sábado, 5 de novembro de 2011

11610 - O TERREMOTO DE LISBOA

BUSCA + enter












O Terremoto de Lisboa
A catástrofe que se abateu sobre Lisboa em 1755, seguramente a maior tragédia coletiva do povo português ao longo de toda a sua história, foi registrada por vários historiadores e escritores. A que se segue é a notável narrativa de Oliveira Martins, contida na História de Portugal, vol. I - O terramoto - O marquês de Pombal, um dos pontos altos da narrativa da língua portuguesa, editada em 1879.




O triunfo da morte






...e o Senhor mandou chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra...

- Gênesis, 13 -

A Catástrofe



Leibniz, sua filosofia otimista saiu abalada



Poucas catástrofes geológicas geraram tantas indagações e lançaram tantas dúvidas no homem moderno como ocorreu com o trágico terremoto de Lisboa de 1755. O mundo católico estarreceu-se porque a capital do Reino de Portugal era uma das cidades mais beatas que se conhecia. Não havia lisboeta que não deixasse encomendado junto à sua paróquia, para depois da sua morte, uma infinidade de missas e solicitações de velas acesas para a sua alma, para que descansasse em paz. Todas, missas e velas, quase sempre pagas antecipadamente. Porém nada disso adiantou e Lisboa foi punida como Sodoma o fora nos tempos bíblicos. No restante da Europa, o desaparecimento súbito de uma cidade inteira causou profundo abalo nas crenças otimistas geradas pela filosofia de Leibniz, segundo a qual vivíamos "no melhor dos mundos possíveis" (amplamente satirizada por Voltaire na sua narrativa Cândido, ou o otimismo, onde também dedicou trechos aos devastadores efeitos do terremoto de Lisboa). Pode-se considerar que as obras de reconstrução da cidade coordenadas durante o consulado pombalino foram facilitadas graças à existência do ouro vindo do Brasil que permitiu a construção de uma nova cidade, moderna, no lugar da Lisboa medieval que ainda subsistia nos finais do século XVIII.


|




ÍNDICE DE MUNDO













» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial

Anuncie | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade





COPYRIGHT 20002 NETWORKS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas