sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

9236 - RIO TIBRE

Rio TibreOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tibre

O curso do rio Tibre.
Comprimento 392 km
Nascente Monte Fumaiolo (Apeninos).
Altitude da nascente 1.268 m
Débito médio 230 m³/s
Foz Mar Tirreno
Área da bacia 17.374,996 km²
País(es) Itália
O Tibre (em italiano: Tevere; em latim: Tiberis) é um rio no território italiano, com nascente na Toscana. Atravessa a Umbria (Città di Castello), depois o Lácio (Orte e Roma) e deságua no Mar Tirreno.

É o terceiro rio mais longo da Itália, depois do Pó e do Adige. Nas margens do Tibre, em Roma, encontra-se o Castelo de Santo Ângelo.

[editar] O Tibre na históriaDesde a fundação de Roma, o Tibre foi a alma da cidade, e o fato que a cidade lhe deva a própria existência é descrito já na primeira cena da lenda da fundação, com Rômulo e Remo na cesta sob o ficus ruminalis.

Todas as colônias pré-romanas que convergiram à Roma histórica estavam nas proximidades do Tibre, mas ao alto e não nas margens, pela evidente razão de defesa e porque o Tibre sempre foi um rio sujeito a cheias imprevistas.

O ponto no qual a planície de aluvião era defendida com segurança era a Ilha Tiberina, ao lado da qual (na zona que seria depois estabelecido o Fórum Romano) se localizou na origem o ponto de escambo entre a população etrusca que dominava a margem direita (chamada depois Ripa Veientana) e as vilas latinas sobre a margem esquerda (a Ripa Graeca).

A ilha era, portanto, o ponto de onde as naves antigas, de baixo calado, podiam sair diretamente ao mar.

Pouco acima da ilha foi construída (em madeira, e assim permaneceu por vários séculos) a primeira ponte de Roma, a Ponte Sublícia (em latim Pons Sublicius). Para as populações antigas eram muito importantes esta ponte e sua manutenção, que em relação a ela nasceu o mais antigo e poderoso sacerdócio romano: o Pontifex maximus ("Sumo Pontífice").

O próprio rio era considerado uma divindade, personificada no Pater Tiberinus: a sua festa anual (a Tiberinalia) era celebrada em 8 de dezembro, aniversário da fundação do templo do deus sobre a ilha Tiberina e era um rito de purificação.

[editar] NavegabilidadeO rio foi utilizado por muitos séculos como via de comunicação: na época romana a navegação mercantil podia chegar diretamente até Roma, ao empório que era situado ao pé do monte Aventino, enquanto barcos menores e adaptados à navegação fluvial transportavam mercadorias e produtos agrícolas da Úmbria, através de um sistema navegável capilar que penetrava na região também através dos afluentes, em particular Chiascio e Topino.

O desenvolvimento do transporte rodoviário e ferroviário, assim como o progressivo assoreamento do baixo curso do rio, impediu completamente esta utilização (que durou até a metade do século XIX), e agora a navegação fluvial se limita a fins esportivos e turísticos, com batelas que desde fins dos anos 90 percorrem trechos do curso romano do rio.

Devido à represa construída na altura da ilha Tiberina para regular e harmonizar o fluxo do rio, a navegação no rio foi dividida em dois trechos, uma a montante, da ilha à Ponte Risorgimento, outra a jusante, da Ponte Marconi a Óstia Antiga.

Quando se reflete sobre o uso do Tibre, deve-se ter em conta que atualmente são 36 os órgãos públicos que detém direitos de intervenção no rio: o número torna evidente, por si, as dificuldades que existem para viabilizar qualquer novo projeto de uso ou de intervenção.

[editar] ImagensO Tibre em uma cheia.
O rio.
Marco na nascente do Tibre
Lobas nas muralhas
Embarque turístico na Ponte Garibaldi, em frente à Ilha Tiberina
Rômulo e Remo, a loba, o Tibre, Reia Sílvia, a figueira e Fausto por Rubens ( 1616)
O Porto de Ripetta, por Ettore Roesler Franz (1880)
Tibre no Castelo de Santo Ângelo
O Porto de Ripa Grande
Tibre em São Crisogono
Tibre em Monte Brianzo
Tibre na Ponte Sisto
Via della Fiumara alagada, no Gueto
A ilha Tiberina e a Ponte Cestio
O porto de Ripetta e Monte Brianzo
Dos jardins da Vila Farnesina



O Commons possui multimídias sobre Rio Tibre


Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Tibre"
Categoria: Rios da Itália
Categoria oculta: !Esboços sobre geografia da Itália
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Asturianu Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български བོད་ཡིག Brezhoneg Català Corsu Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Furlan Frysk Gaeilge Galego עברית Hrvatski Magyar Հայերեն Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lëtzebuergesch Líguru Lumbaart Lietuvių Македонски मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Polski پنجابی Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska தமிழ் ไทย Türkçe Українська اردو 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 10h13min de 26 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas