rodovia transversal. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia não é pavimentada.
Índice [esconder]
1 História
2 Características
3 Percurso
3.1 Paraíba
3.2 Tocantins
3.3 Pará
3.4 Amazonas
4 Galeria
5 Ligações externas
[editar] HistóriaPlanejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 30 de agosto de 1972. Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração. Depois o projeto foi modificado para 4 977 km até Benjamin Constant, porém a construção foi interrompida em Lábrea totalizando 4 223 km.
Os trabalhadores ficavam completamente isolados e sem comunicação por meses. Alguma informação era obtida apenas nas visitas ocasionais a algumas cidades próximas. O transporte geralmente era feito por pequenos aviões, que usavam pistas precárias.
Por não ser pavimentada, o trânsito na Rodovia Transamazônica é impraticável nas épocas de chuva na região (entre outubro e março). O desmatamento em áreas próximas à rodovia é um sério problema criado por sua construção. É o sonho de muitos jipeiros, pois sua precariedade instiga aos mais aventureiros sua travessia em veículos off-road.
[editar] CaracterísticasA BR-230 ou Transamazônica é uma rodovia transversal e considerada a terceira mais longa rodovia do Brasil com 4 223 km de extensão, ligando cidade portuária de Cabedelo na Paraíba ao município de Lábrea, no Amazonas cortando algumas das principais cidades do estado do Pará: Marabá ,Altamira e Itaituba. Na Paraíba representa o principal eixo de circulação de pessoas e mercadorias entre seus municípios, tendo como referencial o porto de Cabedelo e as cidades de João Pessoa e Campina Grande, os maiores pólos econômicos do estado. Percorre o solo paraibano por 521 km, com boa condição de tráfego até a divisa com o estado do Ceará.
O segmento de 147,6 quilômetros de extensão entre Cabedelo - onde se encontra o seu marco 0 - e Campina Grande, passando pela Grande João Pessoa que congrega os municípios de Bayeux, Santa Rita e Várzea Nova, dentre outros, foi duplicado no governo FHC, facilitando o escoamento dos produtos agrícolas e industriais, agilizando o comércio e incentivando o turismo.
[editar] Percurso
Início da TransamazônicaA partir do km 0 em Cabedelo (PB), algumas das cidades localizadas às margens ou próximas à BR-230 são as seguintes:
[editar] ParaíbaCabedelo - Ponto extremo Leste
João Pessoa - Interseção com a BR-101
Acesso a Natal (Rio Grande do Norte)
Bayeux
Santa Rita
Cruz do Espírito Santo
Sobrado
Caldas Brandão
Gurinhém
Mogeiro
Ingá
Riachão do Bacamarte
Massaranduba
Campina Grande
Soledade
Patos
Pombal
Sousa
Cajazeiras
[editar] TocantinsAguiarnópolis
Nazaré/Santa Terezinha do Tocantins (a 2 e a 3 km da rodovia, respectivamente)
Luzinópolis
Cachoeirinha (a 2 km da rodovia)
São Bento do Tocantins
Araguatins (a 8 km da rodovia)
Acesso pela TO-010 no povoado Transaraguaia
Travessia sobre o Rio Araguaia
[editar] ParáPalestina do Pará (centro da cidade a 6 km da rodovia)
Brejo Grande do Araguaia (a 2 km da rodovia)
São Domingos do Araguaia (a 4 km da rodovia)
Marabá
Acesso a Parauapebas, a Xinguara e a Redenção pela BR-155
Itupiranga
Novo Repartimento
Acesso a Tucuruí pela BR-422
Pacajá
Anapu
Travessia sobre o Rio Xingu
Altamira
Acesso a Vitória do Xingu pela PA-415
Brasil Novo
Medicilândia
Uruará
Placas
Rurópolis
Acesso a Belterra e a Santarém pela BR-163 (Rodovia Cuiabá-Santarém)
Campo Verde (distrito do município de Itaituba)
Acesso a Trairão, a Novo Progresso e a Cuiabá (MT) pela BR-163
Itaituba
Travessia sobre o Rio Tapajós
Jacareacanga (a 7 km da rodovia)
[editar] AmazonasApuí
Humaitá
Acessos a Porto Velho (RO) e a Manaus pela BR-319
Lábrea
Benjamin Constant (trecho planejado)
[editar] GaleriaA BR-230 (esq.) na cidade de Anapu (PA)
Rodovia Gov. Antônio Mariz nome atribuído a BR-230 no trecho duplicado entre Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB)
A BR-230 na cidade de Pombal (PB)
[editar] Ligações externasPercurso detalhado da BR-230 (tabelas) (em português) no Ministério dos Transportes
http://www.amazonialegal.com.br/textos/Transamazonica.htm
http://www.pa.gov.br/conhecaopara/uruara.asp
[Expandir]v • e Rodovias federais do Brasil
Rodovias radiais 010 • 020 • 030 • 040 • 050 • 060 • 070 • 080 • 090
Rodovias longitudinais 101 • 104 • 110 • 116 • 120 • 122 • 135 • 146 • 153 • 154 • 155 • 156 • 158 • 163 • 174
Rodovias transversais 210 • 222 • 226 • 230 • 232 • 235 • 242 • 251 • 259 • 262 • 265 • 267 • 272 • 277 • 280 • 282 • 283 • 285 • 287 • 290 • 293
Rodovias diagonais 304 • 307 • 308 • 316 • 317 • 319 • 324 • 330 • 342 • 343 • 349 • 352 • 354 • 356 • 359 • 361 • 363 • 364 • 365 • 367 • 369 • 373 • 374 • 376 • 377 • 381 • 383 • 386 • 392 • 393
Rodovias de ligação 401 • 402 • 403 • 404 • 405 • 406 • 407 • 408 • 409 • 410 • 411 • 412 • 413 • 414 • 415 • 416 • 417 • 418 • 419 • 420 • 421 • 422 • 423 • 424 • 425 • 426 • 427 • 428 • 429 • 430 • 431 • 432 • 433 • 434 • 437 • 448 • 450 • 451 • 452 • 453 • 454 • 455 • 456 • 457 • 458 • 459 • 460 • 461 • 462 • 463 • 464 • 465 • 466 • 467 • 468 • 469 • 470 • 471 • 472 • 473 • 474 • 475 • 476 • 477 • 478 • 479 • 480 • 481 • 482 • 483 • 484 • 485 • 486 • 487 • 488 • 489 • 490 • 491 • 492 • 493 • 494 • 495 • 496 • 497 • 498 • 499 • 600 • 610
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