terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

8491 - HISTÓRIA DA TECNOLOGIA

--------------------------------------------------------------------------------

História da Tecnologia Educacional no Brasil


--------------------------------------------------------------------------------

Nesta página estaremos colocando referências e textos que digam respeito à história da tecnologia na educação no Brasil.

Se você tem sugestões a fazer ou material a contribuir nesta área, por favor, entre em contato com Eduardo Chaves, no endereço eduardo@chaves.com.br ou envie o material para webmaster@edutec.net.

Estamos providenciando a digitação das recomendações do Primeiro e do Segundo Seminário Nacional de Informática na Educação, realizado, respectivamente, em Brasília e em Salvador, em 1981 e 1982. Trata-se de texto de grande valor histórico.

Estamos também providenciando a digitação de projeto submetido à FINEP pela UNICAMP, em 1981, sob a coordenação dos Profs. Fernando Curado e Raymond Paul Shepard, o primeiro do Departamento e Computação do Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação, o segundo do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação. Provavelmente este foi o primeiro projeto de Informática na Educação submetido aos órgãos financiadores brasileiros.

Quem tiver documentação sobre o Projeto SACI do Instituto de Estudos Espaciais (INPE), por favor, entre em contato com Eduardo Chaves, pelo endereço eduardo@chaves.com.br.

Há um importante livro que discute o Projeto SACI:

Laymert Garcia dos Santos, Desregulagens: Educação, Planejamento e Tecnologia como Ferramenta Social (Editora Brasiliense, São Paulo, SP, 1981)

Trabalharam no INPE, além do já mencionado Raymond Paul Shepard, o atual diretor da Escola do Futuro da USP, Fredric M. Litto, e, posteriormente, John Stone e Vathsala Stone, que, quando do fechamamento do Programa de Mestrado em Tecnologia Educacional do INPE, na década de 70, foram para a Universidade Federal do Espírito Santo e, depois, pelo que consta, para a Universidade Federal do Maranhão. Boa parte dos profissionais do Programa, entretanto, foi para a TV Educativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Procuramos informações sobre o paradeiro dessas pessoas.


--------------------------------------------------------------------------------

Maria Cândida Moraes, Informática Educativa no Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Aprendidas [Texto cedido por especial gentileza da Profa. Maria Cândida, talvez a pessoa mais bem situada no país para escrever a História da Informática na Educação, pois esteve nesta área, no MEC, desde o início. É um texto extenso, de cerca de 30 páginas].

História da Informática Educativa no Brasil [texto localizado no site do MEC/SEED/PROINFO, espelhado aqui neste site].

Eduardo Chaves, O Uso de Computadores em Escolas: Fundamentos e Críticas (Editora Scipione, São Paulo, 1987), Capítulos I e II da Primeira Parte. [Trata-se de texto elaborado em 1987, como pano de fundo para uma discussão do uso da informática na educação. Obviamente os desenvolvimentos posteriores a 1987 não estão cobertos].

O Projeto EDUCOM da UNICAMP [Texto completo do Projeto EDUCOM da UNICAMP, elaborado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação da UNICAMP, em 1983, sob a coordenação de Eduardo Chaves. É um documento de valor histórico hoje].

Textos (Livretos, Documentos, Artigos) Relevantes para a História da Tecnologia na Educação no Brasil [Coleção de Textos de Eduardo Chaves]

--------------------------------------------------------------------------------


COPYRIGHT UNICAMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas