Colégio Web
Home Plantão de Dúvidas TV iPED Adicionar aos favoritos Twitter
Matérias Biologia Física Geografia História História do Brasil Inglês Literatura Matemática Português Química Conteúdo Infantil Especiais Aquecimento Global Biblioteca viva Biografias Curiosidades Datas comemorativas Sexualidade Guia de Atuação Exatas Humanas Biológicas Faculdades Procurar por nome Procurar por cidade Cursinho Vestibular Biologia Geografia História Física Química Português Matemática Cursos Online Cursos para escritório Cursos de idiomas Cursos de informática Cursos de design Cursos de programação Cursos para Crianças Ciências Geografia História Matemática Português Inglês Professores Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior Transporte ferroviário brasileiroInício » Geografia » Geografia do Brasil » Transporte ferroviário brasileiro
As grandes ferrovias foram construídas no século XIX. A maior ferrovia tem mais de 22.000 km de expansão. A segunda maior ferrovia fica no estado de São Paulo.
No ano de 1996, as grandes ferrovias foram privatizadas. Esse processo de privatização foi realmente concluído em 1997. Ainda há uma ferrovia que não foi privatizada, que é a ferrovia norte-Sul. Essa ferrovia ligará a região Norte, ao Centro do país.
As metades das ferrovias estão localizadas nos estados de:
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Rio Grande do Sul.
Elas realizam um trabalho de transporte de cargas. Já o transporte de pessoas por parte das ferrovias, praticamente não existe no Brasil.
As maiorias dos trens precisam de diesel para de locomover, pois apenas 1.916 km das linhas são eletrificadas.
As ferrovias foram construídas em um tamanho padrão, ou seja, mais de 30 mil km, foram construídos em uma medida padrão de 1,00 m.
No ano de 1994, foram transportadas mais de 256 milhões de toneladas de cargas, sendo que a ferrovia da Companhia Vale do Rio Doce, foi responsável por mais da metade dessas cargas.
A mercadoria que é mais transportada chega a 150 milhões de toneladas que é o minério de ferro.
Apesar da diferença do sistema ferroviário brasileiro para as ferrovias modernas, a produtividade do transporte de cargas tem um nível bem elevado.
Video relacionadoVoltar Imprimir Indicar Fórum de Geografia Bate-papo Dúvidas? Fale com o Professor. Escolha uma opção: Corrigir este conteúdo ou Acrescentar informação.
Compartilhe esse conteúdo twitter MySpace facebook delicious Windows Live Google digg
Fórum de DiscussãoFórum de Geografia
Conteúdo RelacionadoTurismo no Brasil
Telecomunicações no Brasil
Conflito entre os Índios e Garimpeiros
Expectativa de vida
Crescimento da população Brasileira
A reforma agrária no Brasil
Mais matérias de GeografiaMalásia
A Malásia tem seu território dividido em duas...
Orla Taumanan
A Orla Taumanan é um grande espaço de convivência...
China
A República Popular da China, terceiro país do mundo em extensão (9.572.900km2), depois...
Eclipse Lunar
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se interpõe ...
Praia do Laranjal
Foi no Laranjal que teve início o desenvolvimento do povoado de São Francisco de Paula....
Biodiversidade
A biodiversidade, assim, é também uma fonte potencial...
Mangues do Brasil
Os mangues são considerados ecossistemas...
Pão de Açúcar
O Bondinho do Pão de Açúcar é considerado o mais seguro...
Tagsagricultura clima desemprego economia empregos fauna flora globalização hidrografia história meio petróleo pirâmide etária pontos turisticos população relevo revolução tecnocientífica agricultura ambiente aplicações asiaticos cidades clima demografia desemprego economia empregos extração fauna flora globalização hidrografia história jazidas meio pecuária petróleo pirâmide etária pontos turisticos população refino relevo revolução sociedade tecnocientífica tigres transnacionais
GeografiaÁfrica
Agente Internos e Externos do Relevo
Agricultura
América do Sul
América Latina: México e América Central
Arqueologia
Aspectos da Economia Amazonense
Aspectos da população
Aspectos da População Amazonense
Atividades Humanas e Problemas Ambientais
Brasil e os Megablocos Regionais
Canadá
Canal do Panamá
Cartografia
Cidades Brasileiras
Clima
Comércio Externo
Conflito do Oriente Médio
Construção do Espaço Norte
Continente Americano e Estados Unidos Continente Asiático - Oriente Médio
Continentes terrestres
Coordenadas Geográficas
Economia
Economia da África
Economia da Europa
Europa
Extinta URSS e os países eslavos Extremo Oriente Asiático - China
Extremo Oriente Asiático - Japão
Fontes de Energia
Formações vegetais
Fusos Horários
Geografia do Brasil
A diversidade cultural no Brasil
A reforma agrária no Brasil
Biopirataria no Brasil
Cana-de-açúcar no Brasil Conflito entre os Índios e Garimpeiros
Crescimento da população Brasileira
Crise aérea e os controladores de vôo
Desigualdades regionais
Estrutura geológica do Brasil
Expectativa de vida Favela
Formação e organização do território brasileiro
IDH, escolarização no Brasil
Imigração no Brasil
INCRA x IBAMA
Mangues do Brasil
Mortalidade infantil no Brasil
Nível de renda
Nível de saúde
Nutrição da população brasileira
O IDH no Brasil
Paisagens vegetais
Patrimônio Genético
Principais áreas produtoras de minério
Telecomunicações no Brasil
Transamazônica
Transporte ferroviário brasileiro
Turismo no Brasil
Vulcanismo no Brasil
Geografia do Brasil: Quadro Natural e Humano
Geografia econômica do Brasil
Geografia geral
Globalização
Hidrografia
Importância do voto
Indústria de Transformação
Indústria Extrativa Mineral
Indústrias no Brasil
Introdução ao estudo da geografia
Litoral
Meio Ambiente
Migrações Populacionais
Movimentos migratórios
Oceania
Organizações Européias Os tipos de Rochas
Paisagens
Paisagens Terrestres
Países
Países: Bálticos, Latino, Caucasianos e Ásia Central
Pecuária
Petróleo
População
População Mundial
Problemas ambientais
Projetos de Colonização
Quadro Econômico da Ásia de Monções Quadro Político do Oriente Médio
Recursos minerais Região Norte
Regiões naturais do Canadá
Relevo Sistema Solar
Sistema Terrestre
Sistemas socioeconômicos
Sociedade
Sul e Sudeste Asiático (Ásia de Monções)
Tigres Asiáticos
Tipos Climáticos Brasileiros
Transportes
Urbanização
Sobre o site Cadastro Professores Termos de uso Fale conosco
© Copyright 2001-2011 Grupo iPED. Todos os direitos reservados.
Permitida a reprodução total ou parcial, desde que informada a fonte da página em formato de link e sem fins comerciais.
COPYRIGHT GRUPO IPED
Nenhum comentário:
Postar um comentário