quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RESGATE DE TESOUROS SUBMERSOS

HomeNaufrágios no BrasilNaufrágios no MundoArqueologia SubaquáticaResgate de TesourosMergulho em NaufrágiosVídeosLoja a CAÇA AOS TESOUROS SUBMERSOS




Quando falamos com alguém sobre embarcações naufragadas, fatalmente surgirá a pergunta:

E tesouros, você já encontrou ?

Esta correlação naufrágios / tesouros é muito acentuada, não só por nossa atração pela aventura, bem como por contos que lemos durante a infância, além do importante fato de que é muito mais provável que a mídia, seja ela qual for, anuncie o descobrimento de um naufrágio onde se presume estar uma fortuna em ouro, prata e pedras preciosas do que o árduo trabalho desenvolvido por arqueólogos e técnicos ao pesquisar os restos de uma embarcação com mais de 1000 anos.

Quem não ouviu falar da recuperação do tesouros do Atocha ou do Central América ?

A recuperação do que foi perdido no mar é tão antiga quanto os próprios naufrágios. Este resgate e conservação de peças retiradas dos naufrágios eram, por muitas vezes, para poder reutilizar os objetos, como é o caso dos canhões (especialmente os de bronze), bem como para colher, ou reaver, objetos de valor monetário, como a prata, ouro, pedras preciosas. Inicia-se aí a “Caça ao Tesouro “ que hoje se tornou um grande mercado, legal e ilegal, em todas as partes do mundo, criando sérias discussões entre os investidores e os acadêmicos quanto à retirada de objetos.

Com o grande desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo, equipamentos como ROV, Side Scan Sonar, Sub Bottom Profiler e Próton Magnetômetro, vem permitindo a busca em áreas mais extensas e profundas.



Vários são os projetos em andamento e, sempre que possível, irei falar sobre eles.



Marcello De Ferrari



Sugestões e Opiniões

Caso você queira enviar seus comentários, sugerir alguma matéria ou link, corrigir ou completar alguma informação, enviar fotos e artigos, por favor me escreva: Marcello De Ferrari









Quer saber mais ?

Leia estes artigos !

O tesouro do Republic

Tesouros resgatados

Conservação de objetos

Legislação brasileira I.

Legislação II - Após 28/12/2000

Os naufrágios mais procurados no Brasil

Tesouro vai a leilão

O tesouro da Nuestra Señora de la Luz

O famoso "Santa Rosa"

Charutos, mergulhos ... tesouros







--------------------------------------------------------------------------------



Copyright 1997-2009 Marcello De Ferrari All Rights Reserved Todos os direitos reservados


COPYRIGHT MARCELLO DE FERRARI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas