sábado, 19 de fevereiro de 2011

9250 - FOSSAS SUBMARINAS

Como são os fundos submarinos?
Resposta:

Ao contrário do que anteriormente se supunha, e à semelhança da terra, o fundo do mar possui grandes irregularidades; vales e montanhas com dimensões por vezes gigantescas.

Margem Continental – Zona que separa o continente emerso de uma planícies abissal ou dos grandes fundos oceânicos e geralmente constituída pela plataforma, pela vertente e pela rampa continentais.

Plataforma Continental – Zona adjacente a um continente (ou em redor de ilhas, no caso da plataforma insular) que se estende a partir do nível das marés baixas até a uma profundidade onde existe habitualmente um nítido aumento de declice em direcção às grandes prfundidades oceânicas. Estas superfíces são planas com inclinações reduzidas (5º), afundando até 200 m. A sua extensão média é de 60 Km, podendo variar entre 1000 Km no Ártico, e alguns Kms nas costas oeste da América do Norte e do Sul.

Vertente Continental – Declive limitado pelo bordo da plataforma continental e o início da rampa continental, ou pelo ponto que marca uma diminuição do declive. Esta zona com uma inclinação superior à plataforma continental (em média 4º), desce até uma profundidade de 2 a 3 Km.
Assim como na plataforma continental existe nestes fundos uma grande quantidade de sedimento fino (lama e areia) proveniente da erosão continental. Aqui podem-se também encontrar grandes desfiladeiros submarinos.

Rampa Continental – Na base de muitas vertentes continentais existem superfícies de fraco declive (1º), que se eleva desde as profundidades oceânicas até à base da vertente continental. As maiores rampas continentais estendem-se por mais de 500 Km e podem atingir profundidades de 4 Km. O relevo destes fundos é fraco, exceptuando as zonas onde os desfiladeiros submarinos prolongam os seus canais para o maciço submarino.


Para além da margem continental encontramos as grandes profundidades oceânicas. Estas zonas apresentam uma grande variedade topográfica que vão desde planícies imensas até grandes montanhas.

Planícies Abissais – São as mais extensas regiões planas que podemos encontrar em todo o planeta. Encontram-se a profundidades de 3 a 5 Km.


Colinas Abissais – Conjunto de pequenas elevações do fundo oceânico, podendo atingir 1000 m de altitude, com extensões que variam entre os 100 m e 100 Km.


Montanha Submarina – Relevo isolado de grandes dimensões de forma geralmente cónica. São normalmente vulcões extintos que se elevam a mais de 1000 m acima do fundo oceânico mas nunca atingem a superfície. As montanhas submarinha cujo topo é uma plataforma relativamente plana, são chamados de Mesa Submarina. Muitas destas montanhas foram colonisadas por corais antes de ficarem totalmente imersos.


Fossa Submarina – Depressões relativamente inclinadas, profundas e estreitas. Surpreendentemente estas fossas são sempre encontradas junto das margens continentais e nunca no meio das grandes bacias oceânicas. Estão associadas a vulcões activos e a fortes terramotos.


Crista Submarina – Elevação alongada do fundo oceânico, com vertentes íngremes ou escarpadas. Em geral apresenta topografia de pormenor complexa. As cristas submarinas estão todas ligadas e são o sistema montanhoso mais longo encontrado no planeta, atingindo 60 000 Km. O cume das cristas submarinas pode ser convexo ou pode estar ocupado por um Rift, que é formado pelas forças geológicas que quebram a rocha. Estas cristas estão assim geologicamente activas, sendo frequentes os terramotos e vulcanismo.





Ver também: Quais as dimensões dos Oceanos?





COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas