sexta-feira, 4 de novembro de 2011

11592 - HISTÓRIA DE PORTUGAL

Bem-vindo

A história moderna de Portugal começa no século XII quando (com a ajuda de uma variedade de homens das Cruzadas) os cristãos no norte da Península Ibérica finalmente começaram a destronar os Mouros. O novo Portugal estava ansioso para ser reconhecido como verdadeiro país pelo Vaticano, e para esse fim as fronteiras entre Portugal e Espanha foram ratificadas na base do compromisso de Portugal não tentar tirar terras a Espanha. Hoje em dia esta é uma das mais antigas e mais longas fronteiras da Europa.

O Império Português foi o primeiro com proporções ‘globais’, e também o mais duradoiro. Abençoado com exploradores e navegadores como o Infante Dom Henriques, Bartolomeu Dias, Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama, o país enriqueceu rapidamente. Durante este período Portugal tornou-se o país líder nos negócios e teve altos níveis de crescimento que resultaram na excelente arquitectura ‘Manuelina’ (gótico português tardio) incorporando motivos marítimos. Mas o desastroso terramoto de 1755, com os graves danos que causou à capital, arrasou com essa primazia portuguesa e marcou o início do lento declínio da influência e comércio de Portugal.

Apesar do Primeiro Ministro, Sebastião de Melo, mais tarde nomeado Marquês de Pombal, ser o guia da reconstrução de Lisboa seguindo linhas práticas e previdentes, ele nada pôde fazer para impedir a lenta queda do país na pobreza.

E quando, durante as Guerras Peninsulares, a tirania de Napoleão Bonaparte ocupou toda a Europa, Portugal foi onde os Britânicos vieram para tentar batê-lo em terra; desde as linhas defensivas do Duque de Wellington que tomam os seus nomes da cidade de Torres Vedras, o país está cheio de memórias desse conflito.

Os primeiros anos do século XX viram um aumento global de tensão que culminou com a I Guerra Mundial; Portugal alinhou firmemente com os Aliados. Depois, uma sucessão de governos fracos e uma revolução em 1926 permitiram a subida ao poder de António de Oliveira Salazar. Este permaneceu no poder, virtualmente como ditador, de 1932 até 1968.

Durante a II Guerra Mundial Portugal assumiu um estatuto de neutralidade que resultou na transformação de Lisboa num centro de intriga pois as embaixadas e os espiões dos países combatentes desejavam informações, comércio e matérias primas de Portugal.

Apesar das alegadas dificuldades acerca do problema de ouro roubado por Nazis, Portugal tornou-se um dos membros fundadores da NATO, sendo finalmente admitido nas Nações Unidas seis anos mais tarde, em 1955. Durante estes e os próximos 20 anos as políticas coloniais portuguesas, criticadas interna e internacionalmente, resultaram na revolução de 1974. Os tumultos sociais, políticos e económicos continuaram até 1986 quando Portugal se juntou à União Europeia e elegeu um governo civil, marcando o início de uma era mais estável.
PortugalLocais a VisitarO que fazerTempoVer MapaHotéisFotosFactosPortugalClima de PortugalCámara webMapas de PortugalHistória de PortugalMapa do SiteRegiões
Hotéis em Portugal
WebCams em Portugal
Tempo em Portugal
Mapas de Portugal
Algarve
ALUGUER DE VIATURASOs Seus ComentáriosFollow Us:StrawberryWorld TwitterStrawberryWorld YoutubeStrawberryWorld Facebook
portugal-live.net História de Portugal
Quarta-Feira, 9 Novembro11:4412°C / 54°F
Pesquisar
Para clientes empresariais:
Regiões|Links|Strawberry World|Contacte-nos|Mapa do Site

Desenhado e Produzido por Strawberry World & CDM© Copyright 2000 - 2011 Todos os Direitos Reservados



COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas