sábado, 19 de fevereiro de 2011

9258 - OCEANO PACÍFICO

Oceano PacíficoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Pacífico redireciona para este artigo; para outros significados do termo, veja Pacífico (desambiguação).
Coordenadas: 6° N, 157° W



Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade. (desde outubro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Oceano Pacífico

Localização do Oceano Pacífico
Área total 180 milhões km²
Coordenadas 6° N 157° W
Maior profundidade 10 km 912 m
Continentes que abrange América, Ásia, Oceania
Países que banha Ver abaixo[Expandir]
Canadá
Estados Unidos
México
Guatemala
Honduras
El Salvador
Nicarágua
Costa Rica
Panamá
Colômbia
Equador
Peru
Bolívia
Chile
Argentina
República Popular da China
Rússia
Coreia do Norte
Coreia do Sul
Japão
Hong Kong
Macau
Japão
Taiwan
Todos os países da Oceania
Todos os países do Sueste asiático, excluindo Laos e Mianmar
Fronteira com Oceano Índico, Oceano Atlântico, Oceano Ártico, Oceano Antártico
O oceano Pacífico é a maior massa marítima do globo, situada entre a América, a leste, a Ásia e a Austrália, a oeste, e a Antártida, ao sul. Com 180 milhões de km², o Pacífico cobre quase um terço da superfície do planeta e corresponde a quase metade da superfície e do volume dos oceanos.

Tem 707,5 km de fossas, e 87,8% de sua área apresenta profundidades superiores a 3.000 m; é o oceano com maior profundidade média (-4.282 m) e onde se localizam as maiores fossas submarinas (fossa das Marianas, com -11,022 m).

Sua forma grosseiramente circular é delimitada por margens continentais activas (que correspondem ao círculo de fogo do Pacífico) sob as quais se afunda uma crusta oceânica em rápida expansão. Em suas águas foi registrada a maior temperatura em um oceano: 404 °C, a uma profundidade de 2 mil metros, a cerca de 480 km ao oeste da costa estadunidense.[1]

Descoberto pelos europeus em 1513 (Balboa) e transposto pela primeira vez em 1520 (Fernão de Magalhães), o Pacífico tem assistido a um crescimento de sua importância como via de ligação entre algumas das regiões de maior dinamismo econômico da atualidade (Extremo Oriente e costa ocidental da América do Norte).

Índice [esconder]
1 Origem do nome
2 Morfoestrutura do fundo oceânico
3 Continentes e países banhados
4 Correntes oceânicas e Giro Pacífico Norte
5 História
6 Questões ambientais
7 Referências

[editar] Origem do nomeFernão de Magalhães baptizou o oceano de Pacífico por este ser mais calmo, quando comparado com o tempestuoso Oceano Atlântico. Esta comparação foi feita quando Fernão de Magalhães e os seus companheiros de navegação transpuseram o Estreito de Magalhães, uma passagem entre os dois oceanos já citados.

[editar] Morfoestrutura do fundo oceânico
O oceano PacíficoFlanqueado por cadeias montanhosas recentes, com intensa atividade vulcânica, o Pacífico é percorrido por um vasto sistema de dorsais.

A dorsal Sudeste-Pacífica constitui um prolongamento, através da dorsal Pacífico-Antártica, das dorsais do oceano Índico (dorsal Antártico-Australiana). Em sua porção setentrional atinge as latitudes do litoral mexicano, desaparecendo ao penetrar no golfo da Califórnia. Trata-se de uma dorsal em rápida expansão (entre 8,8 e 16,1 cm por ano), sem fossa axial. As zonas de fraturas que a segmentam são numerosas, com deslocamento pronunciado. Essa dorsal emerge na latitude da ilha de Páscoa, unindo-se à dorsal do Chile, que se liga à costa meridional da América, e na latitude das ilhas Galápagos, unindo-se à dorsal de Cocos ou das Galápagos. Essas dorsais dividem o Pacífico em três conjuntos.

Os fundos oceânicos situados a leste da dorsal Sudeste-Pacífica pertencem a placa litosférica da Antártida (que corresponde à bacia Pacífico-Antártica e à planície abissal de Bellingshausen), à placa de Nazca (bacias Peruana e Chilena, separadas pela dorsal de Nazca) e à placa de Cocos (limitada pela dorsal de Cocos).

Todo o imenso conjunto de fundos oceânicos situados a oeste da dorsal Sudeste-Pacífica é sustentado pela placa litosférica Pacífica, que a Oeste América do Norte apresenta grandes zonas de fraturas, com relevos monumentais, alinhados por milhares de quilômetros ao longo de antigas falhas de transformação.

Mais a oeste, o centro do oceano Pacífico é entrecortado por cadeias submarinas e grandes edifícios vulcânicos, ora emergindo em forma de ilhas (Havaí, Marquesas, Marshall, Carolinas), frequentemente coroadas por formações coralíneas (atóis). As bacias oceânicas que as rodeiam (Médio-Pacífica, Melanésia, Nordeste, Noroeste) apresentam uma delgada cobertura sedimentar sobre a crosta basáltica.

A presença das fossas oceânicas periféricas, ao longo dos arcos insulares (Aleutas, Kurilas, Japão, Marianas, Filipinas, Salomão, Tonga, Kermadec) e da costa ocidental da América (Chile, Peru, América Central) explica-se por corresponderem a zonas de subducção da crosta oceânica, em que esta mergulha sob as placas litosféricas Americana, a leste, e Eurasiática e Indo-Australiana, a oeste. São áreas de intensa atividade sísmica e vulcânica, sujeitas à ocorrência de maremotos.

[editar] Continentes e países banhadosÁsia América Oceania Antárctida Outros
Brunei Canadá Austrália n/d França (possessões ultramarinas)
Camboja Chile Fiji
China Colômbia Kiribati
Coreia do Norte Costa Rica Ilhas Marshall
Coreia do Sul El Salvador Nauru
Filipinas Equador Nova Zelândia
Indonésia Estados Unidos Palau
Japão México Papua-Nova Guiné
Malásia Panamá Ilhas Salomão
Rússia Peru Samoa
Singapura Tonga
Tailândia Tuvalu
Vietname Vanuatu
[editar] Correntes oceânicas e Giro Pacífico NorteVer artigo principal: Giro Pacífico Norte
Existem várias correntes oceânicas, por exemplo: Norte Pacífica, Califórnia, Norte equatorial, Kuroshio, Aleutas, Sul Equatorial, Humboldt. As 4 primeiras limitam uma área de calmaria chamada Giro Pacífico Norte. Esta área foi descrita principalmente pelo pesquisador Charles Moore, desde 1997 e recebe nomes como "sopa gigante de lixo", "mancha de lixo" ou "ilha de lixo". Sua extensão é incerta, sendo descrita como do tamanho dos EUA, embora careça de fontes precisas. Foi descrita em fevereiro de 2008 no site da BBC e no jornal britânico "The Independent". É composta principalmente de plástico.[2]

[editar] HistóriaVer artigo principal: Oceania

Maris Pacifici de Ortelius (1589). Um dos primeiros mapas impressos para mostrar o Oceano Pacífico.[3]Importantes migrações humanas ocorreram no Pacífico em épocas pré-históricas, nomeadamente as dos polinésios a partir da margem asiática do oceano para o Taiti e depois para o Havaí, a Nova Zelândia e a Ilha da Páscoa.

O oceano foi avistado pelos europeus no início do século XVI, inicialmente pelo explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa, que cruzou o Istmo do Panamá em 1513 e nomeou-o como Mar del Sur (Mar do Sul), e depois pelo explorador português Fernão de Magalhães, que navegou o Pacífico durante a sua circum-navegação entre 1519 e 1522.

[editar] Questões ambientais
Detritos marinhos em uma costa do Havaí.Ver artigo principal: Poluição marinha
A poluição marinha é um termo genérico para a entrada nociva no mar de produtos químicos ou partículas. Os maiores culpados são as pessoas que usam os rios para a eliminação de seus resíduos.[4] Os rios em seguida deságuam no oceano e com eles seguem muitos produtos químicos usados como fertilizantes na agricultura. O excesso de oxigênio que se esvai nos produtos químicos na água leva à hipóxia (baixa concentração de oxigênio) e à criação de uma zona morta.[5]

Detritos marinhos, também conhecidos como lixo marinho, é um termo usado para descrever dejetos produzidos pelo homem que se encontram flutuando em um lago, mar, oceano ou outro curso d'água. Detritos oceânicos tendem a se acumular no centro de correntes oceânicas e no litoral, frequentemente restos encalhados onde são conhecidos como lixo da praia.[6]

Referências↑ Guinness World Records. [S.l.]: Ediouro, 2005. ISBN 9788500015229
↑ Sopa de lixo 'maior que os EUA' boia no Pacífico, diz jornal
↑ ver também o mapa Waldseemüller (1507) (LOC.gov)
↑ http://news.nationalgeographic.com/news/2009/09/photogalleries/pacific-garbage-patch-pictures/
↑ Gerlach: Marine Pollution, Springer, Berlin (1975)
↑ http://news.nationalgeographic.com/news/2009/09/photogalleries/pacific-garbage-patch-pictures/
Os cinco oceanos

Antártico
Ártico
Atlântico
Índico
Pacífico




[Esconder]Regiões do mundo

África Magrebe · Norte · Centro · Sul · Ocidente · Oriente · Subsaariana


América Norte · Central (Caribe) · Sul (Cone Sul)
(Latina · Anglo)


Ásia Central · Oriente (Extremo Oriente) · Norte (Sibéria) · Sul (Subcontinente indiano) · Sudeste · Ocidente


Europa Ocidente · Centro · Oriente · Norte · Sul


Oriente Médio Península Arábica · Cáucaso · Levante ·

Oceania Australásia · Melanésia · Micronésia · Polinésia


Polar Ártico · Antártica


Oceanos Oceano global · Ártico · Atlântico · Índico · Pacífico · Antártico
Veja também Continentes do Planeta



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Oceano_Pac%C3%ADfico"
Categoria: Oceano Pacífico
Categorias ocultas: !Artigos que carecem de fontes desde Outubro de 2009 | !Artigos destacados na Wikipédia em croata | !Artigos destacados na Wikipédia em tagalo
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasАҧсуа Afrikaans Alemannisch Aragonés Ænglisc العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български Bislama বাংলা བོད་ཡིག Brezhoneg Bosanski Català Cebuano کوردی Qırımtatarca Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Føroyskt Français Arpetan Nordfriisk Frysk Gaeilge 贛語 Gàidhlig Galego Avañe'ẽ ગુજરાતી Gaelg Hak-kâ-fa Hawai`i עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Igbo Ilokano Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша ភាសាខ្មែរ ಕನ್ನಡ 한국어 Ripoarisch Kurdî Kernowek Latina Ladino Limburgs Líguru Lumbaart Lietuvių Latviešu Malagasy Māori Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu Malti Mirandés မြန်မာဘာသာ مازِرونی Nāhuatl Plattdüütsch नेपाल भाषा Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Иронау Kapampangan Papiamentu Norfuk / Pitkern Polski Piemontèis پنجابی Runa Simi Română Русский Русиньскый Саха тыла Sicilianu Scots Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Gagana Samoa Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Türkmençe Tagalog Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça Reo Mā`ohi Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt West-Vlams Walon Winaray Wolof 吴语 ייִדיש Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 10h36min de 5 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas