iG Home iG Último Segundo Economia Esporte TV iG Gente Delas ASSINE E-mail Acesso Internet Suporte Antivírus SAC
Shopping
Publicidade
Redes Sociais
Anúncios Curso de Logística
Faça o curso online, pela Catho Educação.
Cursos Online
Faça um curso online, a partir de R$ 49,90 mensais.
Curso de Economia
Preste assessoria em assuntos econômico-financeiros.
Catho Empregos
Busque uma vaga de emprego. Teste por 7 dias grátis.
Banco de Concursos
Precisando de informações sobre os principais concursos públicos?
Brasil EscolaAcesso Restrito
Esqueci minha senha Cadastre-se Eventos Especiais
Carnaval Facebook Twitter Volta às Aulas Matérias
Artes Biografias Biologia Educação Física Espanhol Filosofia Física Geografia Geografia do Brasil Gramática História História da América História do Brasil História Geral Inglês Italiano Literatura Matemática Português Química Redação Sociologia Do 1º ao 5º Ano
Ciências Geografia História Matemática Português Vestibular
Bolsas de Estudo Cotas Enem Guia de Profissões Intercâmbio Notícias Vestibular ProUni Resumos de Livros Simulado Universidades Para Educadores
Estratégias de Ensino Gestão Educacional Orientação Escolar Pais e Professores Professores Trabalho Docente Pesquisa Escolar
Acordo Ortográfico Animais Cultura Curiosidades Datas Comemorativas Dicas de Estudo Doenças Drogas Economia e Finanças Educação Folclore Informática Mitologia Psicologia Religião Saúde e Bem-estar Sexualidade Brasil Escola » Geografia do Brasil » Geografia Humana do Brasil » Transporte Ferroviário Brasileiro
Transporte Ferroviário Brasileiro
A nossa primeira ferrovia foi construída pela Imperial Companhia de estradas de ferro, fundada pelo Visconde de Mauá, ligando o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, a Serra da Estrela, no caminho de Petrópolis.
Tinha uma extensão de 14,5 km e bitola de i m (1854). Logo depois, outras surgiram no Nordeste, Recôncavo Baiano e, principalmente, em São Paulo, para servir à economia cafeeira, então em fraco desenvolvimento (Estrela do Café).
Eram, em geral, construídas ou financiadas por capitais ingleses que visavam somente à satisfação de seus interesses comerciais, sem o mínimo de planejamento.
Entre 1870 e 1920, vivíamos uma verdadeira “Era das ferrovias”, sendo que o crescimento médio desta era dos 6.000 km por década. Após 1920, com o advento da era do automóvel, as ferrovias entraram numa fase de estagnação, não tendo se recuperado até os dias atuais.
Atualmente, o Brasil é um país pobre em ferrovias, e que estas se encontram irregularmente distribuídas pelo território, pois enquanto a Região Sudeste concentra quase metade (47%) as ferrovias do país, as Regiões Norte e Centro-oeste, juntas, concentram apenas 8%.
Situação atual
O país possui hoje 30.000 km de ferrovias para tráfego, o que dá uma densidade ferroviária de 3, 1 metros por km²; é bem pequena em relação aos EUA (150m/km²) e Argentina (15m/km²). Apenas 2.450 km são eletrificados. As ferrovias apresentam-se mal distribuídas e mal situadas, estando 52% localizadas na Região Sudeste.
Na Malha Sul privatizada pela América latina Logística (ALL), binacional temos um excelente desempenho das ferrovias, com 15.628 km de extensão e volume de carga de 20,7 milhões de toneladas. Os produtos mais transportados por ela são: grãos, produtos siderúrgicos, contêineres, água, vinho, pedra e cimento.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola
Geografia Humana do Brasil - Geografia do Brasil
Geografia - Brasil Escola
O que você achou deste texto? Ótimo, texto completo Bom, mas faltam exemplos e/ou imagens Regular, faltam informações Ruim, texto confuso Péssimo, pouco esclarecedor Participação: 4 Comentários
Avaliação:
Atualmente /5Se você quer comentar também Clique aqui
Compartilhe ou guarde este conteúdo
Política de Privacidade| Termos de Uso| Ajuda| Quem Somos| Anuncie Aqui| Fale Conosco
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002-2010 BrasilEscola.com - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).
COPYRIGHT BRASILESXCOLA.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário