sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

9241 - RIO MISSISSIPE

Rio Mississippi
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rio Mississípi)
Ir para: navegação, pesquisa
Mississippi

Barco no Mississippi em Nova Orleães
Comprimento 3734 km
Posição: 4
Nascente Lago Itasca
Altitude da nascente 450 m
Débito médio 12 700 m³/s
Foz Golfo do México
Área da bacia 2 981 076 km²
Delta Delta do Mississippi
País(es) Estados Unidos

Mapa do Rio MississippiO Rio Mississípi ou Mississippi é o segundo mais longo rio dos Estados Unidos da América. O mais longo é o Rio Missouri, afluente do Mississippi. Considerados juntos, formam a maior bacia hidrográfica da América do Norte. Quando medido da nascente do Missouri, o comprimento total do conjunto Missouri-Mississippi é de aproximadamente 6 270 km. A origem do Rio Mississippi vem da palavra da língua ojibwe misi-ziibi que significa 'grande rio'.

Índice [esconder]
1 Geografia
1.1 Bacia hidrográfica
2 História
3 Manutenções no canal de navegação
4 O Delta do Mississippi
5 Maiores cidades ao longo do rio
6 Literatura e música
7 Outros factos sobre o Mississippi
8 Ver também
9 Referências


[editar] Geografia

A nascente do rio Mississippi na margem do Lago ItascaCom sua nascente no Lago Itasca a 450 m acima do nível do mar no Parque Estadual Itasca localizado em Condado de Clearwater, Minnesota, o rio atinge 220 m logo após as Quedas de Saint Anthony em Minneapolis. O Mississippi se junta com Rio Illinois e o Rio Missouri próximo Saint Louis, e com o Rio Ohio em Cairo. O Rio Arkansas se junta ao Mississippi no Estado de Arkansas. O Rio Atchafalaya em Louisiana é o maior distributário do Mississippi.

O Mississippi drena a maior parte a área entre Montanhas Rochosas e os Apalaches, exceto por uma área drenada pelos Grandes Lagos. Ele corta, ou margeia, dez estados americanos — Minnesota, Wisconsin, Iowa, Illinois, Missouri, Kentucky, Arkansas, Tennessee, Mississippi e Louisiana – antes de desaguar no Golfo do México cerca de 160 km rio abaixo de New Orleans. Medições do comprimento do Mississippi do Lago Itasca até o Golfo do México variam, mas o número do EPA é de 3 733 km. Uma gota de chuva caída no Lago Itasca pode chegar ao Golfo do México em cerca de 90 dias. [1]


O rio é dividido em alto Mississippi, da sua nascente sul até no Rio Ohio, e baixo Mississippi, do Ohio até sua foz próximo a New Orleans. O alto Mississippi é alem disto dividido em três secções: a nascente, da fonte até a Quedas Saint Anthony; uma série de lagos artificiais entre Minneapolis e St. Louis; e o médio Mississippi, um rio de curso livre da confluência do Rio Missouri até St. Louis.

Uma série de 27 comportas e represas no alto Mississippi, a maioria das quais construídas em 1930, são projetadas para manter um canal de 2,7 m para o tráfego de barcos comerciais. Os lagos formados são também usados para navegação de recreação e pesca. As represas tornam o rio mais profundo e largo, mas nenhum controle de fluxo é pretendido. Durante os períodos de alto fluxo, as comportas, algumas das quais ficam submersas, são completamente abertas e as represas simplesmente perdem sua função. Abaixo de St. Louis o Mississippi é relativamente livre para navegação, embora isto seja garantido por numerosas barragens e dirigidos por braços de represas.

Através de um processo natural conhecido como alteração de delta o baixo Mississippi teve seu curso final alterado pelo oceano por milhões de anos. Isto ocorre devido ao depósito de lama e sedimento aumentando o nível do rio, levando eventualmente a encontrar uma rota alternativa para o Golfo do México. A distribuição aleatória diminui em volume e forma o que é conhecido como bayous. Este processo está, durante um período cinco mil anos, levando a linha costeira da Louisiana do sul a avançar em direção do golfo de 15 a 50 milhas.

Outras mudanças no curso do rio têm ocorrido por causa de sismos ao longo da Falha de New Madrid, a qual passa próximo às cidades de Memphis e St. Louis. Três sismos em 1811 e 1812, estimados em aproximadamente 8 na escala de Richter, os quais dizem reverteram temporariamente o curso do Mississippi. Estes terremotos também criaram o Lago Reelfoot no Tennessee devido à alteração da paisagem próxima ao rio. Esta falha esta registrada em um aulacogen (termo geológico para uma fenda de falha) que se formou ao mesmo tempo que o Golfo do México.

Davenport é a única cidade com mais de 20 mil pessoas a margem do alto Mississippi que não tem barragem ou comportas permanentes.

[editar] Bacia hidrográfica

Bacia hidrográfica do MississippiO rio Mississippi tem a terceira maior bacia hidrográfica do mundo, excedida em tamanho apenas pelas bacias do Amazonas e do Congo. Esta bacia drena 41% dos 48 estados contíguos dos Estados Unidos. Sua bacia cobre mais de 3 225 000 km², incluído todos ou parte de 31 estados e duas províncias canadenses.

[editar] História
A palavra Mississippi vem do nome na língua Ojibwe para o rio, "Messipi" (ou Misi-ziibi), o que significa grande rio, ou do Algonquin Missi Sepe, "grande rio", literalmente, "pai das águas". Os Ojibwe chamavam o Lago Itasca, o lago fonte do Rio Mississippi, Omashkoozo-zaaga'igan e o rio que fluía dele como Omashkoozo-ziibi. Após fluir para dentro Lago Bemidji, os Ojibwe o chamava de rio Bemijigamaa-ziibi. Depois de fluir para dentro do Lago Cass, o rio mudava novamente de nome para Miskwaawaakokaa-ziibi, somente mudava este nome novamente quando desaguava no Lago Winnibigoshish e recebia o nome de Gichi-ziibi. O nome Ojibwe Misi-ziibi se aplicava somente à porção do rio abaixo do Rio Crow Wing, mas as mudanças de nome do rio pareciam ilógicas para as pessoas de língua inglesa, então após a expedição de Henry Schoolcraft, o longo rio acima da junção do Rio Crow Wing e do Gichi-ziibi passou a se chamar "Rio Mississippi ".

Em 8 de maio, 1541 Hernando de Soto tornou-se o primeiro explorador europeu a atingir o Rio Mississippi, o qual ele chamou de "Rio do Espírito Santo". Os exploradores franceses Louis Joliet e Jacques Marquette começaram a explorar o Mississippi, que era conhecido pelo nome Sioux "Ne Tongo" (grande rio), em 17 de Maio de 1673. Em 1682, René Robert Cavelier e Henri de Tonty reclamaram todo o vale do rio Mississippi para França, batizando de Louisiana, para Luís XIV. Em 1718, Nova Orleães foi criada por Jean-Baptiste Le Moyne de Bienville.

Os franceses perderam todos os seus territórios na América do Norte continental como resultado da Guerra Franco-Indígena. Em 1762, os franceses cederam todas as suas colônias a oeste do Rio Mississippi para os espanhóis, enquanto que em 1763, no Tratado de Paris, a França cedeu ao Reino Unido todas as suas colônias a leste do Mississippi. A Espanha também cedeu a Flórida para Inglaterra para re-obter Cuba, que a Inglaterra ocupou durante a guerra. O Reino Unido então dividiu o território em Flórida do Leste e Oeste.

No Segundo Tratado de Paris, o qual marcou o fim da Revolução Americana de 1776, os britânicos cederam a Flórida Oeste de volta a Espanha para receberem as Bahamas, que a Espanha tinha ocupado durante a guerra. A Espanha então tinha o controle sobre o rio ao sul da latitude 32°30' norte, e, no que ficou conhecido como a Conspiração Espanhola, pretendia ganhar maior controle da Louisiana e de tudo a oeste. Estas pretensões terminaram quando a Espanha foi pressionada a assinar o Tratado de Pinckney em 1795. A França readquiriu a Louisiana da Espanha em segredo no Tratado de San Ildefonso em 1800. Os Estados Unidos compraram o território da França na Compra da Louisiana em 1803.

O Mississippi era conhecidos pelos seus bandidos, conhecidos pelos insulares como moradores das margens, incluindo John Murrell, que era um bem conhecido assassino, ladrão de cavalos e "revendedor" de escravo. Sua notoriedade era tal que Mark Twain dedicou-lhe um capítulo inteiro em seu livro Life on the Mississippi, e existia um rumor que Murrell tinha um quartel general na ilhas do rio na Ilha 37.

O livro de Twain também cobriu extensivamente arrojadas corridas de barco a vapor que tiveram lugar entre 1830 a 1870 no rio antes que meios mais modernos de navegação substituíssem os vapores. Isto foi publicado primeiro na forma de periódico por Harper's Weekly em sete partes em 1875 e tinha a intenção de registrar a rápida dispersão da cultura do barco a vapor. A versão completa, incluída uma passagem incompleta de Huckleberry Finn e trabalhos de outros autores, foi publicada por James R. Osgood & Co. em 1885. O primeiro barco a vapor a viajar o trecho completo do Rio Ohio até a cidade de Nova Orleães foi o New Orleans em dezembro de 1811. Esta louca viagem ocorreu durante uma série de Terremotos New Madrid de 1811 a 1812.

Em 1815, os EUA obtiveram o controle sobre o Mississippi após uma decisiva vitória sobre os britânicos na Batalha de New Orleans, parte da Guerra de 1812.

O rio foi também uma parte decisiva da Guerra Civil Americana. A Campanha de Vicksburg da União buscava o controle do baixo Mississippi. A vitória da União na Batalha de Vicksburg em 1863 foi o ponto de viragem para a vitória final da União na Guerra Civil.

Em 1900, Chicago construiu o Canal Sanitário e Navegação de Chicago para ligar os Grandes Lagos ao Mississippi. O canal permitiu a Chicago despejar seus esgotos Mississippi abaixo, em vez de poluir sua própria fonte de água o Lago Michigan. O canal também originou uma rota de navegação entre os grandes lagos e o Mississippi.

O esqui aquático foi inventado no rio, na vasta região entre Minnesota e Wisconsin conhecida como Lago Pepin. Ralph Samuelson de Lake City criou e refinou sua técnica de esquiar entre Junho e Julho de 1922. Ele mais tarde realizou o primeiro salto de esqui na água em 1925 e esquiou a 128 km/h puxado por barco voador Curtiss no final daquele ano.

Na primavera de 1927 o rio arrombou os diques em 145 lugares durante a Grande Cheia do Mississippi de 1927 e inundou 70 mil km² com uma profundidade de até 10 m.

A Grande Cheia do Mississippi de 1993 é considerada a maior devastação por inundação que ocorreu na história moderna dos Estados Unidos.

Em 2002 Martin Strel nadou o curso inteiro do rio.

[editar] Manutenções no canal de navegação
A tarefa de manutenção de um canal de navegação no Mississippi é de responsabilidade do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, o qual começou em 1829 a remover bancos de areia, fechando canais secundários e escavando rochas. Em 1829 os engenheiros avaliaram os dois maiores obstáculo do alto Mississippi, as correntezas de Des Moines e as correntezas de Rock Island Rapids, onde o rio era raso e o leito era rochoso. As correntezas de Des Moines tinham cerca de 18 km de comprimento e começavam logo após a desembocadura do Rio Des Moines até Keokuk. A correnteza de Rock Island localizavam-se entre Rock Island e Moline. Ambas as correntezas eram consideradas virtualmente intransponíveis.

O Corpo de Engenharia recomendou a escavação de um canal de 1,5 m nas correntezas de Des Moines Rapids, mas o trabalho não começou até o tenente Robert E. Lee endossar o projeto em 1837. Os engenheiros mais tarde começaram a escavação das correntezas de Rock Island. Por volta de 1866 tinha se tornado evidente que a escavação era impraticável, e então foi decidida a construção de um canal em volta da Correnteza Moines Rapids. O canal foi aberto em 1877, mas a correntezas de Rock Island Rapids permaneceu um obstáculo.

Em 1878, o Congresso autorizou ao corpo de engenheiros construir um canal de 1,4 m; para isto o rio seria desviado para um canal secundário, cortar-se-ia o canal e voltaria o fluxo normal. O projeto do canal de 1,4 m foi completado por Moline Lock, o qual contornava as correntezas de Rock Island Rapids, aberto em 1907.

Para impulsionar a navegação entre St. Paul e Prairie du Chien, o corpo de engenheiros construiu várias barragens na região dos lagos e nascentes, incluindo os lagos de Winnibigoshish e Pokegama. As barragens, cuja construção começou na década de 1880, guardavam as águas das chuvas caídas na primavera, e eram liberadas quando o nível caía para ajudar a manter a profundidade do canal.

O Canal Sanitário e de navegação de Chicago ligou o Rio Illinois com o Lago Michigan, ele foi completado em 1900. Ele proveu uma ligação entre o Rio Mississippi e os Grandes Lagos e substituiu o pequeno Canal de Illinois e Michigan (1848).

Em 1907, o Congresso dos Estados Unidos da América autorizou o projeto de um canal de 1,8 m no Mississippi, o qual não tinha sido completado quando foi abandonado em 1920 em favor de um projeto de um canal de 2,7 m.

Em 1913, foi completada a construção de uma barragem em Keokuk, a primeira barragem abaixo das Quedas de St. Anthony. Construída por uma empresa privada de energia para gerar eletricidade, a barragem de Keokuk era uma das maiores plantas hidroelétricas do mundo naquele tempo. A barragem eliminou as correntezas de Des Moines.

Represa e Barragem No. 1 foi completada em Minneapolis em 1917 e Represa e Barragem No. 2 em Hastings, Minnesota, foi completada em 1930.

Antes da enchente de 1927, a estratégia primária do Corpo de engenheiros era fechar todos os canais possíveis para aumentar o fluxo do rio principal. A idéia era que a velocidade do rio poderia limpar os sedimentos depositados no rio, e com isto diminuir a possibilidade de inundações. A inundação de 1927 provou que isto era tão errado que as comunidades ameaçadas pelas enchentes começaram a quebrar os aterros para liberar as tensões que se opunham à passagem do rio.

A Divisão de Engenharia começou a criar canais para direcionar águas temporárias que surgem em tempestades para dentro de canais alternativos e lagos. Os principais canais são Birds Point-New Madrid Floodway; o Morganza Floodway, os quais direcionam a água para abaixo do Rio Atchafalaya; e o Bonnet Carré Spillway o qual direciona a água para o Lago Pontchartrain. A estrutura de controle do Old River também servia com uma comporta principal que podia ser aberta para prevenir as inundações. Algumas das estratégias pre-1927 são ainda usadas até hoje; a divisão de engenharia atua abertura de curvas de ferradura, permitindo que a água se mova mais rapidamente, e portanto diminuindo a altura da inundação.

Os Atos Rivers and Harbors de 1930 autorizaram o projeto de um canal de 2,7 m, o qual foi criado para um canal de navegação de 2,7 m de profundidade e 120 m de comprimento para acomodar rebocadores de múltiplas barcaças. Ele foi executado com uma série de barragens e represas, e pela dragagem. Vinte e três novas represas e barragens foram construídas no alto Mississippi em 1930 em adição às que já existiam. Duas novas barragens foram construídas ao norte de Lock e Dam No. 1 das Quedas de Saint Anthony em 1960, estendendo o curso de navios para tráfico comercial por várias milhas, mas poucas barcas vão além da cidade de Saint Paul atualmente.


O Rio Mississippi ao norte de St. LouisA Dam 26 em Alton, que tinha problemas estruturais, foi substituída pela Mel Price Lock and Dam em 1990. A Lock and Dam 26 foi demolida.

[editar] O Delta do Mississippi

Os diferentes lóbulos do Mississippi desde há 4600 anos. 4600 anos
4600-3500 anos
3500-2800 anos
2800-1000 anos
1000-300 anos
750-500 anos
desde há c. 550 anos
O delta do Mississippi forma o estuário e foz do rio Mississippi e é formado por aluviões depositados pelo rio quando este se aproxima das águas do golfo do México. O rio continua a avançar para sul. O delta do Mississippi constitui um rico ecossistema ameaçado pelas actividades humanas. O delta cobre uma área de 75 000 km² (mais de 400 km de largura leste-oeste, com 200 km de profundidade norte-sul)[1]), sobre o qual vivem cerca de 2,2 milhões de pessoas, a maior parte dos quais vive na aglomeração de de Nova Orleães[2]. Comparado com outros deltas, como o delta do Nilo, a densidade populacional é relativamente baixa.

No último século, o rio Mississippi tem vindo a tributar muito fluxo ao rio Atchafalaya com a separação a ocorrer cerca de 95 km a noroeste de Nova Orleães. Em meados do século XX, foi observado que o Mississippi irá abandonar o seu canal presente como canal de escorrência principal, e migrar para a bacia do Atchafalaya.

A zona do delta do Mississippi foi profundamente afectada pela passagem dos furacões Katrina e Rita em agosto e setembro de 2005.


Delta do Mississippi em imagem de satélite, antes da passagem dos furacões Katrina e Rita no verão de 2005[editar] Maiores cidades ao longo do rio
Minneapolis
St. Paul
Davenport
St. Louis
Memphis
Baton Rouge
New Orleans
[editar] Literatura e música
Muitos dos trabalhos de Mark Twain tratam ou ocorrem próximo ao Rio Mississippi. Um dos seus maiores trabalhos, Life on the Mississippi, é na sua maior parte a história do rio, e de resto conta as experiências dele no rio, e uma coleção de histórias que ou tomam lugar no rio ou dizem respeito a ele. O mais famoso trabalho de Twain, Huckleberry Finn, conta uma grande jornada rio abaixo. O romance trabalha com uma reflexão sobre a cultura americana, sendo o rio a metáfora principal. O mesmo autor já tinha escrito sobre o rio em obra anterior, com o título Life On the Mississippi.

O romance de Herman Melville The Confidence-Man registra o estilo de um grupo de passageiros de um navio a vapor cujas histórias interligadas são contadas enquanto eles viajam subindo o Rio Mississippi. O romance é escrito tanto como uma sátira cultural como uma investigação metafísica. Como em Huckleberry Finn, usa-se o Rio Mississippi como uma metáfora para um grande conjunto de aspectos dos EUA e identidade humana que unifica características que de outras formas seriam dissonantes.

[editar] Outros factos sobre o Mississippi
Antes de ser chamado Mississippi pelos europeus, tinha o nome de "Rio de Espiritu Santo" dado por Hernando de Soto (o primeiro explorador europeu do rio, em 1541) e "Rivière Colbert" (dado pelos exploradores de la Salle e de Tonty, em 1682.
O Mississippi tem vários nomes locais, incluindo: "Father of Waters", "Gathering of Waters", "Big River", "Old Man River", "Great River", "Body of a Nation", "Mighty Mississippi", "el Grande" (de Soto), "Muddy Mississippi", "Old Blue" e "Moon River".
O rio é figura quase omnipresente na história musical dos Estados Unidos, com canções como Big River de Johnny Cash, Louisiana 1927 de Randy Newman, When the Levee Breaks dos Led Zeppelin e Moon River do filme de 1961 Breakfast at Tiffany's. Em 1997, o cantor e compositor Jeff Buckley afogou-se no rio, arrastado pela corrente gerada por um navio de passagem.
O esqui aquático foi inventado em 1922 no Lago Pepin, parte do rio Mississippi entre Minnesota e Wisconsin. Ralph Samuelson, o seu inventor, fez no rio o primeiro salto de esqui aquático em 1925.
[editar] Ver também
Delta do Mississippi
Rio Missouri
Referências
↑ Planète Terre, artigo de Pierre-André Bourque, Universidade de Laval, Canadá
↑ R. De Koninck, Le delta du Mississippi, 2006, p.40
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Rio Mississippi

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Mississippi"
Categoria: Rio Mississippi
Categorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em castelhano | !Artigos destacados na Wikipédia em francês
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans አማርኛ Aragonés Ænglisc العربية مصرى Azərbaycanca Žemaitėška Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা བོད་ཡིག Brezhoneg Bosanski Català Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Gaeilge Gàidhlig Galego עברית Fiji Hindi Hrvatski Kreyòl ayisyen Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული 한국어 Kurdî Latina Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം Монгол Bahasa Melayu Mirandés Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski پنجابی Runa Simi Rumantsch Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు ไทย Türkmençe Tagalog Türkçe Українська اردو Vèneto Tiếng Việt Winaray 中文 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 03h15min de 7 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas