quinta-feira, 19 de abril de 2012

JARDIM BOTÂNICO DE LISBOA (PORTUGLA)

Jardim Botânico de Lisboa Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jardim Botânico da Universidade de Lisboa
Entrada no Jardim Botânico de Lisboa.
Tipo Jardim botânico
Localização São Mamede, Lisboa
País Portugal
Tamanho c. 40 000 m²[1]
Inauguração 1878 (134 anos)[1]
Administrado por Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
O Jardim Botânico da Universidade de Lisboa (JBUL) localiza-se na freguesia de São Mamede, em Lisboa. Surgiu da necessidade de criar um complemento prático no ensino e investigação da botânica, da então Escola Politécnica de Lisboa.

Em 2010 foi classificado como Monumento Nacional[2].

Índice [esconder]
1 História
2 Galeria
3 Referências
4 Ligações externas

[editar] HistóriaFoi em 1859 que o Conselho da Escola escolheu no Monte Olivete o local para implantação deste Jardim. Os trabalhos de construção do jardim deram início em 1873, sob a alçada dos professores Conde de Ficalho e Andrade Corvo.

Edmond Goeze foi o jardineiro-paisagista alemão que dirigiu em Lisboa, a partir de 1873, a construção do jardim botânico da Escola Politécnica. Goeze concentrou-se na parte superior do Jardim, onde foram plantadas algumas famílias de dicotiledóneas e algumas gimnospérmicas.

O seu sucessor, o botânico francês Jules Daveau, em 1876, desenvolveu a zona inferior do jardim, criando o traçado da Alameda das Palmeiras e inventando um sistema de rega dos riachos e cascatas, onde foram colocadas algumas famílias de mnocotiledóneas.

A inauguração do Jardim Botânico de Lisboa deu-se em 1878[1] e conta com diversas espécies tropicais, oriundas da Nova Zelândia, Austrália, China, Japão e América do Sul.

[editar] GaleriaClematis flammula.
Euphorbia resinifera
Myrtillocactus geometrizans
Pereskia grandifolia
Selenicereus hamatus
Referências↑ a b c Jardim Botânico da Universidade de Lisboa (em português). portaldojardim.com. Página visitada em 2 de dezembro de 2011.
↑ Gulbenkian, Jardim Botânico e Campo da Batalha de Aljubarrota são novos monumentos nacionais (em português). Público (4 de novembro de 2010).
[editar] Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Jardim Botânico de LisboaJardim Botânico
O Jardim Botânico de Lisboa
Página oficial
Visita guiada com a Drª Alexandra Escudeiro
História do Jardim Botânico pelo Prof. Carlos Tavares (Jardim Botânico da Faculdade de Ciência de Lisboa. Guia. Imprensa Portuguesa, Porto, 1967)
Blog SÉTIMA COLINA, da Junta de Freguesia de São Mamede
Página da Naturlink > Lazer > turismo da Natureza
Estudo de Organização Interna do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa por Ignacio García Pereda, Engenheiro Silvicultor (Euronatura/Universidade Politécnica de Madrid), reputado autor do blog no botânico e duma biografia de Joaquim Vieira Natividade
Portal da botânica Portal Lisboa
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jardim_Bot%C3%A2nico_de_Lisboa&oldid=27860063"
Categorias: Espaços verdes da Grande LisboaJardins botânicos de PortugalPatrimónio edificado em LisboaMonumentos nacionais no distrito de Lisboa
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasEspañol Français Esta página foi modificada pela última vez à(s) 22h08min de 4 de dezembro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas