sábado, 5 de novembro de 2011

11601 - OS CEM MAIORES TERREMOTOS DA HISTÓRIA

>UOLASSINE 0800 703 3000BATE-PAPOE-MAILSACVOIPE-MAIL GRÁTISSHOPPINGÍNDICE PRINCIPALÁlbum de Fotos - Revelação digitalAntivírus e FirewallAplicativosAssistência TécnicaBackupBanda LargaBate-papo UOLBelezaBibliotecaBichosBlogosferaBuscaCarros - Motos - Tabela FipeCartõesCasa e ImóveisCelebridadesCelularCiência e SaúdeCinema e Filmes - Festival de Berlim - OscarClube UOLComparar PreçosCriançasDownloadsEconomia - Cotações - UOL InvestEducação - Dicionários - VestibularE-MailEmpregos - Enviar currículoEntretenimento - Guia Cultural SPEsporte - Copa 2014 - Fórmula 1 - FutebolEstilo - ModaFolha.comFotoblogGay - Namoro gayHoróscopoHumorÍndiceJogos - Jogos Online - Loja de jogosJornais - InternacionaisJovemMapasMúsica - ArtistasNamoroNotícias - Chuvas - Cotidiano - Internacional - Jornais - Política - Últimas NotíciasRádio UOLReceitasRetrospectiva - Oito anos de LulaRevistasSACServiçosSexoSites PessoaisTecnologiaTelevisão - Novelas - ProgramaçãoTempo e TrânsitoTV UOLUOL KUOL MaisViagemVídeosVoipWi-Fi HOMEQUEM SOMOSADICIONE AOS FAVORITOSINDIQUE ESTE SITEPUBLICIDADEFALE CONOSCO
Área do usuário Cadastre-se
Esqueci minha senha

GeografiaDiversidade Cultural no Brasil
Estados do Brasil
Geografia Física
Geografia Física do Brasil
Geografia Humana
Geografia Humana do Brasil

EspeciaisDengue
Enem
Proclamação da República

DisciplinasArtes
Biologia
Educação Física
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
Gramática
História da América
História do Brasil
História Geral
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Sociologia

Escola KidsCiências
Datas Comemorativas
Geografia
História
Jogos Infantis
Matemática
Para Pintar
Português

Pesquisa EscolarAcordo ortográfico
China
Curiosidades
Datas Comemorativas
Doenças
Drogas
Educação
Enem
Folclore
Informática
Japão
Política
ProUni
Psicologia
Saúde e Bem Estar
Sexualidade

Banco de concursosConcursos Públicos
Concursos Sudeste
Inscrições Abertas
Notícias
Todos Concursos

Você está aqui: Mundo Educação » Geografia » Geografia Física » Grandes terremotos da história
Geografia Física

Grandes terremotos da história


Terremoto na cidade chilena Valdivia, em 1960 (Grande Terremoto).

Os terremotos são difíceis de serem previstos, quando acontecem em questão de segundos deixam um rasto de destruição derivando prejuízos financeiros e vítimas humanas.

Anualmente ocorrem cerca de 300 mil tremores em todo planeta, muitos deles não são percebidos. Esse fenômeno ocorre em diferentes intensidades e intervalos de tempo. A seguir os maiores terremotos registrados ao longo da história em distintos lugares do planeta:

• No ano de 1755, no dia 1º de novembro ocorreu na capital de Portugal, Lisboa, às 09h20min da manhã um grande terremoto que vitimou fatalmente pelo menos 100 mil pessoas. Segundo documentos da época, esse tremor registrou algo próximo de 9 graus na escala Richter.

• No dia 19 de setembro de 1985, o México presenciou a fúria de um abalo que provocou a destruição do Distrito Federal e a morte de milhares de vidas.

• No dia 14 de fevereiro de 1556, na cidade chinesa Shaanxi, ocorreu um grande tremor, apesar da imprecisão dos dados esse ocupa o segundo lugar quanto ao número de mortes provocadas por fenômenos naturais, pois 800 mil pessoas perderam suas vidas.

• Ainda na China, no dia 28 de julho de 1976, na cidade Tangshan, às 03h42min, um tremor de 8,2 graus na escala Richter com duração de 14 segundos deixou a cidade em total destruição e aproximadamente 242 mil pessoas mortas.

• No Japão, no dia 17 de janeiro de 1995, a cidade de Hanshin sofreu um abalo que durou somente 20 segundos, mas que resultou em prejuízos de 100 bilhões de dólares e saldo de 6,5 mil mortos.

• No Chile, em uma cidade chamada de Valdivia, no dia 22 de maio de 1960, ocorreu um tremor que ficou conhecido como o Grande Terremoto, uma vez que foi o abalo de maior intensidade já registrado na história com 9,5 graus na escala Richter (em um escala de varia de 0 a 9), esse fenômeno gerou um grande tsunami que atingiu o litoral da América do Sul, Ilhas do Havaí a 10 quilômetros de distâncias.

• Em 1811, em 16 de dezembro na cidade Nova Madri, Estados Unidos, ocorreu o maior terremoto da história do país, com 8 graus na escala Richter.

• Em Los Angeles (Estados Unidos) no ano de 1994, no dia 17 janeiro, a cidade presenciou a fúria de um tremor que aconteceu às 04h30min com 6,7 graus na escala Richter.


Por Eduardo de Freitas

INTERAGIRImprimir | 47 comentários | Comentar



quarta-feira | 02/11/2011 18:10 | luiza rodrigues da silva
Gostei dos terremotor ocorridos.Aproveitei e fiz trabalho de geografia...

terça-feira | 25/10/2011 23:57 | matheus
muito legal e interessante

terça-feira | 27/09/2011 14:37 | lais
muito bom !!! vcs sao d esses terremotos sao muito interesantes!!

quinta-feira | 22/09/2011 10:02 | aryanny thays
amei e muito bom para faser atividade pricipalmente eu que fis é e muito bom para agente saber dos teremotos.
ver mais comentários (43 restantes)
Deixe seu comentário para "Grandes terremotos da história" Nome:
E-mail:
Comentário:

Cadastre-se
Esqueci minha senha
INDICAR



digite sua mensagem



Mundo Educação
mundoeducacao
mundoeducacao Novo Artigo: Pilha de Combustível: As células de combustíveis possuem gases como combustíveis. E... http://t.co/DRup12lX #mundoeducacao 5 days ago · reply · retweet · favorite
mundoeducacao Revolução de 1830 - reação às imposições do Congresso de Viena. http://t.co/vLS4npVY 5 days ago · reply · retweet · favorite

Join the conversation
Anúncios Shopping UOL

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE USO | ESCOLA KIDS | BANCO DE CONCURSOS | FALE CONOSCO
Resolução mínima recomendada de 1024x768 © Copyright 2011 Mundo Educação - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



COPYRIGHT MUNDO EDUCAÇÃO 2011 - tODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas