domingo, 11 de novembro de 2012

parapente

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales Leia agora

ParapenteOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa

Voo de parapente em Araxá.

Este artigo faz parte da série

Aviação

Índice de artigos

História

História da aviação



Aeronaves

Avião
Helicóptero

Planador
Balão
Dirigível



Tráfego aéreo

Aeroporto

Aeródromo
Aeroclube

Controle aéreo
Espaço aéreo

Segurança aérea



Gêneros

Aeronáutica (aviação)
Transporte aéreo

Aviação civil
Aviação militar

Aviação comercial
Aviação geral

Linhas aéreas
Museus de Aeronáutica



Listas

Aviões
Helicópteros

Acidentes aéreos









O parapente (paraglider em inglês) é semelhante a um paraquedas pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspensos. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição onde é considerado esporte radical.



Enquanto que o paraquedista se limita "passivamente" a diminuir os riscos de uma aterragem violenta, o parapentista tem um voo dinâmico, onde o piloto controla sua não só a 100% a sua descida como em circunstâncias favoráveis de correntes de ar ascendentes pode manter-se a voar por períodos longos além de poder escolher a direcção para onde quer ir.



Denomina-ser paramotor o parapente no qual um motor é empregado para propelir o piloto.



Índice [esconder]

1 Histórico

2 A razão

3 Construção

4 Designações

4.1 Células

4.2 Extradorso

4.3 Intradorso

4.4 Estabilizador

4.5 Bordo de ataque

4.6 Bordo de fuga

4.7 Freios

4.8 Elevadores, bandas ou tirantes

4.9 Batoques

4.10 Trimmer

4.11 Linhas

4.12 Suspensão

4.13 Mosquetinhos ou Mosquetões

4.14 Arnés (PB), arnez (PE), cadeira, selete

5 Equipamento

5.1 Paraquedas reserva

5.2 Óculos de sol

5.3 Capacete

5.4 Botas de voo

6 Acessórios

6.1 Variometro ou Vario

6.2 GPS

7 As modalidades

7.1 Cross Country

7.2 Acrobacia

8 Lift

9 Ver Também

10 Galeria de Fotos

11 Ligações externas

12 Referências





[editar] HistóricoA história do parapente começa em 1965 com a velasa (sailwing em inglês) criada por Dave Barish que chamou de slope soaring (voo de talude) a prática de voo com esta vela. Paralelamente Domina Jalbert inventa um paraquedas cujo velame é composto por células, para gerar o efeito asa de avião. Este paraquedas com dorso e intra-dorso, separados pelas células, foi o ancestral dos atuais paraquedas, parapentes e kites (as velas do kitesurf).



[editar] A razãoO parapente foi criado no Parachute Club d'Annemasse (França), em 1978 para servir de treino aos paraquedistas na precisão na aterrissagem sem necessitarem de utilizar um avião.



Em 1980 foi aí criado o primeiro estágio de vol de pente (voo de encosta) e três anos mais tarde o nome muda para parapente. Em 1985 é reconhecido como desporto pela "Fédération Française de Vol à Voile" [1].



Desde então passaram a evoluir separadamente e atualmente a diferença mais importante entre paraquedas e parapente é em relação ao chamado L/D (em inglês, Lift and Drag), ou coeficiente de planeio, que significa a distância horizontal que se pode atingir quando se parte de uma certa altura. Por exemplo: com um parapente de L/D 7, se a decolagem é feita de uma altura de 1 km, atinge-se 7 km de distância horizontal. Nos parapentes básicos atuais os L/Ds são superiores a 9, já os L/Ds dos paraquedas são muito inferiores a este valor. Os parapentes de competição já possuem L/D maior que 11.



[editar] Construção

É feito de materiais como o nylon e o poliéster não porosos e impermeabilizados, para que o ar que entra não saia através do tecido, mantendo assim a pressão interna e o velame inflado. Quanto mais horas de voo e exposição ao Sol, mais desgastado fica o velame, causando a perda da impermeabilidade e aumentando a porosidade, tendo assim uma diminuição da performance.



O velame varia de tamanho de acordo com o peso do piloto mais o equipamento, e para voos duplos a área da vela pode aumentar em até 50% o seu tamanho.



[editar] Designações[editar] CélulasOs gomos do parapente e variam de quantidade de um modelo para outro diferenciando assim a performance.



[editar] ExtradorsoA parte de cima do velame ou seja as costas.



[editar] IntradorsoA parte de baixo do velame ou seja a barriga onde se prendem as fileiras de linhas.



[editar] EstabilizadorA ponta do velame e visa a estabilidade em torno do eixo vertical, faz também que o parapente aproe para o vento e funciona impedindo a passagem de parte do ar do intradorso que tem pressão maior, passe para o extradorso que tem pressão menor diminuindo assim o aumento do arrasto causado pelo turbilhonamento da ponta da asa.



[editar] Bordo de ataqueA parte da frente das células do velame onde se encontram as aberturas por onde o ar entra.



[editar] Bordo de fugaA parte de traz do velame que é costurada para o ar não sair e onde as linhas do freio atuam para que se possa fazer as curvas, através da deformação de um dos lados ou diminuir a velocidade atuando dos dois lados simultaneamente.



[editar] FreiosA união dos batoques e linhas usadas para frear e direcionar o parapente, usado para aumentar a sustentação na decolagem, e no pouso para amortecer a chegada. O freio é muito importante pois através dele é que sentimos a variação de pressão do velame e em voos turbulentos é necessária uma pilotagem ativa aumentando e diminuindo a tensão na linha de freio para compensar a variação de pressão.



Video mostrado parapentes a decolar no Horizonte Perdido, Araxá.Outro vídeo.[editar] Elevadores, bandas ou tirantesAs tiras que unem as linhas aos mosquetões e são formadas por 2 a 5 elevadores. São classificados como tirante A podendo-se ter 2 tirantes sendo um para fazer orelhas, B, C, D.



[editar] Batoquesbatoques



[editar] TrimmerO trimmer é um acelerador, ou seja, um dispositivo usado para alongar o elevador traseiro do parapente. Este dispositivo atua mudando o ângulo ALFA do parapente chamado também de ângulo de ataque, o que altera a velocidade horizontal e vertical do parapente, fazendo com que ele voe mais rápido ou mais devegar.



[editar] LinhasSão as linhas do parapente que unem o velame aos tirantes e são feitas de vários materiais como o kevlar.



[editar] SuspensãoÉ composta pelas linhas que unem os elevadores ao velame, a mais comum nos dias de hoje é a suspensão linear, tendo cada tirante uma fileira individual de linhas.



[editar] Mosquetinhos ou MosquetõesFeitos de aço ligam as linhas aos tirantes.



[editar] Arnés (PB), arnez (PE), cadeira, seleteTendo a pratica do parapente nascido muito associada ao montanhismo, o mecanismo que permite segurar o piloto herdou dessa forma o nome de "arnés", á semelhança do que acontece na escalada. No entanto, com a evolução da modalidade surgiram diversas formas desde os mais compactos habitualmente utilizados no voo acrobático ou montanhistas, aos mais volumosos e confortáveis utilizados sobretudo no voo de distância.



No caso dos bilugares ou voo duplo a asa possui um mecanismo que permite a fixação de dois arnezes. O do piloto, e um mais compacto destinado ao passageiro.





Preparação de parapente no Horizonte Perdido, em Araxá.[editar] Equipamento[editar] Paraquedas reservaAcessório de uso obrigatório para segurança em voo. Usado para emergências no caso de colisão em voo, desinflar e engravatar, causando a perda de altitude irreversível. O tamanho do paraquedas reserva varia com o peso a ser sustentado. O tipo mais utilizado é o redondo, semelhante a utilizado por militares porém este modelo possui pouca ou nenhuma dirigibilidade (levado pelo vento), existem outros tipos, como o Rogalo que tem a forma semelhante a de um triângulo e permite o controle do voo até o solo, podendo o piloto escolher um melhor local para pouso.



[editar] Óculos de solSão importantes para poder pilotar melhor sem que ao olhar para a vela o Sol o atrapalhe, é importante que as lentes tenham realmente proteção UV



[editar] CapaceteItem obrigatório de voo, para proteção caso o piloto ou passageiro em um pouso forte bata a cabeça, arborize ou caia na decolagem.



[editar] Botas de vooGeralmente tem proteção lateral para não torcer o tornozelo no caso de pousar forte ou caminhadas em terreno irregular.



[editar] Acessórios[editar] Variometro ou VarioDispositivo que permite ao piloto identificar se está na presença de uma massa de ar ascendente ou descendente.



[editar] GPSAparte das habituais funcionalidades de navegação, o GPS é forma mais eficiente do piloto ter uma noção da altura e velocidade a que se desloca.



[editar] As modalidades[editar] Cross CountryÉ a modalidade mais popular do parapente, tendo como objetivo voar a maior distância no menor espaço de tempo possível. Normalmente nos campeonatos de Cross Country existe uma comissão técnica que define uma prova (trajeto) com dois ou mais pontos a ser percorrido pelos pilotos. Cada piloto utiliza um GPS para seguir a rota definida pela comissão técnica e o vencedor é o piloto que chegar primeiro ao final da prova (goal). No Brasil temos um dos melhores lugares para se voar, é conhecido mundialmente como a MECA do voo livre que é Governador Valadares/MG. O atual campeão Brasileiro nesta categoria é Frank Brown. O recorde mundial de distância livre foi obtido em 14/11/2007 por 3 brasileiros (Frank Brown, Rafael Saladini e Marcelo Prieto) percorrendo 461,8 Km após decolarem da cidade de Quixadá no Ceará e pousarem no Maranhão.



Existe ainda um Ranking na internet, XC Brasil, Xc.Guiadevoo.com, que pontuam os pilotos com seus voos.[1] e [2], em portugal o site é XC Portugal [3].



Saiba mais www.xcparagliderteam.com.br



[editar] Acrobacia

É uma modalidade extremante radical e que exige muita técnica do piloto para ser realizada com segurança. O início da acrobacia como modalidade foi em meados de 2001, quando o piloto espanhol Raul Rodriguez inventou a manobra conhecida como SAT, onde o piloto gira de costas com um eixo vertical que fica entre o piloto e o parapente. A partir da descoberta desta manobra, foram inventadas varias outras manobras e então começaram a surgir os campeonatos de acro. Todos campeonatos de acro são obrigatoriamente realizados sobre a água (por motivos de segurança), onde os pilotos definem as manobras que irão realizar e os juizes analisam a velocidade, ritmo e conexão entre as manobras que o piloto realiza. Atualmente já existem cursos específicos para este tipo de modalidade e aprender a fazer acrobacia esta se tornando cada vez mais fácil e seguro.



[editar] LiftÉ o voo realizado em encostas, ou obstáculos de altura razoável, como: Serras, morros e até prédios.



[editar] Ver TambémCopa do Mundo de Parapente

[editar] Galeria de FotosParapentista preparando-se para decolar da Serra do Estrondo em Axixá do Tocantins, Tocantins Brasil.

Parapentista preparando-se para decolar da Serra do Estrondo em Axixá do Tocantins, Tocantins Brasil.

Parapentista preparando-se para decolar da Serra do Estrondo em Axixá do Tocantins, Tocantins Brasil.

Parapentista preparando-se para decolar da Serra do Estrondo em Axixá do Tocantins, Tocantins Brasil.

Parapentista iniciando voo na Serra do Estrondo em Axixá do Tocantins, Tocantins Brasil.

Parapentista em pleno voo na Serra do Estrondo em Axixá do Tocantins, Tocantins Brasil.

Paramotor (Parafly) uma adaptação do parapente para voo motorizado.

[editar] Ligações externasDicas cross country

Federação Aeronáutica Internacional

Federação Portuguesa de Voo Livre

Associação Brasileira de Parapente

Associação Brasileira de Voo Livre

Federação Catarinense de Voo Livre

Federação de Voo Livre do Paraná

Federação Gaúcha de Voo Livre

Guiadevoo.com Portal sobre voo livre, asa-delta e parapente, avição em geral

Voo de Tandem em Portugal - Madeira

Referências1.↑ Origem do Parapente (FR) -Outubro 2011

O Commons possui multimídias sobre Parapente Portal da aviação

[Expandir]v • eAviação

História Cronologia da aviação • História da Aviação

Aeronaves Asa delta • Asa voadora • Autogiro • Avião • Avrocar • Balão • Balão barragem • Bimotor • Biplano • Bombardeiro • Bombardeiro de mergulho • Bombardeiro estratégico • Bomba planadora • Bomba voadora • Caça • Caça-bombardeiro • Caça noturno • Corpo sustentante • Carro voador • Dirigível • Ecranoplano • Helicóptero • Helicóptero de ataque • Helicóptero militar • Hidroavião • Interceptador • Monomotor • Monoplano • Motoplanador • Ornitóptero • Paramotor • Parapente • Planador • Quadrimotor • Termojato • Torpedeiro • Trijato • Trimotor • Triplano • Ultraleve • Veículo de Evacuação de Tripulação

Tráfego aéreo Acidente aéreo • Aeroclube • Aeródromo • Aeronavegabilidade • Aeroporto • Aeroporto de entrada • Aeroporto regional • Aeroviário • Aterragem • Cartão de embarque • Comissário de bordo • Controlo aéreo • Copiloto • Decolagem • Espaço aéreo • Heliponto • Heliporto • Hidrobase • Linhas aéreas • Pessoal navegante comercial • Piloto • Piloto automático • Piloto em comando • Pista de pouso e decolagem • Segurança aérea • Sistema Aéreo de Alerta e Controle • Sistema de luzes de aproximação • STOL • Táxi • Transporte aéreo • Transporte aéreo tático • Voo a vela • Voo de talude • Voo dinâmico • Voo livre • Voo transatlântico

Géneros Acrobacia aérea • Aerodino • Aerofotografia • Aeromodelismo • Aeronáutica • Aerostação • Aeróstato • Alerta Aéreo Antecipado • Apoio aéreo aproximado • Ás da aviação • Aviação • Aviação civil • Aviação comercial • Aviação experimental • Aviação geral • Aviação militar • Aviação naval • Aviação polar • Balonismo • Base aérea • Cemitério de aviões • Ciências aeronáuticas • Corrida aérea • Força aérea • Guerra aérea • Hangar • Helimodelismo • Luta antissuperfície • Motor a reação • Motor de foguete • Porta-aviões • Propulsão de foguete • Reabastecimento aéreo • Reconhecimento aéreo • Submarino porta-aviões • Superporta-aviões • Turboélice

Listas Acidentes aéreos • Aviões • Helicópteros

Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.





Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Parapente&oldid=32630369"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categoria: ParapenteCategorias ocultas: !Esboços maiores que 10000 bytes!Esboços sobre desporto!Artigos destacados na Wikipédia em alemão!Artigos destacados na Wikipédia em polonêsFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAlemannisch

Ænglisc

العربية

Български

Català

Česky

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

فارسی

Suomi

Français

Galego

עברית

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Italiano

日本語

Basa Jawa

한국어

Lietuvių

മലയാളം

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Polski

Română

Русский

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Српски / srpski

Svenska

ไทย

Türkçe

Українська

Tiếng Việt

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 01h13min de 17 de outubro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     copyright autor do texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas