quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

9132 - RIO PARAÍBA

Rio Paraíba
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura outros significados de Paraíba, veja Paraíba (desambiguação).
Rio Paraíba

Estuário do Rio Paraíba, vista para pôr do sol
Comprimento 380 km km
Nascente Serra de Jabitacá
Foz oceano Atlântico
Área da bacia 20.071,83 km²
País(es) Brasil
O Rio Paraíba do Norte, ou simplesmente Rio Paraíba, é um rio brasileiro que banha o estado da Paraíba. É um dos mais importantes do estado devido à sua extensão e sua relevância econômica. É um rio parcialmente intermediário, já que parte de seu leito desaparece em épocas de seca, embora a partir de seu médio curso seja sempre perene. Ele nasce a mais de mil metros de altitude na Serra de Jabitacá, município de Monteiro, divisa com Pernambuco, percorrendo toda a região centro-sul do estado e banhando uma área de 20.071,83 km², compreendida ente as latitudes 6°51'31" e 8°26'21" sul e as longitudes 34°48'35" e 37°2'15" a oeste de Greenwich.

Seu curso total tem 380 km e segue o sentido sudoeste-leste, quando então deságua no oceano Atlântico, entre os municípios de Cabedelo, Lucena, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa, formando um foz do tipo misto. Em seu estuário encontram-se dezenas de desembocaduras de outros rios, manguezais, o Porto de Cabedelo — escoadouro da capital paraibana — e também ilhas, como Ilha da Restinga, Ilha Stuart, Ilha Tiriri, etc. No alto curso recebe entre outros afluentes o Rio Taperoá, antes de formar o Açude Boqueirão. No médio curso tem como principal afluente o Rio Paraibinha, que forma a Represa de Acauã, e o Rio Gurinhém, a partir daí passa a correr em seu baixo curso, onde seus principais tributários são o Rio Paroeira e o Rio Sanhauá, que separa as cidades de João Pessoa e Bayeux.

Índice [esconder]
1 Novo leito não cartografado oficialmente
2 Bacia hidrográfica do Rio Paraíba
2.1 Cheias constantes e imprevisíveis
3 Etimologia
4 Referências
5 Ligações externas


[editar] Novo leito não cartografado oficialmente
Pelos mapas disponíveis até recentemente, acreditava-se que o rio Paraíba ainda desaguasse defronte à Ilha do Eixo,[1] onde se dividia em dois braços, um rumando a sudeste (encontrando o Sanhauá) e o outro a nordeste, formando o Rio da Ribeira e o Canal do Forte Velho (que separam as ilhas Tiriri, Stuart, Andorinhas e Restinga do continente). Contudo, recentes imagens de satélites (disponíveis no Google Earth) mostraram o mito desse antigo leito, que não se sabe desde quando perdeu a conexão com o rio Paraíba, o qual chega atualmente à foz via Rio Paroeira.

Essa mudança de leito provavelmente ocorreu em virtude das muitas cheias, visto que a região estuarina onde o Rio Paraíba deságua é formada de aluviões e terras baixas e pantanosas (várzeas), portanto suscetíveis a eventuais mudanças por erosão. Supõe-se, desse modo, que em uma de suas grandes cheias, o Paraíba avançou além de seu leito e casualmente “furou” um canal, encontrando o rio Preto (que formava o Paroeira), apoderando-se de seu leito. O antigo leito secou e perdeu a conexão com o rio Paraíba, retomando supostamente no período de grandes cheias. Cartograficamente, esse mudança ainda não foi registrada oficialmente.

[editar] Bacia hidrográfica do Rio Paraíba
É a segunda maior bacia do estado da Paraíba, após a do rio Piranhas, e abrange 38% do seu território, abrigando 1.828.178 habitantes, o que corresponde a 52% de sua população total. O Rio Paraíba banha dezenas de municípios e cidades importantes, passando pela região mais urbanizada e industrializada do estado. Em sua área de abrangência estão incluídas as cidades de João Pessoa, a capital, e Campina Grande, seu segundo maior centro urbano.

Através do Governo Federal e Estadual foram construídos na área de sua bacia vários açudes públicos, que são utilizados no abastecimento das populações e rebanhos, irrigação, pesca e em algumas iniciativas de lazer e turismo regional. Esses reservatórios são as principais fontes de água da região e nas ocorrências de estiagens muitos deles entram em colapso, ocasionando conflitos pelo uso dos recursos hídricos e graves problemas de ordem socioeconômica, como é o caso do Açude Boqueirão.

Há alguns anos foi formado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos, como um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo que comporá o Sistema Integrado de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos do estado. Esse comitê tem como função o diagnóstico da situação dos recursos hídricos na bacia, bem como a identificação dos conflitos entre usuários, além dos riscos de racionamento dos recursos hídricos ou de sua poluição e de degradação ambiental em razão de sua má utilização.[2]

[editar] Cheias constantes e imprevisíveis
A primeira cheia do Rio Paraíba que se tem notícia ocorreu em 1641, causando estragos às culturas da várzea, mas tendo pouco impacto sobre a população. Outras que sucederem ainda no tempo do Brasil Colônia foram as de 1698 e a de 1731. A de 1780 trouxe consigo uma cruz ao Engenho Espírito Santo, gerando o nome da vila ali existente. Já a de 1924 arrasou cidades do agreste paraibano, como Itabaiana e Pilar.[3]

A construção do Açude Boqueirão, no médio curso do rio, espaçou mais as enchentes que ainda hoje ocorrem apenas no baixo curso, alimentado pelos afluentes, a exemplo da de 1985, que arrasou a cidade de Cruz do Espírito Santo, e a mais recente, de 2004, que causou vários estragos em muitas localidades.

[editar] Etimologia
Segundo o Dicionário Houaiss, o etimologista Antenor Nascentes determina a origem do nome do rio – e posteriormente do estado – nos termos do tupi-guarani pa’ra (rio) e a'iba (ruim, impraticável). Entretanto, outras fontes acreditam que essa mesma palavra provém do nome indígena para a árvore Simarouba versicolor, que floresce abundantemente na região e é popularmente denominada pau-paraíba. A terceira versão estabelece que o significado é de fato "rio que é braço de mar" (pará-ibá). O que se sabe é que o Rio Paraíba foi denominado pelo explorador português André Gonçalves e recebeu inicialmente o nome de Rio São Domingos.

[editar] Referências
↑ www.cprm.gov.br (mapa digital)
↑ 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
↑ Revista das Geociências da UFPB
[editar] Ligações externas
Mapa da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba
AESA - Órgão gestor das bacias hidrográficas da Paraíba
UFRN - Monitoramento Geoambiental do Estuário do Rio Paraíba do Norte
Biblioteca Sebrae - Abordagem Etnoecológica da Coleta de Moluscos no Litoral Paraibano.
v • eHidrografia do Brasil
Brasil • Geografia do Brasil • Hidrografia
Bacias hidrográficas • Rios • Arquipélagos • Ilhas • Lagoas • Lagos • Baías • Cataratas/cachoeiras • Praias • Canais • Usinas hidrelétricas • Barragens • Portos
Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Para%C3%ADba"
Categoria: Rios da Paraíba
Categoria oculta: !Esboços sobre geografia do Brasil
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Česky English Esperanto Français Lietuvių ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Esta página foi modificada pela última vez às 18h03min de 7 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas