quinta-feira, 26 de abril de 2012

Home Pequenas Empresas & Grandes Negócios Quem Somos Papo de Empreendedor Papo de Empreendedor -------------------------------------------------------------------------------- Empreendedores introvertidos podem ser bons inovadores? 26.04.2012 Bruna Maria Martins Fontes Inovação Comentários → Inovar é um ponto essencial para o sucesso de uma empresa, seja para criar um produto surpreendente, resolver problemas com mais eficiência ou atender a necessidades do público antes da concorrência. Mas há um fator que pode travar o empreendedor na hora de expressar e implantar ideias diferenciadas: ser introvertido. Quem tem esse perfil geralmente se sente intimidado em interações sociais e energizado quando realiza atividades sozinho. Seu ponto forte é a reflexão, uma poderosa aliada para idealizar novidades no mesmo nível dos extrovertidos. A diferença está na comunicação: como os introvertidos não se sentem à vontade para conversar com outros sobre suas ideias, a inovação nem sempre sai do papel, aponta Francesca Gino, professora de administração de negócios da Harvard Business School, em artigo publicado no blog da Harvard Business Review. Continue Lendo → ShareThis Bruna Martins Fontes é editora da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e adora compartilhar as dicas que ouve de empresários que contam a dor e a delícia de construir uma empresa Palavras-Chave: comportamento, criatividade, Empreendedorismo, extrovertido, Inovação, introvertido, pequenas empresas grandes negócios, perfil, perfis de gestão, personalidade Passou dos 50? Ainda é tempo de empreender 24.04.2012 Marcela Bourroul Cultura Empreendedora, Empreendedorismo Comentários → Marc Freedman, um estudioso das questões econômicas e sociais pertinentes aos que chegam à meia-idade, defende que é possível ser um empreendedor depois dos 50. E ele mostra, com dados de uma pesquisa realizada em 2011, que pelo menos nos Estados Unidos esse fenômeno é realidade: cerca de 60% dos donos dos 15 milhões de pequenos negócios no país nasceram antes de 1965. Passar de certa idade pode trazer frustrações no mundo corporativo, especialmente para aqueles que sentem as oportunidades de trabalho minguar e sabem que seus cabelos grisalhos não ajudam a abrir portas. Talvez por isso que, segundo outra pesquisa realizada no ano passado, um em cada quatro americanos com entre 44 e 70 anos tenha se mostrado interessado em começar um negócio próprio. Continue Lendo → ShareThis Marcela Bourroul Gonsalves é estagiária da PEGN e queria ter aulas de matemática no curso de jornalismo. Ela gosta de conhecer empreendedores apaixonados pelo que fazem e de compartilhar ideias novas e inusitadas O segredo para ser mais produtivo 20.04.2012 administrador Gestão Comentários → Não adianta tentar prorrogar: os dias continuam com 24 horas, mesmo que a pilha de trabalho cresça mais e mais na sua mesa. O jeito é administrar bem o tempo e tentar ganhar em produtividade para dar conta das tarefas sem perder os prazos. Não há fórmula mágica, mas os administradores mais bem-sucedidos compartilham algumas características que podem servir de inspiração. A colunista da Inc. Margaret Heffernan lista pelo menos quatro pontos fundamentais que unem as pessoas mais produtivas. De forma geral, o que essas características demonstram é que as pessoas mais produtivas são aquelas que conseguem ter uma visão abrangente sobre os problemas: projetos fora do trabalho, tempo para respirar, visão sob múltiplas perspectivas e contatos ajudam a se sair melhor. “Eles são produtivos porque têm uma fonte rica de recursos para buscar soluções: ciência, música, arte, literatura, teatro, design de móveis, artesanato – você escolhe o nome. Isso significa que o segredo da produtividade não é um novo software ou aplicativo. É a forma de construir toda a vida”, diz a colunista. Veja abaixo as quatro principais características: Continue Lendo → ShareThis Palavras-Chave: produtividade 6 lições da série Game of Thrones para fazer grandes vendas 19.04.2012 Rafael Farias Teixeira negociação, vendas 1 Comentário → Para fazer uma grande venda, uma empresa precisa ter uma boa estratégia e o poder da influência. Ao tentar conquistar essa transação, o universo dos negócios acaba parecendo um jogo, como o que os reis disputam no seriado Game of Thrones. Ele é inspirado na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R. R. Martin, e traz uma história cheia de intrigas, batalhas, alianças e traições em uma guerra para decidir quem será o verdadeiro rei de uma nação de fantasia medieval. Para o consultor Tom Searcy, a série traz grandes paralelos ao universo de vultosas vendas para grandes clientes e traz também boas lições. A principal delas é que quanto maior for a transação ou a empresa para quem você quer vender, maior terá que ser sua habilidade para relacionamentos. Confira essas dicas para você mirar alto e faturar alto: Continue Lendo → ShareThis Rafael Farias Teixeira é repórter do site da PEGN e sonha um dia em ter seus romances publicados. Cinéfilo, nerd e viciado em The Big Bang Theory, tenta controlar todas as compulsões da sua vida, como por quadrinhos e paçoca Palavras-Chave: estratégia, Gestão, planejamento Como atrair audiência para o site de sua empresa 18.04.2012 Marina Ribeiro internet 1 Comentário → Você seguiu todos os conselhos, fez um site para a sua empresa de fácil navegação, escrito com clareza e utilizando ferramentas de SEO, mas ainda assim não obteve a audiência esperada? Ainda que não existam truques infalíveis, Mary Rosenbaum, do site Fox Business, dá algumas dicas de marketing on-line que você pode executar sozinho para aumentar o número de acessos no site de seu empreendimento. Confira: Continue Lendo → ShareThis Marina Ribeiro é estagiária da PEGN. Filha de empreendedor, desde pequena gosta de contar histórias e compartilhar o que aprendeu. No blog, tenta fazer isso escrevendo sobre dilemas que todo empresário tem Palavras-Chave: audiência, clientes, internet, site, vendas A utilidade das divergências 17.04.2012 Márcio Ferrari Recursos Humanos Comentários → A expressão “equipe coesa e unida” pode soar como música a administradores de todas as áreas, mas qualquer empresa ou chefe experiente sabe que isso é tão difícil de encontrar quanto um trevo de quatro folhas não cultivado. Wray Herbert, especialista em ciência do jornal virtual The Huffington Post, reconhece que gosta de observar como as equipes de governo americanas, sejam quais forem, chegam à Casa Branca unidas em torno de um projeto e em pouco tempo se fragmentam em facções: “puristas ideológicos contra pragmáticos, veteranos experientes contra jovens radicais”. O cenário de harmonia começa a ganhar contornos de crise, a produtividade e o fluxo de trabalho parecem ameaçados. Herbert avisa que não é bem assim, se estiverem certas as conclusões de uma pesquisa conduzida pelas psicólogas experimentais Margaret Ormiston, da London Business School, e Elaine Wong, da Universidade de Wisconsin (EUA), campus de Milwaukee. Os resultados foram publicados na versão on-line da revista Psychological Science, aberta apenas para assinantes. Continue Lendo → ShareThis Márcio Ferrari é editor da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e gosta de pesquisas, números e filosofia Palavras-Chave: equipes, Gestão, hierarquia, Recursos Humanos Como seduzir seu cliente 16.04.2012 Marisa Adán Gil vendas Comentários → Na semana passada, assisti a uma palestra de Carlos Alberto Júlio, ex-presidente da HSM do Brasil e autor do livro “Você – Um Grande Negociador”. O tema era “Marketing e Vendas – Como Crescer nos Negócios”. Logo de início, uma surpresa: o palestrante abriu o evento mostrando cenas do filme “Don Juan deMarco”, com Johnny Depp. Para justificar, disse que iria ensinar aos presentes como “seduzir” o cliente. A tese de Júlio é simples. Hoje, não há bem mais escasso no planeta do que a atenção. Então, se você quiser ganhar a atenção do freguês, terá que trabalhar duro para conquistá-la. Mas como se faz isso? A chave, segundo ele, é tratar cada cliente de maneira diferente. Explica-se: segundo o consultor, a maioria das pessoas que estão tentando vender pensam assim: “Se eu tratar o cliente da maneira como EU gosto de ser tratado, vou conseguir meu objetivo”. Para Júlio, essa visão é arrogante e equivocada. “O que você tem que fazer é tratar o cliente como ELE gostaria de ser tratado.” Para isso, diz, é preciso identificar o perfil de comportamento de cada cliente e se adequar às suas necessidades. Continue Lendo → ShareThis Marisa Adán Gil é editora executiva da PEGN e gosta de contar boas histórias, que sejam exemplos de empreendedorismo, criatividade, coragem, paixão e determinação. Nas horas vagas, é viciada em seriados de TV, filmes de Sofia Coppola e shows de música pop Palavras-Chave: Atendimento, cliente, comportamento, consumidor, Empreendedorismo, Varejo, vendas Como permitir o trabalho em casa sem correr riscos 13.04.2012 Bruna Maria Martins Fontes Gestão 1 Comentário → Deixar que alguns funcionários façam seu trabalho em casa é uma modalidade que tem se popularizado em todo o mundo. À primeira vista, parece um bom negócio: a empresa enxuga despesas de escritório e o profissional ganha flexibilidade na agenda e corta despesas com combustível e refeições. Só que essa economia toda pode se transformar em prejuízo para os empresários que não ficarem de olho na jornada e no ambiente para o trabalho a distância. Especialmente depois que a presidente Dilma Rousseff sancionou, no final do ano passado, uma lei que dá aos trabalhadores remotos os mesmos direitos dos que atuam no escritório da empresa. Continue Lendo → ShareThis Bruna Martins Fontes é editora da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e adora compartilhar as dicas que ouve de empresários que contam a dor e a delícia de construir uma empresa Palavras-Chave: acidente de trabalho, direitos trabalhistas, Gestão, jornada de trabalho, segurança de dados, trabalhar em casa, trabalho a distância, trabalho em casa 10 qualidades que os empreendedores compartilham com super-heróis 12.04.2012 Mariana Iwakura Cultura Empreendedora 2 Comentários → Você, empreendedor, faz tantas coisas e resolve tantos problemas que, no fim do dia, acha que só pode ser um super-herói? Pois saiba que pessoas como você compartilham muitas qualidades (e missões) com esses nobres personagens. Jason Nazar, cofundador e CEO da Docstoc.com, site americano que fornece ferramentas para a criação e o crescimento de empresas, adaptou a missão e os valores do seu negócio para um formato de aventura épica. O resultado foi publicado no site do Young Entrepreneur Council e mostra, de maneira divertida, valores que todos os empreendedores podem ler quando precisam de uma força extra. Continue Lendo → ShareThis Mariana Iwakura é editora do site Pequenas Empresas & Grandes Negócios e sempre procura histórias de empreendedorismo e de inovação Palavras-Chave: Empreendedorismo, metas 5 truques para fazer seus consumidores comprarem 11.04.2012 Rafael Farias Teixeira Gestão, vendas 2 Comentários → Nosso colega blogueiro Diogo Dameto está tendo problemas em alcançar suas metas de faturamento neste começo de ano, como ele mesmo contou no blog O Primeiro Ano da Minha Empresa. Para cada mercado, há várias estratégias que acabam funcionando para melhorar essa situação. Podem incluir desde uma análise mais profunda sobre a atual estratégia de marketing até uma reformulação nos processos da empresa. Saí à procura de algumas dicas que pudessem ser aplicadas em um grande número de negócios e que fossem simples. O autor Roger Dooley estuda justamente o comportamento dos consumidores para atingi-los mais facilmente. Um fato que ele descobriu durante sua pesquisa é que boa parte das decisões dessas pessoas são feitas pelo subconsciente. Em seu livro “Brainfluence” e em entrevista para o site Inc., Dooley fala sobre algumas formas de como persuadir esses consumidores com alguns “truques”. Confira cinco deles: Continue Lendo → ShareThis Rafael Farias Teixeira é repórter do site da PEGN e sonha um dia em ter seus romances publicados. Cinéfilo, nerd e viciado em The Big Bang Theory, tenta controlar todas as compulsões da sua vida, como por quadrinhos e paçoca Palavras-Chave: vendas ← Posts Anteriores Um negócio pode mudar o seu destino? As pessoas retratadas na reportagem de capa da edição de abril da Pequenas Empresas & Grandes Negócios sofreram várias rasteiras da vida, mas decidiram empreender – e hoje faturam milhões. Conheça as histórias de gente que superou o preconceito, a pobreza, o isolamento e a hostilidade para apostar no negócio próprio e conquistar o mercado. A edição traz ainda uma reportagem especial para você aprender a lidar com gente sem estresse. São respostas para as dúvidas mais comuns na hora de contratar, demitir e gerenciar pessoas, sem ter problemas com a lei nem gastar demais. Para quem faz parte do setor do franchising, a revista mostra como as redes estão usando as mídias sociais para fazer a comunicação entre franqueador e franqueado. A revista traz também a lista com as 26 obrigações tributárias das empresas e as dicas para usar o Pinterest, a nova rede social de imagens. Não perca! Quer falar com a redação, então Clique aqui. Assine o Feed ou Receba por e-mail Assine o RSS ou, cadastre-se para receber nossos posts por e-mail: Digite seu e-mail: FeedBurner Saiba o que é RSS Feed Encontre o que procura! Ranking Sandra Boccia Cristiane Monteiro Mariana Iwakura Rafael Teixeira Bruna Fontes Marisa Adán Gil Thomaz Gomes Nádila Sousa Márcio Ferrari Marcela Bourroul Marina Ribeiro Nuvem de Temas Atendimento celular cliente comportamento consumidor consumo criatividade crise e-mail empreendedor Empreendedorismo empresas estratégia Franquias funcionários Gestão Inovação internet investimento liderança marca Marketing marketing na internet motivação negócio negócios oportunidade Oportunidades pequenas empresas pequenas empresas grandes negócios planejamento produtividade propaganda publicidade Recursos Humanos redes sociais site startup startups Sustentabilidade Tecnologia trabalho Twitter Varejo vendas No blog há 775 Posts e 3,270 Comentários. PUBLICIDADE Posts Recentes Empreendedores introvertidos podem ser bons inovadores? Passou dos 50? Ainda é tempo de empreender O segredo para ser mais produtivo 6 lições da série Game of Thrones para fazer grandes vendas Como atrair audiência para o site de sua empresa A utilidade das divergências Como seduzir seu cliente Como permitir o trabalho em casa sem correr riscos 10 qualidades que os empreendedores compartilham com super-heróis 5 truques para fazer seus consumidores comprarem Últimos Comentários Jeziel em 5 dicas para lidar com a concorrência Victor Santos em Como atrair audiência para o site de sua empresa PAULO CESAR ANICETO em 5 lições que você não vai aprender em uma sala de aula valdeli gonzaga de sousa em As 5 piores frases que você pode dizer para seu cliente valdeli gonzaga de sousa em 10 estratégias para sua empresa atingir o sucesso Mais Comentados Oito dicas para quem trabalha em casa (128) 5 dicas para a sua empresa parecer maior do que é (124) Consórcio de cirurgia plástica (71) Mangabeira quer obrigar empresas a repartir lucro com funcionários (68) Trabalhe em casa... com um chefe virtual! (61) -------------------------------------------------------------------------------- Papo de Empreendedor © 2012 Todos os Direitos reservados. Design por Helton Kuhnen . Assinar RSS Feed e Comentários Rss Feed COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas