terça-feira, 6 de novembro de 2012

NAUFRÁGIO DO SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Skip to content


Skip to main navigation

Skip to 1st column

Skip to 2nd column

Forum Estudante

Semana Tanto Mar .HOME

NotíciasBLOGSTanto Mar 2010INFORMAÇÕES

O que é?Onde e quando é?Quem Organiza?PROGRAMADia 1 - Mar AcolhedorDia 2 - Mar PortuguêsDia 3 - Mar CalmoDia 4 - Mar TransparenteDia 5 - Mar AzulDia 6 - Mar DesafioDia 7 - Mar AlimentoDia 8 - Mar SalgadoDia 9 - Mar SaudadePENICHE

LocalizaçãoImagens PenicheHistóriaHistória GeralCaracterização HistóricaApontamento HistóricoPatrimónioGeologiaArqueologiaEtnografiaDesportoBerlengasVídeosContacto.

.HOME Notícias Noticias O naufrágio do San Pedro de Alcântara

O naufrágio do San Pedro de Alcântara


Versão para impressão
.

O naufrágio do San Pedro de Alcântara durante anos preencheu o imaginário de muitos. Hoje, graças ao trabalho de várias equipas de onde se destaca o casal Luisa e Jean Yves Blot, sabe-se muito sobre este episódio que marcou a história dos naufrágios na costa portuguesa.



Foi no dia 2 de Fevereiro de 1786 que o galeão espanhol denominado San Pedro de Alcantara, terminou abruptamente a sua viagem de regresso a casa na zona costeira de Peniche. O navio, que naufragou junto aos rochedos da península Papoa, era proveniente do Peru, tinha como destino Cádis. Nele viajavam quatro centenas de pessoas, entre espanhóis e prisioneiros incas, envolvidos numa revolta contra a potencia ocupante, alguns anos antes, encabeçada por célebre chefe inca Tupac Amaru que não morreu neste acidente.



Muitos foram os que se salvaram e Jean-Baptiste Pillement, pintor francês da moda em meados do século XVIII, fixou para a história as imagens do que terá sido o salvamento de alguns dos passageiros.



Guardar



Sobre este aparatoso naufrágio, os participantes na Semana Tanto Mar, vão descobrir todos os segredos.



Se quiseres conhecer melhor os trabalhos arqueológicos que tiveram lugar em Peniche, clica aqui.



..ORGANIZAÇÃO













APOIO





.Copyright © 2012 Semana Tanto Mar. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DigitalForum. Loading...




COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas