quinta-feira, 19 de abril de 2012

JARDIM ZOOLÓGICO

Jardim zoológico Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados, veja Jardim zoológico (desambiguação).

Zoológico de São Paulo, um dos maiores do mundo.
Elefante e menina no zoológico do Rio de Janeiro, Brasil.
Golfinho no zoológico de Barcelona, Espanha.
Pinguins no zoológico de Londres, Inglaterra.
Rinocerontes no zoológico de Budapeste, Hungria.
Fêmea de Tigre e seu filhote no Amersfoort Zoo, Países Baixos.
Ursos no zoológico do Himalaia em Gangtok, China.Um jardim zoológico, também chamado de zoológico ou simplesmente zoo, é um local específico para se manter animais, selvagens e domesticados, que podem ser exibidos ao público. Nele existem profissionais especializados, como veterinários e zootecnistas, que cuidam da alimentação, das jaulas, da saúde mental e física dos animais, entre muitas outras atividades.

Muitas vezes os zoológicos são criticados pelas pessoas que acreditam ser errado manter animais presos em cativeiro, mas outros argumentam que os zoológicos podem ajudar na preservação dos mesmos embora deslocados de seus ecossistemas naturais, tendo suas posições na rede alimentar rearranjadas por humanos.

Índice [esconder]
1 História
2 Modernização
3 Objetivos
3.1 Educação
3.2 Saúde
3.3 Preservação
3.4 Pesquisa
4 Curiosidades
5 Referências
6 Ver também
7 Ligações externas

[editar] HistóriaOs seres humanos criam animais em cativeiro há pelo menos 25000 anos. Os primeiros animais mantidos em cativeiro talvez tenham sido os pombos, há 6500 anos, no Iraque.

A primeira coleção de animais foi provavelmente feita pelos egípcios, há mais de 4000 anos, e possuía 100 elefantes, 70 felinos e milhares de outros mamíferos.

Foi fundado na China um enorme zoológico chamado de Jardins da Inteligência, há 3000 anos.

Os primeiros zoológicos eram coleções particulares, geralmente de reis. O zoológico de Paris depois da revolução francesa, foi aberto ao público. No passado os animais eram treinados para se exibirem ao público, mas isso raramente acontece nos dias atuais.

[editar] ModernizaçãoA mudança de atitude e da mentalidade das pessoas, com os avanços da tecnologia, entre outros fatores, está fazendo com que os zoológicos fiquem mais sofisticados.

Os zoológicos modernos tem contado com o apoio técnico de profissionais das mais diversas áreas como biólogos, veterinários e principalmente zootecnistas.

Espaços novos são projetados para simular o habitat natural, que além de favorecer o bem-estar do animal pode ser usado para aprender os costumes naturais do mesmo, pois simulando a natureza o animal terá reações naturais. Faz-se a combinação de espécies, vegetação, temperatura e umidade. A comida fica oculta para estimular os animais a procurá-la como fariam se estivessem em meio selvagem.

[editar] ObjetivosOs zoológicos possuem vários objetivos, dentre os quais estão a pesquisa, a preservação e a educação, sendo que a diversão é o menos relevante. Assim os zoológicos têm o papel de proteger os animais em vez de explorá-los.

[editar] EducaçãoComo a urbanização acabou afastando as pessoas do contato com a natureza selvagem, automaticamente diminuiu o contato com os animais. O zoológico educa as pessoas fazendo-as conhecer os animais e as ameaças que eles enfrentam.

[editar] SaúdeA saúde dos animais é muito importante, por isso eles são incentivados a se comportarem como se estivessem soltos em meio selvagem. Caso esse incentivo desapareça os animais se entediam e podem entrar em depressão ou deixar de agir anormalmente.

[editar] PreservaçãoCom o avanço científico e tecnológico, a poluição e o desmatamento aumentaram drasticamente, afetando o habitat de certas espécies. Por esta razão, para algumas, a única forma de evitar a extinção é viver em cativeiro. Muitas já conseguiram reproduzir-se em cativeiros e mais tarde, depois de um período de adaptação, foram devolvidas com sucesso à natureza.

[editar] PesquisaOs zoológicos têm como grande função a pesquisa em animais, como por exemplo testes para gravidez de rinocerontes, tratamento de doenças, inseminação artificial e rastreamento de animais na natureza, tudo isso ajuda na reprodução e também no nosso aprendizado sobre seus estilos de vida, ajudando em sua preservação.

[editar] CuriosidadesOs maiores zoológicos do mundo são:

The Wilds, Ohio, nos Estados Unidos (40 km² - 10.000 acres[1])
Monarto Zoo, próximo a Adelaide, na Austrália (10 km²[2])
Harbin, na China (8,5 km²[3])
Dalian Forest Zoo, na China (7,2 km²)
San Diego Wildlife Park, nos Estados Unidos (7 km²)
Arignar Anna Zoológico, Vandalur, na Índia (5,2 km²)
Jardim zoológico de São Paulo, Brasil (824.529 m²[4])
Referências↑ [1]
↑ [2]
↑ [3]
↑ [4]
[editar] Ver tambémParque Zoológico de São Paulo
Jardim Zoológico do Rio de Janeiro
Jardim Zoológico de Belo Horizonte
Jardim Zoológico de Curitiba
Parque Zoobotânico de Teresina
Jardim Zoológico de Lisboa
Jardim Zoológico de Calgary
Jardim Zoológico de Cincinnati
Badoca Safari Park
Zoológico de Copenhague
[editar] Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Jardim zoológicoFundação Parque Zoológico de São Paulo
Reportagem na Revista ISTO É
Lei sobre Zoológicos no Brasil
Trabalho de campo com os pequenos da pré-escola - Revista Nova Escola
[5]



A Wikipédia possui o portal:
Portal de entretenimento
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jardim_zool%C3%B3gico&oldid=29742454"
Categoria: Jardins zoológicosCategoria oculta: !Artigos destacados na Wikipédia em hebraico
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية Azərbaycanca Беларуская Български বাংলা Bosanski Català Česky Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Føroyskt Français Galego עברית हिन्दी Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Latina Lietuvių Latviešu Македонски Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Русский Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు ไทย Tagalog Türkçe Українська ייִדיש 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 13h01min de 16 de abril de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas