terça-feira, 3 de abril de 2012

RIO PURUS

Grande Expedição ao Rio Purus
Roteiro 1 | Roteiro 2
Roteiro nº 01
Duração: 06 dias & 05 noites
Apresentação

O Rio Purus, com uma extensão de mais de 3.300 kms, é um dois mais importantes afluentes da margem esquerda do Rio Amazonas. Nasce na República do Peru, corta os Municípios de Tapauá e Beruri – localizados no Estado do Amazonas – e deságua no Rio Solimões, a cerca de 230 kms em linha reta da capital do Estado, a Cidade de Manaus.

Em Beruri localiza-se uma das mais belas regiões do Amazonas, marcada por fauna e flora riquíssimas. Seus lagos (destacando-se o Ayapuá), são conhecidos pela fartura de peixes, pássaros, jacarés e botos cor-de-rosa.

A bacia do Purus abrange uma área de mais de 320 mil km² em território brasileiro e sua floresta, quase intacta, preserva abundante mata primária e fantástica biodiversidade.



Corte do Mapa do Amazonas, destacando a área do Rio Purus
Clique Para Ampliar

1º Dia

Saída da Cidade de Manaus, Capital do Estado do Amazonas, em barco regional ou barco de luxo, acompanhados de guia bilíngüe. Visita ao Encontro das Águas, junção dos Rios Negro e Solimões, que correm lado-a-lado mais de 12 kms sem se misturar. Subida do Rio Solimões, em um percurso de quase 18 horas, perfazendo cerca de 280 kms. Durante a viagem serão observados aspectos exóticos da região - as habitações dos ribeirinhos, tipo "palafitas"; as plantações de mandioca, juta, feijão, milho; as matas de várzea e de terra firme; o tráfego intenso das embarcações regionais, em seus variados tamanhos e formatos. Almoço e o jantar serão servidos no decorrer do trajeto.

2º Dia

Chegada à sede do Município de Beruri, às primeiras horas da madrugada. Café da manhã, bem cedo, seguido de uma visita a pé ao vilarejo, que conta atualmente com mais de 8.500 habitantes. Este será o primeiro contato dos excursionistas com os moradore



s do local. Retorno ao barco e saída imediata em botes motorizados para um passeio de reconhecimento à região do Rio Purus, onde serão passados os próximos dias. De volta ao barco, será servido o almoço. Os excursionistas receberão, em seguida, instruções detalhadas referentes à programação, em que serão ressaltados importantes aspectos regionais. Á tarde, novamente em botes motorizados, participaremos de uma pescaria de piranhas, enquanto o barco desloca-se mais profundamente rio acima. Reencontro com a embarcação ao final da tarde. À noite, será oferecido um tour de "focagem" de jacarés, liderado pelos guias nativo e bilíngüe, que os capturam com as próprias mãos. Após as explicações devidas os animais são devolvidos ilesos à natureza.

3º Dia

Após o café da manhã, acompanhados pelos guias, realizaremos nossa primeira caminhada na selva até lugares verdadeiramente inexplorados. Serão demonstradas as técnicas de sobrevivência na selva e identificados inúmeros produtos medicinais disponíveis na natureza. Almoço. Á tarde, faremos uma visita à casa dos caboclos (nativos da região) e conheceremos as suas "casas de farinha" de mandioca, alimento básico popular. De volta ao barco, ao cair da noite, navegaremos por algumas horas rio acima, penetrando cada vez mais a região do Rio Purus. Jantar e pernoite.




Viagem Pelos Rios Amazônicos
Casa de Caboclos


4º Dia

Estaremos a mais de 400 kms distantes de Manaus, aproveitando os belíssimos cenários da região. Café da manhã, bem cedo. Antes do nascer do sol iniciaremos um fantástico safari fotográfico, em botes motorizados, em visita aos "igarapés" (rios estreitos), observando a incrível variedade de pássaros do local. Almoço. Á tarde, seguiremos em direção ao Lago do Ayapuá, um dos mais belos da região, para observarmos os bôtos (golfinhos da água doce) cinzentos e cor-de-rosa (esses último chegam a alcançar até 2,50 m de comprimento). Curiosas lendas relativas aos bôtos povoam o imaginário das numerosas populações ribeirinhas do Amazonas. Á noite, após o jantar, conforme o gosto do excursionista, poderemos realizar um tour para a observação de pássaros de vida noturna ou simplesmente relaxar e aproveitar as belezas, paz e tranquilidade do local.

5º Dia

Pela manhã visitaremos plantações de mandioca e observaremos o processo de coleta e defumação da borracha (látex) extraído da seringueira. Visitaremos a comunidade, onde será futuramente construída a primeira escola local para a alfabetização de crianças, projeto idealizado e a ser implementado pela Royal Eco Tour. Á tarde, após o almoço, percorreremos os igapós (floresta inundada) e igarapés (pequenos rios). Ao anoitecer, antes do jantar, iniciaremos nosso percurso de regresso ao Rio Solimões, com destino à Manaus.

6º Dia

Dia inteiro de viagem, com alimentação totalmente inclusa. Aproveitaremos a oportunidade para relaxar e admirar as belezas da região, seus rios e lagos, a riqueza da fauna e flora, a sua fantástica biodiversidade, atributos que a tornam um mundo inteiramente a parte, ainda inexplorado, pleno de vida e mistério. Chegada a Manaus no final da tarde. Transporte do pier até o local desejado.


- Preços Fornecidos Sob Solicitação -

Subir


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas