sábado, 19 de fevereiro de 2011

9256 - OCEANO ATLÂNTICO

ASSINE 0800 703 3000 BATE-PAPO E-MAIL SAC Voip E-Mail Grátis Shopping ÍNDICE PRINCIPAL Álbum de Fotos Antivírus e Firewall Aplicativos e Produtos Banda LargaBate-papo UOL Beleza Biblioteca Bichos Blog Busca Carros Cartões Celebridades Celular Ciência e Saúde Cinema Crianças Dicionários Diversão e Arte Downloads Economia Educação E-Mail Empregos Esporte Estilo Folha Online Fotoblog Gay Horóscopo Humor Imposto de Renda Índice Jogos Jornais Jovem Loja de jogos Megastore Moda Música Namoro Notícias Olimpíadas Rádio UOL Receitas Revistas SAC Serviços Sexo Shopping UOL Sites Pessoais Tecnologia Televisão Tempo Trânsito Mapas TV UOL e vídeos Últimas Notícias UOL K UOL News Vestibular Viagem Voip Wi-Fi


Sortear Artigo A ferramenta Sortear Artigo leva a um artigo diferente a cada clique. Tente – e descubra algo novo a cada vez. Faça do ComoTudoFunciona a sua página inicial | Boletim por e-mail


Buscar no ComoTudoFunciona e na Web

TUDO SOBRE
Ambiente
Carros
Ciência
Crianças
Eletrônicos
Empresas e Finanças pessoais
Entretenimento
Esporte
Informática
Saúde
Sociedade e Cultura
–Cultura –Datas e Celebrações –Educação –Governo –História –Lei & Ordem –Responsabilidade Social –Serviço público –Sobrenatural
Sua casa
Viagem



GUIA DE COMPRAS
Dicas sobre produtos
VÍDEO
Artigos e reportagens

QUIZ
O que você sabe?

BLOG
Ano Polar
Eurocopa
Gadgets
Verão abaixo de zero
BOLETIM POR E-MAIL

Publicidade
Principal > Sociedade e Cultura > Educação imprimir enviar por e-mail
Informações básicas sobre o Oceano Atlântico





Oceano Atlântico



O Oceano Atlântico representa o segundo maior corpo aquático do mundo. Fica entre a Europa e África, a leste, e a América, a oeste. Representa cerca de 17% da superfície total da Terra e 26% de sua superfície aquática. A linha do Equador o divide em Atlântico Norte e Atlântico Sul, e ele se estende até o Oceano Antártico, a 60 graus de latitude sul. Os comerciantes da antiga Fenícia começaram a explorar o Atlântico por volta do século 8 a.C, atravessando o Estreito de Gibraltar. Os antigos romanos deram o nome de Atlântico ao oceano porque ele ficava além dos Montes Atlas, que ficam no extremo oeste do Mar Mediterrâneo.







Área: cerca de 88 milhões de km2

Ranking oceânico: segundo maior
Costas: 111.866 km

Maiores distâncias: norte-sul -14,5 mil km, excluído o Oceano Antártico, ou 21,4 mil km incluindo o Oceano Antártico. Leste-oeste: 8,8 mil km.
Profundidade média: 3.700 metros
Maior profundidade: 8.605 metros, na Fossa de Porto Rico
Temperaturas de superfície: mais alta, cerca de 30° C, perto do Equador no verão; mais baixa, -2° C, perto da divisa com o Oceano Antártico, no inverno.
Marés: mais altas – acima de 15 metros, nas baías de Fundy e Ungava, no Canadá. Mais baixa – abaixo de 50 centímetros em certas áreas do Golfo do México e do Mar Mediterrâneo.
Grandes mares: há diversos mares que fazem fronteira com o Atlântico, entre os quais o Mediterrâneo, o Báltico, o Caribe, o de Labrador e o Mar do Norte; o golfo do St. Lawrence e o golfo do México. O Oceano Ártico é considerado por alguns cientistas como mais um dos mares do Atlântico.
Transportes: existem muitos portos e terminais. O Canal de Kiel e a Via Marítima do St. Lawrence são duas importantes vias aquáticas. Existe considerável uso comercial e recreativo da via marítima intracosteira, que se estende pela costa central e sul do Atlântico e pela costa do Golfo do México, nos Estados Unidos.
Economia: o Oceano Atlântico oferece algumas das rotas mais navegáveis nos hemisférios ocidental e oriental. Outras atividades econômicas incluem a exploração de recursos naturais, pesca, exploração de areias minerais (Bahamas) e produção de petróleo cru e gás natural (Caribe, Golfo do México e Mar do Norte.)




Curiosidades


Piso Oceânico: cerca de três quartos do piso do Atlântico estão recobertos de sedimentos marinhos profundos. A maior parte desses sedimentos macios são feitos de cascas e esqueletos de diversos microorganismos.

Cadeias montanhosas submarinas: A serra do Atlântico Central, a mais longa das cadeias montanhosas submarinas, descreve uma curva em forma de S com extensão de cerca de 16 mil km, a cerca de meio caminho entre os continentes que ficam a leste e a oeste.

Fossas oceânicas: a fossa de Porto Rico é a mais profunda das fossas do Atlântico. Estende-se em um arco estreito começando em Hispaniola e Porto Rico, e atinge profundidade de 8.605 metros. A fossa de South Sandwich, logo ao norte das ilhas South Sandwich, atinge profundidade máxima de 8.325 metros.


Para mais informações, leia também:

O que causa a maré alta e a maré baixa?
Como se mede o nível do mar?
Como funcionam as correntezas
O derretimento das calotas polares pode elevar os oceanos?
Quanta água há na Terra?

Fontes (em inglês)


Howstuffworks.com
Worldbook Online
CIA World Factbook



Para citar corretamente este artigo do HowStuffWorks por favor copie e cole o texto abaixo:

"HowStuffWorks - Informações básicas sobre o Oceano Atlântico". Publicado em 18 de setembro de 2008 (atualizado em 24 de setembro de 2008) http://pessoas.hsw.uol.com.br/informacoes-oceano-atlantico.htm (18 de fevereiro de 2011)
FERRAMENTAS
IMPRIMIR | ENVIAR POR E-MAIL | COMO CITAR ESTE ARTIGO
AVALIE ESTE ARTIGO


FAVORITOS
Faça do HowStuffWorks a sua página inicial | digg it! (?) | del.icio.us




ASSUNTOS RELACIONADOS

Buscar imagens de oceano atlântico
Como se mede o nível do mar?
Quanta água há na Terra?
O que causa a maré alta e a maré baixa?

Publicidade



Adicione aos favoritos
ComoTudoFunciona em sua página inicial
Boletim por e-mail | RSS



Buscar no ComoTudoFunciona e na Web





Página inicial | Sobre a empresa | Anuncie | Boletim por e-mail | Trabalhe conosco | Fale conosco | Ajuda | Privacidade | Termos & condições de uso RSS
howstuffworks.com | howstuffworks china
© 1998-2011 HSW International, Inc.

COPYRIGHT HOWSTUFFWORKS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas