sábado, 19 de fevereiro de 2011

9247 - AQUIFERO ALTER DO CHÃO

Aquífero Alter do Chão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Aquífero Alter do Chão é uma reserva de água subterrânea localizada sob os estados do Pará, Amapá e Amazônia.[1] Abastece a totalidade de Santarém e quase a totalidade de Manaus através de poços profundos.[1] Dados iniciais revelam que sua área é de 437,5 mil km2 com espessura de 545 m.[1]Pesquisadores da Universidade Federal do Pará desenvolvem estudos que podem revelar que o aquífero pode ser maior que o calculado inicialmente, passando inclusive a ser maior que o Aquifero Guarani.[2]. Com 86 mil quilômetros cúbicos, o aquifero poderia ser suficiente para abastecer em aproximadamente 100 vezes a população mundial.

[editar] Notas e referências
↑ a b c R7. Brasil pode ter o maior aquífero do mundo. Página visitada em 12/04/2010.
↑ Portal Amazônia. Aquífero da Amazônia pode abastecer população mundial cerca de 100 vezes. Acesso em 1 de maio de 2010.
O Alter do Chão ocupa uma pequena área em extenção mas um grande volume, reservando aproximadamente 85 mil Km³ de água contra apenas 45 mil Km³ do aquífero Guaraní

[editar] Ver também
Aquífero Guarani
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqu%C3%ADfero_Alter_do_Ch%C3%A3o"
Categorias: Aquíferos | Geologia do Brasil
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Esta página foi modificada pela última vez às 16h24min de 27 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas