sexta-feira, 4 de novembro de 2011

11593 - HISTÓRIA DE PORTUGAL

HOME
UNIVERSIDADES
VESTIBULAR
NOTÍCIAS
ENEM
EXERCÍCIOS
PROVAS
SIMULADOS
VÍDEOS
CONTATO
blogs autores Cadastre-se Login
Enviar Artigo
Enviar Blog
Minha conta
Meus Artigos
Sair ()
Adicione aos Favoritos Remover dos Favoritos Siga no Twitter Cadastro de RSSHome História HISTÓRIA DE PORTUGAL - DA FORMAÇÃO ÀS NAVEGAÇÕES
Solicitar informaçõesSolicitar InformaçõesHISTÓRIA DE PORTUGAL - DA FORMAÇÃO ÀS NAVEGAÇÕES
Por História
Publicado 3/10/2007
História Nota: Vote

Por: Orfeu Apostilas
Resumo:
Portugal é uma das mais antigas nações da Europa, existindo como país há mais de 8 séculos.
Sujeito às mais variadas e regulares invasões, o país recebeu uma variada sucessão de habitantes ao longo dos séculos, que ajudaram a moldar o espírito do país que hoje conhecemos.

A presença humana no território remonta ao paleolítico e ao mesolítico, dos quais se podem ainda ver inúmeros vestígios, sendo os túmulos funerários colectivos os mais abundantes (Palmela, Cascais e Alapraia - próxima do Estoril).

A presença celta também deixou traços profundos no povo português, bem como inúmeros vestígios. As invasões deste povo datam de V e IV a.C. e o exemplo, talvez o mais notório da sua passagem seja a Citânia de Briteiros, uma misteriosa cidadela de pedra com cerca de 200 casas, cisternas subterrâneas e condutas de água, localizada perto de Guimarães no norte do país.

Os gregos fundaram Olissipólis e iniciaram uma fase de colonização comercial na região anterior à ocupação romana.

A presença romana que durou do I ao V séculos d.C., deixou uma marca indelével na paisagem. Vestígios bem claros da sua passagem podem ainda ser vistos na cidade romana de Conímbriga, próxima a Coimbra, pelo majestoso aqueduto em Elvas, ou no impressionante Templo romano em Évora. Os romanos também legaram a sua língua. O português é de origem latina, contendo no entanto algumas influências árabes.

A ocupação mourisca durou do século VIII a meados do século XII, das quais uma das suas maiores contribuições foi a introdução do azulejo, um pequeno quadrado brilhante, de tom azulado, que poderá conter, ou não motivos, e que é normalmente utilizado na decoração de interiores ou exteriores.

A história de Portugal como nação, remonta ao ano 1140 d.C., altura em que, após nove anos de revolta contra o Rei de Leão e Castela, Dom Afonso Henriques se auto-proclama rei de Portugal. O seu filho, Dom Afonso I e os seus sucessores, continuaram a expandir o território para sul, conquistando-o aos mouros. Lisboa é-lhes tomada em 1147 e as fronteiras que hoje existem forma demarcadas por D. Afonso III em 1249.

Em 1337, navegadores portugueses chegaram às ilhas Canárias. Suportados pelo Infante D. Henrique - o Navegador, (1394-1460), navegadores como Vasco da Gama, Bartolomeu Dias, Pedro Álvares Cabral e Fernão de Magalhães abriram caminho para um novo mundo, chegando ao Brasil, índia e ao Japão. Assim, Portugal tornou-se um verdadeiro império com territórios em África, na América Latina e no Extremo Oriente, (Timor, Macau, Goa).

Questões dinásticas levaram a que em 1580 Filipe II de Espanha fosse também o Iº de Portugal e assim o país ficou subjugado à coroa espanhola. Em 1640 uma revolta terminou com o domínio espanhol e a casa de Bragança tomou a coroa portuguesa.

CRONOLOGIA
Cronologia do Período Foz Côa a Júlio César

18000 AC Data provável das gravuras de Foz Côa

7000 AC Fim do período Paleolítico. O vale do Tejo era povoado por pescadores e caçadores que viviam perto dos estuários dos rios

3000 AC Povos neolíticos construíram monumentos funerários elementares e começaram a praticar a agricultura

2000 AC Fim do período neolítico

1500 AC Começo da Idade do Bronze. A Ibéria colonizada pelos Ligures. Possível chegada dos Iberos desde o Norte de África

1200 AC Chegada dos Fenícios

1000 AC Começo da Idade do Ferro

800 AC Chegada dos Celtas

753 AC Fundação lendária de Roma

700 AC Chegada dos gregos

625 AC Nabucodonosor reconstrói a Babilónia

587 AC Destruição de Jerusaém

522 AC Aparecimento na Índia de Buda e Mahavira

508 AC Fundação da Democracia Ateniense

500 AC Chegam os Cartagineses

218 AC Desembarque de tropas Romanas na Hispânia ou Península Ibérica

148 AC Assassínio de Viriato

83 AC Primeiro triunvirato: César, Pompeu e Crasso

72 AC Assassínio de Sertório

27 AC A Hispânia Ulterior é dividida em duas províncias: Lusitânia e Bética








Páginas: « Voltar 1 2 3 4 Próximo » Próximo: Lusitânia »
Instituições em Destaque


Busca de Universidades

Selecione Estado AcreAlagoasAmapáAmazonasBahiaCearáDistrito FederalEspírito SantoGoiásMaranhãoMato GrossoMato Grosso do SulMinas GeraisParaíbaParanáParáPernambucoPiauíRio de JaneiroRio Grande do NorteRio Grande do SulRondôniaRoraimaSanta CatarinaSão PauloSergipeTocantins
Selecione Cidade
Buscar
Vestibular Mail
Cadastre-se na nossa newsletter e
receba as últimas do Vestibular e Enem:

Enviar

Seus artigos favoritosVer todos os favoritos






Nossa Newsletter
Digite seus detalhes abaixos para assinar gratuitamente a nossa newsletter.

Nome:


Email:


Copyright 2011 Mundo Vestibular e Enem. Todos os Direitos reservados.
Info | Politica de privacidade | Anuncie no site | Termos e Condições | Sitemap

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas