sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

9226 - RIO TÂMISA

Rio TâmisaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Tâmisa / Rio Tamisa

Comprimento 346 km
Nascente perto da aldeia de Kemble
Foz mar do Norte
País(es) Reino Unido

Tower Bridge sobre o Tâmisa, em Londres.O rio Tâmisa (português brasileiro) ou Tamisa (português europeu) (em inglês: River Thames) é um rio do sul da Inglaterra que banha Oxford e Londres e deságua no mar do Norte. Com 346 quilômetros de extensão, nasce perto da aldeia de Kemble na região de Cotswolds e atravessa Oxford, Wallingford, Reading, Henley-on-Thames, Marlow, Maidenhead, Eton, Windsor e Londres.

Índice [esconder]
1 A poluição do Rio Tâmisa
1.1 Reintrodução artificial do Salmão
1.2 ONG Thames21
2 Pontes
2.1 Londres
3 Referências

[editar] A poluição do Rio TâmisaDos tempos do 'Grande Fedor' – como o Tâmisa ficou conhecido em 1858, quando as sessões do Parlamento foram suspensas por causa do mau cheiro – até hoje, foram quase 120 anos de investimento na despoluição das águas do rio que cruza a cidade de Londres. Bilhões de libras mais tarde, remadores, velejadores e até pescadores voltaram a usar o Tâmisa, que hoje conta com 121 espécies de peixes.

Se a poluição começou ainda nos idos de 1610, quando a água do rio deixou de ser considerada potável, a despoluição só foi começar a partir de meados do século XIX, na época em que o rio conquistou a infame alcunha com o seu mau cheiro.

A decisão de construir um sistema de captação de esgotos também deve muito às epidemias de cólera das décadas de 1850 e 1860. A infra-estrutura construída então continua até hoje como a espinha dorsal da rede atual, apesar das várias melhorias ao longo dos anos. Na época, os engenheiros criaram um sistema que simplesmente captava os dejetos produzidos na região metropolitana de Londres e os despejava no Tâmisa alguns quilômetros rio abaixo.

Na época, a solução funcionou perfeitamente, e o rio voltou a se recuperar por alguns anos. No entanto, com o crescimento da população, a mancha de esgoto foi subindo o Tâmisa e, por volta de 1950, o rio estava, mais uma vez, biologicamente morto. Foi então que as primeiras estações de tratamento de esgoto da cidade foram construídas.

[editar] Reintrodução artificial do SalmãoEm 1979, o salmão – que é reconhecidamente sensível à poluição, foi reintroduzido no rio, tendo sido escolhidos espécimes ainda imaturos para que fossem por instinto até ao mar e de seguida subissem o rio de modo a reproduzirem-se naturalmente. No entanto, em 2006 e pela primeira vez desde o início desta experiência, não foi detectado um único salmão, o que leva a crer que o projecto esteja à beira de falhar.[1]

[editar] ONG Thames21No início de março de 2010, o rio teve o nível mais baixo já registrado, o que revelou enorme quantidade de lixo, especialmente de garrafas e sacolas plásticas. A ONG Thames21 tenta realizar a limpeza periódica deste rio. Em dez anos, ela contabiliza que foram retiradas do rio cerca de 250 mil sacolas plásticas[2].

[editar] PontesO rio Tâmisa atravessa diversas áreas urbanas do Reino Unido e é atravessado por cerca de 214 pontes, 20 túneis, 6 linhas férreas e um vau.

[editar] LondresTower Bridge
Millennium Bridge
Ponte de Southwark
Cannon Street Railway Bridge
Ponte de Londres
Ponte de Waterloo
Blackfriars Railway Bridge
Ponte Blackfriars
Ponte de Westminster
Referências↑ Salmon are turning their back on Thames
↑ NINNI, Karina (22 de março de 2010). Londres - Poluição ancestral. Caderno Planeta. Jornal O Estado de S.Paulo
Este artigo sobre Geografia da Inglaterra é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_T%C3%A2misa"
Categorias: Rios da Inglaterra | Transportes de Londres | Geografia de Londres
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Alemannisch Aragonés Ænglisc العربية Беларуская ‪Беларуская (тарашкевіца)‬ Български বাংলা བོད་ཡིག Brezhoneg Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Frysk Gaeilge Galego Gaelg עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Kurdî Latina Lëtzebuergesch Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Bahasa Melayu Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Occitan Polski پنجابی Română Русский Sicilianu Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe Українська اردو Vèneto Tiếng Việt ייִדיש 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 20h12min de 26 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas