quinta-feira, 1 de novembro de 2012

LITERATURA BRASILEIRA

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Literatura do BrasilOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.

Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.

Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.



Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão ou em artigos a aprofundar. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.





Machado de Assis, poeta e romancista, cujo trabalho se estende por quase todos os gêneros literários, é amplamente considerado como o maior escritor brasileiro.[1]A literatura brasileira, considerando seu desenvolvimento baseada na língua portuguesa, faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Faz parte também da Literatura latino-americana, a única em língua portuguesa. Ela surgiu a partir da atividade literária incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil durante o século XVI.[2] Bastante ligada, de princípio, à literatura metropolitana, ela foi ganhando independência com o tempo, iniciando o processo durante o século XIX com os movimentos romântico e realista e atingido o ápice com a Semana de Arte Moderna em 1922, caracterizando-se pelo rompimento definitivo com as literaturas de outros países, formando-se, portanto, a partir do Modernismo e suas gerações as primeiras escolas de escritores verdadeiramente independentes. São dessa época grandes nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Cecília Meireles.



A literatura produzida no Brasil possui papel de destaque na esfera cultural do país: todos os principais jornais do país dedicam grande parte de seus cadernos culturais à análise e crítica literária, assim como o ensino da disciplina é obrigatório no Ensino Médio.



Índice [esconder]

1 História

1.1 Prosa

1.2 Poesia

2 Movimentos literários

3 Ver também

4 Referências

5 Ligações externas





[editar] História[editar] Prosa

José de Alencar.O primeiro documento que pode ser chamado de Literatura Brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Manuel I de Portugal, em que o Brasil é descrito, em 1500. Nos próximos dois séculos, a literatura brasileira ficou resumida a descrições de viajantes e a textos religiosos. O neoclassicismo se expandiu no século XVIII na região das Minas Gerais.



Aproximadamente em 1836, o Romantismo afetou a Literatura Brasileira e nesse período, pela primeira vez, a literatura nacional tomou formas próprias, adquirindo características diferentes da literatura européia. O Romantismo brasileiro (possuindo uma temática indianista), teve como seu maior nome José de Alencar e exaltava as belezas naturais do Brasil e os indígenas brasileiros.



Após o Romantismo, o Realismo expandiu-se no país, principalmente pelas obras de Machado de Assis (fundador da Academia Brasileira de Letras). Entre 1895 e 1922, não houve estilos literários uniformes no Brasil, seguindo uma inércia mundial. A Semana de Arte Moderna de 1922 abriu novos caminhos para a literatura do país. Surgiram nomes como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Guilherme de Almeida e outros. O século XX também assistiu ao surgimento de nomes como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Clarice Lispector.



Atualmente, o escritor Paulo Coelho (membro da Academia Brasileira de Letras) é o escritor brasileiro mais conhecido, alcançando a liderança de vendas no país e recordes pelo mundo. Apesar de seu sucesso comercial, críticos diversos consideram que produz uma literatura meramente comercial e de fácil digestão, e chegam a apontar diversos erros de português em suas obras, principalmente em seus primeiros livros.



Outros autores contemporâneos são bem mais considerados pela crítica e possuem também sucesso comercial, como Ignácio de Loyolla Brandão, Rubem Fonseca, Moacyr Scliar, João Ubaldo Ribeiro, Luís Fernando Veríssimo e outros.



[editar] Poesia

Gregório de MatosA poesia brasileira, como toda a literatura nacional, também está dividida em vários movimentos literários.



O primeiro movimento é o Barroco, cujo principal poeta é Gregório de Matos, que chegaram aos dias atuais pela tradição oral, já que nunca publicou em vida. O marco inicial do barroco é o poema Prosopopéia, de Bento Teixeira, com estilo inspirado em Camões. Também dessa época é o primeiro livro impresso por um autor nascido no Brasil, Música do Parnaso, de Manuel Botelho de Oliveira.



A seguir, considera-se que inicia-se o arcadismo, que em Portugal tem em Bocage seu principal representante. No Brasil, poetas como Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, criador de Marília de Dirceu, e Alvarenga Peixoto.





Álvares de AzevedoApós o arcadismo vem a fase romântica, com pelo menos três gerações, contando com poemas que evocam o patriotismo, como Canção do Exílio de Gonçalves Dias, da primeira geração. Na segunda geração, poetas como Álvares de Azevedo apresentam uma certa obsessão pela morte. Na terceira geração aparece Castro Alves, um dos mais conceituados poetas brasileiros de todos os tempos, autor de Navio Negreiro. Era a época dos escritores abolicionistas.



Segue-se uma época de formalismo extremo, o parnasianismo, cuja estrela máxima é certamente Olavo Bilac. Esse movimento viria a diminuir em muito a influência do simbolismo, de Cruz e Sousa e Gilka Machado, uma das raras presenças femininas na literatura brasileiras antes até o século XX.



O parnasianismo viria a ser fortemente combatido pelos modernistas, causando grande polêmica que resultaria em um racha na cultura nacional. Os modernistas pregavam a destruição da estética anterior e praticamente assumem a liderança do movimento cultural brasileiro com a Semana de Arte Moderna em 1922. São poetas como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, líderes do movimento, e Manuel Bandeira, que se juntaria mais tarde. É o modernismo que domina a cultura brasileira do século XX, passando por mais duas gerações com poetas como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Murilo Mendes e Jorge de Lima na segunda geração e Péricles Eugênio da Silva Ramos, Domingos Carvalho da Silva e Lêdo Ivo na terceira.



O modernismo acabou levando ao concretismo, com poetas como Ferreira Gullar e Haroldo de Campos.



A poesia contemporânea apresenta nomes como Paulo Leminski, Patativa do Assaré, Ana Cristina César, Adélia Prado e Mário Quintana, entre outros. Poetas como Ferreira Gullar e Manoel de Barros têm sido nomes mais aclamados nos círculos literários nacionais, tendo o primeiro sido indicado para o Prêmio Nobel de Literatura.



[editar] Movimentos literáriosPeríodo Colonial

Quinhentismo

Literatura de Informação

Literatura Barroca no Brasil

Literatura jesuítica

Barroco

Arcadismo

Século XIX

Romantismo

Indianismo

Prosa Romântica no Brasil

Realismo no Brasil

Naturalismo

Parnasianismo

Simbolismo

Pré-Modernismo

Século XX

Modernismo

Modernismo brasileiro

Era Contemporânea

[do século XXI]

[editar] Ver também A Wikipédia possui o



Portal do Brasil



A Wikipédia possui o



Portal de Literatura





Escolas da literatura brasileira

Lista de autores brasileiros por movimento literário

Literatura

Artes do Brasil

Cultura do Brasil

Brasil

Referências1.↑ Candido; Antonio. (1970) Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades. p.18

2.↑ Algo Sobre - Origens da Literatura no Brasil

[editar] Ligações externasBanco de dados de história literária e biblioteca digital

Biografias dos maiores autores de nossa língua

Texto integral de obras da literatura em língua portuguesa

Biografias de Autores (Fundação Biblioteca Nacional)

Panorama da Poesia e Crônica (Itaú Cultural)

Antologia AFRODESCENDENTE Obra reúne 100 escritores de todo o país, desde o período colonial, com análises de 61 pesquisadores. Livro: Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica Organizado por Eduardo de Assis Duarte Editora UFMG 2008 páginas, em quatro volumes.

[Expandir]v • eTópicos sobre o Brasil

História Pré-República Pré-Descobrimento · Primeiros habitantes · Colônia (Pré-colonial) · Império (Primeiro reinado · Regência · Segundo reinado)

Brasil República República Velha (República da Espada · República Oligárquica) · Era Vargas (Estado Novo) · Período populista (Anos JK) · Regime militar · Nova República





Política Governo · Leis · Constituição · Presidente · Congresso Nacional (Senado · Câmara) · Judiciário · Executivo · Legislativo · Supremo Tribunal Federal · Eleições · Partidos políticos (extintos) · Política externa · Direitos humanos · Direitos LGBT



Geografia Geral Ilhas · Clima · Biodiversidade · Biomas · Pontos extremos · Áreas protegidas · Capitais · Planalto Brasileiro · Antártida Brasileira (Comandante Ferraz)

Subdivisões Regiões · Unidades federativas · Mesorregião · Microrregião · Municípios · Distritos

Demografia Pessoas (etnias: negros, brancos, pardos, indígenas e asiáticos) · Línguas · Religiões · Criminalidade · Problemas sociais · Municípios acima de cem mil habitantes · Homossexualidade · Imigração · Migração · Favelas





Economia Real · Banco Central · Empresas · Agricultura · Indústria · Energia · Mineração · Problemas econômicos



Infraestrutura Geral Saúde (HIV/AIDS no Brasil) · Educação · Energia · Comunicações · Transportes · Ciência e tecnologia

Transporte Trem de alta velocidade · Aéreo · Ferroviário · Hidroviário · Rodoviário

Energia Energia renovável · Etanol como combustível · Petrobras · Eletrobras · Programa nuclear





Cultura Geral Arte · Carnaval · Culinária · Escultura · Esporte · Cinema · Feriados · Folclore · Literatura · Música · Parintins · Pintura · Turismo

Esportes Copa do Mundo FIFA de 2014 · Copa do Mundo FIFA de 1950 · Jogos Olímpicos de Verão de 2016 · Jogos Pan-Americanos de 1963 · Jogos Pan-Americanos de 2007 · Seleção Brasileira de Futebol · Seleção Brasileira de Voleibol

Símbolos Bandeira · Brasão de armas · Selo Nacional · Lema · Hino Nacional

Discriminação Homofobia · Racismo no Brasil · Intolerância religiosa no Brasil





Segurança Forças Armadas (Marinha · Força Aérea · Exército) · Armas de destruição em massa · Forças policiais



Portal · WikiProjeto · Categoria





[Expandir]v • e Artes do Brasil

Arquitetura • Cinema • Dança • Design • Escultura • Folclore • Fotografia • Literatura • Música • Pintura • Poesia • Teatro • Televisão • Vídeo



[Expandir]v • e Cultura do Brasil

Arte • Ciência e Tecnologia • Culinária • Educação • Folclore • História • Língua • Patrimônio Mundial no Brasil • Religião • Símbolos



[Expandir]v • e Entretenimento do Brasil

Artesanato • Cinema • Cybercultura • Circo • Colecionismo • Humor • Ilusionismo • Jogos • Literatura • Música • Quadrinhos • Rádio • Televisão • Jogos eletrônicos



[Expandir]v • eLiteratura lusófona

Angola Brasil Cabo Verde Galiza Guiné-Bissau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste



[Expandir]v • eLiteratura da América Latina

Argentina · Bolívia · Brasil · Chile · Colômbia · Costa Rica · Cuba · República Dominicana · Equador · El Salvador ·

Guatemala · Haiti · Honduras · México · Nicarágua · Panamá · Paraguai · Peru · Porto Rico · Uruguai · Venezuela





Portal da literatura

Este artigo sobre Literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Literatura_do_Brasil&oldid=32235447"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categoria: Literatura do BrasilCategorias ocultas: !Artigos que carecem de notas de rodapé!Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços sobre literaturaFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasالعربية

مصرى

Deutsch

English

Esperanto

Español

فارسی

Italiano

日本語

Русский

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 19h46min de 15 de setembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móve   COPYRIGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas