sábado, 19 de fevereiro de 2011

FOSSAS SUBMARINAS

OceanoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados, veja Oceano (desambiguação).

Animação que exibe todos os oceanos do planeta. Um corpo de água contínuo que cerca a terra, o oceano global é dividido em áreas principais. Cinco divisões oceânicas são contadas geralmente: Pacífico, atlântico, índico, ártico, e antártico; os últimos dois alistados são consolidados às vezes nos primeiros trêsUm oceano (de Ωκεανός, "Okeanos" em grego) é um corpo principal da água salina, e um componente principal da hidrosfera. Aproximadamente 71% da superfície de Terra (uma área de uns 361 milhões de quilômetros quadrados) é coberta pelo oceano, um corpo de água contínuo que geralmente é dividido em diversos oceanos principais e mares menores. Mais do que a metade desta área está sob mais 3.000 metros (9.800 pés) de profundidade.

Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano (Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Este oceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:

Oceano Pacífico
Oceano Atlântico
Oceano Índico
Oceano Glacial Ártico
Oceano Glacial Antártico - definido em 2000 pela Organização Hidrográfica Internacional, da qual Brasil e Portugal são membros.
As fronteiras entre os oceanos são estabelecidas pela Organização Hidrográfica Internacional. Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos, estreitos, etc.

Veja água do mar para uma discussão detalhada da composição da água do oceano, mais notavelmente sua salinidade.

Índice [esconder]
1 Maior profundidade
2 Exploração
3 Fenômenos característicos
4 Origem das águas
5 Biologia
6 Relevo
7 Temperatura
8 Oceanos extraterrestres
9 Notas e referências
10 Ligações externas

[editar] Maior profundidadeOceano Profundidade Localização
Oceano Antártico 7.235 metros (23.730 pés)
Fossa Sandwich do Sul
Oceano Ártico 5.450 metros (17.881 pés)
Litke Deep, Bacia da Eurásia
Oceano Atlântico 8.648 metros (28.374 pés)
Fossa de Porto Rico
Oceano Índico 7.725 metros (25.344 pés)
Fossa de Java
Oceano Pacífico 11.037 metros (36.254 pés)
Fossa das Marianas
Mar Mediterrâneo 5.121 metros (17.220 pés)
Mar Jônico
As entradas em negrito são os extremos da Terra.

[editar] ExploraçãoO estudos dos oceanos da Terra é chamado oceanografia. As viagens na superfície do oceano com o uso de botes datam de tempos pré-históricos, mas só nos últimos tempos as explorações submarinas se tornaram possíveis e comuns.

O ponto mais profundo do oceano são as Fossas Marianas, localizadas no Oceano Pacífico, próximos às Ilhas Marianas. Elas têm uma máxima profundidade de 11.037 metros. Elas foram totalmente inspecionadas em 1960, pelo batiscafo da Marinha britânica "Chalenger II", que deu seu nome à parte mais profunda da fossa, o "Profundo de Challenger".

[editar] Fenômenos característicosOs oceanos são ambientes totalmente diferentes do terrestre. Assim, esse ambiente é dominado por fenômenos muito peculiares que não ocorrem em terra, como as marés, as ondas, as correntes marinhas, vórtices, etc.

[editar] Origem das águasNo meio ambiente terreno a água na forma como a conhecemos encontra-se num estado intermediário entre o estado gasoso vapor e o sólido gelo, quando exposta as intempéries, o calor da crosta terrestre, os raios solares, aos ventos, a pressão atmosférica, promove a evaporação e precipitação desse liquido sobre o próprio mar e os continentes, dando início ao ciclo das águas, responsável pela sedimentação do fundo do mar e a salinização dos oceanos.

[editar] BiologiaSegundo a hipótese de Oparin, a vida surgiu no oceano e evoluiu durante bastante tempo neste ambiente, vindo a ocupar o ambiente terrestre apenas em épocas mais recentes (veja escala de tempo geológico e Experiência de Miller-Urey). Dessa forma, os organismos mais primitivos na linha da vida encontram-se no oceano, como as esponjas e cnidários. Veja Biologia Marinha para uma descrição sucinta dos organismos marinhos.

[editar] RelevoAlgumas feições notáveis da geomorfologia oceânica:

Plataforma continental: são porções submersas dos continentes, com baixo declive, indo do litoral até cerca de 200 metros de profundidade. É uma região mais favorável à produção biológica.
Planície abissal: São grandes planos nas profundezas do oceano, com profundidade média em torno de 4.000 metros.
Talude continental: é a zona de declive acentuado entre as planícies abissais e a plataforma continental.
Fossa abissal: São fraturas tectônicas, as áreas mais profundas dos oceanos.
Dorsal submarina: são grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, originando-se do afastamento das placas tectônicas. Ao se afastarem, as placas tectônicas fazem com que o magma suba do manto e se solidifique, formando a crosta oceânica.
Falésias: são formas de relevo litorâneo abruptas, com declividades acentuadas e alturas variadas, origina-se da ação das ondas do mar sobre as rochas.
[editar] TemperaturaEm 20 de julho de 2009, cientistas do Centro Nacional de Dados Climáticos dos Estados Unidos, informaram à imprensa que os oceanos estão com a temperatura média de 17 °C, a mais alta desde 1880, quando iniciou-se os registos.[1]

[editar] Oceanos extraterrestresA Terra é o único planeta conhecido com a água líquida em sua superfície e é certamente o único no nosso próprio sistema solar. No entanto, existe a hipótese da água líquida existir sob a superfície das luas de Galileu Europa e, com menos certeza, Calisto e Ganimedes. Geysers foram encontrados na lua de Saturno Encelado, embora isto pode não envolver corpos de água em estado líquido. Outras luas geladas podem uma vez ter tido oceanos internos que já tenham congelado, tais como Tritão. Os planetas Urano e Netuno podem também possuir grandes oceanos de água líquida sob sua atmosfera espessa, embora a sua estrutura interna não é bem compreendida.

Há atualmente um grande debate sobre se Marte já teve um oceano em seu hemisfério norte, e sobre o que aconteceu com ele; resultados recentes da missão Mars Exploration Rovers indicam que Marte teve água parada por um longo período em pelo menos um local, mas sua extensão não é conhecida.

Os astrônomos acreditam que Vênus teve água em estado líquido e, talvez, oceanos em sua história muito recente. Se eles existiram, todos depois desapareceram devido ao reobrimento de sua superfície.

Há a hipótese de hidrocarbonetos líquidos estarem presente na superfície de Titã, embora lagos possa ser um termo mais preciso. A missão espacial Cassini-Huygens descobriu inicialmente apenas o que parece ser leitos de lagos secos e canais de rios vazios, o que sugere que Titã tinha perdido a superfície de líquidos que possa ter tido. O vôo mais recente da Cassini por Titã oferece imagens de radar que sugerem fortemente lagos de hidrocarbonetos próximoas às regiões polares mais frias. Uma hipótese é que Titã tenha um oceano de água subterrâneo sob o gelo e a mistura de hidrocarbonetos que formam a sua crosta externa.

Além do sistema solar, o planeta Gliese 581 c tem a distância certa de seu sol para permitir água líquida na sua superfície. No entanto, seu efeito estufa poderia torná-lo demasiado quente para os oceanos existirem na superfície. Em Gliese 581 d, o efeito estufa pode trazer temperaturas adequadas para a superfície dos oceanos. Astrônomos polemizam se HD 209458 b tem vapor de água em sua atmosfera. Acredita-se que Gliese 436 b possa ter "gelo quente". Nenhum desses planetas são suficientemente frios para possuírem água líquida, mas se as moléculas de água ali existem, eles são também suscetíveis de serem encontradas em planetas a uma temperatura adequada.[2] Descobriram-se evidências de que o planeta GJ 1214 b, detectado pelo trânsito, tem oceanos feitos de forma exótica de gelo VII, que compõem 75% da massa de todo o planeta.[3]

Em setembro de 2010, foi descoberto o exoplaneta Gliese 581 g, que poderia ter a atmosfera mais parecida com a Terra, podendo existir água em estado líquido em sua superfície, devido à sua distância ao respectivo sol.[4]

Notas e referências↑ Veja. "Temperatura dos oceanos bate recorde". . (página da notícia visitada em 22/08/2009)
↑ Hot "ice" may cover recently discovered planet
↑ David A. Aguilar (2009-12-16). Astronomers Find Super-Earth Using Amateur, Off-the-Shelf Technology. Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. Página visitada em January 23, 2010.
↑ Paula Rothman (30/09/2010). Achado primeiro planeta possivelmente habitável. Portal Exame. Página visitada em 30/09/2010.
[editar] Ligações externasO Wikiquote possui citações de ou sobre: OceanoTexto da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (em português)
Poder Naval OnLine - O Direito do Mar (em português)
Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Os cinco oceanos

Antártico
Ártico
Atlântico
Índico
Pacífico
[Esconder]Regiões do mundo

África Magrebe · Norte · Centro · Sul · Ocidente · Oriente · Subsaariana


América Norte · Central (Caribe) · Sul (Cone Sul)
(Latina · Anglo)


Ásia Central · Oriente (Extremo Oriente) · Norte (Sibéria) · Sul (Subcontinente indiano) · Sudeste · Ocidente


Europa Ocidente · Centro · Oriente · Norte · Sul


Oriente Médio Península Arábica · Cáucaso · Levante ·

Oceania Australásia · Melanésia · Micronésia · Polinésia


Polar Ártico · Antártica


Oceanos Oceano global · Ártico · Atlântico · Índico · Pacífico · Antártico
Veja também Continentes do Planeta



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano"
Categorias: Biomas aquáticos | Oceanos
Categorias ocultas: !Esboços sobre hidrografia | !Artigos bons na Wikipédia em letão
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasአማርኛ Aragonés العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Azərbaycanca Башҡортса Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Bislama বাংলা Brezhoneg Bosanski Català ᏣᎳᎩ کوردی Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Français Furlan Frysk 贛語 Galego Avañe'ẽ עברית हिन्दी Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Igbo Ido Íslenska Italiano ᐃᓄᒃᑎᑐᑦ/inuktitut 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Qaraqalpaqsha Қазақша ಕನ್ನಡ 한국어 Къарачай-Малкъар Latina Lumbaart ລາວ Lietuvių Latviešu Malagasy Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Plattdüütsch नेपाल भाषा Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Diné bizaad Occitan Papiamentu Polski پنجابی Runa Simi Română Русский Саха тыла Sicilianu Scots Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenščina Shqip Српски / Srpski Basa Sunda Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Walon Winaray Wolof ייִדיש Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 17h42min de 15 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas