terça-feira, 3 de abril de 2012

ESTRADA DE FERRO JARI

Estrada de Ferro Jari Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Estrada de Ferro Jari
Abreviações EF Jari
Área de operação Pará
Tempo de operação 1979–atual
Bitola 1,600 m
Frota 2 locomotivas
Sede Monte Dourado - Pará, Brasil
Website www.jari.com.br
A Estrada de Ferro Jari é uma ferrovia brasileira, cuja concessão[1] é por decreto da Empresa Jari Celulose S.A.. Localizada ao norte do estado do Pará, bem próximo a divisa com o estado do Amapá, liga o povoado de Monte Dourado ao porto de Mungubá.

É denominada pela ANTT, como uma ferrovia industrial e local,[2] juntamente com Estrada de Ferro Trombetas, devido as suas características.

Índice [esconder]
1 História
2 Informações Gerais
3 Material rodante
4 Transporte Realizado
5 Referências
6 Ligações externas

[editar] HistóriaA Estrada de Ferro Jari foi criada para transportar madeira para a fábrica de celulose do Projeto Jari, entrando em operação em 1979.[3]

Seu projeto inicial previa 220 km de vias, que por diversos fatores foram reduzidos para os atuais 68 km.[4]

Atualmente a ferrovia é usada também para o transporte de bauxita refratária.[5]

[editar] Informações GeraisExtensão do trecho: 68 km;
Bitola: 1,60 m;
Tração: diesel
Pátios de manobra:
Munguba Km 0, área industrial e pátio terminal do transporte de madeira;
São Miguel, no km 36, pátio de carregamento de vagões;
Ponte Maria, no km 22, pátio de carregamento de vagões;
Pacanari, no km 45, pátio de carregamento de vagões.
[editar] Material rodante2 locomotivas (EFJ 10 e EFJ 11) modelo EMD SD38-2,[6][7][8] fabricadas pela Electro-Motive Division - General Motors nos Estados Unidos em 1978.
86 vagões plataformas,[9] com capacidade para 68,350 kg de carga, manga E do tipo PCE fornecidos pela Cobrasma.
6 vagões de minério tipo "hopper car" alugados da Estrada de Ferro Amapá, quando uma das empresas do grupo começou a explorar uma jazida de bauxita refratária, são puxados junto da composição de madeira a partir do pátio de São Miguel.
[editar] Transporte RealizadoEm 1997 transportou 1,1 milhões de toneladas de mercadorias (bauxita, madeira cultivada e brita, equivalente a 32 milhões de TKU, empregando 34 funcionários. Ficheiro:Efj 11.jpg

Referências↑ Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Concessões Ferroviárias - Transporte de Cargas. Página visitada em 10 de Maio de 2009.
↑ Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). EVOLUÇÃO RECENTE DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO. [S.l.: s.n.], Setembro de 2007.
↑ Jarí S.A.. História. Página visitada em 10 de Maio de 2009.
↑ Ministério dos Transportes Atualizado em 24/04/2003. Estrada de Ferro Jari – EFJ. Página visitada em 10 de Maio de 2009.
↑ Antonio Augusto Gorni. Estrada de Ferro Jari. Página visitada em 05 de Maio de 2009.
↑ Memória do Trem. Ferrovias diversas: locomotivas diesel-elétricas em bitolas 1000, 1435 e 1600 mm. Página visitada em 10 de Maio de 2009.
↑ Jairo Martins. As locos SD38-2 da EF Jari. Página visitada em 05 de Maio de 2009.
↑ Jari Railway - The UNofficial EMD Homepage. Página visitada em 05 de Maio de 2009.
↑ Flavio de Britto Pereira. A Estrada de Ferro Jari. Página visitada em 05 de Maio de 2009.
[editar] Ligações externasEstrada de Ferro Jari Fotos e mapas
Projeto Jari
[Expandir]v • e Ferrovias do Brasil
Ferrovias radiais 025 • 040 • 045 • 050
Ferrovias longitudinais 101 • 102 • 103 • 105 • 116 • 140 • 150 • 151 • 153 • 170
Ferrovias transversais 222 • 225 • 232 • 262 • 265 • 267 • 270 • 277 • 278 • 280 • 290 • 293
Ferrovias diagonais 333 • 334 • 354 • 364 • 366 • 369 • 370
Ferrovias de ligação 401 • 404 • 405 • 410 • 411 • 415 • 416 • 418 • 420 • 430 • 431 • 445 • 451 • 452 • 455 • 457 • 458 • 459 • 460 • 461 • 462 • 463 • 464 • 465 • 466 • 468 • 469 • 470 • 471 • 472 • 473 • 474 • 478 • 479 • 480 • 481 • 482 • 483 • 484 • 485 • 486 • 487 • 488 • 489 • 490 • 491 • 492 • 493 • 494 • 495 • 496 • 497 • 498 • 499 • 500 • Estrada de Ferro Carajás
(*) Em construção • (**) Em expansão • (***) Projetos de Ferrovias

[Expandir]v • e Empresas ferroviárias de transporte de cargas no Brasil
Grandes operadoras VALE Estrada de Ferro Vitória a Minas • Ferrovia Centro-Atlântica • Estrada de Ferro Carajás • Ferrovia Norte-Sul
ALL Ferrovia Sul Atlântico • Brasil Ferrovias • Ferronorte • Ferrovia Novoeste • Ferroban
MRS Logística MRS Logística

Pequenas operadoras
ou indústrias Ferroeste • Ferrovia Tereza Cristina • Transnordestina Logística • Estrada de Ferro Amapá • Estrada de Ferro Trombetas • Estrada de Ferro Jari • Estrada de Ferro Juruti

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