terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

9401 - HISTÓRIA DO JORNALISMO NO BRASIL

ilhado Frases Mensagens Cartas Poemas Receitas Frases de Amor para Orkut Mensagens Dia da Mulher


Datas Comemorativas Todo o Site Horóscopo e Signos Frases Significado dos Nomes Significado dos Sonhos Letras de Músicas Cifras de Músicas Receitas Mensagens Piadas Dicas Turismo Datas Comemorativas Poemas Filmes Jogos Cartas




Datas Especiais: Dia da Mulher 08/03 Dia do Carnaval 08/03 Dia do Sogro 10/03 Dia do Teatro 21/03 Dia do Circo 27/03



Página Inicial
Canais
Horóscopo e Signos
Frases
Significado dos Nomes
Significado dos Sonhos
Letras de Músicas
Cifras de Músicas
Receitas
Mensagens
Piadas
Dicas
Turismo
Datas Comemorativas
Poemas
Filmes
Jogos
Cartas
Outros textos do site
A chuva cai lá fora (Participação)
Modelo de Carta de Recomendação
Cleaning the hood (Playstation 2)
Tagging up turf (Playstation 2)
Ryder (Playstation 2)
Sweet and Kendl (Playstation 2)
Los Santos (Playstation 2)
Espelho do Medo (Suspense) Locadoras
Temos Vagas 2 (Terror) Locadoras
Oliver & sua Turma - Edição de 20° aniversário (Infantil) Locadoras
Sob a Luz da Fama - Poder da Paixão (Romance) Locadoras
2012 - O Ano da Profecia (Aventura) Locadoras
O Pequeno Traidor (Drama) Locadoras
Bethoven - A corrida para a fama (Comédia) Locadoras
Um dia de Sorte (Policial) Locadoras em Breve
Indicamos
Frases de Amor
Mulher
Bilibio
Belas Mensagens
Busca Feminina
Mensagens
Palestras de Motivação
Palestras Motivacionais
Jogos de Meninas
Horóscopo do Dia
Sites de Piadas
Joguinhos


Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem Libra Escorpião Peixes + Mensagens De Amizade

--------------------------------------------------------------------------------
Frases Profundas Frases Filósofos Frases Orkut Mensagens Reflexivas Mensagens de Aniversário
--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------
Datas Comemorativas - Jornal do Brasil - História (10/09)



Saiba como nasceu o primeiro jornal no do Brasil!!
Em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo até então proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois nas demais colônias européias no continente a imprensa se fazia presente desde o século XVI.

A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 10 setembro de 1808, com a criação da Gazeta do Rio de Janeiro, órgão oficial do governo português que tinha se refugiado na colônia americana. Pouco antes no mesmo ano, porém, o exilado Hipólito José da Costa lançava, de Londres, o Correio Brasiliense (com S), o primeiro jornal brasileiro — ainda que fora do Brasil. Enquanto o jornal oficial relatava "o estado de saúde de todos os príncipes da europa, (...) natalícios, odes e panegíricos da família reinante"[1], o do exilado fazia política. Embora diferentemente do que muito se divulga) não pregasse a independência do Brasil, e tivesse um posicionamento político por vezes conservador, o Correio Brasiliense foi criado para atacar "os defeitos da administração do Brasil", nas palavras de seu próprio criador, e admitia ter caráter "doutrinário muito mais do que informativo".

A proibição à imprensa (chegaram inclusive a destruir máquinas tipográficas) e a censura prévia (estabelecida antes mesmo de sair a primeira edição da Gazeta) encontravam justificativa no fato de que a regra geral da imprensa de então não era o que se conhece hoje como noticiário, e sim como doutrinário, capaz de "pesar na opinião pública", como pretendia o Correio Brasiliense, e difundir suas idéias entre os formadores de opinião — propaganda ideológica, afinal.

A censura à imprensa acabou em 1827, ainda no Primeiro Reinado. A própria personalidade de D. Pedro II, avessa a perseguições, garantia um clima de ampla liberdade de expressão — em nível não conhecido por nenhuma república latino-americana, graças aos caudilhos autoritários que lá se alternavam. A liberdade de imprensa já era garantida mesmo pela Constituição outorgada de 1824. Escreve Bernardo Joffily: "Cada corrente tem seu porta-voz", mas, ainda assim, "há órgãos apolíticos: o Diário do Rio de Janeiro (1º diário do País, 1821-1878) nem noticia o Grito do Ipiranga. Mas a regra é a imprensa engajada, doutrinária"[2].

O francês Max Leclerc, que foi ao Brasil como correspondente para cobrir o início do regime republicano, assim descreveu o cenário jornalístico de 1889:

"A imprensa no Brasil é um reflexo fiel do estado social nascido do governo paterno e anárquico de D. Pedro II: por um lado, alguns grandes jornais muito prósperos, providos de uma organização material poderosa e aperfeiçoada, vivendo principalmente de publicidade, organizados em suma e antes de tudo como uma emprêsa comercial e visando mais penetrar em todos os meios e estender o círculo de seus leitores para aumentar o valor de sua publicidade, a empregar sua influência na orientação da opinião pública. (...) Em tôrno deles, a multidão multicor de jornais de partidos que, longe de ser bons negócios, vivem de subvenções dêsses partidos, de um grupo ou de um político e só são lidos se o homem que os apoia está em evidência ou é temível."

De fato, os jornais de partidos, ou espontaneamente criados e mantidos por militantes, carecem de organização institucional e de profissionalismo jornalístico. Nos tempos de maior exaltação na campanha republicana (1870-1878 e 1886-1889), surgem dezenas de jornais (que não passam de 4 páginas cada) efêmeros, sem durar mais que alguns meses.

Entre os jornais cariocas da época imperial estavam, em primeiro grau de importância, a Gazeta de Noticias e O Paiz, os maiores de então e os que sobreviveram mais tempo, até a Era Vargas. Os demais foram o Diario de Noticias, o Correio do Povo, a Cidade do Rio, o Diario do Commercio, a Tribuna Liberal, alguns jornais anteriores a 1889, mas de fortíssima campanha republicana, como A Republica, e as revistas de caricatura e sátira: a Revista Illustrada, O Mequetrefe, O Mosquito e O Bezouro. Outros ainda eram o Jornal do Commercio e a Gazeta da Tarde.

O caricaturista, ilustrador, jornalista Ângelo Agostini está entre as maiores personalidades da imprensa brasileira. Numa época em que a fotografia ainda era rara — e cara — o ilustrador tem o poder inegável de construir o imaginário visual da sociedade. Assim, o "Imperador Cabeça-de-Caju" ou o primeiro-ministro gorducho com ar de soberbo são o que a população — e aí, mesmo a massa analfabeta entra — vai consumir e por onde vai se pautar. Ali criou-se uma iconografia simbólica da política no final do Império.

A Revista Illustrada realmente era inovadora. As ilustrações litografadas almejavam ao perfeccionismo e ao mesmo tempo à expressividade. Inova a Revista também por uma diagramação "interativa", com ilustrações sobre o cabeçalho, moldura, etc.. Saía semanalmente e tinha distribuição nacional.

Autor: (Desconhecido)
Fonte: (Wikipédia)
Imagem: (Meramente ilustrativa)



--------------------------------------------------------------------------------
Mulher - Guia de Mulher o site da mulher atual.
Mensagem de Amor - Mensagem sobre o sentimento mais nobre, o AMOR.
Frases de Amor para Orkut - Inove com frases românticas o seu orkut.
Frases de Amor - Frases na Web por categorias!
Tradutor Inglês Português - Tradutores on-line.
Horóscopo do Dia - Saiba mais sobre o seu signo.


--------------------------------------------------------------------------------


Voltar | Indique para um amigo

ilhado.com.br Selecione um canal: Horóscopo e Signos Frases Significado dos Nomes Significado dos Sonhos Letras de Músicas Cifras de Músicas Receitas Mensagens Piadas Dicas Turismo Datas Comemorativas Poemas Filmes Jogos Cartas

Mais assuntos relacionados





Todos os direitos reservados 2009.

Especiais

Frases de Amor Orkut
Frases de Felicidade
Frases Engraçadas
Mensagens de Amor para Celular
Mensagens de Carnaval
Frases de HOJE
Cartas de Amor
Receitas

Frases Especiais

Frases de Amor
Frases de Amizade
Frases de Mulher
Frases no Twitter

Reflexões

Frases de Reflexões


Novidades
Frases (Felicidade)


"Sorria! Sorrir abre caminhos, desarma os mal-humorados, contamina. Mas sorria com a alma, não apenas com os lábios."
Autor: (Lea Waider)








ilhado.com.br - uma ilha de entretenimento.
Desenvolvimento e criação: lagaporcilla



Desenvolvimento e criação: lagaporcilla ,3


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas