sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

9230 - RIO DON

Rio Don
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura outros rios com este nome, veja Rio Don (desambiguação).
Rio Don

Bacia do Rio Don
Comprimento 1870 km
Nascente perto de Tula
Foz Mar de Azov
Área da bacia 425 600 km²
País(es) Rússia
O Rio Don (Дон) é um dos maiores rios da Rússia. Nasce perto de Tula, na Rússia, encaminha-se para Sudeste, na direcção de Moscovo, e percorre uma distância de 1 950 km até desaguar no Mar de Azov.

A partir de sua nascente, o rio primeiramente flui para sudeste, em direção a Voronezh, depois para sudoeste em direção à sua foz. A principal cidade que atravessada pelo Don é Rostov do Don, e o seu principal tributário é o rio Donets.

[editar] História
O Don era visto, na Antiguidade, como o limite entre a Europa e a Ásia. Durante o período dos Citas ficou conhecido pelo nome de Tanaïs, e tem sido uma grande rota comercial desde sempre. Tanaïs é referenciada pelos antigos Gregos como o nome de um rio e de uma cidade atravessada pelo mesmo. O nome Tanaïs, entretanto, deriva da palavra cítia Dānu, "rio", raiz da moderna palavra em ossétio don, "rio".

Em seu ponto mais ao leste, o Don se aproxima do rio Volga, e o Canal Volga-Don (com extensão aproximada de 105 km) conecta os dois rios e é uma importante rota de navegação. A fortaleza Sarkel, dos khazares, dominava este ponto durante a Idade Média. Neste ponto do rio ocorreu a "Operação Urano", uma das que mudaram o curso da Segunda Guerra Mundial.

O Don deu o seu nome aos chamados cossacos do Don, que se fixaram no fértil vale do rio nos séculos XVI e XVII. Na literatura moderna, o rio aparece nos trabalhos de Mikhail Sholokhov, um cossaco de Veshenskaya.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Don"
Categorias: Rios do óblast de Lipetsk | Rios do óblast de Rostov | Rios do óblast de Tula | Rios do óblast de Volgogrado | Rios do óblast de Voronej | Mar Negro
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans አማርኛ Ænglisc العربية Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български བོད་ཡིག Bosanski Català Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 한국어 Latina Lietuvių Latviešu Мокшень मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Иронау Polski Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 00h18min de 27 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas