sábado, 21 de abril de 2012

ZOOLÓGICO DA HOLANDA

This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

Girafas e Ocapis em Zoológicos da Holanda
Giraffen en Okapi bij Dierentuinen van The Netherlands
Localização do país – oeste da Europa. Características – relevo baixo e plano (aproximadamente 50% do território está abaixo do nível do mar); colinas (L); zonas pantanosas (N e NE); lagos com diques e terras resgatadas do mar – pôlderes (O).

O Reino dos Países Baixos está dividido em 12 regiões administrativas, também chamadas de Províncias; cada uma tem à sua frente um governador, que é chamado Comissário do Rei ou da Rainha. Todas as províncias, por sua vez, subdividem-se em municípios (gemeenten), que são 467.

PROVÍNCIAS (do norte para o sul):
Groninga – Groningen
Drente – Drenthe
Frísia – Fryslân
Holanda do Norte – Noord-Holland
Flevolândia – Flevoland
Overissel – Overijssel
Guéldria ou Gueldres – Gelderland
Utreque – Utrecht
Holanda do Sul – Zuid-Holland
Zelândia – Zeeland
Brabante do Norte – Noord-Brabant
Limburgo – Limburg

PROVÍNCIAS (em ordem alfabética):
Drenthe – Drente
Flevoland – Flevolândia
Fryslân – Frísia
Gelderland – Guéldria ou Gueldres
Groningen – Groninga
Limburg – Limburgo
Noord-Brabant – Brabante do Norte
Noord-Holland – Holanda do Norte
Overijssel – Overissel
Utrecht – Utreque
Zeeland – Zelândia
Zuid-Holland – Holanda do Sul


Em 1996, a associação comercial “Animal e Parque”, “Dier en Park” (www.dier-en-park.nl) uniu um grupo de pequenos jardins zoológicos holandeses, mais um mini-zoo alemão, para promover o intercâmbio de conhecimentos, questões financeiras e de relações públicas entre os parques. Essas pequenas instituições se tornaram um grupo reconhecido de 14 zoológicos europeus com sua própria especialidade e aparência (listados abaixo do lado direito da tela: DP). O visitante paga a entrada de um determinado lugar e quando visitar outro estabelecimento, por exemplo, todos os parques filiados oferecem redução de tarifa. Nota: Todos compreendem pequenas coleções de castelos, borboletários, casas de insetos, casas de répteis, pequeno zoo de parque temático, e nenhum deles têm girafas...

Os 15 maiores jardins zoológicos do Reino dos Países Baixos (lista do lado esquerdo da tela) estão unidos na Associação Holandesa de Jardins Zoológicos, “Nederlandse Vereniging van Dierentuinen” – NVD (www.nvdzoos.nl), fundada em 1966, está localizada em Amsterdã (Postbus 15458, 1001 ML Amsterdam). Nota: São dois aquários, um parque de primatas, quatro grandes zoos com muitos aniamais (exceto girafas) e oito grandes zoos que expõem girafas...

ASSOCIADOS NVD (cidades):
Vogelpark Avifauna – Alphen aan den Rijn
DierenPark – Amersfoort
Artis – Amsterdã
Apenheul Primate Park – Apeldoorn
Burgers’ Zoo – Arnhem
Dierenpark Emmen – Emmen
Dierenpark Wissel – Epe
Dolfinarium – Harderwijk
Safaripark Beekse Bergen – Hilvarenbeek
GaiaPark – Kerkrade
Aqua Zoo Friesland – Leeuwarden
Dierenrijk bij Eindhoven – Mierlo
Zoo Parc – Overloon
Ouwehands Dierenpark – Rhenen
Diergaarde Blijdorp – Roterdã ASSOCIADOS DP (cidades):
Kasteeltuinen Arcen – Arcen
BestZOO – Best
Kasteelpark Born – Born
Reptielenzoo 'Serpo' – Delft
Dierenpark Taman Indonesia – Kallenkote
Vlindertuin & Restaurant Berkenhof – Kwadendamme
Wereldtuinen Mondo Verde – Landgraaf
Natuur Doe Centrum Insektenwereld – Leens
Vlinders aan de Vliet – Leidschendam
Familiepark Plaswijckpark – Roterdã
Dierenpark Reptielenhuis de Oliemeulen – Tilburg
Stichting Van Blanckendaell Park – Tuitjenhorn
Expeditie Ecodrome – Zwolle
Tiergarten Kleve (fronteira de Limburgo com a Alemanha)

Dois dos Associados NVD utilizam a imagem animada (gif) é utilizada nos sítios dos Zoológicos de Emmen e Overloon...




--------------------------------------------------------------------------------

PROVÍNCIAS (em ordem alfabética)

DRENTHE – A Província de Drente está lozalizada na região nordeste do país. Capital: Assen. Outras cidades: Aa en Hunze, Anderen, Annerveenschekanaal, Balinge, Borger-Odoorn, Coevorden, De Wolden, Grolloo, Hoogeveen, Meppel, Midden-Drenthe, Noordenveld, Tynaarlo, Westerveld.

— Dierenpark Emmen, localizado na cidade de Emmen [NVD; logo três animais estilizados: foca, tigre e cegonha]
Noorder Dierenpark Emmen – www.noorderdierenpark.nl
Hoofdstraat 18, 7811 EP Emmen – www.dierenpark-emmen.nl

O Parque Zoológico de Emmen consiste em duas partes: uma maior (Centrum), onde estão as girafas, fica para o lado do centro da cidade, e outra parte menor, fica a noroeste, nas proximidades de Noordbargeres. Ambos os parques são conectados por uma passarela de um centro de compras. As cinco imagens abaixo são “Giraffen Wallpaper”, disponibilizadas no sítio oficial. Nota: Na coleção há um fôlder enviado por Miguel.








--------------------------------------------------------------------------------

FLEVOLAND – A Província de Flevolândia está localizada na região central do país. Capital: Lelystad. Outras cidades: Almere (maior cidade), Dronten, Noordoostpolder, Urk, Zeewolde.



--------------------------------------------------------------------------------

FRYSLÂN (em frísio), Friesland (em neerlandês) – A Província de Frísia está localizada na região norte do país. Tem uma língua própria, o frísio, que é muito parecido com o inglês. Capital: Leeuwarden. Outras cidades: Bolsward (Boalsert), Dokkum (Dokkum), Franeker (Frjentsjer), Harlingen (Harns), Hindeloopen (Hylpen), IJlst (Drylts), Sloten (Sleat), Sneek (Snits), Stavoren (Starum), Workum (Warkum).

— Aqua Zoo Friesland (em frísio: Ljouwert), localizado na cidade de Leeuwarden [NVD; ZZ; logo três pinguins]
De Groene Ster 2, 8926 XE Leeuwarden – www.frieslandzoo.nl



--------------------------------------------------------------------------------

GELDERLAND – A Província de Guéldria ou Gueldres é a maior do país e está localizada na região centro-este do país. Capital: Arnhem (Arnhemia).

— Apenheul, Primate Park, localizado na cidade de Apeldoorn [NVD; logo macaco estilizado]
J.C. Wilslaan 21, 7313 HK Apeldoorn – www.apenheul.nl

O parque de primatas está localizado no interior de um parque natural de floresta e montanha (Berg en Bos), com javalis e veados, na margem da colina Veluwse. Apenheul é especializado na família dos macacos, embora também tenha animais exóticos como capivara, quati, tamanduá-bandeira, porquinho-da-índia e vários tipos de pássaros como arara e papagaio, por exemplo. Iniciou suas atividades em 1971 como um pequeno zoo onde macacos vivem livres na floresta. Os primeiros animais foram o macaco-barrigudo, o macaco-aranha e algumas outras espécies menores. O gorila, o maior de todos os macacos, veio em 1976. Três anos depois, em 1979, o primeiro bebê gorila nasceu.

— Dierenpark Wissel, localizado na cidade de Epe [NVD; ZZ; logo quatro suricatas mostrado no fôlder 2010]
Woesterbergweg 2 B, 8162 RD Epe – www.wisselzoo.nl
— Pangea Parc, localizado na cidade de Epe [ZZ; logo panda-vermelho]

A família Eshuis que gostava de animais tinha uma pequena coleção que cresceu ao longo do tempo. No dia 25/03/1967, sob o nome de ‘Dierenvreugd De Achterste Molen’ (animal alegria do moinho), foi aberto ao público. Em janeiro de 1984 o parque foi vendido e rebatizado ‘Dierenpark Wissel’. Em 01/02/1994 o parque foi adquirido pela Palmary Parcs... Em janeiro de 2001, decidiu-se procurar um novo local para ampliar o parque. Será no ‘Horsthoek’, comunidade do bairro de ‘Vemde’... Este local, entre Epe e Heerde, abrigará um novo jardim zoológico, cujo nome é ‘Pangea Parc’...



— Dolfinarium Harderwijk, localizado na cidade de Harderwijk [NVD; logo desenho estilizado de golfinhos]
Strandboulevard Oost 1, 3841 AB Harderwijk – www.dolfinarium.nl

— Burgers’ Zoo (Zoo de Burger ou Zoológico de Arnhem), localizado na cidade capital de Arnhemia [NVD; logo grafismo do nome]
Antoon van Hooffplein 1, 6816 SH Arnhem – www.burgerszoo.eu – www.burgerszoo.nl

O Zoológico de Burger tem suas raízes em Heerenberg... Este é o lugar onde o amante de animais Johan Burger abriu para o público a sua coleção de animais “Pheasant Park Buitenlust”, em 1913; só que a sua localização não era ideal, sendo longe de tudo. Em 1923, o senhor Burger se mudou para Arnhem, onde a acessibilidade era bem melhor, possibilitando uma futura expansão do zoológico. Seu amigo Carl Hagenbeck (diretor do Zoo de Hamburgo), inspirou-o na construção de seu parque. Burger construiu o primeiro recinto de animais sem grades, na Holanda, seguido por outros grandes recintos abertos com pedras e fossos.

A Segunda Guerra Mundial proveu um período difícil para o zoológico... Durante os últimos períodos da guerra, com a dramática batalha por Arnhem (“A Bridge too Far”), e particularmente nos sete meses depois dessa batalha, muitos animais morreram e muitas jaulas foram danificadas. Depois da guerra, o zoológico se recuperou e Burger desenvolveu uma nova ideia: “mostrar o quanto possível o comportamento natural dos animais em seu habitat”.

Em 1968, Burger abriu o primeiro Safari Park no Continente, seguido pelo famoso habitat de chimpanzé, em 1971. Mais tarde, a floresta dos lobos, a casa de pássaros e o recinto do gorila. Em 1988, Burger construiu o primeiro espaço do mundo com uma floresta tropical, seguido por um Deserto em 1994. Burger desenvolveu a sua própria filosofia. As palavras chaves são: “comportamento, espaço e natural”.

Todos os animais do são exibidos em locais chamados de “Eco-displays”, o que significa “jaulas ecologicamente corretas”, na medida em que mostra os animais em seu habitat natural, com ambientes o mais próximo possível de seus ecossistemas... O Burger está organizado em 7 partes: “The Bush – The tropical rain forest” (A floresta tropical), “The Desert – The rock desert” (Sonora e Mojave desertos do Arizona e do norte do México), “The Ocean – The tropical coral reef” (O recife de coral tropical com praia, recife de corais, tubarões), “The Mangrove – The tropical brackish flood water forest” (A floresta tropical de manguezais com cobras, garças, tartarugas e lagartos), “The Safari – The East-African savannah” (A savana do leste da África: enorme massa de rochas à beira da Savana é conhecida na África como “kopje”, entre essas pedras em um amplo terraço pode-se desfrutar da vista sobre a Savana com antílopes, girafas, rinocerontes, zebras), “The Rimba – The Malaysian rain forest” (A floresta tropical da Malásia) e “The Zoo – Naturally shaped accommodations” (acomodações de forma naturalista).

Abaixo (no centro da tela), cartão-postal com oito girafas no Burgers-Zoo, em Arnhem. Nas extremidades, fotos do sítio oficial: girafas do Zoo de Burger (lado esquerdo) e girafas e zebras do Zoo de Burger (lado direito). Nota: fôlder enviado por Miguel.



(37k)


(34k)



--------------------------------------------------------------------------------

GRONINGEN – A Província de Groninga está localizada na região nordeste do país. Capital: Groningen (Groninga).

— Natuur Doe Centrum Insektenwereld (centro de natureza local mundo dos insetos), localizado na cidade de Leens [DP; logo sapo verde psicodélico]
Wierde 17, 9965 TA Leens – www.insektenwereld.nl

O Mundo dos Insetos abriga, além de insetos, aranhas, répteis como cobras, lagartos e sapos, por exemplo, e outros animais comedores de insetos como quatis, porcos-espinhos etc. O parque foi criado em 1998, por Ton & Gonda van der Made.

— De Uilentuin, localizado na vila de Meeden, na cidade de Menterwolde. O Jardim das Corujas é um parque de aves de rapina que foi inaugurado em 07/03/2007 e fechado depois de pouco mais de dois anos porque, segundo o proprietário Jack Hunter, o negócio não expandiu... Além disso, passou por uma crise financeira, devedores esperam seu dinheiro...



--------------------------------------------------------------------------------

LIMBURG – A Província de Limburgo está localizada na região sudeste do país. Limburgio é uma língua minoritária falada em Limburgo. Capital: Maastricht.

— Kasteeltuinen Arcen, localizado na cidade de Arcen [ZZ; DP; logo torre de castelo com flora]
Lingsforterweg 26, 5944 BE Arcen – www.kasteeltuinen.nl

O Castelo de Arcen é um parque com belos jardins, mas também abriga pequenos animais como lêmures-de-cauda-anelada (ringstaartmaki’s) e macacos-esquilo (doodshoofdapen), várias espécies de pássaros e peixes.

— Kasteelpark Born, localizado na cidade de Born [DP; logo coruja cinza]
Kasteelpark 38, 6121 XK Born – www.kasteelparkborn.nl

Parece que o Castelo de Born foi inaugurado em 1970. Ele também abriga pequenos animais como carneiro, emas, ganso, lince, ovelha-negra, porco-espinho, entre outros.

— GaiaPark Kerkrade Zoo, localizado na cidade de Kerkrade [NVD; logo desenho estilizado moderno de vários animais]
Dentgenbachweg 105, 6468 PG Kerkrade – www.gaiapark.nl

Além de escultras de arte Yaka Art (www.yaka.nl), outras estátuas decoram ainda mais o zoo, como a girafa de bronze mostrada na fotografia abaixo... Na placa foi inscrito: “Jonge Giraffe ‘Gaia’, Hetty Heyster, Aangeboden door Fred de Graaf, Burgemeester van Apeldoorn. Onthuld dorr H.K.H. Prinses Margriet der Nederlanden. T.G.V. de opening van GaiaPark, 01 juni 2003” – Jovem Girafa ‘Gaia’, Hetty Heysters, oferecido por Fred de Graaf, Prefeito de Apeldoorn. Inaugurado pela Princesa Margaret do Reino dos Países Baixos. T.G.V. abertura GaiaPark, 01 de junho de 2003.

No dia 13/08/2009, da mãe ‘Daphina’, uma girafa Rothschild macho nasceu. Bert van Marwijk (mostrado na foto do lado direito) vai cuidar como ‘padrinho’ do recém-nascido ‘Jimiyu’, cujo nome foi dado por sua neta e significa, no Quênia, ‘nascido durante a temporada de seca’. A foto do sítio oficial mostra o novo nome colocado em cima de um painel fotográfico.



— Wereldtuinen Mondo Verde, localizado na cidade de Landgraaf [DP; logo guará ou íbis-vermelho]
Groene Wereld 10, 6372 PW Landgraaf – www.365mondoverde.nl (não tem girafas)



--------------------------------------------------------------------------------

NOORD-BRABANT – A Província de Brabante do Norte está localizada na região sul do país. Capital: ’s-Hertogenbosch ou Den Bosch (Bosque do Duque).

— BestZOO, localizado na cidade de Best [DP; logo dois olhos da palavra zoo]
Broekdijk 15, 5681 PG Best – www.bestzoo.nl

Trata-se de um pequeno zoo localizado na vila de Vleut te Best, em Best. Foi inaugurado em 1930 pelo senhor Van Laarhoven senior, como Zoológico de Vleut (Dierenpark De Vleut). Em 1982, dois filhos de Laarhoven assumiram o zoo e o expandiram. A família administrou o zoo até junho 2007, quando foi adquirido pelo Zodiac Zoos e rebatizado de BestZOO. Houve melhorias, muitas das antigas exibições foram atualizadas por configurações mais naturalistas. Entretanto, como não se encaixa mais na filosofia do ZZ, novamente foi vendido para um particular, Jos Nooren, em 19/07/2010. O zoológico abriga cerca de 70 espécies, especialmente pequenos animais como felinos, aves, marsupiais, pequenos mamíferos, muitas espécies de macacos e prossímios, ungulados e camelídeos.

— Fazanterie de Rooie Hoeve (faisões), localizado na cidade de Heeswijk-Dinther [sem logo]
Stoppelveldseweg 1, 5473 RR Heeswijk-Dinther – www.derooiehoeve.nl

A Fundação Pheasantry da Fazenda Vermelha (Pheasantry the Red Farm) tem uma das maiores coleções de faisões e pavões da Europa. O objetivo da Fundação é coletar e reunir informações sobre todas as espécies dessas magníficas aves, cuja experiência tem sido adquirida nos últimos 30 anos. Desde 2002, há mais de 56 espécies diferentes de faisões nos aviários.

— Safaripark Beekse Bergen, localizado na cidade de Hilvarenbeek [NVD; logo desenho cabeça de elefante]
Beekse Bergen 1, 5081 NJ Hilvarenbeek – www.beeksebergen.nl – www.safaripark.nl

Inaugurado em 1968 com 40 leões, sob o nome Leeuwenpark Beekse Bergen (Parque dos Leões). O parque é grande, abriga um grupo de girafas-rothschild e tem parceria com Kololo Game Reserve (www.kololo.nl), em Waterberg, na Província de Limpopo, na África do Sul. A imagem antiga do lado esquerdo da tela é do Safari Camping... De acordo com o veterinário Jacques Kaandorp, um macho que foi chamado de “Joto” (significa “quente” em suaíle) nasceu e passa bem. Ele é o último filhote da girafa “Astrid”, uma girafa que já era mão de uma fêmea... Curiosidade: O “Pacote Girafa” (Arrangement Giraffe) custa € 28,95 por pessoa, dá direito a entrada no Safaripark Beekse Bergen (foto do lado direito), 2 xícaras de café ou chá com iguarias locais e almoço (09/10).





— Dierenrijk bij Eindhoven, localizado na cidade de Mierlo (Geldrop) [NVD; logo desenho infantil de urso-polar e macaco]
Heiderschoor 24, 5731 RG Mierlo – www.dierenrijk.nl (não tem girafas)

— Zoo Parc Overloon, localizado na cidade de Overloon, foi inaugurado em 2000 [NVD; ZZ; logo macaco gibão mostrado no fôlder 2010]
Zoo Parc Overloon Duitstalig (alemão) – www.zooparcoverloon.de
Stevenbeekseweg 19-21, 5825 JB Overloon – www.overloonzoo.nl (não tem girafas)



— Dierenpark Reptielenhuis de Oliemeulen (Zoo & Reptile House of Oliemeulen), localizado na cidade de Tilburg [DP; logo camaleão verde]
Dierenpark de Oliemeulen – Reitse Hoevenstraat 30, 5042 EH Tilburg – www.oliemeulen.nl

— Tilburg Zoo (Tilburgs Natuur Dierenpark – www.tilburgsdierenpark.nl), Bredaseweg – Tilburg. Fundado em 1931, como Burger Zoo, pelo senhor e senhora Van Glabbeek, foi fechado em 1973. A senhora Glabbeek foi filha de Johan Burger – quem fundou o atual Burgers’ Zoo, em Arnhem. Em 1946, o zoo foi comprado pelo comerciante de animais Christ van Dijk e o nome foi mudado para Tilburgs Natuur Dierenpark. Em 2008, um pôster de Jim Brair foi transformado em selo oficial pelo TNT Post, como um memorial a este jardim zoológico. O cartaz de Jim Brair (um artista de pôster bem conhecido) foi feito no final dos anos cinquenta para o Zoológico de Tilburg...





— Papegaaienpark Veldhoven, localizado na cidade de Veldhoven [logo papagaio voando]
Stichting Nederlands Opvangcentrum voor Papegaaien – N.O.P., Foundation Dutch Reception Centre for Parrots
Wintelresedijk 51, Oerle, 5507 PP Veldhoven – www.papegaaienpark.nl (com versão em outros idiomas)

A Fundação Holandesa Centro dos Papagaios é um santuário de aves exóticas, principalmente papagaios, desde 1987. Possui uma área de 90.000 m² contendo centenas de gaiolas e viveiros onde os animais são atendidos por funcionários, voluntários e um veterinário. Existem também os macacos e os pinguins.



--------------------------------------------------------------------------------

NOORD-HOLLAND – A Província da Holanda do Norte está localizada na região noroeste do país. Capital: Haarlem. Amsterdam, em português Amsterdã ou Amsterdão, é a maior cidade da província, a capital da Nação e tem como Patrimônio da Humanidade a Linha de Defesa de Amsterdã... Laren é a mais antiga cidade nessa área, também uma das mais ricas do país, juntamente com sua vizinha Blaricum. Nacionalmente, Laren é conhecida por sua grande variedade de lojas de roupas.

— Zodiac Zoos, localizado na cidade de Laren – www.zodiaczoos.nl [ZZ; logo artístico de leão com asas de borboleta, serpente e flora]
Zodiac Animals, localizado na cidade de Laren – www.zodiacanimals.nl
Huenderstraat 1, 7245 BJ Laren (Gld.) – The Netherlands

Zoológicos do Zodíaco é uma organização que congrega o Aqua Zoo Friesland (onde os visitantes podem andar entre pinguins), Dierenpark Wissel (onde os visitantes são confrontados com pandas vermelhos), Pannenkoekenrestaurant de Ossenstal (restaurante em Epe), Kasteeltuinen Arcen (onde os visitantes ficam maravilhados por belos jardins), Zoo Parc Overloon (onde os visitantes encontram no safári chitas e gibões) e o Labyrinth Boekelo (em Boekelo)... Tais parques são caracterizados por uma aparência muito natural, os visitantes são imersos na natureza... A Fundação Zodíaco Animais (Stichting Zodiac Animals) foi criada em 1999 e tem em acervo moluscos, artrópodes, anfíbios, répteis, aves e diversas espécies de mamíferos, mas não girafas.

— Stichting Van Blanckendaell Park (Fundação de Blanckendaell Parque, localizado na cidade de Tuitjenhorn [DP; logo brasão e arara “Aríe”]
Veilingweg 9, 1747 HG Tuitjenhorn – www.blanckendaellpark.nl

Além de muitos animais no zoológico, incluindo várias espécies africanas (exceto girafas), o parque contém também um museu com fazenda histórica, um parque infantil, uma cafetaria e um moinho.

— Artis ou Natura Artis Magistra – Amsterdam Art Zoo, localizado na cidade de Amsterdã [NVD; logo grafismo do nome]
Plantage Kerklaan 38-40, 1018 CZ Amsterdam – www.amsterdamzoo.nl – www.artis.nl

Fundado em 1838, o Zoológico de Amsterdã é um complexo científico com planetário, museu de geologia, aquário, jardim botânico e jardim zoológico. Lá, vivem mais de 5.000 espécies de animais. Alguns dos espaços destinados aos animais têm entrada restrita, mas as principais atrações abertas incluem os grandes felinos, girafas, entre outros.

O zoológico possui também uma casa aquecida para répteis, uma casa de morcegos, um aviário, uma casa de macacos e um lago de flamingos. Oranya que nasceu em 3/10/2001 é uma girafa que veio do Zoológico de Karlsruhe (Alemanha). Nota: Fôlder enviado por Miguel.

Abaixo, série de 3 valores emitida em 22/03/1988, Aniversário de 150 Anos do Natura Artis Magistra Zoo, Welfare Funds Zoological Society. Os selos mostram: zebra-quagga (55 + 30c), peixe-boi-marinho (65 + 35ct) e orangotango (75 + 35 cent). Scott: B638/B640. Notas: Esta série também foi emitida em carnêt (Booklet; o qual não tenho); o FDC oficial e o carimbo comemorativo mostram olhos de animais.



A foto abaixo eu tirei quando tive a oporunidade de constatar girafas pessoalmente em 14/08/2000. De lá também trouxe: girafa para medir altura, brinquedo, quebra-cabeça, girafa infantil de plástico amarelo escuro com 6 centímetros de altura, ainda alguns cartões-postais by Leendert Jan Vis...



Abaixo (lado esquerdo), cartão-postal do zoológico. Do lado direito, fotografia by Sérgio Sakall, 14/08/2000.




--------------------------------------------------------------------------------

OVERIJSSEL (em neerlandês) ou Oaveriessel (em baixo-saxão neerlandês) – A Província de Overissel está localizada na região leste do país. Capital: Zwolle.

— Dierenpark Taman Indonesia, localizado na cidade de Kallenkote – www.taman-indonesia.nl [DP; logo pequeno passarinho]
Animal Park Taman Indonesia – Kallenkote 53, 8345 HE – Kallenkote (bij Steenwijk)

Kallenkote é um típico vilarejo do município de Steenwijkerland, na região da província holandesa de Overijssel. O zoo tem pequenos animais, tanto aves como mamíferos. Taman Indonesia também abriga uma fundação, a Taman Indonesia Foundation, que garante a natureza e a cultura da Indonésia, incluindo a criação de projetos educacionais em toda a Indonésia, a história holandesa indiana (Dutch Indian) e ações de apoio diretamente ligadas ao elefante-indiano.

— Expeditie Ecodrome Zwolle, localizado na capital da província, Zwolle [DP; sem logo]
Willemsvaart 19, 8019 AB Zwolle – www.ecodrome.nl (expedição para crianças com pequenos animais)



--------------------------------------------------------------------------------

UTRECHT – A Província de Utreque está localizada na região central do país. Capital: Utrecht (Utreque).

— DierenPark Amersfoort, localizado na cidade de Amersfoort [NVD; logo desenho cabeça de leão]
Barchman Wuytierslaan 224, 3819 AC Amersfoort
www.dierenparkamersfoort.nl – www.amersfoort-zoo.nl (com versão em inglês)

Amersfoort é a maior cidade dessa província. Nesse zoo há um grupo de sete girafas machos... Em estado selvagem esta composição é frequente (09/2010)... No Níger vive uma pequena população da subespécie girafa-peralta, que foi estudada durante três anos. Os rebanhos não vivem em área protegida, mas entre aldeias e áreas de pecuária... Existem atualmente cerca de 175 indivíduos. DierenPark Amersfoort apoia a iniciativa do Parc Zoologique de Doué-la-Fontaine, o qual atua em uma base sustentável com os habitantes dessas aldeias... Nota: Na coleção há um fôlder enviado por Miguel.

12/2011: Ouvi dizer que no Zoo de Amersfoort os guardas iriam tocar música pop para as 5 girafas do zoo, para que não escutassem bem os barulhos dos fogos das festas de fim de ano. Disse o Diretor do Zoo que elas eram os únicos animais do zoo inteiro que se estressavam com tal foguetório... Informação recebida de Carlos.



— Ouwehands Dierenpark Rhenen, localizado na cidade de Rhenen [NVD]
Grebbeweg 111, 3911 AV Rhenen – www.ouwehand.nl (com versão em inglês)



Inaugurado em 18/06/1932. O fundador, senhor C. W. Ouwehand, havia se mudado de Roterdã para Rhenen alguns anos antes, para abrir uma fábrica de charutos, com seu irmão. Depois de um tempo, ele decidiu sair dessa empresa e, em 1919, começou uma criação de galinhas em Grebbeberg. O negócio prosperou e com publicidade excelente, ônibus lotados de agricultores visitavam sua fazenda... Descobriu-se então que os visitantes estavam mais interessados em seus animais exóticos, como os guaxinins, pavões e faisões, do que nas raças de frango. Durante a crise econômica da década de 1930, surgiu a ideia de converter a granja em um jardim zoológico. Ouwehands Zoo teve um certo sucesso desde o início, mas durante a Guerra houve a destruição total e sua reconstrução foi lenta, terminando no final dos anos 50. Hoje, um dos projetos que a Ouwehand Zoo Foundation apoia é o The Global White Lion Protection Trust (White Lion Trust / WLT) na África do Sul, a qual proteje o raro leão branco (www.whitelions.org).

“Umkhosi” consiste em uma aldeia africana onde se pode abservar girafas-de-rothschild, entre outros animais da África. O zoo realiza concurso de pintura, disponibilizando na internet desenhos para colorir (Kleurplaten). Um deles, by Arthur Martens, é mostrado abaixo no centro da tela. Nota: Na coleção há um fôlder enviado por Miguel.




--------------------------------------------------------------------------------

ZEELAND – A Província da Zelândia está localizada na região sudoeste do país. Capital: Middelburg (Midelburgo).

— Vlindertuin & Restaurant Berkenhof (Borboletário), localizado na cidade de Kwadendamme [DP; logo camaleão colorido]
Berkenhof’s Tropical Zoo (Zoológico Tropical de Berkenhof), Vlindertuin Berkenhof bij Kwadendamme (Jardim das Borboletas)
Langeweegje 10 A, 4434 NE Kwadendamme – www.vlindertuindeberkenhof.nl – www.tropicalzoo.nl

— Reptielenzoo Iguana, localizado em um edifício no centro da cidade de Vlissingen [sem logo]
Bellamypark 31-35, 4381 CH Vlissingen – www.iguana.nl



--------------------------------------------------------------------------------

ZUID-HOLLAND – A Província da Holanda do Sul está localizada na região oeste do país. Capital: Den Haag, ’s-Gravenhage (Haia / The Hague)...??? Rotterdam, em português Roterdã ou Roterdão é a maior cidade dessa província...

— Vogelpark Avifauna, localizado na cidade de Alphen aan den Rijn [NVD; logo desenho de tucano]
Hoorn 65, 2404 HG Alphen a/d Rijn – www.avifauna.nl (pequeno zoo de pássaros de um hotel, inaugurado em 17/05/1950)

— Schildpaddencentrum, localizado na cidade de Alphen aan den Rijn [logo tartaruga]
SSN – Stichting Schildpaddencentrum Nederland (Fundação Centro de Tartarugas da Holanda)
J Keplerweg 26, 2408 AC Alphen a/d Rijn – www.schildpaddencentrum.nl
Sendo o acolhimento a principal atividade, em 1979, começou a receber tartarugas. A fundação foi estabelecida em 1990 e zoológico público em 2002.

— Reptielenzoo 'Serpo', Reptielen Zoo SERPO, localizado na cidade de Delft [DP; sem logo]
Churchilllaan 58, 2625 GW Delft – www.serpo.nl

SERPO é um centro de cobras, crocodilos e outros répteis, localizado próximo a Estação Central de Delft. Fundado em 1981 por Walter Serpo Getreuer. No início de 2009, o museu foi fechado por causa da demolição do imóvel para a construção do túnel ferroviário Delft. Um novo local será criado próximo de Zestienhoven... Atenção: Está temporariamente em construção, portanto, não há tour disponível...

— Stonehenge Wildlife, estava localizado na vila de Schoonrewoerd, na cidade de Leerdam. Foi uma propriedade particular, profissional na exploração de aves de rapina. Um parque de falcoaria e jardim zoológico, cuja coleção consistia principalmente de muitas espécies de aves de rapina e corujas. Além disso, haviam aves aquáticas e gatos de pequeno porte.

— Vlinders aan de Vliet (Borboletário), localizado na cidade de Leidschendam [DP]
Veursestraatweg 195 B, 2264 EG Leidschendam – www.vlindersaandevliet.nl

— Faunapark Flakkee, localizado na cidade de Nieuwe-Tonge [logo desenho de arara]
Duivenwaardsedijk 22, 3244 LG Nieuwe Tonge – www.faunaparkflakkee.nl

Nieuwe Tonge é uma parte do município de Middelharnis, e fica cerca de 13 km ao sul de Hellevoetsluis. O parque tem uma grande variedade de animais que vão de periquitos a aves de rapina, corujas e diversos animais maiores, como cervos e cangurus, por exemplo.

— Familiepark Plaswijckpark Rotterdam, Dierenwijck (Zoo wijck), localizado na cidade de Roterdã [DP; logo moderno com crianças e animais]
Ringdijk 20, 3053 KS Rotterdam – www.plaswijckpark.nl (parque temático que abriga o Zoo Dierenwijck; antes o logo era um canguru)

— Diergaarde Blijdorp Rotterdam, localizado na cidade de Roterdã [NVD]
Blijdorplaan 8, 3041 JG Rotterdam – www.rotterdamzoo.nl – www.diergaardeblijdorp.nl (versão em inglês)

Fundado em 1880, foi um dos primeiros a rejeitar as formas e superfícies das jaulas existentes até então. Os viveiros dos animais foram descobertos, por exemplo, e o chão feito de terra ou de relva, com árvores e moitas, aproximando-se do habitat natural dos animais... Em junho de 2009, as girafas (acho que são 7 indivíduos) mudaram para sua nova casa na savana africana (foto central abaixo). A partir de agora elas são vistas diariamente em seu novo celeiro ou no exterior, uma savana espaçosa, na aldeia Samburu. Há um filme disponível na internet que mostra as girafas sendo transferidas. Do lado esquerdo da tela, guia do zoológico publicado em 1978. Notas: Na coleção há um fôlder datado de 2005 enviado por Miguel; veja NG.



Uma das fontes utilizadas nesta página foi Wikipédia, além dos sítios na internet de cada parque.
http://nl.wikipedia.org/wiki/Lijst_van_dierentuinen | http://nl.wikipedia.org/wiki/Dier_en_Park

Última atualização: 09/01/2012.

--------------------------------------------------------------------------------

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas