quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

9133 - RIO ACARAÚ

Rio Acaraú
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura outros significados de Acaraú, veja Acaraú (desambiguação).
Rio Acaraú

Rio Acaraú ao passar por Sobral.
Comprimento 320 km
Nascente Serra das Matas, Monsenhor Tabosa, CE
Foz Oceano Atlântico, Acaraú, CE
Área da bacia 14.500 km²
Afluentes
principais Rio Jaibaras, Rio Groairas, Riacho dos Macacos
País(es) Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica Brasil
O Acaraú é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará, “Nasce na Serra das Matas, um dos pontos mais altos da região. Saindo de Monsenhor Tabosa, em pleno sertão, percorre 320 quilômetros. Corta Sobral, uma das cidades mais importantes do Ceará. Banha 18 municípios e chega ao mar, em Acaraú. Nessas regiões, as chuvas são restritas e, por causa do calor, a evaporação é altíssima. Conclusão: evapora muito mais do que chove e a água some dos leitos. A terceira e última nascente fica a mais de mil metros de altitude: São Gonçalo. Está toda pisoteada, sem nenhuma proteção”. (Cf. FREITAS, Vicente. Rio Acaraú. In: Vale do Acaraú Notícias. 2ª Edição, março de 2010. p. 7).[1]

Fica situado na parte norte do estado. A origem do topônimo Acaraú é indígena, sendo resultado da fusão de "Acará" (Garça) e "Hu" (Água), significando, portanto, “Rio das Garças” (Paulinho Nogueira). Teria habitado às margens desse rio o grupo indígena brasileiro chamado Camamus, atualmente extinto.

Nesta bacia estão construídos alguns dos mais importantes açudes cearenses: o Edson Queiroz, em Santa Quitéria, o Forquilha, no município do mesmo nome, o Aires de Sousa (ou Jaibaras), em Sobral, além do Paulo Sarasate (ou Araras), que está construído sobre o leito do Rio Acaraú e cuja barragem está localizada no limite dos municípios de Varjota, Pires Ferreira e Santa Quitéria.

Segundo outras fontes, nasce na Serra do Machado, em Itatira. Lança-se no oceano Atlântico por meio de dois braços: Cacimba e Mosqueiro. Banha as cidades de Tamboril, Sobral, Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz e Cruz, entre outras.

Índice [esconder]
1 Condições pluviométricas
2 Afluentes
3 Impactos hoje
4 Notas e referências


[editar] Condições pluviométricas

Cheia do rio Acaraú de 1917 em sobral.A maior parte da bacia está situada em região de clima tropical quente semiárido com apenas uma pequena porção (na base da Chapada da Ibiapaba) apresenta clima tropical quente semiárido brando [2]. A pluviometria, portanto, é baixa com volumes de chuva que vão de 500 a 1.000 mm em praticamente toda a sua área.

[editar] Afluentes
Principais
Rio Jaibaras;
Rio Groairas;
Riacho dos Macacos
[editar] Impactos hoje
Por causa do excesso de chuvas ocorridas em 2009 no Ceará, o volume do rio aumentou drasticamente, coisa que sempre foi inesperada pelos habitantes que moram próximo do rio. Com a longa extensão deste rio, cidades próximas, sofreram um grande impacto(enchentes). Cidades e estradas para tranporte para outros estados foram praticamente inundadas. Em Sobral,por exemplo, canos estouraram, faltando água em muitas casas. Famílias perderam suas casas(algumas até destruídas). Em Sobral também, homens e mulheres perderam seus empregos. Doenças, como gripe,dengue,entre outras,aconteceram. Como as cheias aumentaram seu nível no ano de 2009, plantações também foram perdidas e barcos não puderam atravessar o rio por várias semanas devido a enchente ocorrida. Crianças tiveram que adiantar suas férias, por causa das cheias.

Uma das principais causas são as construções irregulares,pois falta fiscalização das autoridades competentes,nas esferas tanto federal,como estadual e municipal.Desmatamentos das areas proximas as margens para plantio de pastagens,aterros para construções de favelas,feito pelas proprias prefeituras angariando votos dos favelados,é outra causa grave das enchentes,juntamente com o lixo e os esgotos que jogam no seu leito.
Notas e referências
↑ http://www.docstoc.com/docs/46474479/BELA-CRUZ---biografia-do-municipio
↑ Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

v • eHidrografia do Brasil
Brasil • Geografia do Brasil • Hidrografia
Bacias hidrográficas • Rios • Arquipélagos • Ilhas • Lagoas • Lagos • Baías • Cataratas/cachoeiras • Praias • Canais • Usinas hidrelétricas • Barragens • Portos

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Acara%C3%BA"
Categorias: Rios do Ceará | Monsenhor Tabosa | Acaraú | Varjota
Categoria oculta: !Esboços sobre geografia do Brasil
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
English Español Français Esta página foi modificada pela última vez às 00h32min de 28 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas